O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CSensor do nível de Arrefecimento - Vectra C

74 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Sensor do nível de Arrefecimento - Vectra C

por Almeidão » 13 Jun 2022, 14:27

PROBLEMA COM RESERVATÓRIO NOVO.

Meu reservatorio de expansão tem um sensor, tudo funciona e explico como eu coloquei no meu carro.
O sensor pelo menos o meu ao está sem agua emite um sinal negativo, ou sela pino 1 e pinoi 2 se desconecta, ao colocar agua pino 1 e pino 2 se conecta.
Uso este sensor para emitir um sinal para quando baixar a agua e sendo assim como está conectado com agua, uso pino 1 negativo e pino dois para um relê pós chave de 5 terminais e ao ligar o carro este relê é acionado para 87A e deixando a saida para o aviso que é 87 suspensa. se a agua baixar o sensor perde a função de pinos unidos, relê desliga e arma o 87 e assim tenho o sinal.

O problema é: Comprei um reservatório sem o sensor e não está funcionando com o sensor que uso no meu carro 100% funcional. O reservatório novo tem o anel tipo boia, está livre sobe quando cheio e baixa quando vazio mas não funciona.
Será que seria outro tipo de sensor? ou Será que esta boia é enfeite e não tem o imã? A unica coisa wue percebi é que esta boia parece ser mais gorda, tipo uns 15 mm, e não consigo ver o meu mas parece ser mais fino.
Imagem

Ricardo GLS/2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Reservatório de expanção

por Ricardo GLS/2000 » 10 Fev 2023, 17:36

pessoal, troquei o meu reservatório de água com SENSOR o famoso tanquinho, e para a minha surpresa após a instalação, o meu MID ficou aparecendo: (NÍVEL DE ARREFECIMENTO) Tive que jampear a tomada que vai direto para o tanquinho.
Já aconteceu com alguém aqui? Como faço para não aparecer mais essa anomalia no meu computador de bordo?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Reservatório de expanção

por Almeidão » 11 Fev 2023, 20:49

Ricardo GLS/2000 escreveu:Fuente del Mensaje pessoal, troquei o meu reservatório de água com SENSOR o famoso tanquinho, e para a minha surpresa após a instalação, o meu MID ficou aparecendo: (NÍVEL DE ARREFECIMENTO) Tive que jampear a tomada que vai direto para o tanquinho.
Já aconteceu com alguém aqui? Como faço para não aparecer mais essa anomalia no meu computador de bordo?

Que reservatório você comprou? Ele veio com sensor ou voce está usando o que estava no antigo? Você testou o sensor? Eu comprei um reservatório muito bom para o Vectra B, material de primeira linha e sem sensor e lógico com o disco inerno em forma de boia para usar o sensor. Porem o disco interno ou si lá como seria o nome desa peça não é compativel com o sensor que o meu carro usa e não tenho a minima ideia que sensor seria. Tive que deixar ele de lado por hora e vou adaptar algo nele para veder posteriormente.
Testa ai se não é este o problema do seu.
Imagem

Ricardo GLS/2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ricardo GLS/2000 » 12 Fev 2023, 16:11

Almeidão, esse reservatório eu comprei um novo, da marca Gonei se eu não estou enganado. O reservatório antigo também tinha o sensor, porém não estava ligado. Qdo liguei o plug já com o reservatório novo ficou aparecendo no mid essa anomalia: LÍQUIDO ARREFECIMENTO

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Fev 2023, 18:57

Talvez seja problema na instalação, o meu eu adaptei mas entendi que quando tem agua o sinal do interruptor se une e quando sem agua ele se desconecta. Para isto tive que usar um relê reversor pós chave e este relê tem 5 terminais, assim que ligo a chave este relê aciona se o recervatorio tiver cheio, se a agua baixar o relê será desligado e por ser reversor muda o sinal de posição e terei uima saida netagiva ou positiva a escolher e optei por negativa e emitir um sinal para mim.

Aqui neste video comento sobre este assunto, talvez possa lhe ajudar, está depois de 4 minutos de video.
https://www.youtube.com/watch?v=-9QyIPfWpXo
Imagem

Ricardo GLS/2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Ricardo GLS/2000 » 13 Fev 2023, 14:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Talvez seja problema na instalação, o meu eu adaptei mas entendi que quando tem agua o sinal do interruptor se une e quando sem agua ele se desconecta. Para isto tive que usar um relê reversor pós chave e este relê tem 5 terminais, assim que ligo a chave este relê aciona se o recervatorio tiver cheio, se a agua baixar o relê será desligado e por ser reversor muda o sinal de posição e terei uima saida netagiva ou positiva a escolher e optei por negativa e emitir um sinal para mim.

Aqui neste video comento sobre este assunto, talvez possa lhe ajudar, está depois de 4 minutos de video.
https://www.youtube.com/watch?v=-9QyIPfWpXo

Ok Obrigado meu amigo, vou ver esse vídeo.

rvectra2006
Member
Member
Nome Completo: Ruan Sironi
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Líquido Arrefecimento abaixo do mínimo e marcando como certo

por rvectra2006 » 03 Fev 2025, 16:37

Olá galera,

Seguinte, meu Vectra 2006 teve o reservatório de arrefecimento trocado, e o novo possui sensor de nível, etc.

A questão é que quando eu coloco aditivo até a marcação correta do reservatório, no computador de bordo ele acusa "liq. arref."
Porém quando está em 90% da marcação ele para de acusar como se estivesse correto, mas claramente está faltando.
Tem como configurar quando ele avisa no computador de bordo para o nível correto do reservatório ?

Extra: A questão da água é que por algum motivo quando ando muito com o carro ele "some" aditivo, acho que a tampa não está aguentando pois as mangueiras e o motor estão ok.

Agradeço desde já!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Fev 2025, 10:03

rvectra2006 escreveu:Fuente del Mensaje Olá galera,

Seguinte, meu Vectra 2006 teve o reservatório de arrefecimento trocado, e o novo possui sensor de nível, etc.

A questão é que quando eu coloco aditivo até a marcação correta do reservatório, no computador de bordo ele acusa "liq. arref."
Porém quando está em 90% da marcação ele para de acusar como se estivesse correto, mas claramente está faltando.
Tem como configurar quando ele avisa no computador de bordo para o nível correto do reservatório ?

Extra: A questão da água é que por algum motivo quando ando muito com o carro ele "some" aditivo, acho que a tampa não está aguentando pois as mangueiras e o motor estão ok.

Agradeço desde já!

Qual o motivo de trocar o reservatório? Você colocou um original?, Nem sei se o não original veda com precisão, eu não gostei muito da estrutura do reservatório paralelo para o Vectra antes do modelo do seu, talvez seja este o problema do aviso. Não conheço o sistema do Vectra 2006, mas o sensor do Vectra B quando cheio ele fecha contato com os dois fios e quando vazio o contato se abre, ai não sei o que foi feito no seu carro e o motivo da troca.

Sobre baixar água é bem complicado e as vezes acontece por mau cuidado com a tampa ao fechar e pode ser um problema no motor que as vezes muitos não notam e é fácil saber se o sistema está perfeito, basta ligar ele frio sem a tampa do reservatório e manter ele ligado até as ventoinhas armarem, se o sistema tiver normal não haverá mudança no reservatório, se tiver problemas com certeza o reservatório vai encher e esta água sairá. Um exemplo, se a termostática tiver travada ou não abrindo completa, o resrvatório vai encher e chogar água pra fora, se tiver tudo normal a água ficará no mesmo ponto do reservatório sem alteração e sem borbulhar.

ATENÇÃO: Ao fazer este teste, Nunca desliga o carro depois de aquecido sem fechar o reservatório primeiro.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 04 Fev 2025, 14:20

rvectra2006 escreveu:Fuente del Mensaje Tem como configurar quando ele avisa no computador de bordo para o nível correto do reservatório ?

não tem como configura ,o sensor do reservatorio é ON \ OFF o falta ou não ,
pode vazar pelas mangueiras e não ver o meu carro vazauma minima coisa pelas mangueiras , mais se esta baixando muito o problema pode ser outro , pode vazar pelo radiador e não ver o vazamento , a tampa não sei tampa acho dificil se for original , meu carro tem a mesma tampa desde que comprei e acho que ainda e a original , ele vaza mesmo e pelo radiador que vou ver se troco este mes

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Fev 2025, 14:52

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
rvectra2006 escreveu:Fuente del Mensaje Tem como configurar quando ele avisa no computador de bordo para o nível correto do reservatório ?

não tem como configura ,o sensor do reservatorio é ON \ OFF o falta ou não ,
pode vazar pelas mangueiras e não ver o meu carro vazauma minima coisa pelas mangueiras , mais se esta baixando muito o problema pode ser outro , pode vazar pelo radiador e não ver o vazamento , a tampa não sei tampa acho dificil se for original , meu carro tem a mesma tampa desde que comprei e acho que ainda e a original , ele vaza mesmo e pelo radiador que vou ver se troco este mes

É isto então que eu pensava ou é 8 ou 80, e as vezes fazem esta adapação direta sendo que o reservatório cheio os dois fios da tomada dele estarão desconetado e ao esvaziar eles se conectam, aliás já comentei sobre este assunto e que foi preciso eu colocar um relê reversor para adaptar o meu no meu carro e o sistema é pós chave e em um terminal do sensor eu uso negativo ao perder a água será unido e mandando negativo para o termnal 85 de um relê e ele estando cheio o relê será acionado ao ligar o carro mudando a posição de saida para 87 onde não tem nada conectado, se a agua baixar vai cortar energia do relê e ele será desligado se posicionando de 87 para 87A e nesta sapida sai negativo vindo do 30 e vai para onde eu fiz a adaptação para piscar painel, sirene etc. Bem esta saida 87A eu posso fazer sair negativo ou positivo a escolher. A opção está no 30, se eu coloco positivo sairá positivo, se eu coloco negativo sairá negativo. Para terminar como o relê será acionadom eu coloquei positivo pós chave no 86.

É uma ligação até bem simples, e acho que isto que falta no carro do nosso amigo, entender como é e usar o relê auxiliar da forma correta e o relê sendo 5 terminais quase todos dão ali e eu uso DNI 8115 que é igual 0115. Mas é preciso entender do sistema e que tipo de energia aciona o computador se é positiva ou negativa.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 04 Fev 2025, 17:15

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É isto então que eu pensava ou é 8 ou 80

dim o sensor e igual aquele do fluido de freio que nunca funciona kkkkkkk so que nao fica na tampa e fica no fundo do reservatorio , queeu saiba so o calibra tem sensor na tampa e alvez o tigra

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Fev 2025, 09:52

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É isto então que eu pensava ou é 8 ou 80

dim o sensor e igual aquele do fluido de freio que nunca funciona kkkkkkk so que nao fica na tampa e fica no fundo do reservatorio , queeu saiba so o calibra tem sensor na tampa e alvez o tigra

O meu já salvou o motor umas vezes e não faz muito tempo estourou a mangueira de retorno da termostática, carro parado, eu estava no bar tomando agua mineral com gás, algumas horas depois ao ligar a chave veio o aviso, se não fosse este sensor com certeza eu teria ferrado o motor. Nao sei se fosse no computadpor de bordo eu iria ver, não fico olhando para ele portanto não me serve, nunca vemos de imediado um risco grande e temperatura é algo rápido, tem que ter aviso frontal. O meu pisca luz no painel, tem sirene, bate relê kakakakakakakakakakak.

E mesmo assim, no dia que deu o problema eu demorei uns segundos para pensar o que era, sirene tocando, piscando luz no painel, relê fazendo tic tac e eu paralizado tentando descobrir kakkakakak
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 05 Fev 2025, 15:39

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje E mesmo assim, no dia que deu o problema eu demorei uns segundos para pensar o que era, sirene tocando, piscando luz no painel, relê fazendo tic tac e eu paralizado tentando descobrir kakkakakak

vdd por sorte o sensor do meu carro esta funcionando certinho , no computador de bordo ele acusa agua arrefecimento e acende um check , os check do CB são agua arrefecimento ,luz queimada , oleo baixo do nivel , e mais algum que não lembro , mais como vc falo um sinal sonoro ajuda bem mais se o carro esta parado eu sempre olho o cb ao dar partida e costume meu , mais andando dificilmente olha .
pelo sensor de nivel ser OF\OFF não e dificil adaptar um rele e um sinal sonoro .
o meu carrotem o sensor de nivel de oleo e nunca vi funcionando na verdade nem sei se funciona o unico que faz e vazar um bafo de oleo e sujar toda a area em volta dele ja troquei o oring dele umas 2 vez mais com o tempo volta a vazar linda merda esse sensor kakakakakkak

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Fev 2025, 16:47

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje E mesmo assim, no dia que deu o problema eu demorei uns segundos para pensar o que era, sirene tocando, piscando luz no painel, relê fazendo tic tac e eu paralizado tentando descobrir kakkakakak

vdd por sorte o sensor do meu carro esta funcionando certinho , no computador de bordo ele acusa agua arrefecimento e acende um check , os check do CB são agua arrefecimento ,luz queimada , oleo baixo do nivel , e mais algum que não lembro , mais como vc falo um sinal sonoro ajuda bem mais se o carro esta parado eu sempre olho o cb ao dar partida e costume meu , mais andando dificilmente olha .
pelo sensor de nivel ser OF\OFF não e dificil adaptar um rele e um sinal sonoro .
o meu carrotem o sensor de nivel de oleo e nunca vi funcionando na verdade nem sei se funciona o unico que faz e vazar um bafo de oleo e sujar toda a area em volta dele ja troquei o oring dele umas 2 vez mais com o tempo volta a vazar linda merda esse sensor kakakakakkak

kakakakak, o meu não tem este sensor, mas eu acho que um oring de silicone poderia dar certo. Mas é preciso entender sobre os orings, o de borracha presisa ser pressionado para vedar, enquanto o de silicone veda sem muita pressão e se pressionar o de silicone ele estoura o de silicone é proprio para vedar em locais proprio para eles tipo bicos injetores etc.

No painel do meu carro (mostrador) tem espaço para algumas lampadas por não ter todas as funções, coloquei 2 leds vermelho para piscar junto com o aviso sonóro e fica impossivel não ver, vou colocar o video no canal como eu fiz, mas eu tenho estes alertas no meu, aliás depois que queimei uma junta de um Monza, fiquei assustado com a falta de avisos para estes carros.
O aviso é sempre o mesmo:
1 - Baixar Agua, tenho aviso
2 - As ventoinhas não entrar - tenho aviso
3 - Temperatura subiu - passou pelas duas velocidades das ventoinhas, entra um cebolão reserva acionando o segundo estagio e avisando que ele entrou.
4 - Há uma possibilidade de entrar a ultima opção, não funcioar as ventoinhas, mas o aviso aparece no painel.

Resumo, ao entrar um aviso, de imediato olho pra temperatura do carro e entra como máxima 2 linhas imaginária acima do meio, se ela não baixar eu terei uns 5 a 10 minutos para decidir o que fazer com o carro. Se ela baixar eu sigo viagem e depois verei o que estragou. E hoje aqui está 45 graus, não dá para brincar.
Imagem

74 mensagens