por Almeidão »
17 Ago 2018, 11:10
No manual é 4,5 o correto, mas será que eles informa a quantidade total ou o que você deve usar? Será que eles fizeram a conta que os tuchos ficam carregados? Será que eles fizeram a conta que tendo a porca para dentro do carte ali fica mais de 100 ML? Pelo menos no carte do Vectra B a porca é pra dentro.
No meu tiro todo o óleo que consigo no fundo do carte com uma seringa pescadora improvisada por mim e mesmo assim não coloco 4,5, no máximo 4.3 e mesmo sem tirar nada 4.3 seria o ideal. No meu carro eu respeito muito o que diz na vareta, estando ele entre as marcas e não importando onde, se é perto do máximo ou minimo. O respeito é simples, estando dentro das marcas, pode ser um décimo acima do minimo que eu não mexo, ele ficará assim. Quando eu troco, já informei tiro o que tem no carte e ali sai o grosso com sujeiras etc, depois coloco o filtro novo com + 4,3 ML de óleo e não confiro a vareta, ela tem a ponta vermelha, com experiencia dou um jeito de ver mas se eu coloquei 4.3 ML e não caiu nada no chão, só pode ter ido pro carte, se eu tentar ver, irei olhar várias manchas. Melhor neste caso olhar no outro dia pela manhã, embora eu não faça isto.
Eu não completo nunca, a troca é feita a cada 5 mil km ele não pode baixar nada, ou no máximo 100 a 200 ML, se passar disto tem algo errado. Mas para aqueles que gostam de completar, nem sei o porque gostam disto, nunca complete se o nível tiver no meio entre uma marca e outra e não importa onde esteja, se tiver por acaso no mínimo ou abaixo do minimo, nunca coloque um litro ou meio, coloque 200 ML, no ouro dia confere e se preciso for coloque mais 200. Nunca coloque mais de meio litro para completar mesmo ele estando no mínimo. Se baixar um litro entre uma troca e outra, o carro tem problema ou o dono tem o problema de não trocar o óleo na data correta.