O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CDerreteu a ponta da vareta de óleo...

10 mensagens   •   Página 1 de 1
Ruan_b
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Jun 2015, 09:34
Nome Completo: Ruan Bianchi dos Santos
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Derreteu a ponta da vareta de óleo...

por Ruan_b » 21 Jan 2020, 17:42

Pessoal tudo bem?
Neste domingo estava subindo a serra de são sebastião sentido rod. Tamoios, subi normal, temperatura normal...blz! Até que chguei no final da serra e no computador de bordo acusou "Nivel Liq arrefecimento" parei no primeiro posto, ao parar abri o capô... fumaça e A TAMPA DO RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO/AGUA ESVATA PARCIALMENTE FORA!. simplesmente vazou todo o liquido arrefecimento...
Ai vem a pior parte, pensei comigo:" VOU VER SE A JUNTA NÃO QUEIMOU E MISTUROU AGUA NO ÓLEO" e pra minha surpresa ao tirar a vareta, a ponta ( onde verifica o nivel) veio derretendo. Esperei o carro esfriar, coloquei agua de novo, dei a partida... deu umas borbulhadas (Ja tinha deixado esfriar um pouco) liguei o carro e FUNCIONOU NORMAL E PEGOU SEM CRISE.
Não quis arriscar, chamei o guincho e levei o carro pra casa, no dia seguinte ( segunda agora) o mecanico foi buscar o carro, e pasmem, ligou e foi pra oficina normalmente... o mecânico está avaliado o que causou o vazamento e o estouro da tampa, mas a principio e com testes de pressão, não danificou a junta, agora vem a duvida que conto com ajuda dos srs.;

- O fato de ter esquentado o oleo ao ponto de ter derretido a vareta, pode ter danificado algo mais?
- Alguém ja viu isso acontecer?
- Vou trocar o oleo, bobeira minha ou faz sentido?

Infelizmente depois desse imprevisto vou ter que ser obrigado a vender o carro, uma pena :62:

aguardo a opinião e ajuda de todos.

abraços!
Vectra GLS 2.2 8v / Vectra Elite 2.4 16v.
Garagem

Avatar do usuário
Ricardo Rohde
Administrador
Administrador
Mensagens: 1203
Registrado em: 30 Mar 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Rohde
Cidade: Pato Branco
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 32

Derreteu a ponta da vareta de óleo...

por Ricardo Rohde » 22 Jan 2020, 00:53

caraca que situação... nunca tinha ouvido relatos deste genero :O
Vectra Challenge 2002 Full | Fotos ~> aqui & aqui!
Kia Sorento S.658 3.5 v6 4x4
Vectra Elite 2008 2.0 AT + TS

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 5730
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Derreteu a ponta da vareta de óleo...

por Almeidão » 22 Jan 2020, 09:40

Eu acho que no minimo queimou ajunta e pode ter sofrido empeno no cabeçote devido ao calor em excesso, o restante não acredito que tenha afetado alguma coisa. Andar sem óleo seria pior que andar sem água embora as duas situações não seja boa.
Uma coisa é certa ele esquentou porque estragou algo no sistema de arrefecimento, ou radiador, ou mangueira ou bomba vazando etc. Não dá para andar com ele sem descobrir a causa que mesmo se o mecânico dizer que não tem, ela ainda existe.
Principalmente aqueles que diz que: - Do nada ele aqueceu! Eu nunca acreditei neste "do nada"
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1041
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Derreteu a ponta da vareta de óleo...

por chirola » 22 Jan 2020, 14:48

cara vo compartir uma experiencia que aconteceu com meu carro vcd 2.0 16v viagem estrada duplicada temperatura do carro ate parecia normal iso a 100kmh ate que uma reta de 200 kilometros duplicada transito nulo me encontra, e a tentaçao ganha , aquele esticao para ver como o carro se comporta e sentir os 140 cv .
ate os 140kmh trancuilo la par os 180 190 a agulha da temperatura pula automaticamente ate os 100 graus punto morto desligo o carro e vai no embalo cuando paro destrabo o capo e sai aquela fumaça deijo esfriar ainda tinha uma lasca de agua chegando no posto completo a agua e continuo a viagem estaba a 700 kilometros de casa o crro funcionaba realmente bem foi um dos motivos que me fez chegar ao club pesquisando motivos do de cara com as dicas do almeidao e ju falando sobre temperatura achaba ate extranho porque o carro nao incomodaba e a temperatura era normal ate os 100kmh mais nao deu outra olhando as postagens chegue ate o radiador que estaba realmente meio entupido por corroçao (o dono anterior nao colocaba aditivo)troca de radiador cebolao erode mais um ano com ele(realmente
nao deu sintoma antes dese tempo rode todo dia normal)
ate apresentar as consecuencias de aqula esquentada foi junta retentores de valvulas e teve que facer um prenchimento no cabeçote no local que corroeu a junta para nao perder a medida (a taxa do 2.0 16v e alta 11:1 pleinar aumentaria mais ainda) depois de concertado roda trancuilo a mais de 20mil kilometros ja estique para ver como fico e a temperatura se manteve normal.
fico longo mais queria compartir a experiencia
semana que vem sai de viagem para o brasil 1800km so a ida e confio totalmente no carro mesmo tendo aquela experiencia nas costas

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1041
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Derreteu a ponta da vareta de óleo...

por chirola » 22 Jan 2020, 14:51

aprobeito para agradecer mais uma vez ao staf do club que esta sempre disposto a ajudar coma sua experiencia e compartem para que os outros membros posam resolver os problemas do seu carro .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 5730
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Derreteu a ponta da vareta de óleo...

por Almeidão » 22 Jan 2020, 16:19

Valeu Chirola, boa viagem e apesar de saber que você conhece as rodovias daqui, deve tomar muito cuidado com muitas tempestades sem muito aviso e em litorais, pode mudar uma rodovia de uma hora para outra de media para muito ruim.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1041
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Derreteu a ponta da vareta de óleo...

por chirola » 22 Jan 2020, 20:20

obrigado ,sim no rio grande do sul geralmente e epoca de chuva e é para valer tempestade mesmo .
parace que o que nao chove no norte chove tudo no sul .
a prf esta bem alerta e se perguntar avisa da situaçao dos trechos , e ainda a br 290 esta em proseso de duplicaçao e tem obras tem que anda ligadao

Ruan_b
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Jun 2015, 09:34
Nome Completo: Ruan Bianchi dos Santos
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Derreteu a ponta da vareta de óleo...

por Ruan_b » 24 Jan 2020, 11:49

Bom dia pessoal,

Obrigado à todos pelas respostas, mecânico me ligou ontem e me passou a principio o que tinha ocorrido;
1- Valvula termo estatica travada,
1- tampa do reservatório de agua,
1- Magueira ( a que sai do radiador e entra na valvula termo estativa)
1- troca do oleo e filtro ( estava novo, fazia uma semana que tinha trocado, mas como esquentou...)
1- vareta de medição.

Cabeçote segundo ele esta normal, não chegou a queimar a junta ( de fato o funcionamento do carro esta redondo)
Porém percebi que o fluido do arrefecimento esta baixando... De ontem pra hoje baixou cerca de uns 500ml, o suficiente para acionar o aviso de nivel no computador de bordo.

Ou seja, a saga ainda não acabou...

vou atualizando aqui.

Obrigado à todos mais uma vez.
Vectra GLS 2.2 8v / Vectra Elite 2.4 16v.
Garagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1041
Registrado em: 27 Mar 2018, 15:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Derreteu a ponta da vareta de óleo...

por chirola » 24 Jan 2020, 13:41

Ruan_b escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal,

Obrigado à todos pelas respostas, mecânico me ligou ontem e me passou a principio o que tinha ocorrido;
1- Valvula termo estatica travada,
1- tampa do reservatório de agua,
1- Magueira ( a que sai do radiador e entra na valvula termo estativa)
1- troca do oleo e filtro ( estava novo, fazia uma semana que tinha trocado, mas como esquentou...)
1- vareta de medição.

Cabeçote segundo ele esta normal, não chegou a queimar a junta ( de fato o funcionamento do carro esta redondo)
Porém percebi que o fluido do arrefecimento esta baixando... De ontem pra hoje baixou cerca de uns 500ml, o suficiente para acionar o aviso de nivel no computador de bordo.

Ou seja, a saga ainda não acabou...

vou atualizando aqui.

Obrigado à todos mais uma vez.

oi me amigo , se esta baixando agua ela vai parar em algum lugar ,
primeiro checar o oleo a bareta e ver a cor do oleo se o oleo tiver uma cor puxando a cafe com leite e porque misturo agua no oleo ,
se o oleo estever bom e nao pingar agua no chao e nao perder na tampa do reservatorio o unico lugar que sobra para a agua e a descarga tem que olhar para ver se da uma fumadinha as veses e cuase imperceptivel, como fale acima no meu carro demoro para aparecer sintomas mais evidentes rode um ano e o carro nao reclamo , e pensa que depois de ter esquentado teve que rodar 700 kilometros a mais de 100kmh , o carro ganho uma moral e tanto pensa um carro que mesmo com a junta do cabeçote perjudicada rodo mais de 1500 kilometros sem reclamar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 5730
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Derreteu a ponta da vareta de óleo...

por Almeidão » 24 Jan 2020, 13:50

Espera, complete a água e veja amanha cedo ou no dia que você sair com ele. Mas se você completar e baixar outra vez, vai chegar a hora de verificar o sistema inteiro com uma lanterna e não com ele quente, tipo uma hora depois de chegar com ele quente . Podes fazer isto também, com ele bem quente dá uma volta e deixa o giro cair bem e pisa fundo pra ver se ele vai ratear, se ratear é porque queimou a junta para o lado das câmaras.
Antes, completar, andar com ele e no outro dia com ele frio voltar a checar.
Imagem

10 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes

Bem-vindo: 02 Abr 2020, 23:11