O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CBarulho ao passar em enchente

6 mensagens   •   Página 1 de 1
marcotuliobr
Member
Member
Nome Completo: Marco Túlio Marques Alvares
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Barulho ao passar em enchente

por marcotuliobr » 26 Fev 2014, 10:10

Pessoal, bom dia! Sou novo por aqui, adquiri um Vectra GTX 2010 e ao passar numa "pequena" enchente em uma rua da minha cidade, começou um barulho terrível na correia do alternador. Fui ao mecânico e foi dito que se o barulho não saisse sozinho, teria que trocar. E não passou! Foi então que troquei a correia e o tensor do alternador. O barulho quando fui buscar na mecanica tinha saído. Hoje cedo logo quando dei a primeira partida do dia, o barulho estava lá (só que bem menor), dai foi só andar uns 10-15 quarteirões que o barulho desaparece. O que pode ser? Algum rolamento ruim? Me deem uma luz...

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Barulho ao passar em enchente

por Alcir Andreoni » 26 Fev 2014, 10:21

marcotuliobr escreveu:Pessoal, bom dia! Sou novo por aqui, adquiri um Vectra GTX 2010 e ao passar numa "pequena" enchente em uma rua da minha cidade, começou um barulho terrível na correia do alternador. Fui ao mecânico e foi dito que se o barulho não saisse sozinho, teria que trocar. E não passou! Foi então que troquei a correia e o tensor do alternador. O barulho quando fui buscar na mecanica tinha saído. Hoje cedo logo quando dei a primeira partida do dia, o barulho estava lá (só que bem menor), dai foi só andar uns 10-15 quarteirões que o barulho desaparece. O que pode ser? Algum rolamento ruim? Me deem uma luz...

Pode ser rolamento ruim travando a correia que "canta".

Volte lá e peça para trocar tudo de novo! Provavelmente ele aplicou WD40 na correia e te entregou o carro como se tivesse trocado.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 27 Fev 2014, 15:33

Pode ser a correia dentada, ela também faz barulho e lá não está protegida de não entrar agua. Para isto, é fácil testar, ligue o carro com um recipiente com agua e assim que o barulho aparecer, voce joga em cima da correia se parar o problema é la se não será adentada.
Tem como testar a dentada também em um 8V, tire os dois parafuso de cima, afaste o protetor e jogue agua assim que o barulho aparecer.

Se o cara te cobrou e não trocou o esticador ai ele muito cara de pau mesmo. Mas se trocou e ainda faz barulho de correia cantando, então eles colocarom a correia errada ou o esticador errado, ou seja ela é longa para o seu carro e deveria ser um cm menor.
Imagem

RicardoGLS
Organizador
Organizador
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por RicardoGLS » 24 Jun 2014, 10:06

Almeidão escreveu:Pode ser a correia dentada, ela também faz barulho e lá não está protegida de não entrar agua. Para isto, é fácil testar, ligue o carro com um recipiente com agua e assim que o barulho aparecer, voce joga em cima da correia se parar o problema é la se não será adentada.
Tem como testar a dentada também em um 8V, tire os dois parafuso de cima, afaste o protetor e jogue agua assim que o barulho aparecer.

Se o cara te cobrou e não trocou o esticador ai ele muito cara de pau mesmo. Mas se trocou e ainda faz barulho de correia cantando, então eles colocarom a correia errada ou o esticador errado, ou seja ela é longa para o seu carro e deveria ser um cm menor.

Almeidão, o meu tbm tá assim, qdo em dias chuvosos e/ou poças de água, ao passar, a correia do alternador faz aquele barulho característico, isso não é normal não? ou devo trocar a correia dentada e tbm do alternador?
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por renatovisk » 24 Jun 2014, 19:40

Se foi realmente trocada, verifique o tensionamento da mesma... Uma pequena falha na tensão da correia as vezes não chega a dar problemas mas chega a dar uns barulhinhos deste tipo.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Pedro Josino
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por Pedro Josino » 29 Jun 2014, 02:31

Estou passando por algo semelhante.

Até ano passado a parte de correias do meu carro era original, pois no manual determinava a substituição aos 50.000Km ou 5 anos, fato que aconteceu simultaneamente.

Antes da substituição, qualquer água com maior extensão que passávamos era aquele barulho de correia deslizando e eu sentia o carro amarrando, depois parava em seguida, bastava sair da água.

Ano passado fiz a substituição das duas correias (colocamos Gates) e rolamentos SKF. O problema se resolveu. Agora, pouco menos de um a ano depois, o barulho voltou apenas nessa condição. No seco, não há qualquer barulho. Mas se pegar uma quantidade maior de água, é barulho de correia deslizando certamente.

O Gol usa correias elásticas e isso não acontece, troquei na mesma oficina. Também troquei a correia Poly V do Ford Ka com rolamento nessa mesma oficina e isso não acontece. Acontece apenas no Vectra quando chove e tenho que passar pelas poças d'água (não sou insensato de atravessar aqueles alagados fundos).

Será tensão incorreta?

6 mensagens   •   Página 1 de 1