O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CBarulho na correia de acessórios

19 mensagens   •   Página 1 de 1
lugier
GLS member
GLS member
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Barulho na correia de acessórios

por lugier » 14 Set 2014, 18:19

Boa tarde,

Depois de uma mega manutenção onde um dos itens trocados, sem a necessidade, foi a correia de acessórios, ainda permanece um barulho, de difícil diagnóstico, que somente apresenta de vez em quando.
Ouço alguns grilhos quando giro a direção ou quando vou arrancar em uma subida com ar ligado.
Sabe aquele defeito que nunca dá quando o mecânico está presente, é um destes...

A correia de acessórios já havia sido trocada pela Original em dezembro de 2013, segundo o antigo dono e pelo que constatei na manutenção, ela estava praticamente nova mesmo, Junto com os tensores, que meu mecânico disse estar novos.
Foi trocada apenas as correias de acessórios e dentada, ambas da marca Gates, todos os tensores e polias foram mantidos.
O problema agrava em dias úmidos e chuvosos.
Meu mecânico disse que meu vectra está sem uma capa de proteção da correia que vai atrás da roda. Seria uma capa em L. Fui na Concessionária e os mesmo constaram que essa capa não existe no vectra 2006 em diante, que apenas no astra e vectras antigos.
O mecânico rebateu e ainda insiste nesta capa, pois sem ela entra água na polia e o mesmo disse que até possui as esperas para prender ela.

Olhando alguns vídeos na internet, achei este https://www.youtube.com/watch?v=bOIkG4-FRBw no qual, o meu defeito não chega nem á 5% disso, mas o barulho é muito semelhante quando apresenta, para ser preciso, dura no máximo 1 á 2 segundos e para, podendo apresentar somente no dia seguinte.

Conto com a opinião de vocês, para mim poder chegar com um diagnóstico mais conclusivo ao meu mecânico.
Também se possível, se puderem observar atrás da roda do lado direito do Vectra de vocês, se existe a tal capa. Acredito que dando para visualizar a polia do virabrquim, então não existe a tal capa.
obrigado.
Imagem

bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Bruno
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Barulho na correia de acessórios

por bruno2000 » 14 Set 2014, 23:44

Quanto ao seu problema principal,nao sei te ajudar..ibclusive a correia do meu "canta" logo pela manhã na primeira partida....o barulho dura quase um minuto.

Quanto a capa realmente nao tem...nao tinha no meu elegance nem tem no GT...mas no astra tem...vai entender.
Abraço
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Bruno Cesário » 15 Set 2014, 01:55

Do meu outro Marea dava isso, mas era a péssima qualidade da correia Dayco, troquei pela contitec e "zé finin".
:52:

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 15 Set 2014, 08:50

bruno2000 escreveu:Quanto ao seu problema principal,nao sei te ajudar..ibclusive a correia do meu "canta" logo pela manhã na primeira partida....o barulho dura quase um minuto.

Quanto a capa realmente nao tem...nao tinha no meu elegance nem tem no GT...mas no astra tem...vai entender.
Abraço

É muito raro dar, mas dá, e como gosto de tudo redondinho isso me incomoda.

Meu mecânico acha que a capa do Astra deve servir nele, vou pegar emprestada na Concessionária para ver se encaixa.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 15 Set 2014, 08:51

Primeiro de tudo confirmar se o barulho é realmente esta correia, porque há possibilidades de ser a dentada também. Outra coisa, além da polia ter um amortecedor de borracha, ela também tem vida útil e gasta os gornes e muitas delas foram usados produtos tipo grafite para tirar ruidos e vão isto entupindo os gornes dela também e isto aconteceu aom uma minha que tinha os gornes todos entupidos. Só tirando mesmo a polia e checando se os gornes estão limpos e perfeitos para não condena la. Para saber se o ruido á na dentada precisa abrir em cima, ligar o carro e jogar agua, se for ela o ruido para de imediáto, ai basta trocar a dentada.

Realmente nunca vi esta proteção em nenhum Vectra, só no meu porque eu fiz uma.
Imagem

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 15 Set 2014, 09:30

Almeidão escreveu:Primeiro de tudo confirmar se o barulho é realmente esta correia, porque há possibilidades de ser a dentada também. Outra coisa, além da polia ter um amortecedor de borracha, ela também tem vida útil e gasta os gornes e muitas delas foram usados produtos tipo grafite para tirar ruidos e vão isto entupindo os gornes dela também e isto aconteceu aom uma minha que tinha os gornes todos entupidos. Só tirando mesmo a polia e checando se os gornes estão limpos e perfeitos para não condena la. Para saber se o ruido á na dentada precisa abrir em cima, ligar o carro e jogar agua, se for ela o ruido para de imediáto, ai basta trocar a dentada.

A dentada foi trocada também, e revisada todos os tensores e polias dela.
Não é um problema contínuo, e com hora certa para dar, são raras as vezes e sempre quando estou em movimento.
Ontem eu forcei o sistema, liguei luz alta, ar condicionado, coloquei em D e esterçando a direção e não deu nada...
Vou fazer esse seu teste colocando água na de acessórios, se o grilo for o mesmo que ouço a charada está matada, se for isso vou ter que fazer uma capa também.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Set 2014, 10:34

É muito fácil fazer esta capa usando um plástico tipo polipropileno, mesmo produto usado pra fazer tabua de cortar carne, porem bem mais fino e vende se peças grandes, aqui comprei 50 cm e é por 1,5, fiz com este material que é branco e logo pintei de preto com spray comum.

Sobre a dentada, não pense que ela não faz este ruido, poque ela faz sim. Não tem muito tempo o meu apareceu um ruidinho besta depois de uma chuva forte que tivemos aqui e eu não tinha protetor. Demorei a descobrir que era a tentada e foi assim que eu fiz, soltei a capa protetora em cima fazendo uma pequena abertura e liguei o carro, ao jogar agua ali dentro acabou o ruido, óbvio que momentaneamente. Aí troquei a dentada e logo fiz esta proteção que tenho até hoje.

Se voce jogar agua e o ruido não acabar, ai sim deve partir para trocar a polia ou outra coisa.
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo

por Alcir Andreoni » 15 Set 2014, 10:42

lugier escreveu:
Almeidão escreveu:Primeiro de tudo confirmar se o barulho é realmente esta correia, porque há possibilidades de ser a dentada também. Outra coisa, além da polia ter um amortecedor de borracha, ela também tem vida útil e gasta os gornes e muitas delas foram usados produtos tipo grafite para tirar ruidos e vão isto entupindo os gornes dela também e isto aconteceu aom uma minha que tinha os gornes todos entupidos. Só tirando mesmo a polia e checando se os gornes estão limpos e perfeitos para não condena la. Para saber se o ruido á na dentada precisa abrir em cima, ligar o carro e jogar agua, se for ela o ruido para de imediáto, ai basta trocar a dentada.

A dentada foi trocada também, e revisada todos os tensores e polias dela.
Não é um problema contínuo, e com hora certa para dar, são raras as vezes e sempre quando estou em movimento.
Ontem eu forcei o sistema, liguei luz alta, ar condicionado, coloquei em D e esterçando a direção e não deu nada...
Vou fazer esse seu teste colocando água na de acessórios, se o grilo for o mesmo que ouço a charada está matada, se for isso vou ter que fazer uma capa também.

Eu apostaria em algum rolamento tensionador travando! :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 15 Set 2014, 11:45

Dia 26 o carro vai voltar pra oficina para acertar alguns detalhes, vou ver se ele descobre, achei que trocando a correia resolveria. O problema são os preços dos rolamentos e tensores, meu deus, na Concessionária custam R$200,00 cada 1, e eu não acho da Inna aqui na cidade paralelamente, por isso não troquei.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Set 2014, 14:54

lugier escreveu:Dia 26 o carro vai voltar pra oficina para acertar alguns detalhes, vou ver se ele descobre, achei que trocando a correia resolveria. O problema são os preços dos rolamentos e tensores, meu deus, na Concessionária custam R$200,00 cada 1, e eu não acho da Inna aqui na cidade paralelamente, por isso não troquei.

Pode ser Dayco, também é boa marca. Mas eu não acredito ser tensor não, mas como isto as vezes nos surpreende, só estando perto mesmo para ver
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 15 Set 2014, 14:59

Eu tive problemas com um tensionador da correia dentada, da INA, que travou aberto e a correia ficava batendo na capa, dando a impressão de ser batida de motor... :52:
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 15 Set 2014, 16:42

No meu carro todos são INA, tudo certo :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin

por Last_Warrior » 17 Set 2014, 20:13

Vale a pena conferir todos os rolamentos, em especial os tensores e polia do compressor do AC.

Além disso, conferir a dentada, já vi casos em que os mexânicos (ah, sempre eles....) colocam tanta tensão na correia dentada que as mesmas ficam chiando.

Já vi coisas do arco e da velha, meu amigo... Apesar da minha pouca idade...hehehhehee

O raciocínio é o seguinte...

Não fazia barulho ==> alguém mexeu ==> passou a fazer barulho ==> então, quem mexeu, fez algo errado. :88:
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 17 Set 2014, 20:42

Concordo...

É nóis, no Tapatalk...
Imagem

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 17 Set 2014, 20:45

Last_Warrior escreveu:Vale a pena conferir todos os rolamentos, em especial os tensores e polia do compressor do AC.

Além disso, conferir a dentada, já vi casos em que os mexânicos (ah, sempre eles....) colocam tanta tensão na correia dentada que as mesmas ficam chiando.

Já vi coisas do arco e da velha, meu amigo... Apesar da minha pouca idade...hehehhehee

Não fazia barulho ==> alguém mexeu ==> passou a fazer barulho ==> então, quem mexeu, fez algo errado. :88:

a correia dentada está descartada, não faz sentido.

O barulho já acontecia antes, pensei que nunca tinha sido mexido nas correias então troquei igual, mesmo não sendo necessário.
Vou ver se troco todos os rolamentos dos acessórios como polia, tensor e a polia com aquela borracha no miolo dela que fica no virabrequim, ela patina sobre o próprio eixo quando da carga, aquilo da muito defeito em vectra e astra, custa R$200,00 na concessionária só ela.
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 18 Set 2014, 08:21

lugier escreveu:
Last_Warrior escreveu:Vale a pena conferir todos os rolamentos, em especial os tensores e polia do compressor do AC.

a correia dentada está descartada, não faz sentido.

O barulho já acontecia antes, pensei que nunca tinha sido mexido nas correias então troquei igual, mesmo não sendo necessário.
Vou ver se troco todos os rolamentos dos acessórios como polia, tensor e a polia com aquela borracha no miolo dela que fica no virabrequim, ela patina sobre o próprio eixo quando da carga, aquilo da muito defeito em vectra e astra, custa R$200,00 na concessionária só ela.

Você que pensa!

A tendência da correia quando esquenta é encolher, aí não faz barulho.

Quanto à polia do vira, dá para testar?

Você já ligou seu carro sem correia de acessórios? :47:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Set 2014, 11:08

Só acredito vendo e testando, só assim fará sentido. Já tive várias motos e um dia disse para um amigo, Motocicleta é algo estranho, na estrada quando deitamos para curvar para direita, o quidão está virado para esquerda. Ele deu uma gargalhada, hoje ele tem moto e disse que nunca pensou que isto seria sério quando eu disse.

Bem, este ruido pode ser uma outra coisa, até um parafuso frouxo. Recente tive problemas no banco traseiro, o ruido era igual bucha do estabilzador ou buchas hidraulicas, como eu tinha trocado recente estas peças, perdi um bom tempo procurando, mas achei e eram os parafusos como dobradiças do banco bi partido.
Imagem

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 18 Set 2014, 12:31

Nunca liguei sem a correia de acessórios

Não tem nada a ver enquanto está frio, pode dar a qualquer momento.

Estou achando que os vilões podem ser a polia do vira ou a polia do alternador, quando estou em uma esquina, com a direção toda dobrada para entrar em outra rua, acelero pra valer e parece que ouço um grilinho (não é peneu cantando hehe)
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin

por Last_Warrior » 18 Set 2014, 12:35

Bem, se já fazia antes, então está descartada a possibilidade do serviço mal feito.

Vale pesquisar coisas que passaram em branco, como polias, etc.

Outra coisa que costuma ser fonte de ruído de difícil diagnóstico é um leve desalinhamento em alguma polia ou acessório que utiliza a correia. Conferir o alinhamento da polia do vira, alternador, bomba DH, compressor do ar... As vezes as buchas são de borrachas, se desgastam e fazem a peça ficar desalinhada, gerando ruídos intermitentes.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

19 mensagens   •   Página 1 de 1