O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1208 mensagens
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 27 Ago 2024, 13:13

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje tenho é muita raiva destes aditivos ruins que me fez gastar um bom dinheiro em uma época que eu não podia gastar.

bom nesse ponto vc esta certo pode colocar a agua da lua que se o aditivo for ruim vai ferrar tudo o sistema , a agua de poso tambem usei eu deixaba em um balde de um dia para o outro para minimizar a cuantidade de sedimentos ( terra e areia ) , uma coisa que vc sempre fala e tambem concordo é inutilizar as embalagens dos produtos utilizados para que não possam ser reutilizados .
os radiador de palhetas não deixam muita margen ,as palhetas são muito finas e cualquer corrosão entope elas deixando o sistema deficiente
e a maioria dos aditivos mais conhecidos são os ruim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ante a duvida aconselho colocar o original da acdelco caso não achar o indicado por vc , mais as pessoas adoram aquelas cores doidas na agua do carro kkkkkkkkkk aditivos verdes ou com cores fluor são os preferidos das pessoas e se combinar com a cor dos cabos de velas melhor ainda kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 27 Ago 2024, 14:31

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje tenho é muita raiva destes aditivos ruins que me fez gastar um bom dinheiro em uma época que eu não podia gastar.

bom nesse ponto vc esta certo pode colocar a agua da lua que se o aditivo for ruim vai ferrar tudo o sistema , a agua de poso tambem usei eu deixaba em um balde de um dia para o outro para minimizar a cuantidade de sedimentos ( terra e areia ) , uma coisa que vc sempre fala e tambem concordo é inutilizar as embalagens dos produtos utilizados para que não possam ser reutilizados .
os radiador de palhetas não deixam muita margen ,as palhetas são muito finas e cualquer corrosão entope elas deixando o sistema deficiente
e a maioria dos aditivos mais conhecidos são os ruim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ante a duvida aconselho colocar o original da acdelco caso não achar o indicado por vc , mais as pessoas adoram aquelas cores doidas na agua do carro kkkkkkkkkk aditivos verdes ou com cores fluor são os preferidos das pessoas e se combinar com a cor dos cabos de velas melhor ainda kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sim, na duvida original não dará problemas e pelo que eu sei o original é o Havoline Xtended Life concentrado kakakkakak
Sobre os cabos o meu hoje é amarelão, o primeiro comprei azul e está novo guardado e para não misturar e se perder se der um problemas e eu saber o que estarei fazendo, mudei de cor e não achei da cor preta kakakakkaka. Mas chama atenção demais ao abrir o capô, parece alegoria de carnaval, acho que vou jogar tinta preta neles kakakakakak

A côr do aditivo nunca importei muito, mas eu usei naquela época onde ferrei o motor e radiador um verdão que apelidaram o carro de Hulk kakakkakak

Mas dá pena ver alguns testes que fazem na internet com aditivos, eu queria ver um acompanhar o carro e abrir o motor com um a dois anos de uso pra mostrar o que tem lá dentro. Afinal o reservatório tem o poder de ficar bonito sempre.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Ago 2024, 07:39

MANUAL DE REPARAÇÃO DO VECTRA, olha ele ai pra quem precisar, me disseram que estão conbrando R$ 20,00 por ele kakakkak. O video da injeção está pronto também, mas vou esperar um pouco para postar ele.

https://www.youtube.com/shorts/qx-212J8c3o
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 02 Set 2024, 14:15

boa tarde meu amigo , final de semana deu uma chuva forte e lamentavelmente entro agua no meu carro e não e primeira vez que entra agua nele .
era pra ver se vc consegue me ajudar com alguma dica .
o que molha e no pe do motorista entre a coluna A e o trilho do banco ,olhe por debaixo do painel e esta tudo seco la , tambem olhe o cabo que abre o capo pra ver se tinha sinal de agua e não o carpe tambem esta seco na parte de cima , tenho uma sospeita de que este entrando agua pela borracha da porrta porque e o unico que vi com sinal de agua e escorra ate o carpe é isso posivel ?
olhe a borracha de vedação do chicote da porta e esta seco sem sinal de agua , vc teria alguma ideia ? pq ja nem sei o que olhar kkkkkkkkkk
os drenos da porta estão limpos , vou checar de novo mais limpo seguido , hoje vou tirar a borracha da porta para ver se tem sinal de agua passando por debaixo dela .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Set 2024, 15:32

chirola escreveu:Fuente del Mensaje boa tarde meu amigo , final de semana deu uma chuva forte e lamentavelmente entro agua no meu carro e não e primeira vez que entra agua nele .
era pra ver se vc consegue me ajudar com alguma dica .
o que molha e no pe do motorista entre a coluna A e o trilho do banco ,olhe por debaixo do painel e esta tudo seco la , tambem olhe o cabo que abre o capo pra ver se tinha sinal de agua e não o carpe tambem esta seco na parte de cima , tenho uma sospeita de que este entrando agua pela borracha da porrta porque e o unico que vi com sinal de agua e escorra ate o carpe é isso posivel ?
olhe a borracha de vedação do chicote da porta e esta seco sem sinal de agua , vc teria alguma ideia ? pq ja nem sei o que olhar kkkkkkkkkk
os drenos da porta estão limpos , vou checar de novo mais limpo seguido , hoje vou tirar a borracha da porta para ver se tem sinal de agua passando por debaixo dela .

Você tem certeza que entra por cima? Eu iria falar da porta mas você jpa disse que o dreno está limpo, outro lugar que entra é no porta malas e dependendo da situação do carro vai lá no pé do motorista. E por fim outro local que entras é na caixa de ar ali onde fica o filtro do ar condicionado e ali tem um dreno que as vezes suja com folhas e ao encher de agua ela dará um jeito de entrar. Sim, na borracha do vidro pode entrar também e as vezes dá um ferrugem e entra o meu aconteceu isto e eu levei um banho e a agua foi para o forro do teto e descia para as colunas, porem em um temporal não teve como sair e eu levei um banho e tive que trocar a borracha e é muito comum pela idade do meu carro passar ali na borracha do vidro traseiro também, mas para ir lá pra frente o carro tem que está co a frente para baixo. Pela borracha lateral da portas com o carro parado acho muito difícil, apesar de não ser impossivel.

Dá uma checada ali onde fica o filtro de ar do ar condicionado, se ele tiver úmido é possível que seja ali.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 03 Set 2024, 14:01

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Dá uma checada ali onde fica o filtro de ar do ar condicionado, se ele tiver úmido é possível que seja ali.

obrigado , vou checar ali aonde fica o filtro do ar descarto a parte traseira do carro porque aqui e tudo plano e o carr não fica inclinado , tambem vou dar uma checada nas borrachas das portas

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Set 2024, 14:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Dá uma checada ali onde fica o filtro de ar do ar condicionado, se ele tiver úmido é possível que seja ali.

obrigado , vou checar ali aonde fica o filtro do ar descarto a parte traseira do carro porque aqui e tudo plano e o carr não fica inclinado , tambem vou dar uma checada nas borrachas das portas

É complicado, se fosse com o carro andando tem várias opções, mas com ele parado só sobra as borrachas de porta e parabrisas. Tem um local também que desce água seria ali onde fica os amortecedores do capô, mas para entrar no carro teria que ter algo furado ali entre o para lamas e monobloco.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 03 Set 2024, 16:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É complicado, se fosse com o carro andando tem várias opções, mas com ele parado só sobra as borrachas de porta e parabrisas.

pois e e so entra com o carro parado , com o carro em movimento não entra .
e pra ficar doido kkkkkkkkkkkkkkkk
vou ter que investigar kkkkkkkkkkkkkkk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Set 2024, 17:00

TRANSFERIDOR DIGITAL DE GRAU, fiz um adaptador para usar meu transferidor digital no meu cabo de força. Veja ai como ele ficou, e no fim do ano será usado no cabeçote do meu carro.

https://www.youtube.com/watch?v=urXXRlaX518
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Set 2024, 18:07

APERTAR PARAGUSO EM ANGULO, para quem tiver duvidas de como irá funcionar a minha ferramenta digital, vou adiantar aqui.

https://www.youtube.com/shorts/wMinl5pClmE
Imagem

Katsumi
GL Member
GL Member
Nome Completo: Luiz Katsumi
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

por Katsumi » 10 Set 2024, 11:45

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje APERTAR PARAGUSO EM ANGULO, para quem tiver duvidas de como irá funcionar a minha ferramenta digital, vou adiantar aqui.

ai sim heim Almeidão, top a dica
Luiz Katsumi
Vectra Elegance
2.0 Manual
2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Set 2024, 13:42

Katsumi escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje APERTAR PARAGUSO EM ANGULO, para quem tiver duvidas de como irá funcionar a minha ferramenta digital, vou adiantar aqui.

ai sim heim Almeidão, top a dica

Na verdade para apertar um cabeçote GM 2.0 que usa 25 NM e depois 3 aperto de 60º nem precisa esta ferramenta, basta o torquímetro para os 25NM, mas vou mexer no motor fim de ano e ao fazser um aperto deste sem uma ferramenta de grau sendo filmado, logo vai aparecer um no canal comentando que é picaretage. Sem contar que um já escreveu lá que sou pilantra porque apertar cabeçotes usa torquímetro e não um goniômetro. Já dá pra ter uma ideia de como este pessoal sabe das coisas, e sim concordo que um bom mecânico precisa sim ter um transferidor e este ai acredito ser melhor que o relogio que usei da vez passada e por isto achei que poderia inovar com este digital
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 10 Set 2024, 14:43

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Na verdade para apertar um cabeçote GM 2.0 que usa 25 NM e depois 3 aperto de 60º nem precisa esta ferramenta, basta o torquímetro para os 25NM, mas vou mexer no motor fim de ano e ao fazser um aperto deste sem uma ferramenta de grau sendo filmado, logo vai aparecer um no canal comentando que é picaretage. Sem contar que um já escreveu lá que sou pilantra porque apertar cabeçotes usa torquímetro e não um goniômetro. Já dá pra ter uma ideia de como este pessoal sabe das coisas, e sim concordo que um bom mecânico precisa sim ter um transferidor e este ai acredito ser melhor que o relogio que usei da vez passada e por isto achei que poderia inovar com este digital

tem mecanico de teclado por todo lado , os cara ve um video e acha que sabe tudo , se nas instruçoes da junta fala apertar por graus de giro aperta como fala o manual e deu , se vc compra um torquimetro de bicicleta que no maximo aperta 3 kilo e suficiente com ele pode apertar 90% dos parafusos do motor .
para calcular graus pode baixar uma app no telefone e mede os graus de giro , ate uma bussola no telefone e vai marcar os graus que gira a chave , não tem muito misterio .

ontem meu carro dessidio me estresar mais uma vez , do nada deu um barulho de algo esfrgando em alguma das rodas , não e rolamento o barulho e como se algo esfregase na roda , não achei folga nos cubos ou rolamentos , com o carro levantado e girando a roda na mão não faz barulho vou ficar pirado , o barulho aumenta com a rotação , não e embreagem , não tem cara de rolamento , se pisar ou não no freio não modifica o barulho descarto pinsas ou pastilhas . e como se algum plastico pegase no pneu mais não vi nada evidente , pode andar reto ou virar que o barulho e sempre igual , so faz acima de 20km , acho que vou pagar pra alguem achar o problema odeio tirar rodas kkkkkkkk
e não tenho um macaco bom pra icar erguendo o carro ,o barulho lembra o pneu da bicicleta desalinhado e pegando no cuadro muito raro nunca tinha ouvido algo de esse tipo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Set 2024, 15:05

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Na verdade para apertar um cabeçote GM 2.0 que usa 25 NM e depois 3 aperto de 60º nem precisa esta ferramenta, basta o torquímetro para os 25NM, mas vou mexer no motor fim de ano e ao fazser um aperto deste sem uma ferramenta de grau sendo filmado, logo vai aparecer um no canal comentando que é picaretage. Sem contar que um já escreveu lá que sou pilantra porque apertar cabeçotes usa torquímetro e não um goniômetro. Já dá pra ter uma ideia de como este pessoal sabe das coisas, e sim concordo que um bom mecânico precisa sim ter um transferidor e este ai acredito ser melhor que o relogio que usei da vez passada e por isto achei que poderia inovar com este digital

tem mecanico de teclado por todo lado , os cara ve um video e acha que sabe tudo , se nas instruçoes da junta fala apertar por graus de giro aperta como fala o manual e deu , se vc compra um torquimetro de bicicleta que no maximo aperta 3 kilo e suficiente com ele pode apertar 90% dos parafusos do motor .
para calcular graus pode baixar uma app no telefone e mede os graus de giro , ate uma bussola no telefone e vai marcar os graus que gira a chave , não tem muito misterio .

ontem meu carro dessidio me estresar mais uma vez , do nada deu um barulho de algo esfrgando em alguma das rodas , não e rolamento o barulho e como se algo esfregase na roda , não achei folga nos cubos ou rolamentos , com o carro levantado e girando a roda na mão não faz barulho vou ficar pirado , o barulho aumenta com a rotação , não e embreagem , não tem cara de rolamento , se pisar ou não no freio não modifica o barulho descarto pinsas ou pastilhas . e como se algum plastico pegase no pneu mais não vi nada evidente , pode andar reto ou virar que o barulho e sempre igual , so faz acima de 20km , acho que vou pagar pra alguem achar o problema odeio tirar rodas kkkkkkkk
e não tenho um macaco bom pra icar erguendo o carro ,o barulho lembra o pneu da bicicleta desalinhado e pegando no cuadro muito raro nunca tinha ouvido algo de esse tipo

Caramba Chirola, estes problemas aparecem só pra ferrar mesmo porque são poucos que conseguem identificar ou acertar de longe, mas espero que não seja isto, folga axial e o volante do motor pegando no motor, para testar isto é bem complicado sem um elevador. Talvez em uma descida com ele engrenado em quinta dando umas pisadas rápidas e soltando na embreagem para ver se algum momento o ruido some. Pode ser algo também na polia ou rolamento do tensor ou até mesmo rolamento da polia louca do ar.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 10 Set 2024, 15:29

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Talvez em uma descida com ele engrenado em quinta dando umas pisadas rápidas e soltando na embreagem para ver se algum momento o ruido some. Pode ser algo também na polia ou rolamento do tensor ou até mesmo rolamento da polia louca do ar.

rao parado não faz barulho so andando faz em todas as marchas , engrenado ou em neutro , pisando ou não na embreagem pode embalar pisar na embreagem por 50 metros o barulho não modifica , raro ate pense que podia ser algum espelho do freio ou ate alguma das zapatas do freio de mão pegando , não identifique se e da frente ou da traseira porque ressoa muito e não consigo identificar de aonde vem o barulho , se acelerar o carro parado não faz por isso imagino ser de alguma das rodas , tenho que dar uma geral nesse carro ta meio abandonado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Set 2024, 15:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Talvez em uma descida com ele engrenado em quinta dando umas pisadas rápidas e soltando na embreagem para ver se algum momento o ruido some. Pode ser algo também na polia ou rolamento do tensor ou até mesmo rolamento da polia louca do ar.

rao parado não faz barulho so andando faz em todas as marchas , engrenado ou em neutro , pisando ou não na embreagem pode embalar pisar na embreagem por 50 metros o barulho não modifica , raro ate pense que podia ser algum espelho do freio ou ate alguma das zapatas do freio de mão pegando , não identifique se e da frente ou da traseira porque ressoa muito e não consigo identificar de aonde vem o barulho , se acelerar o carro parado não faz por isso imagino ser de alguma das rodas , tenho que dar uma geral nesse carro ta meio abandonado

É necessário verificar se é lona de freio, ou de mão se for disco ou lona comum se for lonas na traseira, possa ser que quebrou uma mola e ela só raspa quando coloca um giro mais alto. Para identificar se é lona só desmontando, mas pode aparecer um ruído se voce girando a roda, mas terás que girar um pouco para trás e quando tiver quase parando girar forte para frente. Não consigo pensar em mais nada a não ser algo arrastando embaixo tipo madeira etc.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Set 2024, 08:22

PROBLEMAS NAS TRAVAS ELÉTRICAS, o primeiro lugar a se buscar defeitos é nesta placa, limpando os contatos e depois lubrificando com graxa, e por fim ressoldando se for preciso, sobre a graxa eu uso de mecanismo ou silicone e passarei a usar graxa cobreada por se muito melhor e vou usar em todas as tomadas do carro

https://www.youtube.com/watch?v=wvrhHvP0s3I
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 11 Set 2024, 12:11

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje possa ser que quebrou uma mola e ela só raspa quando coloca um giro mais alto

opa , vc sabe que eu pensei no mesmo , hoje acorde ja pensando kkkkkkkkkkkkkkkk
e e o unico que não olhe porque não tem como checar sem desmontar , e é um barulho so de algo esfregando não bate nem nada .
nestes momentos era melhor algo que estraga e deu não funciona mais dai vc so troca e deu , agora cuando é um problema que não e aparente como um amortecedor batendo , fica procurando e estressando e cuando acha era uma besteira daquelas que nunca imagino kkkkkkkk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Set 2024, 14:31

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje possa ser que quebrou uma mola e ela só raspa quando coloca um giro mais alto

opa , vc sabe que eu pensei no mesmo , hoje acorde ja pensando kkkkkkkkkkkkkkkk
e e o unico que não olhe porque não tem como checar sem desmontar , e é um barulho so de algo esfregando não bate nem nada .
nestes momentos era melhor algo que estraga e deu não funciona mais dai vc so troca e deu , agora cuando é um problema que não e aparente como um amortecedor batendo , fica procurando e estressando e cuando acha era uma besteira daquelas que nunca imagino kkkkkkkk

Não é pastilha travada? Neste caso bastaria voce colocar a mão em uma roda e comparar o calor com a outra, e lembre se as da frente sempre é mais quente e nunca coloque o dedo no disco com ele quente.

Eu sigo com problemas no freio de mão com disco novo e lona Syl, por sorte o Alê veio de Londres e trouxe umas peças para mim, inclusive lona Bosch e molas novas, o Alê faz parte aqui do Clube do Vectra e vou dar uma mexida no Vectra 16V dele, tipo trocar Ventoinha, calços do radiador, maçanetas, ele quer antena levantando etc, e de quebra preparar uma ferramenta para ele abrir o capô do Vectra V6 que ele tem em Londres com volante lado direito e que eu quero uns videos dele para postar no canal. Ferramenta para abrir o capô é fácil, os videos vou depender dele kakakkakakkak
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 11 Set 2024, 15:43

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não é pastilha travada? Neste caso bastaria voce colocar a mão em uma roda e comparar o calor com a outra, e lembre se as da frente sempre é mais quente e nunca coloque o dedo no disco com ele quente.

eu olhe pra ver se era pastilha ou pinça trancada mais não esquenta , ontem pegue um trecho de estrada a uns 60 km\h e fui direto la nos discos e pinças , não esquentam deva pra encostar a mão sem problema , todas as pinças discos e cubos estabam frios , não tem jogo nos rolamentos pelo barulho se fosse rolamento teria que sentir a foga na mão balançando a roda. to pensando que pode ser uma das molas da fita do freio de mão aquela que segura ela presa no espelho e pode ter quebrado a trava dai fica pegando de lado no cubo .
pensei no diferencial mais não de barulho de batida cuando força marcha , mesmo o carro trepidando por causa do giro baixo o barulho é constante não modifica em momento algum so acelera com o carro e disminui ao desacelear.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje o Alê faz parte aqui do Clube do Vectra e vou dar uma mexida no Vectra 16V dele, tipo trocar Ventoinha, calços do radiador, maçanetas, ele quer antena levantando etc

pra trocar a ventoinha tem que tirar o parachoque esse sistema de montagem do tipo sandwiche que prende radiador condensador ventoinhas tudo junto e meio chato , e antena eletrica não sei se vende ainda a gramalheira nova ou vai ficar mais curta kakkakakk, no meu carro eu monte uma anena com parte da original dele e pate de outra que eu tinha guardada fico funcionando legal

1208 mensagens