O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1370 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 25 Jul 2024, 17:32

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje E sobre dar a partida no motor (pelo menos a 1ª do dia) pisando na embreagem?

realmente não sei , tem carro que se não pisa na embreagem não liga , falam que é pra poupar um pouco motor de partida mais os motores de partida mais novos não faz cuase esforço por ter engrenagens planetaria , outros falam que poupa bateria mais as baterias 90% morre com o tempo e a descarga da partida vai ser a mesma pisando ou não na embreagem . não sei se se entende no meu carro pisando ou não na embreagem ele vai ligar na segunda ou tercera volta por causa do sinal de rotação , cuanto pode judiar duas voltas de motor a bateria e motor de partida so deus sabe .
me asusta mais problema no acionamento hidraulico da embreagem do que o motor de partida kakakakakakakka
teria que facer um teste de girar o motor na mão pisando e sem pisar na embreagem mais acredito que mudaria pouca coisa ou cuase nada

Isto que eu ia editar, sim tem vários carros assim e tem legislação em alguns paises para os carros vir assim de fábrica, igual o automático que tem que pisar no freio para dar a partida. Bem as montadoras agradecem, afinal se estragar mais rápido pelhor para eles. Sim Chirola fica mai leve, porque a caixa pára de se movimentar quando está desacoplado, quando voce liga em ponto morto, vai um monte de engrenagem da caixa girar também.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 25 Jul 2024, 17:33

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje , mas você prejudica mais o eixo, não tem bonus sem onus. Eu tinha isto no meu Monza, para ligar tinha que pisar na embreagem

pois é almeidão tambem acho forçar o virabrekim contra os encostos domancal do meio sem lubrificação eu acho pior do que forçar o motor de partida,
agora fala uma coisa , carro automatico cuando esta parado em neutro não tem acoplada a caixa de marchas (por isso não pega no tranco) o conversor de torque so traciona cuando o motor ganha giro e o motor de partida e a bateria estraga e gasta igual , to achando que e historinha pra boi dormir isso da embreagem , imagina pisa na embreagem empuja o virabrequim contra as arruelas de encosto co mancal do meio no seco e depois da partida .
acho que não e a melhor idea

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 25 Jul 2024, 17:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Isto que eu ia editar, sim tem vários carros assim e tem legislação em alguns paises para os carros vir assim de fábrica, igual o automático que tem que pisar no freio para dar a partida. Bem as montadoras agradecem, afinal se estragar mais rápido pelhor para eles. Sim Chirola fica mai leve, porque a caixa pára de se movimentar quando está desacoplado, quando voce liga em ponto morto, vai um monte de engrenagem da caixa girar também

entendo a legislação como que evitaria que criança ligue o carro por acidente e tal , fica mais leve ok mais se pensa em custo veneficio e melhor acabar com o motor de partida mesmo do que forçar os encostos do vira no seco .

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 26 Jul 2024, 08:18

:9:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Jul 2024, 08:26

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Isto que eu ia editar, sim tem vários carros assim e tem legislação em alguns paises para os carros vir assim de fábrica, igual o automático que tem que pisar no freio para dar a partida. Bem as montadoras agradecem, afinal se estragar mais rápido pelhor para eles. Sim Chirola fica mai leve, porque a caixa pára de se movimentar quando está desacoplado, quando voce liga em ponto morto, vai um monte de engrenagem da caixa girar também

entendo a legislação como que evitaria que criança ligue o carro por acidente e tal , fica mais leve ok mais se pensa em custo veneficio e melhor acabar com o motor de partida mesmo do que forçar os encostos do vira no seco .

Exatamente isto Chirola, é igual aquela ideia minha de colocar lampadas de ledes no farol baixo só para economizar bateria, paguei R$ 250,00 em 2 ledes e eles queimarom com menos de um ano, comprei mais 2 sendo assim R$ 500,00. Onde está a economia da bateria? Estes R$ 500,00 que gastei já compraria uma bateria Moura ou Bosch que é o que eu uso, sendo outra marca inferior daria para comprar 2. Sendo que duas lampadas custa uns R$ 40,00 e duram sei lá uns 10 anos. Detalhe os outros dois queimarom também e voltei com as lampadas.
Mexer em arranque ou bateria é muita mais simples que abrir um motor e acertar esta folga, seria então igual ao caso dos ledes, economia enganosa. Sobre a segurança eu concordo porque tem muita gente ruim de roda e descuidado com crianças, vejo videos no youtube com crianças ali junto com o pai e mexendo em mecânica e ali não é o lugar de criança mesmo.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 26 Jul 2024, 13:15

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje é igual aquela ideia minha de colocar lampadas de ledes no farol baixo só para economizar bateria, paguei R$ 250,00 em 2 ledes e eles queimarom com menos de um ano

kakakakakakakakka
hoje em dia com a internet as informação corre muito rapido e viraliza , muitas de essa informação e real mais a maioria é meia verdade ou uma pequena verdade aumentada.
o que eu falo sempre é não tem uma forma de fazer as coisas 100% correto , um motor de vectra dura la seus 400 mil kilometros com manutenção correta , se quiser pisar na embreagem pisa , se não quiser não pisa não vai fazer diferença significativa na vida util do motor , provavelmente vai vender o carro antes dos 400 mil KM ou demora uns 40 anos em fazer 40 mil KM .
ai sai um falando que poupa o motor de partida e sai no mercado os carros com start-stop que desliga e liga o motor cuando o carro esta parado num sinal ou no engarrafamento , rodar em 3 cilindros e ruim prara omotor e sai os V8 que desliga 4 cilindros e os outros 4 arrastam o peso morto dos que estão desligados .
me surge um genio com a correia banhada a oleo porque duraria mais , uns anos depois descobrem que a correia banhada a oleo so é boa em carro que roda diariamente se ficar parado e a correia seca ela acaba esfarelando solzinha . lampadas led com ventilador para colocar num farol fechado cuase hermeticamente .
ja esta tudo inventado a muito tempo .
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Detalhe os outros dois queimarom também e voltei com as lampadas.

tem como ter uma luz forte e banca no farol e como fale acima ja esta tudo inventado , na belina que teve eu tinha colocado lampadas de 90W com um rele de 90w e era forte mesmo a luz lampadas super brancas da phillips ou da osram .
tem tanta informação que as pessoas ficam perdidas .
todo mundo na internet sabe muito de tudo mais a cada dia que passa os mecanicos sabem menos e não conseguem descubrir os defeitos que os scanner não acusa nos carros.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Jul 2024, 13:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje é igual aquela ideia minha de colocar lampadas de ledes no farol baixo só para economizar bateria, paguei R$ 250,00 em 2 ledes e eles queimarom com menos de um ano

kakakakakakakakka
hoje em dia com a internet as informação corre muito rapido e viraliza , muitas de essa informação e real mais a maioria é meia verdade ou uma pequena verdade aumentada.
o que eu falo sempre é não tem uma forma de fazer as coisas 100% correto , um motor de vectra dura la seus 400 mil kilometros com manutenção correta , se quiser pisar na embreagem pisa , se não quiser não pisa não vai fazer diferença significativa na vida util do motor , provavelmente vai vender o carro antes dos 400 mil KM ou demora uns 40 anos em fazer 40 mil KM .
ai sai um falando que poupa o motor de partida e sai no mercado os carros com start-stop que desliga e liga o motor cuando o carro esta parado num sinal ou no engarrafamento , rodar em 3 cilindros e ruim prara omotor e sai os V8 que desliga 4 cilindros e os outros 4 arrastam o peso morto dos que estão desligados .
me surge um genio com a correia banhada a oleo porque duraria mais , uns anos depois descobrem que a correia banhada a oleo so é boa em carro que roda diariamente se ficar parado e a correia seca ela acaba esfarelando solzinha . lampadas led com ventilador para colocar num farol fechado cuase hermeticamente .
ja esta tudo inventado a muito tempo .
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Detalhe os outros dois queimarom também e voltei com as lampadas.

tem como ter uma luz forte e banca no farol e como fale acima ja esta tudo inventado , na belina que teve eu tinha colocado lampadas de 90W com um rele de 90w e era forte mesmo a luz lampadas super brancas da phillips ou da osram .
tem tanta informação que as pessoas ficam perdidas .
todo mundo na internet sabe muito de tudo mais a cada dia que passa os mecanicos sabem menos e não conseguem descubrir os defeitos que os scanner não acusa nos carros.

jejejejjeje, pior ainda são os mecanicos de latinha, isto mesmo uma lata magica que joga um spray na TBI e diz que está limpa. Sobre o coooer no led é um shit, porque ele gira com potencia máxima, com certeza vai durar menos de 30 dias porque um cooler não aguenta esta potencia direto, eu uso uns coolers em aparelhos de TV porque aqui é muito quente e uso redutor de tensão para eles aguentares, mas ai eles ficam igual as ventoinhas do Vectra no primeiro estágio. E tem um detalhe, este do led, tira o calor do led e joga la dentro do farol, não refrigera o led e de quebra esquenta o farol inteiro, eu tenho 2 destes ou 4 detes da cor branca guardado também, são bonitos, mas as minhas invenções ou mudanças são para durar, neste caso as lampadas são melhores..
Tem que ser muito esperto com este pessoal de internet, caso contrário receberemos diploma de otário.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Jul 2024, 14:44

FERRAMENTA SIMPLES PARA COLOCAR A MANGUEIRA CORRUGADA LA NO CARRO, não serve ainda para a bomba, mas eu compro bomba com esta mangueira conectada e ainda farei uma para a bomba também, embora a que vendem sejam perfeitas.

https://www.youtube.com/watch?v=vjFootK3Nkc
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 27 Jul 2024, 18:30

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje FERRAMENTA SIMPLES PARA COLOCAR A MANGUEIRA CORRUGADA LA NO CARRO,

boa uma ferramenta facil de fazer e a mangueira corrugada e uma desgrama não pode esquentar nem nada pra colocar tem que ser na manha mesmo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 30 Jul 2024, 09:13

MANGUEIRAS E CORREIAS pra mim tem que ser Gates, e quem gosta de marca boa está ai uma propaganda grátis. Aliás correia Dayco também são ótimas

https://www.youtube.com/shorts/O4CzyTRJz8c
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 31 Jul 2024, 08:32

PEÇA DO PAINEL DPO VECTRA, esta peça é trincada 90% das vezes ao tirar ou colocar por um simples fatos que não fazem e mostro no video o detalhe na colocação e como é simples colocar sem quebrar.

https://www.youtube.com/watch?v=BxFCshvbU6s
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Ago 2024, 17:01

BUJÃO DO CARTER COM IMÃ, não sei se será bom, mas ruim também não será, testarei pra ver.

https://www.youtube.com/watch?v=_A6ukVJDAmI
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Ago 2024, 13:25

TESTAR A TERMOSTÁTICA, tem aquele carro que joga agua pelo reservatório, bem ali são vário problemas que possa ter, inclusive radiador entupido e uma outra causa provável seria a termostática travada ou inadequada para o carro, como exemplo uma termostática de 92 graus do carro a álcool em um carro a gasolina.
Tem como fazer um teste simples e saber se o problema é a tampa ou não.

https://www.youtube.com/shorts/F7raCNaFETs
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Ago 2024, 13:16

COLOCAR ADITIVO NO RADIADOR, dei uma geral no carro e mostrei que é um serviço fácil, sem comentários duraria entre 5 a 8 minutos para fazer todo o trabalho isto porque o meu sistema é limpo. Um pequeno detalhe, a saida de água ali com o espaço que liberei na termostática é bem pouca apesar que parece muita, isto porque eu mostrei saindo pela lateral, porem ali era só um fio de água. Aqui no nosso terrível inverno de 23 graus com esta abertura o carro na rua demora 4:30 minutos para chegar no painel 80 graus e assim com ela toda aberta e em rodovias 3:30 minutos e só serve mesmo para acionar o sensor que tem ali na frente e nada mais, salva meu carro e não de outro que possa pensar que assim salvará o dele caso ela vir a trava fechada, mas eu nunca vi uma travar aberta, até mesmo acho ser impossivel isto acontecer kakakakak.
E para aqueles teimosos que tiram a termostática e acham que fez algo bom, eu mostrei também ali os dois furos, aliás tapei um para mostra de onde a água vem e que pelo centro só vai.

https://www.youtube.com/watch?v=VpyTYzd4GH0
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Ago 2024, 08:41

COMO TESTAR O SENSOR DE ROTAÇÃO, Aprendam a testar antes de colocar no carro e aprendam a testar lá no carro antes de condenar esta peça

https://www.youtube.com/watch?v=LhKugW_evaE
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Ago 2024, 18:20

TRAVA ELÉTRICA, porta traseira direita Vectra B. Elas nunca me enganam, 90% dos problemas sempre é o motor.

https://www.youtube.com/watch?v=eSTO5d682kA
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Ago 2024, 17:10

TROCAR TRAVA TRASEIRA DIREITA VECTRA, sem palavras.

https://www.youtube.com/watch?v=ohD4Lcbp_KI
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Ago 2024, 12:50

CUIDADO COM ADITIVO RUIM, este carro aqui é de São Paulo, eu por WhatsApp tentando ajudar ele com o ar quente, olha como um aditivo muito famoso aqui fez com estes tubos, não quero nem pensar como está o tubo da bomba ou os tampões do motor.
Prefiro nunca comentar sobre o ruim, não quero me comprometer, comento sobre o bom e o povão já poderia pensar que água desmineralizada surgiu ontem, e eu uso aditivo no meu Vectra desde 2002 com agua de torneira, aliás esta água sempre existiu e o aditivo bom também.

https://www.youtube.com/shorts/HunEbok-KKQ
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 26 Ago 2024, 14:40

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje CUIDADO COM ADITIVO RUIM, este carro aqui é de São Paulo, eu por WhatsApp tentando ajudar ele com o ar quente, olha como um aditivo muito famoso aqui fez com estes tubos, não quero nem pensar como está o tubo da bomba ou os tampões do motor.
Prefiro nunca comentar sobre o ruim, não quero me comprometer, comento sobre o bom e o povão já poderia pensar que água desmineralizada surgiu ontem, e eu uso aditivo no meu Vectra desde 2002 com agua de torneira, aliás esta água sempre existiu e o aditivo bom também.

cuando erguntam eu sempre recomendo agua desmineralizada porque eu não sei como que é a agua da região da pessoa , aqui tem cidades aonde a agua tem muito cálcio e realmente não e bom nem para o carro e nem para a casa , cuando a agua esquenta o cálcio solidifica grudando nos canos e peças e mesmo que sempre tenha um resto de agua de torneira vai minimizar os efeitos .
almeidão acho que vc entende o espanhol , pode googlear ( agua dura efectos ) pra ter uma ideia do que eu estou falando e entendera o porque falo da agua desmineralizada .
não e que seja melhor ou pior mais dependendo da zona aonde mora a agua tem diferentes propriedades
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Ago 2024, 16:38

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje CUIDADO COM ADITIVO RUIM, este carro aqui é de São Paulo, eu por WhatsApp tentando ajudar ele com o ar quente, olha como um aditivo muito famoso aqui fez com estes tubos, não quero nem pensar como está o tubo da bomba ou os tampões do motor.

cuando erguntam eu sempre recomendo agua desmineralizada porque eu não sei como que é a agua da região da pessoa , aqui tem cidades aonde a agua tem muito cálcio e realmente não e bom nem para o carro e nem para a casa , cuando a agua esquenta o cálcio solidifica grudando nos canos e peças e mesmo que sempre tenha um resto de agua de torneira vai minimizar os efeitos .
almeidão acho que vc entende o espanhol , pode googlear ( agua dura efectos ) pra ter uma ideia do que eu estou falando e entendera o porque falo da agua desmineralizada .
não e que seja melhor ou pior mais dependendo da zona aonde mora a agua tem diferentes propriedades
Imagem

Sim existem água dura é aquela com alta concentração de sais de cálcio e magnésio e não é o nosso caso aqui e outra medida seria o PH que varia de 0 a 14 sendo o 7 neutro. Não podemos esquecer que a internet para nós chegou aqui em 2015 e com dificuldades e com uma melhora em 2018. O Aditivo que eu uso não diz nada disso no rótulo e comecei a usar em 2001 e vem assim até hoje porque quando eu conheci ele nem se falava em água desmineralizada, o que se vendia nas auto peças era água de bateria e hoje não vendem mais e ai arrumaram outro tipo de água para vender e arrumar um álibi para os donos destes aditivos que quando um venha a reclamar, lhes dirão que não usaram água desmineralizada e é impossivel colocar esta água no motor fechado e com as habilidades dos mecânicas que temos fica ainda pior, mas mesmo que tenham colocado se o aditivo for ruim irá acontecer isto e esta será a defesa deles sempre. Acho que quem inventou esta água foi quem criou o aditivo ruim kakkakak

Eu usei vários anos água de pôço bem salôba e depois torneira e uso até hoje e na minha opinião o aditivo é que faz a diferença ajustando a água como ela deve ser. Abrirei o motor outra vez no fim do ano e mais uma vez mostrarei como está o cabeçote, tubos de água etc. Pra ser sincero, tenho é muita raiva destes aditivos ruins que me fez gastar um bom dinheiro em uma época que eu não podia gastar.
Imagem

1370 mensagens