O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1391 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 22 Jun 2025, 13:10

CONSERTANDO ACABAMENTO PLÁSTICO PORTA DO VECTRA, No vídeo mostro como tirar a peça sem estragar e mostro como consertar também. Uma pecinha desta o pessoal pede R$ 200,00 e nem mostra se está quebrada ou não e eu quando não vejo acredito que sim

https://www.youtube.com/shorts/294WD65b6dM
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Jun 2025, 08:45

VOCÊ SABE QUAL A FUNÇÃO DA VÁLVULA PCV? inclusive para os que não são desta época os carros antigos não tinha a PCV e o suspiro era jogado pra fora em uma mangueira abaixo do motor. Depois veio a novidade de colocar esta mangueira para dentro do carburador e ainda sem a PVC porque o carro carburado tem uma válvula de marcha lenta fixa e não suporta uma entrada de ar sem ser acelerado, depois veio a injeção elétrônica com um atuador de marcha lenta variável e ai sim a possibilidade de usar uma PCV que consegue atuar a ajusstar a marcha lenta quando temos uma entrada de ar não tão escandalosa. Com toda certeza não precisa dela para sugar o óleo de dentro do motor, mas ela serve como um amotecedor do acelerador evitando os pequenos trancos e manter esta marcha lenta mais estável ao manobrar o carro.

https://www.youtube.com/watch?v=ZzIzcSQ4AeI
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Jul 2025, 16:33

VIDRO PORTA TRASEIRA DO VECTRA NÃO FUNCIONA, fiz este conserto no meu carro apesar que não gostei da aparência, mesmo assim resolvi postar e mostrar o que pode ser feito neste local. Sobre a aparência, eu vou refazer com um chicote que comprei usado e escolhi o 2005 por ser mais novo e mesmo assim com alguns problemas internos que tive que acertar, paguei a bagatela de R$ 114,98 e resolvi trocar a tomada também, e paguei a bagatela de R$ 72,99 total de 187,97 por um mísero chicote e uma tomada velha. Lembro que o chicote do 2005 tem a tomada do motor com dois fios e do 97 são 4 fios, mas isto você verão em um próximo vídeo como fazer e com certeza ali ficará bonito e original. Sabendo dos valores desta peça e que ainda é preciso mexer quando chega, muitos ficarão felizes com este vídeo que eu fiz recuperando os fios e ficará com está e eu mais enjoado irei refazer e ajudarei no próximo vídeo como desmontar tudo e salvar a borracha sanfonada a qual a minha estava rasgada e não me preocupei muito em salvar. É aquele tipo de trabalho meu que estrago uma peça para aprender como ela funciona kakakka.

O serviço ficou s00% perfeito e confiável, confiram assistindo o vídeo e com certeza logo irei mexer o lado direito antes que ele pare também

https://www.youtube.com/watch?v=1cFbGPoDTvo
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Jul 2025, 09:16

RESERVATÓRIO DE VÁCUO, como funciona esta peça? Tem gente que nem sabe que existe válvula de ar quente no Vectra. Se bem que muitos vem sem ela, igual o meu veio de fabrica assim, mas está ai algo para acrescentar sobre o reservatório de Vácuo.

https://youtu.be/zoiiaLGPoYg
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Jul 2025, 08:38

TROCAR A PLANETÁRIA DO DIFERENCIAL DO VECTRA, Serviço feito no chão com cavaletes, fui pego de surpresa e não deu para levar no elevador

https://www.youtube.com/watch?v=8ZISnprsxEI
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 23 Jul 2025, 14:16

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ROCAR A PLANETÁRIA DO DIFERENCIAL DO VECTRA

meu amigo , vc tem coragem mesmo kkakakak
desmontar o diferencialno cavalete eé coragem , ja fizuma meleca dessas mais de uma vez e acho que so faria de novo so se pagar muito bem kakakaka
não fiz em vectra mais fiz em opala e chevette , os diferencial desses carros não tem porca apara acertar a folga lateral eles usam uma chaveta de aço quetem que ajustar lijando ela igual ajusta a folga axial do brabrequim tirando espesura do mancal central , era um trabalho que realmente não gostaba de fazer mias sabe como que é ne quando uma pessoa é boa não sabe falar não e acaba fazendo mais o trabalhinho chato ,
exelente explicação da folga ,aperta para acentar a capa dorolamento e so depois regula a folga , nas rodas como a dos vw que usa rolamento de esse tipo faz o mesmo aprroja e depois regula a folga .
olhando seu video lembrei da ultima vez que arrumei algo no carro e talvez seja util para vc , para ussar a lanterna do telefone eu enrrolo ele em filme de pvc ,aquele de empacotar a comida mesmo coloco umas 3 voltas se for fino umas 4 , a tela funciona sem problema e não fica com pena de pegar nele com a mão cagada de graxa ou oleo , para filmar so corta o film aonde tem a camer mais não vai melecar o telefone , sempre fazzo isso porque vc sabe como que é , mão limpa ninguem liga mão suja sempre tem alguem que liga kakakakakak e para filmar acho que pode ser uma boa
repito vc tem coragem ,ate mecanico foje de esse trabalho

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Jul 2025, 14:46

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ROCAR A PLANETÁRIA DO DIFERENCIAL DO VECTRA

meu amigo , vc tem coragem mesmo kkakakak
desmontar o diferencialno cavalete eé coragem , ja fizuma meleca dessas mais de uma vez e acho que so faria de novo so se pagar muito bem kakakaka
não fiz em vectra mais fiz em opala e chevette , os diferencial desses carros não tem porca apara acertar a folga lateral eles usam uma chaveta de aço quetem que ajustar lijando ela igual ajusta a folga axial do brabrequim tirando espesura do mancal central , era um trabalho que realmente não gostaba de fazer mias sabe como que é ne quando uma pessoa é boa não sabe falar não e acaba fazendo mais o trabalhinho chato ,
exelente explicação da folga ,aperta para acentar a capa dorolamento e so depois regula a folga , nas rodas como a dos vw que usa rolamento de esse tipo faz o mesmo aprroja e depois regula a folga .
olhando seu video lembrei da ultima vez que arrumei algo no carro e talvez seja util para vc , para ussar a lanterna do telefone eu enrrolo ele em filme de pvc ,aquele de empacotar a comida mesmo coloco umas 3 voltas se for fino umas 4 , a tela funciona sem problema e não fica com pena de pegar nele com a mão cagada de graxa ou oleo , para filmar so corta o film aonde tem a camer mais não vai melecar o telefone , sempre fazzo isso porque vc sabe como que é , mão limpa ninguem liga mão suja sempre tem alguem que liga kakakakakak e para filmar acho que pode ser uma boa
repito vc tem coragem ,ate mecanico foje de esse trabalho

Obrigado Chirola, a ideia do plástico é ótima, nem tinha pensado nisto, farei isto na proxima porque eu tive que limpar este celular umas 5 vezes kakakakk.
Sobre o rolamento, a roda traseira do Monza usa igual e são os mesmos rolamentos do fusca, eu tive um Monza por 11 anos e tive fusca e Brasilia, a diferença que nas rodas usam graxa. Ainda estou com ideia de trocar o pinhão, vai dar um trabalho desgraçado pra trocar ele apesar que tem hora que andando eu desisto porue o carro ficou perfeito e achei uma Caixa C374 +, a diferença é este +, nem sei se o pinhão é igual e saiu a caixa C374 e C374 + no GLS, não sei se é vantagem trocar a caixa inteira, afinal a minha é perfeita e se eu for mexer vou para o elevador, este entra e sai de baixo do carro quebra qualquer um e mesmo estando nos cavaletes, traseira na parede livre de um choque por trás, ainda me dá medo entrar ali embaixo.
E foi a primeira vez que desmontei um diferencial kakakakkakak
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 25 Jul 2025, 18:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje este entra e sai de baixo do carro quebra qualquer um e mesmo estando nos cavaletes

akkaakkak por isso paguei quando quebro a minha caixa , ja desmontei diferencial e no chão da pra fazer so que sofre , no elevador é bem diferente vc consegue soltar o agregado completo levantar o carro e deixar o agregado nos cavaletes ou no chao mesmo , coloca uma mesa debaixo do caro puxa a caixa e fica na mesa de boa depois levanta mais o carro pra trabalhar na caixa e faz muito pouca força , a caixa desmonta ela em pe (lembra tirar o oleo primeiro antes de tirar a caixa do carro , coloca a capa seca para baixo , tira a tampinha lateral e as engrenagens da quinta , solta os parafusos da carcaza tira o diferencial e so puxa a carcaza , não e dificil , quando monta sempre tem que chequear que monto no ponto morto para não ficar marcha encavalada , mais não e dificil se tem ferramentas , e empo
o fil no telefone akkakakaka uso muito a lanterna de telefine es foi a solução , tinha comprado um celular novo e não queria cgar ele de graxa , geralmente passo o film cruzado uma capa verical outra na orizontal para evitar que pousa enrar oleo ou molhar , ajuda pracas .
eu sei que vai trocar o pinhão em qualquer momento kakakakaka
vai tirar de letra , não é dificil , mais é trabalho para um dia todo e ficar moido ou pra fazer em dois ou ate 3 dias e não ficar quebrado das costas

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Jul 2025, 18:41

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje este entra e sai de baixo do carro quebra qualquer um e mesmo estando nos cavaletes

akkaakkak por isso paguei quando quebro a minha caixa , ja desmontei diferencial e no chão da pra fazer so que sofre , no elevador é bem diferente vc consegue soltar o agregado completo levantar o carro e deixar o agregado nos cavaletes ou no chao mesmo , coloca uma mesa debaixo do caro puxa a caixa e fica na mesa de boa depois levanta mais o carro pra trabalhar na caixa e faz muito pouca força , a caixa desmonta ela em pe (lembra tirar o oleo primeiro antes de tirar a caixa do carro , coloca a capa seca para baixo , tira a tampinha lateral e as engrenagens da quinta , solta os parafusos da carcaza tira o diferencial e so puxa a carcaza , não e dificil , quando monta sempre tem que chequear que monto no ponto morto para não ficar marcha encavalada , mais não e dificil se tem ferramentas , e empo
o fil no telefone akkakakaka uso muito a lanterna de telefine es foi a solução , tinha comprado um celular novo e não queria cgar ele de graxa , geralmente passo o film cruzado uma capa verical outra na orizontal para evitar que pousa enrar oleo ou molhar , ajuda pracas .
eu sei que vai trocar o pinhão em qualquer momento kakakakaka
vai tirar de letra , não é dificil , mais é trabalho para um dia todo e ficar moido ou pra fazer em dois ou ate 3 dias e não ficar quebrado das costas

kakakak, estou quase desistindo, o carro ficou muito bom com estes dentes quebrados, ou pedaços de 4 dentes quebrados ai eu mostrei para um amigo que tem um Astra e é motorista de uma carreta lá na empresa e ele disse para não perder tempo, meu carro não tem força para quebrar o resto e o que quebrou foi porque passou algo de ferro ali e sim passu mesmo. O maior problema e achar a caixa certa a minha é C374 e eu achei C374 +, Não sei se o pinhão dela é diferente ou não, achei por R$1.000,00
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Jul 2025, 08:33

BICOS INJETORES BOSCH, VERDADEIROS OU FALSOS? Tem vários vendedores vendendo estes bicos pela internet, eu comprei o meu em uma Auto Peças aqui na cidade que representa a Bosch, o video mostra como é um Bosch Verdadeiro caso alguem queira comparar

https://www.youtube.com/shorts/tPE6nDRb9Rc
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » Hoje, 08:39

TROCAR O MOTOR MARCADOR GASOLINA VECTRA, este trabalho serve para trocar todos os motores do painel, dicas de como tirar os ponteiros, montar e calibrar da forma correta. Tudo sem quebrar nada

https://www.youtube.com/watch?v=0DDTqwoNjFA
Imagem

1391 mensagens