chirola escreveu:Fuente del Mensaje vi uma materia de aditivos , radiadores e corroção a um tempo ,não lembro aonde que vi e comentaba algo interesante e ingenhero comentaba sobre a corroção do cabeçote e explicaba que muita vezes a corroção e causada por não purgar o ar do sistema de arrefecimento , segundo a explicação o ar se aloja na parte superior do no caso o cabeçote e cuando esquenta a agua fica cuase fervendo la (a agua ferve a 90graus ) e fica bobulhando la no cabeote e iso e o que causa a maioria da corroção nos cabeçotes aquele borbulhar vai criando microporos no material por serem feitos de ligas blandas (ligas de aluminho ) e mesmo colocando aditivo de cualidade se não for bem feito pode corroer o cabeçote .
a junta do carter do cambio do meu carro e de papelão , troque a cuatro anos e coloque so comgraxa nela ,para quem não sabe se coloca graxa para que fique impermeavel e cubra microfisurinhas ou riscaos se tem riscos fundos ou marcas so com cola mesmo cuando falo micro risquinhos comparo com as marcas que uma fresadora deixa em um cabeçote plainado .
asisti o video meu amigo e so gera mais duvidas vc ja troco eses tuchos umas treis vez e com os dois cabeçotes o barulhoe estaba la , se fose bomba de oleo ruim o virabrequim ja teria sentido iso ele é o primeiro a ser lubrificado pela bomba e so depois o oleo sobe para o cabeçote .
o cuarto cilindro continua carbonizando na cabeça do pistão? lembro que so ele carbonizaba e é o mais perto do barulho tenta ouvir mais perto da camisa posivel ou na base do cabeçotef vc ez uma geral nos dois cabeçotes coloco comando tuchos balancim e escoras novas original , cuando desmonto vc olho as camisas ? noto se a do cuarto cilindro tinha alguma marca
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tudo isto é suposição porque a parte embaixo não bate realmente nada, talvez eu meça a pressão dele, mas acho tão chato desmontar um monte de coisa para conectar este medidor que até me desanimo a fazer.
chirola escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tudo isto é suposição porque a parte embaixo não bate realmente nada, talvez eu meça a pressão dele, mas acho tão chato desmontar um monte de coisa para conectar este medidor que até me desanimo a fazer.
cuando medi a preção da bomba de oleo no meu carro coloque o manimetro no lugar da cebolinha .
ja sofri com comando de chevette que te o mesmo sistema de balancim so que sem tuchos hidraulicos e ate o angulo que fica posicionado o balancim pode facer barulho da uma olhada na cabeça do tucho que vc tiro se tem alguma marca de desgaste no chevete tinha um balancim que não encostaba cetinho na cabeça do tucho e dava um pouco de barulho . como que o buraco do balancim era um pouco maior do que a cabeça do tucho e dava uma danzadinha a cada giro do motor .
sei que vc troco tudo mais vc em os tuchos que tiro na mão , sinceramente ja to ficando sem ideias kakakakak, pega algum balancim velho e ve se o acople com o tucho que tiro é perfeito ou fica algumafolguinha que posa justificar o barulho , pergunte da camisa e pistão para descartar posivel batida de saia ou de pino de pistão mais vc fala que é bem claro na parte de cima então descarto
jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Pra colocar oleo posso fazer pelo bujao do respiro? ou ali na lateral prox a homocinetica já da o nivel certo dele?
jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Sim estava lendo o manual e diz lá oleo mineral SAE 80RTL p engrenagem helicoidal na coloração vermelha (ACDELCO 93257390) ou equivalente Ipiranga Isafluido 556, mas isso naquela epóca né... melhor ir atualizado de sintetico mesmo! seria este aqui?
cod 94728699
SAE 75W85
R$118 /litro
Pra colocar oleo posso fazer pelo bujao do respiro? ou ali na lateral prox a homocinetica já da o nivel certo dele?
Sobre o aditivo fiquei preucupado agora... sempre vi falarem bem dessa marca inclusive um mecanico amigo meu de longa data... qual voce recomenda?
Como ainda nao troquei a valv termostatica posso aproveitar e ja trocar o aditivo quando for fazer...
chirola escreveu:Fuente del Mensajejm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Pra colocar oleo posso fazer pelo bujao do respiro? ou ali na lateral prox a homocinetica já da o nivel certo dele?
Eu coloco pela cebolinha da re vai direto no Carter, na minha caixa tem oleo 80,
jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Chirola, a cebolinha da re seria aquele conector na frente, prox ao cabo atuador embreagem?
Esse 80 que esta usando e o Isafluido 556?
Almeidao, o procedimento correto pelo que entendi seria tirar o carter pra esvaziar tudo, nova junta ou silicone ali blza, ai abro aquele plug prox homocinetica e adiciono oleo (pelo respiro ou cebolinha re) ate escorrer ali no plug homocinetica pra ficar no nivel certo, mas o carro tem que estar nivelado com o solo pra nao dar diferenca
Ai vai em torno de 1.5-1.8L?
Sobre oleo sintetico, tenho um amigo que mora no exterior e esta com um hyundai elantra ano 2001 manual, ele nao achou oleo cambio pro carro dele, disse que foi em concessionaria e pesquisou bastante e foi indicado oleo pra cambio manual da nissan 75w85 sintetico pois tinha as mesmas homologacoes da hyundai. Ele disse que cambios manuais antigos tem um material que reage usando oleos com aditivos que nao estao homologados pra ele.
Achei interessante compartilhar, vi no mercado livre tem varios oleos nessa medida sinteticos de outras montadoras, ate motul e petronas, será que no fim é tudo igual? ficaria bom no vectra?
Sobre o aditivo realmente os carros que usei ele vendi em 2 ou 3 anos e nunca cheguei a abrir pra olhar la como estava... no reservatorio fica limpo e aquele famoso teste com bombril no copo dagua tbm fica sem ferrugem limpinho, mas ali no copo a agua esta parada sem os cliclos de temperatura né... vou atras desse havoline.
Outra coisa pessoal, o meu carro vazou bastante agua (uns 400ml) em cima do cambio quando frio... fui ver é na saida do reservatorio (mangueira que vai pro tubo dagua) esta com aquelas presilhas de pressao originais gm ainda, pq sera que acontece isso? Pensando se troco a mangueira ou coloco abracadeira normal de aperto mesmo.
jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Chirola, a cebolinha da re seria aquele conector na frente, prox ao cabo atuador embreagem?
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu tambpem relutei muito antes de colocar o sintético novo, pesquisei muito e com o chefe da mecanica aqui da GM que tinha na época uns 30 anos de GM
chirola escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu tambpem relutei muito antes de colocar o sintético novo, pesquisei muito e com o chefe da mecanica aqui da GM que tinha na época uns 30 anos de GM
sim mais vc estudo o asunto e converso compessoas entendidas que ja tinham testado a larga escala , tem gente que simplesmente pega e coloca o que na sua cabeça acha melhor sem se informar antes , ja vi gente tirar oleo 20w50 mineral do motor e colocar 5w30 sem trocar sequer o filtro e tirar o resto do carter e ja é sabido que misturar oleos pode criar borras no motor não e errado mudar o oleo mais deve ser feitoda forma correta tambem imagino que colocar oleo 75w85 na caixa de marchas não vai perjudicar por manter a mesma viscocidade mais tem que facer da forma correta , retirar o oleo velho limpar bem o carter da caixa e deixar escorrer o oleo velho , e depois fechar e colocar oleo novo .
vi o video do tucho que vc comento e tem realmente umas marcas mais brilhosas na cabeça dele , teria que ver como ele acopla em um balancim , como comente antes no chevette dependendo do balancin e o tucho mudaba o angulo do balancin e acababa gerando um desgaste erado ja sofri com o comando do chevette que tem o mesmo sistema do vectra , iso foi resolvido com os balancim roletados que ja trabalham com folga cuase cero .
acho que vc deve ter as peças que tiro do carro compara om tucho dos velhos com os novos para ver se asenta da mesma forma o balancin , acho cuase imposivel l os dois cabeçote ter folga no mesmo alojamento de tucho .
vejo que vc é asim como eu , cuando sisma vai ate achar o porque do barulho kakakakakak
jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Esse e o que consta no manual do meu 99/00
Cambio dele é o F18 cod 90522000
Abriu uma autozone aqui perto de casa, eles tem todo tipo de oleo lá vou passar mais tarde e verificar, gosto de olhar não marca/modelo mas sim o fabricante/cnpj atras da embalagem, de onde vem... e as homologacoes (problema e ter tempo de ficar comparando item por item) mas se encontrar algum desses que vcs citaram faço comparação pra ver se vem tudo do mesmo “saco” ou nao hehe, se achar o original acdelco ja pego ali mesmo. Vou aproveitar e ver se acho o aditivo havoline tbm.
Sobre a mangueira acho que vou por presilha de aperto mesmo por hora pra ver se resolve... o reservatorio e novo e nao achei essa mangueira aqui mas a minha esta boa ainda, estranho ter tido esse vazamento so depois de frio...
Vou trocar o filtro e bomba de combustivel tbm, tirei aqui pra ver e esta todo sujo o tanque e bomba original ainda nao da nem pra ler o cod dela mais, fui cotar e recomendaram a do flex, procede? A padrao 3bar.
Valeu pessoal, depois de tudo feito e so curtir a nave, gostando demais do carro.
jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Vou trocar o filtro e bomba de combustivel tbm, tirei aqui pra ver e esta todo sujo o tanque e bomba original ainda nao da nem pra ler o cod dela mais, fui cotar e recomendaram a do flex, procede? A padrao 3bar.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Com certeza ou eu acho o problema ou confirmo que o problema não tem jeito kakakka. Os antigos não tem as marcas, mas percebi que nçao tem o mesmo brilho.
chirola escreveu:Fuente del Mensajejm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Vou trocar o filtro e bomba de combustivel tbm, tirei aqui pra ver e esta todo sujo o tanque e bomba original ainda nao da nem pra ler o cod dela mais, fui cotar e recomendaram a do flex, procede? A padrao 3bar.
a do flex e a mesma bomba , 90% das bombas são de 3 bar , no meu carro tem uma marelli a mais de 3 anos e não incomoda troque em uma viagem e no interior pedi bomba para o vectra , o vendedor respondeu que não tinha kakakak pedi uma para um corsa mesmo que na verdade é a mesma bomba (falando do refil da bomba e não do copo )
oleo ac delco sae80 esta discontinuado ,pela informação que comento almeidão nas concesionarias ja é utilizado para cambio de oleo de caixa o 75w85 e testado a larga escala não tera problemas se colocar ele .Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Com certeza ou eu acho o problema ou confirmo que o problema não tem jeito kakakka. Os antigos não tem as marcas, mas percebi que nçao tem o mesmo brilho.
bem extranho esas marcas , tambem gosto de achar o porque das coisas , porque sim e uma resposta para criança de 5 anos kakakakakakak.
e mais em mecanica que tem poucas variaveis e as folgas mudam centecimos se tem barulho que não deveria é porque tem algo que não esta certo ou não encaixa ou não respeita as folgas ,
Usuários navegando neste fórum: Agnaldo_Paz e 102 visitantes