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Faça você mesmo / TutoriaisAjustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

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Arquiteto
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Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Arquiteto » 30 Jun 2013, 22:37

SE vc ja lubrificou o mecanismo da alavanca com graxa de silicone (propria pra engrenagens plasticas)
e o terminal da haste dentro do cofre do motor ... e continua com dificuldade para engatar algumas marchas
vc pode partir pra um ajuste do trambulador ...

LEIA TODO TOPICO COM ATENÇAÕ ANTES DE DECIDIR FAZER O PROCEDIMENTO ...


AS FERRAMENTAS SÃO UMA CHAVE 13 OU 1/2 E DUAS BLOCAS DE 5mm

1º - DESENGATAR A ALAVANCA DE CÂMBIO, DEIXANDO EM PONTO MORTO
esse nem tirei foto né

2º SOLTAR O PARAFUSO DO VARÃO DO CAMBIO, LÁ ATRÁS DO MOTOR - SOLTE ATÉ BAMBEAR UM POUCO, NÃO PRECISA TIRÁ-LO TODO
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3º VÁ NO TRAMBULADOR DE MARCHAS E RETIRE O PINO PLÁSTICO COMO MOSTRA FIGURA, LÁ EM BAIXO

obs.:
No Vectra B o pino plastico não sai ele tem uma mola ...


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DETALHE DO PINO ...

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4º AGORA COLOQUE UMA DAS BROCAS DE 5mm NO LUGAR DESSE PINO Q TIROU PARA TRAVAR O TRAMBULADOR OK, LEMBRE-SE NÃO BASTA SÓ COLOCAR A BROCA NO BURADO, SEGURE NA HASTE DE MUDANÇA E EMPURRE PRA FRENTE E PARA TRAS BEM DE LEVE (ENTRANDO E SAINDO DO TRAMBULADOR) PARA A BROCA PRENDER CERTINHO

obs.: No Vectra B ...
aperte o pino plastico para colocar o trambulador do cambio na posição correta.
Para colocar ele na posição a alavanca fica mais ou menos entre a 1º e a 2º

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5º FAÇA O MESMO COM A ALAVANCA DE MARCHAS, RETIRE AQUELA PROTEÇÃO DE COURO, SÓ PEGANDO NAS LATERAIS E PUXE PARA CIMA Q ELE DESENCAIXA
PUXE A ALVANCA PARA A ESQUERDA, VC VERÁ UM PEQUENO BURADO ONDE COLOCARÁ A BLOCA DE 5 mm E OUTRO NA PARTE LATERAL, PRENDENDO A ALAVANCA

Imagem

6º FEITO ISSO, AGORA VOLTE NO PARAFUSO E APERTE E PRENDA O VARÃO DO CAMBIO DA MESMA FORMA Q VC DESAPERTOU

Imagem

7º RETIRE AS BROCAS, VOLTE O PINO DO TRAMBULADOR PARA O LUGAR NORMAL

obs.: No Vectra B ...
aperte o pino plastico para travar o trambulador do cambio na posição correta.

Imagem

8º VOLTE A TAMPA DA ALAVANCA DE MARCHAS PRO LUGAR

9º PRONTO, SÓ CURTIR SEU CAMBIO ORIGINALZÃO DE FÁBRICA DENOVO
FICA PERFEITO!!!!
FACINHO DE FAZER

creditos do topico:

Paulo Mendes Campos

e Danilo Fugi




perguntas e duvidas frequentes ...



Tenho um Vectra B, devo fazer todas essas operações em que marcha?

você verá que a alavanca de câmbio fica travada por uma broca de 5mm. A alavanca não está em marcha nenhuma.

Esse procedimento também serve para o VGSI??
Sim, serve para o GSI

Aquele pino no trambulador, no meu ele não vai pra dentro... eu aperto mas ele não vai. ai eu tirei ele e coloquei uma broca, mas como q eu vou saber se ele travou o trambulador? ou entrou um pedaço da broca mas não encaixou no buraco la no trambulador?

sabe-se que travou se, movimentando a haste (como se fosse a alavanca de cambio)se a mesma ficar rigida, e porque está travada.




Considerações do usuario Simon Macedo


Minhas impressões sobre o serviço no meu Vectra B.

Fatores a considerar.:
1º Só tente fazer esse serviço se vc tiver um mínimo de esperiência com mecanica. (troca de bateria, retirada de radiador, troca de reservatório do radiador, mangueiras e etc.)
2º Só tente fazer esse trabalho se tiver certeza que a alavanca de macha pode melhor a precisão de engates ou se alguma macha está aranhado. Do contrário uma boa lubrificação no trambulador e aste de mudança já melhora eventuais outros problemas.
3º Vectras que possuem sistema de ar quente operando vai dificultar ainda mais o seu trabalho no desaperto e aperto do parafuso que prende o varão da alavanca de cambio.
4º Vectras que possuem ABS também vai dificultar o trabalho pois o módulo fica encima do pino de ajuste do trambulador.
5º Ao desapertar e apertar o parafuso que prende o varão ao trambulador, não aperte em demasia. Não faça que nem eu que espanei o parafuso e depois tive que adaptar um outro parafuso com uma porca embaixo. Juro que vou troca-lo mandar trocar quando possível. :007:

Diferenças Vectra A e B.
A princípio comparando com as fotos de Fugi é apenas o pino plastico de ajuste do trambulador que no vectra B é um pino de ferro com uma mola que não deve ser retirado ao contrario do Vectra A e sim apertado (por incrivel que pareça eu tentei tira-lo sem sucesso). A aperta-lo vc deve deixar a alavanca de cambio em ponto morto e fazer pequenos movimentos no sentido horario e anti horario no trambulador (como se vc estivesse colocando o carro em ponto morto o qual vc empurra a alavanca de cambio para esquerda e para direita), ao fazer esse movimento vc sentirá o pino de travamento descer e travar o trambulador (não é necessário outra broca de furadeira 5 para ajustar o pino).

Conclusões.:
Depois dos avisos acima, pode fazer o trampo que fica bom.
Eu não tive a mesma sorte e acabou que ficou a mesma coisa ou seja a minha alavanca já estava bem ajustada. Bom é lógico que aprendi pra caramba pois tive que ajustar umas 4 vezes até pegar as manhas além de perder o meu sabado.

Fica ai a dica para outros mexanicos de fim de semana como eu queiram se aventurar nesse trampo.
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Ricardo Crispim
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Ricardo Crispim » 10 Jul 2013, 15:49

Excelente tutorial, me ajudou muito com meu ex VGL..

Forte abraço!!!!!!!!

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JoãodoValle
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por JoãodoValle » 16 Jul 2013, 14:28

Ainda farei isso, mas aproveitando a deixa, o esses dias desmontei a coifa do cambio para lubrificar, e notei que o anel de borracha que fica naquela bola ali dentro estava todo desintegrado, como troco aquilo?

pretogls98
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por pretogls98 » 16 Ago 2013, 01:59

Acabei de chegar no clube e acheii sensacional esses topicos de faça voce mesmo... muito massa. mas essa ai eu nao tento nao... muito complicado.

Anderson_Duarte
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Anderson_Duarte » 19 Dez 2013, 22:46

opa! beleza?? serve pro vectra com ré pra trás? (em baixo da quinta)

alexspr
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por alexspr » 17 Jan 2014, 21:15

No Vectra b vc aperta pra ajustar ele no lugar, ai depois aperta dinovo para travar? fique na dúvida.

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Arquiteto » 17 Jan 2014, 21:34

alexspr escreveu:No Vectra b vc aperta pra ajustar ele no lugar, ai depois aperta dinovo para travar? fique na dúvida.


99% que seja assim ...ja que o pino não sai

Anderson_Duarte escreveu:opa! beleza?? serve pro vectra com ré pra trás? (em baixo da quinta)


neste caso o sistem e diferente e por cabo e não tem o varão ...
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por alexspr » 17 Jan 2014, 22:23

entao acabei soltando o parafuso e agora eu aperto o pino e ele volta, não fica apertado, é assim mesmo?

"A aperta-lo vc deve deixar a alavanca de cambio em ponto morto e fazer pequenos movimentos no sentido horario e anti horario no trambulador (como se vc estivesse colocando o carro em ponto morto o qual vc empurra a alavanca de cambio para esquerda e para direita), ao fazer esse movimento vc sentirá o pino de travamento descer e travar o trambulador"

Não consegui fazer esse procedimento, o pino não desce e nem trava.

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por alexspr » 18 Jan 2014, 01:09

Enfim consegui.

Girando a haste ate que o maldito travo, pelo menos deu pra pega a manha do negocio

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Arquiteto » 20 Jan 2014, 00:06

parabéns alexspr ...venceu na persistencia :88:
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Renato_RJ » 21 Abr 2014, 12:07

Fiz esse procedimento, porem a minha ré continua muito ruim de engatar depois que utilizo a quinta, se puderem façam esse teste no Vectra de vcs pra mim ver se é crônico.: Com o carro na garagem mesmo, engate a quinta e logo em seguida, tente engatar a ré, a minha fica travada, pra mim engatar a ré novamente, tenho que movimentar a alavanca da primeira pra segunda e dou dois trancos na ré, acredito eu que um "pra alinhar" e o outro pra engatar mesmo...
se puderem me ajudar, eu agradeço!

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por leogomes » 22 Jul 2014, 08:34

amigo tenta trocar os reparos do trambulador em cima do cambio e os reparos da alavanca dentro do carro e o anel de borracha na alavanca que fica la dentro tambem. no meu fiz isso e melhorou 99% (verifique tambem no cofre do motor onde o varao é parafusado se nao tem coxim emborrachado quebrado ou descolado, prox aquelas presilhas de ferro. eles são 2 coxims no vectr b)

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por JackRider » 29 Set 2014, 14:10

sou novo por aqui, comprei meu 2.2 8v a pouco tempo e estou vendo algumas coisas q vou precisar fazer nele pra deixar tudo em ordem....
bom, no vectra B... esse pino plastico com mola serve pra algum ajuste direto?? digo apertando ou afrouxando ele acontece o q?
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Arquiteto » 30 Set 2014, 18:35

JackRider escreveu:sou novo por aqui, comprei meu 2.2 8v a pouco tempo e estou vendo algumas coisas q vou precisar fazer nele pra deixar tudo em ordem....
bom, no vectra B... esse pino plastico com mola serve pra algum ajuste direto?? digo apertando ou afrouxando ele acontece o q?


jack ... destaquei do topico ...

Diferenças Vectra A e B.
A princípio comparando com as fotos de Fugi é apenas o pino plastico de ajuste do trambulador que no vectra B é um pino de ferro com uma mola que não deve ser retirado ao contrario do Vectra A e sim apertado (por incrivel que pareça eu tentei tira-lo sem sucesso). A aperta-lo vc deve deixar a alavanca de cambio em ponto morto e fazer pequenos movimentos no sentido horario e anti horario no trambulador (como se vc estivesse colocando o carro em ponto morto o qual vc empurra a alavanca de cambio para esquerda e para direita), ao fazer esse movimento vc sentirá o pino de travamento descer e travar o trambulador (não é necessário outra broca de furadeira 5 para ajustar o pino).
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por JackRider » 01 Out 2014, 15:11

sim... entendi a parte em que ele entra no tutorial... mas minha duvida é se eu apertar ou soltar somente ele... sem fazer mais nada... o que ocorre?? quero saber antes de sair fazendo besteira...rs
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Vitor Sampaio » 10 Nov 2014, 10:11

Poxa, me ajudou muito! Obrigado :)

Ewerton Neves
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Ewerton Neves » 28 Dez 2014, 23:20

Fiz o procedimento passo a passo, vi vídeo também sobre o mesmo procedimento. Porem no meu vectra A 1995, não funcionou, no lugar da ré entra a primeira e por ai vai.
quando acerto a ré, o carro fica sem a quinta!
foi subestituido as buchas do trambulador e da alavanca, parte interna.
Alguma sugestão ? poque já não sei mais o que faço ja são 15 dias nesse perrengue!

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Arquiteto » 29 Dez 2014, 10:46

ewerton seu caso parerce ser algo alel do ajuste ...

de repente o Almeidão pode dar alguma sugestão ...
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Mantenedor » 29 Dez 2014, 11:37

Gostei do tópico , quando o tema é mecânica me anima bastante.
Um pergunta estes ajustes não difere em nenhum modelo de motorização : 2.0 , 2.2 e 2.0 16 e 2.2 16 válvulas.
Vejo o que dificulta o ajuste são os modelos com ar quente , ABS ...
Alguém tem a informação lubrificante pode ser usado neste conjunto , seria qualquer graxa a base de silicone mesmo?!

Parabéns pelo tutorial

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Ewerton Neves » 30 Dez 2014, 23:15

enfim resolvi o problema.
Foi necessário trocar o liame na tampa da caixa(cambio).
fiz a regulagem segundo a postagem acima e as marchas estão zeradas, so estou estranhando as marchas e alavancas estão mais justas.

Obrigado amigos

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