e o terminal da haste dentro do cofre do motor ... e continua com dificuldade para engatar algumas marchas
vc pode partir pra um ajuste do trambulador ...
LEIA TODO TOPICO COM ATENÇAÕ ANTES DE DECIDIR FAZER O PROCEDIMENTO ...
AS FERRAMENTAS SÃO UMA CHAVE 13 OU 1/2 E DUAS BLOCAS DE 5mm
1º - DESENGATAR A ALAVANCA DE CÂMBIO, DEIXANDO EM PONTO MORTO
esse nem tirei foto né
2º SOLTAR O PARAFUSO DO VARÃO DO CAMBIO, LÁ ATRÁS DO MOTOR - SOLTE ATÉ BAMBEAR UM POUCO, NÃO PRECISA TIRÁ-LO TODO

3º VÁ NO TRAMBULADOR DE MARCHAS E RETIRE O PINO PLÁSTICO COMO MOSTRA FIGURA, LÁ EM BAIXO
obs.:
No Vectra B o pino plastico não sai ele tem uma mola ...

DETALHE DO PINO ...

4º AGORA COLOQUE UMA DAS BROCAS DE 5mm NO LUGAR DESSE PINO Q TIROU PARA TRAVAR O TRAMBULADOR OK, LEMBRE-SE NÃO BASTA SÓ COLOCAR A BROCA NO BURADO, SEGURE NA HASTE DE MUDANÇA E EMPURRE PRA FRENTE E PARA TRAS BEM DE LEVE (ENTRANDO E SAINDO DO TRAMBULADOR) PARA A BROCA PRENDER CERTINHO
obs.: No Vectra B ...
aperte o pino plastico para colocar o trambulador do cambio na posição correta.
Para colocar ele na posição a alavanca fica mais ou menos entre a 1º e a 2º

5º FAÇA O MESMO COM A ALAVANCA DE MARCHAS, RETIRE AQUELA PROTEÇÃO DE COURO, SÓ PEGANDO NAS LATERAIS E PUXE PARA CIMA Q ELE DESENCAIXA
PUXE A ALVANCA PARA A ESQUERDA, VC VERÁ UM PEQUENO BURADO ONDE COLOCARÁ A BLOCA DE 5 mm E OUTRO NA PARTE LATERAL, PRENDENDO A ALAVANCA

6º FEITO ISSO, AGORA VOLTE NO PARAFUSO E APERTE E PRENDA O VARÃO DO CAMBIO DA MESMA FORMA Q VC DESAPERTOU

7º RETIRE AS BROCAS, VOLTE O PINO DO TRAMBULADOR PARA O LUGAR NORMAL
obs.: No Vectra B ...
aperte o pino plastico para travar o trambulador do cambio na posição correta.

8º VOLTE A TAMPA DA ALAVANCA DE MARCHAS PRO LUGAR
9º PRONTO, SÓ CURTIR SEU CAMBIO ORIGINALZÃO DE FÁBRICA DENOVO
FICA PERFEITO!!!!
FACINHO DE FAZER
creditos do topico:
Paulo Mendes Campos
e Danilo Fugi
perguntas e duvidas frequentes ...
Tenho um Vectra B, devo fazer todas essas operações em que marcha?
você verá que a alavanca de câmbio fica travada por uma broca de 5mm. A alavanca não está em marcha nenhuma.
Esse procedimento também serve para o VGSI??
Sim, serve para o GSI
Aquele pino no trambulador, no meu ele não vai pra dentro... eu aperto mas ele não vai. ai eu tirei ele e coloquei uma broca, mas como q eu vou saber se ele travou o trambulador? ou entrou um pedaço da broca mas não encaixou no buraco la no trambulador?
sabe-se que travou se, movimentando a haste (como se fosse a alavanca de cambio)se a mesma ficar rigida, e porque está travada.
Considerações do usuario Simon Macedo
Minhas impressões sobre o serviço no meu Vectra B.
Fatores a considerar.:
1º Só tente fazer esse serviço se vc tiver um mínimo de esperiência com mecanica. (troca de bateria, retirada de radiador, troca de reservatório do radiador, mangueiras e etc.)
2º Só tente fazer esse trabalho se tiver certeza que a alavanca de macha pode melhor a precisão de engates ou se alguma macha está aranhado. Do contrário uma boa lubrificação no trambulador e aste de mudança já melhora eventuais outros problemas.
3º Vectras que possuem sistema de ar quente operando vai dificultar ainda mais o seu trabalho no desaperto e aperto do parafuso que prende o varão da alavanca de cambio.
4º Vectras que possuem ABS também vai dificultar o trabalho pois o módulo fica encima do pino de ajuste do trambulador.
5º Ao desapertar e apertar o parafuso que prende o varão ao trambulador, não aperte em demasia. Não faça que nem eu que espanei o parafuso e depois tive que adaptar um outro parafuso com uma porca embaixo. Juro que vou troca-lo mandar trocar quando possível. :007:
Diferenças Vectra A e B.
A princípio comparando com as fotos de Fugi é apenas o pino plastico de ajuste do trambulador que no vectra B é um pino de ferro com uma mola que não deve ser retirado ao contrario do Vectra A e sim apertado (por incrivel que pareça eu tentei tira-lo sem sucesso). A aperta-lo vc deve deixar a alavanca de cambio em ponto morto e fazer pequenos movimentos no sentido horario e anti horario no trambulador (como se vc estivesse colocando o carro em ponto morto o qual vc empurra a alavanca de cambio para esquerda e para direita), ao fazer esse movimento vc sentirá o pino de travamento descer e travar o trambulador (não é necessário outra broca de furadeira 5 para ajustar o pino).
Conclusões.:
Depois dos avisos acima, pode fazer o trampo que fica bom.
Eu não tive a mesma sorte e acabou que ficou a mesma coisa ou seja a minha alavanca já estava bem ajustada. Bom é lógico que aprendi pra caramba pois tive que ajustar umas 4 vezes até pegar as manhas além de perder o meu sabado.
Fica ai a dica para outros mexanicos de fim de semana como eu queiram se aventurar nesse trampo.