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Faça você mesmo / TutoriaisAC vectra A Cuspindo Espuma (Resolver com menos de R$20,00)
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Luis_Oliveira
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AC vectra A Cuspindo Espuma (Resolver com menos de R$20,00)

por Luis_Oliveira » 16 Mai 2013, 08:37

Bom galera, a algum tempo o ac do meu querido vecão está parado. Essa semana resolvi ir atrás do problema e resolve-lo (está MUITO calor por aqui !). Pois bem, passei em uma oficina especializada e marquei de levar o carro na manhã de quinta-feira, dia 06/12 (semana que vem).

Apesar do ac parado, a ventilação funcionava, portanto eu estava ciente de que o vecão estava cuspindo pedaços de uma espuma fedorenta na minha cara toda vez que eu ligava a ventilação. Precisava resolver isso antes de consertar o ac, e foi o que eu fiz !
Além de cuspir a tal da espuma, o ar dos dutos centrais estava MUITO fraco, então resolvi procurar sobre o problema, e encontrei bastante gente aqui no clube na mesma situação. Em um dos tópicos que encontrei, um membro dizia que existe aqui mesmo no clube um how2 sobre como eliminar a espuma e tal, porém não encontrei o dito cujo !

Estou criando este tópico para ajudar os amigos que estiverem na mesma situação.
O que venho a dizer em primeiro lugar: NÃO CAIAM NA LÁBIA DOS MEXÂNICOS !!
Acabar com essa maldita espuma e fazer seu ar voltar a ventilar com a potencia normal é possível SIM, e bem mais fácil do que você imagina !!

É demorado ? R= Sim
Dá trabalho ? R= Sim, mas muito menos do que você possa imaginar..
Preciso pagar um absurdo pra um mexânico desmontar meu painel INTEIRO e deixar meu carro na mão do cara uns 2 dias ? NÃO !

Pois bem, chega de enrolação e vamos direto ao assunto.

Como a maioria já deve saber (ou pelo menos quem pesquisou um pouco sobre o assunto), o duto que liga a saída de ar ao difusor central, era originalmente revestida com uma espuma para amenizar possíveis barulhos. Como nosso querido vecão já é idoso, a maldita da espuma não resiste ao tempo e acaba por apodrecer e se despedaçar, e isso causa dois problemas principais:

1: SUJEIRA
A espuma acaba se esfarelando ao ponto de virar uma poeira nojenta, que, com a ventilação ligada, é jogada em você e no seu passageiro !

2: Perda de "potência" da ventilação e do ac
O duto que liga a saída de ar ao difusor central, fica originalmente preso tanto no difusor, quanto na saída, pela bendita da espuma, ou seja, quando a espuma deixa de estar lá, a conexão e a vedação entre os dois deixa de existir ! Para piorar a situação ainda mais, o duto é todo cheio de furos (como podem ver nas fotos), e mesmo que estivesse encaixado no difusor e na saída de ar, o precioso ar gelado do ac, ou mesmo o ar da ventilação, escaparia pelos furos !

Eis a solução: retirar o duto, vedar os furos com silver tape, revestir as bocas do duto com espuma e encaixa-lo novamente no painel !

O que comprei:
Espuma para colchão de densidade que desconheço (R$8,00)
Rolo de silver tape (R$10,00)

Com a espuma e a fita em mão, é hora de colocar a mão na massa !

Comecei retirando o porta-luvas, sem segredos aqui, retire as duas travas do porta-mapas e puxe-o para fora, abra o porta-luvas e retire os 4 parafusos (dois em cima, dois em baixo), retire o protetor dos difusores de ar para os pés girando as travas, puxe o porta-luvas para frente até desencaixar. Agora é só retirar o chicote da iluminação e a mangueira do ac que refrigera o porta-luvas (a minha estava podre, troquei por uma mangueira de nível, aquelas transparentes !)

Com uma chave de fenda pequena, retire a grade do difusor central (pode encaixar a chave por baixo e fazer uma forcinha como se fosse uma alavanca que ele desencaixa !), agora você precisa retirar o difusor em si para facilitar o trabalho ! O difusor possui 4 travas, 2 em cima, 2 em baixo. Como eu retire: usando a chave de fenda pequena, levante uma por uma das travas, encaixando algo em baixo dela para que não volte a travar (eu usei um pequeno prego). Depois de feito isso com as 4, é só puxar o difusor para frente que o mesmo deve se soltar !
Agora você precisa remover o botão do alerta, para isso basta encaixar a chave por trás do mesmo (entre o botão e o chicote) e novamente forcar como se fosse uma alavanca. Com o botão já removido, tire o chicote do difusor e pronto, você já tem o painel livre.

Agora você precisa remover o duto de ar (aconselho a fazer como fiz, e antes de continuar remover toda a espuma que ainda estiver inteira com as mão ou uma pinça, e depois passar um aspirador de pó por dentro do painel !

Aqui a parte mais chata, remover o duto de dentro do painel:
Olhando pelo buraco onde o porta-luvas é encaixado, você verá um chicote grosso que impede que você retire o duto (ele fica no caminho). Segurando este chicote, existem algumas abraçadeiras de plastico que podem ser soltas.
Solte as abraçadeira e empurre o chicote para baixo. Agora você já deve ter espaço o suficiente para trazer o duto para fora. Com jeitinho e um pouco de força bruta (hehehe) remova o duto pelo buraco do porta luvas. Antes de mais nada, lave bem o duto e limpe bem o painel por dentro, você não vai querer ter que abri-lo outra vez.. rs

Com o duto já limpo, vede todos os buracos com silver tape (eu passei a fita tanto por fora, quanto por dentro). Agora corte dois pedaços de espuma (um para a parte de cima do duto, outro para a de baixo) e teste se com estes dois pedaços o duto fica bem encaixado ao difusor. Se ficar bem encaixado cole os pedaços de espuma por dentro do duto (eu ia usar cola de contato, porem quando cheguei em casa é que fui ver que minha cola havia ficado aberta e estragou), usei a própria silver tape para prender a espuma ao duto.
Faça o mesmo para o outro lado (o que encaixa na saída de ar).

Todos os buracos vedados e a espuma presa as bocas do duto ? Hora de montar tudo de novo !

Pelo buraco do porta-luvas, entre com o duto e, passando a haste que fecha a saida de ar por dentro do duto, certifique-se de encaixar muito bem o duto a saída. Duto encaixado e vedado a saída ? Hora de entrar com o difusor !

Segurando o duto com uma das mãos pelo buraco do porta-luvas, encaixe o difusor no painel, certificando-se de que a haste de fechamento não fique presa embaixo do mesmo (aconteceu comigo), ao mesmo tempo vá encaixando o difusor no duto.

Depois que encaixar o difusor no painel e o mesmo ficar travado, certifique-se de que o mesmo ficou bem encaixado ao duto, e de que as conexões entre difusor-duto-saída ficaram bem vedadas pela espuma.

Agora é só encaixar a grade do difusor novamente e montar o porta-luvas no lugar !

Fotos do processo (devia ter tirado mais fotos.. =/):

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Porta-luvas removido (tirei o difusor do passageiro para arrumar..)

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Porta-luvas removido de outro angulo

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Grade do difusor central e botão do alerta removidos

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Porta-luvas e difusor central removidos (tive que trocar a iluminação dos comandos do ar que estava queimada, portanto desmontei o painel quase todo, mas não é necessário se for só limpar a espuma velha)

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Difusor central removido

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Saída de ar e haste de fechamento (ainda bem suja)

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Uma melhor visão da saída de ar

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Visão interna do painel pelo buraco do porta-luvas (duto já removido)

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A maldita da espuma (vejam a quantidade... E tem gente que acha que deixar a ventilação no máximo vai fazer com que saia tudo.. rsrs)

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Mais da espuma fedorenta

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Espuma, espuma e mais espuma !

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Duto de ar, depois de lavado (reparem nos furos)

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Duto de ar, depois de lavado (reparem nos furos)

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Duto de ar, depois de lavado (reparem nos furos)

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Furos vedados com silver tape e espuma colocada nas bocas do duto

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Furos vedados com silver tape e espuma colocada nas bocas do duto

É isso aí galera, espero que isso ajude os que estiverem com o mesmo problema...
Semana que vem vou pro mecânico consertar o ar !
O cara vai trocar os selos do compressor, trocar todas as mangueiras (a maioria está furada ou rachada) e completar com o gás... Me fez um orçamento de R$360,00 !
O que vocês acham do preço ? Já fizeram serviço parecido ? Em quanto ficou ?

Um grande abraço !



Então, para soltar o difusor central, primeiro você precisa tirar a grade (as aletas que direcionam o ar). Para isso, é só encaixar uma chave de fenda pequena por baixo da grade e ir forçando como se fosse uma alavanca, até ela soltar ! (force com cuidado, a peça é antiga e pode estar ressecada.. muito cuidado para não trincar ou quebrar ! )

Retirada a grade, vem a parte chata. O difusor em si tem 4 travas que devem ser soltas, como pode ser visto na imagem. Para solta-lo, encaixe uma chave de fenda pequena por baixo da trava e levante-a. Depois de levantada a trava, encaixe algo por baixo da mesma, para que ela se mantenha destravada (eu usei alguns pregos bem pequenos). Feito isso com as 4 travas, puxe o difusor para frente, ele deve se soltar facilmente !

Travas:

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Robson Lott escreveu:Direito - sujo Esquerdo - limpo com espuma mágica e pano limpo!

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Entrada onde encaixa o difusor central com o duto que liga

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Código do difusor / grade central p/ quem o tem quebrado... P/ quem tem essa peça íntegra, tome muito cuidado!!!

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Suporte do difusor / grade central dependurado pelo chicote do pisca-alerta. Precisou de uma boa limpeza!

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Robson


frinhani escreveu:A peça que eu encontrei dentro do difusor foi esta.

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postado pelo usuário luiz_oliveira em outro site
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Ricardo Crispim
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Re: Cuspindo Espuma (Resolvendo com menos de R$20,00)

por Ricardo Crispim » 20 Mai 2013, 21:19

Marcelo, acho que esse excelente post será mais útil no how to, não o movi para saber se você concorda...

Forte abraço!!!!!!!!

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Gusporti
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Re: Cuspindo Espuma (Resolvendo com menos de R$20,00)

por Gusporti » 20 Mai 2013, 23:05

How to!!!
X6M 4.4 Twin Turbo 555cv@6000rpm

A3 2.0T SFI APR Stage 3 489cv@6200rpm 72kgf.m@4400rpm

335i Motorsport Active Autowerke Stage 3 440cv nas rodas.

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Re: Cuspindo Espuma (Resolvendo com menos de R$20,00)

por Ju_Bueno » 21 Mai 2013, 10:12

Valeu Marcelo! Este tópico com certeza será muito apreciado pela galera dos "A".

Fiz o serviço no meu, e se não reclamava antes do ar, agora muuuito mais satisfeito. No meu encontrei a peça mostrada pelo frinhani, mas também não faço ideia da posição dela e como fixá-la. Pra deixar o How-To completasso, acho que só faltou matar essa charada.
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rodrigo86
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Re: Cuspindo Espuma (Resolvendo com menos de R$20,00)

por rodrigo86 » 21 Mai 2013, 11:04

Irei fazer isso no feriado ! O GSI não sai quase ar nenhum no difusor do meio.

Luis_Oliveira
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Re: Cuspindo Espuma (Resolvendo com menos de R$20,00)

por Luis_Oliveira » 23 Mai 2013, 09:54

Ju_Bueno escreveu:Valeu Marcelo! Este tópico com certeza será muito apreciado pela galera dos "A".

Fiz o serviço no meu, e se não reclamava antes do ar, agora muuuito mais satisfeito. No meu encontrei a peça mostrada pelo frinhani, mas também não faço ideia da posição dela e como fixá-la. Pra deixar o How-To completasso, acho que só faltou matar essa charada.


Opa, estou eu aqui de volta a ativa !! :40:
hahaha

Então, sobre a tal peça para dividir o ar, a única forma de encaixar é se você fez como eu e colocou espuma nova no duto (a peça fica presa na espuma)..

Vc precisa encaixa-la de lado, como se fosse "tampar" a saida de ar, com aquele "recorte" da peça, virado para o lado do passageiro !

Está meio complicado no momento pra eu fazer algumas fotos, pois como já disse por aqui, troquei meu GLS 95 por um Elegance 2007. Porém, não me desfiz do garotão, que por tanto tempo me acompanhou sem me deixar na mão, deixei-o com minha mãe, que estava sem carro ! :)

Assim que eu tiver um tempo (acho que ainda este fds), desmonto o painel do antigo companheiro e posto uma foto ilustrativa pra galera.. Nada complicado, só precisa da espuma mesmo, aqueles "dentes" da peça são o que seguram ela presa ! ^^

Abração galera !!

PS: O Vecão só me deixou na mão uma única vez, curiosamente isto foi 1 dias após eu fechar a compra do Elegance.. A correia do alternador arrebentou na estrada, acho que o garoto ficou ressentido ! hahaha
Antes -> Vectra GLS 95
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MarceloOliveira

Re: Cuspindo Espuma (Resolvendo com menos de R$20,00)

por MarceloOliveira » 23 Mai 2013, 09:58

Luiz, o alternador não fez nenhum barulho antes ?

Os outros carros que tive normalmente eles fazem um barulho antes de quebrar.

Luis_Oliveira
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Re: Cuspindo Espuma (Resolvendo com menos de R$20,00)

por Luis_Oliveira » 23 Mai 2013, 10:09

MarceloOliveira escreveu:Luiz, o alternador não fez nenhum barulho antes ?

Os outros carros que tive normalmente eles fazem um barulho antes de quebrar.


Pior que não fez, Marcelo..
Na mesma semana eu havia mexido no ac, e o rolamento do compressor havia sido trocado. O esperto do mexânico prensou o rolamento pro lado errado, amassando assim a polia ! A mesma foi retificada e aparentemente ficou boa, porém, o cara que estava mexendo no ac deve ter feito algo com a correia, não é possivel..
Correia nova, estourou sem mais nem menos ! :-?
rs

A sorte é que foi só a carreia do alternador e mais nada, mas adivinha, era feriado e eu estava na estrada !
Rodovia pedagiada, liguei para o guincho deles (Cart), me socorreram e me deixaram em um posto próximo, com o telefone de um mecânico em mãos. O cara era da cidade vizinha, e veio me resgatar de golzinho com um cambão ! Quase que o carrinho não vai ! hahaha

Chegamos a oficina dele, ele conseguiu uma correia com um amigo, trocou, e nada do carro funcionar. Pedaços da correia haviam ficado presos na correia dentada ! :-?

Depois de retirados o carro funcionou normalmente !

Quanto na brincadeira ? R$250,00 !!
Sim, DUZENTOS E CINQUENTA DILMAS em UMA correia ! :90:

Mas, fazer o que.. Feriado, de noite, na estrada.. Ao menos pude seguir viagem ! :)
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MarceloOliveira

Re: Cuspindo Espuma (Resolvendo com menos de R$20,00)

por MarceloOliveira » 23 Mai 2013, 10:26

Os 250 não foi nem a correia do alternador, mas sim o resto do trampo que o cara teve.

O importante é que você não perdeu a viagem, foram algumas horas perdidas e um custo inesperado.

Luis_Oliveira
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Re: Cuspindo Espuma (Resolvendo com menos de R$20,00)

por Luis_Oliveira » 23 Mai 2013, 10:34

MarceloOliveira escreveu:Os 250 não foi nem a correia do alternador, mas sim o resto do trampo que o cara teve.

O importante é que você não perdeu a viagem, foram algumas horas perdidas e um custo inesperado.


Pois é Marcelo.. E poe horas nisso ! hahaha
O cara me resgatou +ou- as 19:00, fui seguir viagem de madrugada ! rsrs

No tempo em que fiquei esperando, acabei até ajudando um outro azarado que vinnha de Curitiba com um Opala, o carro dele havia fervido !

Nessas horas fazemos muitas amizades.. hahaha
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Re: AC vectra A Cuspindo Espuma (Resolver com menos de R$20,

por Tercyo Maia » 25 Mai 2013, 00:50

No Vectra B é o mesmo procedimento?

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Re: AC vectra A Cuspindo Espuma (Resolver com menos de R$20,

por Arquiteto » 26 Mai 2013, 15:25

a teoria sim mas o painel e diferente ...
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HOW TO :
viewtopic.php?f=49&t=555
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Re: AC vectra A Cuspindo Espuma (Resolver com menos de R$20,

por EduFortal » 02 Jun 2013, 17:53

Muito bom o tópico, se acontece em qualquer carro antigo, por exemplo, O MEU!!!
Meu Vecão acontecia isso quando eu ligava no "4" aí começava a cuspir essa espuminha nojenta e podre só que eu não sabia que era desse jeito, depois de ler o seu tópico resolvi fazer no meu (eu ja tinha feito mas de uma forma bem mais simples, sem desmontar tanta coisa) e pense num trampo!! o meu vectra é o B, naum tem muita diferença naum, apenas que naum tem esses furinhos na peça de plástico, e vc tem que ter muito cuidado para naum trincar ou quebrar nada. Mas depois de feito o serviço é a coisa mais linda do mundo, :6: , além da limpeza eu isolei umas partes onde o ar geladinho estava fugindo :13: , além de um ar mais puro ta mais gelado :38: .





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Re: AC vectra A Cuspindo Espuma (Resolver com menos de R$20,

por Philipe » 13 Fev 2014, 12:47

Muito bom.. tenho esse problema, e por incrível que parece, já pensei em deixar no máximo pra ver se saía tudo.. rsrs, não sabia que era tanta espuma, mas o jeito é esperar uma folguinha e fazer isso :88:

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Re: AC vectra A Cuspindo Espuma (Resolver com menos de R$20,

por Henrique Balboa » 19 Mai 2014, 03:08

Alguém sabe dizer se os botões do comando do ar saem caso eu force-as para fora ou tenho de desmontar o painel para retirá-las ?
Preciso trocar as lâmpadas queimadas de alguns comandos ( já trocaria todas ).

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Re: AC vectra A Cuspindo Espuma (Resolver com menos de R$20,

por josue correia » 19 Mai 2014, 05:33

ecelente tuto...parabens
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duardomribeiro
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Re: AC vectra A Cuspindo Espuma (Resolver com menos de R$20,

por duardomribeiro » 13 Nov 2014, 12:20

Cara, esse porta mapas nao sai! Eu tirei as tampinhas da lateral, nao vi trava nenhuma ali, e quando puxo alguma coisa ta segurando ainda. Como voce tirou ele? :13:
Restaurando...

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Re: AC vectra A Cuspindo Espuma (Resolver com menos de R$20,

por tsousacosta » 25 Nov 2014, 11:50

Fala galera.

Para tirar o botão do ar, basta puxa-los com cuidado. Ele é tipo uma tomada, e não precisa desmontar nada para solta-los.

Quanto ao porta mapa e so puxar em direção ao banco. Ele tem se eu não me engano, duas travas que são um saco para tirar, mas nada que uma boa dose de paciência não resolva.

Eu fiz essa limpeza no meu e ficou show de bola

Boa sorte
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diogopena70
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Re: AC vectra A Cuspindo Espuma (Resolver com menos de R$20,

por diogopena70 » 19 Nov 2015, 21:18

Sensacional!
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Valneimicali
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Dufusor central do painel

por Valneimicali » 24 Fev 2018, 23:11

Boa noite amigos, alguém sabe como retirar o difusor central do painel do vectra 95 ?

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