Apesar do ac parado, a ventilação funcionava, portanto eu estava ciente de que o vecão estava cuspindo pedaços de uma espuma fedorenta na minha cara toda vez que eu ligava a ventilação. Precisava resolver isso antes de consertar o ac, e foi o que eu fiz !
Além de cuspir a tal da espuma, o ar dos dutos centrais estava MUITO fraco, então resolvi procurar sobre o problema, e encontrei bastante gente aqui no clube na mesma situação. Em um dos tópicos que encontrei, um membro dizia que existe aqui mesmo no clube um how2 sobre como eliminar a espuma e tal, porém não encontrei o dito cujo !
Estou criando este tópico para ajudar os amigos que estiverem na mesma situação.
O que venho a dizer em primeiro lugar: NÃO CAIAM NA LÁBIA DOS MEXÂNICOS !!
Acabar com essa maldita espuma e fazer seu ar voltar a ventilar com a potencia normal é possível SIM, e bem mais fácil do que você imagina !!
É demorado ? R= Sim
Dá trabalho ? R= Sim, mas muito menos do que você possa imaginar..
Preciso pagar um absurdo pra um mexânico desmontar meu painel INTEIRO e deixar meu carro na mão do cara uns 2 dias ? NÃO !
Pois bem, chega de enrolação e vamos direto ao assunto.
Como a maioria já deve saber (ou pelo menos quem pesquisou um pouco sobre o assunto), o duto que liga a saída de ar ao difusor central, era originalmente revestida com uma espuma para amenizar possíveis barulhos. Como nosso querido vecão já é idoso, a maldita da espuma não resiste ao tempo e acaba por apodrecer e se despedaçar, e isso causa dois problemas principais:
1: SUJEIRA
A espuma acaba se esfarelando ao ponto de virar uma poeira nojenta, que, com a ventilação ligada, é jogada em você e no seu passageiro !
2: Perda de "potência" da ventilação e do ac
O duto que liga a saída de ar ao difusor central, fica originalmente preso tanto no difusor, quanto na saída, pela bendita da espuma, ou seja, quando a espuma deixa de estar lá, a conexão e a vedação entre os dois deixa de existir ! Para piorar a situação ainda mais, o duto é todo cheio de furos (como podem ver nas fotos), e mesmo que estivesse encaixado no difusor e na saída de ar, o precioso ar gelado do ac, ou mesmo o ar da ventilação, escaparia pelos furos !
Eis a solução: retirar o duto, vedar os furos com silver tape, revestir as bocas do duto com espuma e encaixa-lo novamente no painel !
O que comprei:
Espuma para colchão de densidade que desconheço (R$8,00)
Rolo de silver tape (R$10,00)
Com a espuma e a fita em mão, é hora de colocar a mão na massa !
Comecei retirando o porta-luvas, sem segredos aqui, retire as duas travas do porta-mapas e puxe-o para fora, abra o porta-luvas e retire os 4 parafusos (dois em cima, dois em baixo), retire o protetor dos difusores de ar para os pés girando as travas, puxe o porta-luvas para frente até desencaixar. Agora é só retirar o chicote da iluminação e a mangueira do ac que refrigera o porta-luvas (a minha estava podre, troquei por uma mangueira de nível, aquelas transparentes !)
Com uma chave de fenda pequena, retire a grade do difusor central (pode encaixar a chave por baixo e fazer uma forcinha como se fosse uma alavanca que ele desencaixa !), agora você precisa retirar o difusor em si para facilitar o trabalho ! O difusor possui 4 travas, 2 em cima, 2 em baixo. Como eu retire: usando a chave de fenda pequena, levante uma por uma das travas, encaixando algo em baixo dela para que não volte a travar (eu usei um pequeno prego). Depois de feito isso com as 4, é só puxar o difusor para frente que o mesmo deve se soltar !
Agora você precisa remover o botão do alerta, para isso basta encaixar a chave por trás do mesmo (entre o botão e o chicote) e novamente forcar como se fosse uma alavanca. Com o botão já removido, tire o chicote do difusor e pronto, você já tem o painel livre.
Agora você precisa remover o duto de ar (aconselho a fazer como fiz, e antes de continuar remover toda a espuma que ainda estiver inteira com as mão ou uma pinça, e depois passar um aspirador de pó por dentro do painel !
Aqui a parte mais chata, remover o duto de dentro do painel:
Olhando pelo buraco onde o porta-luvas é encaixado, você verá um chicote grosso que impede que você retire o duto (ele fica no caminho). Segurando este chicote, existem algumas abraçadeiras de plastico que podem ser soltas.
Solte as abraçadeira e empurre o chicote para baixo. Agora você já deve ter espaço o suficiente para trazer o duto para fora. Com jeitinho e um pouco de força bruta (hehehe) remova o duto pelo buraco do porta luvas. Antes de mais nada, lave bem o duto e limpe bem o painel por dentro, você não vai querer ter que abri-lo outra vez.. rs
Com o duto já limpo, vede todos os buracos com silver tape (eu passei a fita tanto por fora, quanto por dentro). Agora corte dois pedaços de espuma (um para a parte de cima do duto, outro para a de baixo) e teste se com estes dois pedaços o duto fica bem encaixado ao difusor. Se ficar bem encaixado cole os pedaços de espuma por dentro do duto (eu ia usar cola de contato, porem quando cheguei em casa é que fui ver que minha cola havia ficado aberta e estragou), usei a própria silver tape para prender a espuma ao duto.
Faça o mesmo para o outro lado (o que encaixa na saída de ar).
Todos os buracos vedados e a espuma presa as bocas do duto ? Hora de montar tudo de novo !
Pelo buraco do porta-luvas, entre com o duto e, passando a haste que fecha a saida de ar por dentro do duto, certifique-se de encaixar muito bem o duto a saída. Duto encaixado e vedado a saída ? Hora de entrar com o difusor !
Segurando o duto com uma das mãos pelo buraco do porta-luvas, encaixe o difusor no painel, certificando-se de que a haste de fechamento não fique presa embaixo do mesmo (aconteceu comigo), ao mesmo tempo vá encaixando o difusor no duto.
Depois que encaixar o difusor no painel e o mesmo ficar travado, certifique-se de que o mesmo ficou bem encaixado ao duto, e de que as conexões entre difusor-duto-saída ficaram bem vedadas pela espuma.
Agora é só encaixar a grade do difusor novamente e montar o porta-luvas no lugar !
Fotos do processo (devia ter tirado mais fotos.. =/):

Porta-luvas removido (tirei o difusor do passageiro para arrumar..)

Porta-luvas removido de outro angulo

Grade do difusor central e botão do alerta removidos

Porta-luvas e difusor central removidos (tive que trocar a iluminação dos comandos do ar que estava queimada, portanto desmontei o painel quase todo, mas não é necessário se for só limpar a espuma velha)

Difusor central removido

Saída de ar e haste de fechamento (ainda bem suja)

Uma melhor visão da saída de ar

Visão interna do painel pelo buraco do porta-luvas (duto já removido)

A maldita da espuma (vejam a quantidade... E tem gente que acha que deixar a ventilação no máximo vai fazer com que saia tudo.. rsrs)

Mais da espuma fedorenta

Espuma, espuma e mais espuma !

Duto de ar, depois de lavado (reparem nos furos)

Duto de ar, depois de lavado (reparem nos furos)

Duto de ar, depois de lavado (reparem nos furos)

Furos vedados com silver tape e espuma colocada nas bocas do duto

Furos vedados com silver tape e espuma colocada nas bocas do duto
É isso aí galera, espero que isso ajude os que estiverem com o mesmo problema...
Semana que vem vou pro mecânico consertar o ar !
O cara vai trocar os selos do compressor, trocar todas as mangueiras (a maioria está furada ou rachada) e completar com o gás... Me fez um orçamento de R$360,00 !
O que vocês acham do preço ? Já fizeram serviço parecido ? Em quanto ficou ?
Um grande abraço !
Então, para soltar o difusor central, primeiro você precisa tirar a grade (as aletas que direcionam o ar). Para isso, é só encaixar uma chave de fenda pequena por baixo da grade e ir forçando como se fosse uma alavanca, até ela soltar ! (force com cuidado, a peça é antiga e pode estar ressecada.. muito cuidado para não trincar ou quebrar ! )
Retirada a grade, vem a parte chata. O difusor em si tem 4 travas que devem ser soltas, como pode ser visto na imagem. Para solta-lo, encaixe uma chave de fenda pequena por baixo da trava e levante-a. Depois de levantada a trava, encaixe algo por baixo da mesma, para que ela se mantenha destravada (eu usei alguns pregos bem pequenos). Feito isso com as 4 travas, puxe o difusor para frente, ele deve se soltar facilmente !
Travas:

Robson Lott escreveu:Direito - sujo Esquerdo - limpo com espuma mágica e pano limpo!
Entrada onde encaixa o difusor central com o duto que liga
Código do difusor / grade central p/ quem o tem quebrado... P/ quem tem essa peça íntegra, tome muito cuidado!!!
Suporte do difusor / grade central dependurado pelo chicote do pisca-alerta. Precisou de uma boa limpeza!
Robson
frinhani escreveu:A peça que eu encontrei dentro do difusor foi esta.
postado pelo usuário luiz_oliveira em outro site