Apesar do ac parado, a ventilação funcionava, portanto eu estava ciente de que o vecão estava cuspindo pedaços de uma espuma fedorenta na minha cara toda vez que eu ligava a ventilação. Precisava resolver isso antes de consertar o ac, e foi o que eu fiz !
Além de cuspir a tal da espuma, o ar dos dutos centrais estava MUITO fraco, então resolvi procurar sobre o problema, e encontrei bastante gente aqui no clube na mesma situação. Em um dos tópicos que encontrei, um membro dizia que existe aqui mesmo no clube um how2 sobre como eliminar a espuma e tal, porém não encontrei o dito cujo !
Estou criando este tópico para ajudar os amigos que estiverem na mesma situação.
O que venho a dizer em primeiro lugar: NÃO CAIAM NA LÁBIA DOS MEXÂNICOS !!
Acabar com essa maldita espuma e fazer seu ar voltar a ventilar com a potencia normal é possível SIM, e bem mais fácil do que você imagina !!
É demorado ? R= Sim
Dá trabalho ? R= Sim, mas muito menos do que você possa imaginar..
Preciso pagar um absurdo pra um mexânico desmontar meu painel INTEIRO e deixar meu carro na mão do cara uns 2 dias ? NÃO !
Pois bem, chega de enrolação e vamos direto ao assunto.
Como a maioria já deve saber (ou pelo menos quem pesquisou um pouco sobre o assunto), o duto que liga a saída de ar ao difusor central, era originalmente revestida com uma espuma para amenizar possíveis barulhos. Como nosso querido vecão já é idoso, a maldita da espuma não resiste ao tempo e acaba por apodrecer e se despedaçar, e isso causa dois problemas principais:
1: SUJEIRA
A espuma acaba se esfarelando ao ponto de virar uma poeira nojenta, que, com a ventilação ligada, é jogada em você e no seu passageiro !
2: Perda de "potência" da ventilação e do ac
O duto que liga a saída de ar ao difusor central, fica originalmente preso tanto no difusor, quanto na saída, pela bendita da espuma, ou seja, quando a espuma deixa de estar lá, a conexão e a vedação entre os dois deixa de existir ! Para piorar a situação ainda mais, o duto é todo cheio de furos (como podem ver nas fotos), e mesmo que estivesse encaixado no difusor e na saída de ar, o precioso ar gelado do ac, ou mesmo o ar da ventilação, escaparia pelos furos !
Eis a solução: retirar o duto, vedar os furos com silver tape, revestir as bocas do duto com espuma e encaixa-lo novamente no painel !
O que comprei:
Espuma para colchão de densidade que desconheço (R$8,00)
Rolo de silver tape (R$10,00)
Com a espuma e a fita em mão, é hora de colocar a mão na massa !
Comecei retirando o porta-luvas, sem segredos aqui, retire as duas travas do porta-mapas e puxe-o para fora, abra o porta-luvas e retire os 4 parafusos (dois em cima, dois em baixo), retire o protetor dos difusores de ar para os pés girando as travas, puxe o porta-luvas para frente até desencaixar. Agora é só retirar o chicote da iluminação e a mangueira do ac que refrigera o porta-luvas (a minha estava podre, troquei por uma mangueira de nível, aquelas transparentes !)
Com uma chave de fenda pequena, retire a grade do difusor central (pode encaixar a chave por baixo e fazer uma forcinha como se fosse uma alavanca que ele desencaixa !), agora você precisa retirar o difusor em si para facilitar o trabalho ! O difusor possui 4 travas, 2 em cima, 2 em baixo. Como eu retire: usando a chave de fenda pequena, levante uma por uma das travas, encaixando algo em baixo dela para que não volte a travar (eu usei um pequeno prego). Depois de feito isso com as 4, é só puxar o difusor para frente que o mesmo deve se soltar !
Agora você precisa remover o botão do alerta, para isso basta encaixar a chave por trás do mesmo (entre o botão e o chicote) e novamente forcar como se fosse uma alavanca. Com o botão já removido, tire o chicote do difusor e pronto, você já tem o painel livre.
Agora você precisa remover o duto de ar (aconselho a fazer como fiz, e antes de continuar remover toda a espuma que ainda estiver inteira com as mão ou uma pinça, e depois passar um aspirador de pó por dentro do painel !
Aqui a parte mais chata, remover o duto de dentro do painel:
Olhando pelo buraco onde o porta-luvas é encaixado, você verá um chicote grosso que impede que você retire o duto (ele fica no caminho). Segurando este chicote, existem algumas abraçadeiras de plastico que podem ser soltas.
Solte as abraçadeira e empurre o chicote para baixo. Agora você já deve ter espaço o suficiente para trazer o duto para fora. Com jeitinho e um pouco de força bruta (hehehe) remova o duto pelo buraco do porta luvas. Antes de mais nada, lave bem o duto e limpe bem o painel por dentro, você não vai querer ter que abri-lo outra vez.. rs
Com o duto já limpo, vede todos os buracos com silver tape (eu passei a fita tanto por fora, quanto por dentro). Agora corte dois pedaços de espuma (um para a parte de cima do duto, outro para a de baixo) e teste se com estes dois pedaços o duto fica bem encaixado ao difusor. Se ficar bem encaixado cole os pedaços de espuma por dentro do duto (eu ia usar cola de contato, porem quando cheguei em casa é que fui ver que minha cola havia ficado aberta e estragou), usei a própria silver tape para prender a espuma ao duto.
Faça o mesmo para o outro lado (o que encaixa na saída de ar).
Todos os buracos vedados e a espuma presa as bocas do duto ? Hora de montar tudo de novo !
Pelo buraco do porta-luvas, entre com o duto e, passando a haste que fecha a saida de ar por dentro do duto, certifique-se de encaixar muito bem o duto a saída. Duto encaixado e vedado a saída ? Hora de entrar com o difusor !
Segurando o duto com uma das mãos pelo buraco do porta-luvas, encaixe o difusor no painel, certificando-se de que a haste de fechamento não fique presa embaixo do mesmo (aconteceu comigo), ao mesmo tempo vá encaixando o difusor no duto.
Depois que encaixar o difusor no painel e o mesmo ficar travado, certifique-se de que o mesmo ficou bem encaixado ao duto, e de que as conexões entre difusor-duto-saída ficaram bem vedadas pela espuma.
Agora é só encaixar a grade do difusor novamente e montar o porta-luvas no lugar !
Fotos do processo (devia ter tirado mais fotos.. =/):

Porta-luvas removido (tirei o difusor do passageiro para arrumar..)

Porta-luvas removido de outro angulo

Grade do difusor central e botão do alerta removidos

Porta-luvas e difusor central removidos (tive que trocar a iluminação dos comandos do ar que estava queimada, portanto desmontei o painel quase todo, mas não é necessário se for só limpar a espuma velha)

Difusor central removido

Saída de ar e haste de fechamento (ainda bem suja)

Uma melhor visão da saída de ar

Visão interna do painel pelo buraco do porta-luvas (duto já removido)

A maldita da espuma (vejam a quantidade... E tem gente que acha que deixar a ventilação no máximo vai fazer com que saia tudo.. rsrs)

Mais da espuma fedorenta

Espuma, espuma e mais espuma !

Duto de ar, depois de lavado (reparem nos furos)

Furos vedados com silver tape e espuma colocada nas bocas do duto

Furos vedados com silver tape e espuma colocada nas bocas do duto
É isso aí galera, espero que isso ajude os que estiverem com o mesmo problema...
Semana que vem vou pro mecânico consertar o ar !
O cara vai trocar os selos do compressor, trocar todas as mangueiras (a maioria está furada ou rachada) e completar com o gás... Me fez um orçamento de R$360,00 !
O que vocês acham do preço ? Já fizeram serviço parecido ? Em quanto ficou ?
Um grande abraço !
Então, para soltar o difusor central, primeiro você precisa tirar a grade (as aletas que direcionam o ar). Para isso, é só encaixar uma chave de fenda pequena por baixo da grade e ir forçando como se fosse uma alavanca, até ela soltar ! (force com cuidado, a peça é antiga e pode estar ressecada.. muito cuidado para não trincar ou quebrar ! )
Retirada a grade, vem a parte chata. O difusor em si tem 4 travas que devem ser soltas, como pode ser visto na imagem. Para solta-lo, encaixe uma chave de fenda pequena por baixo da trava e levante-a. Depois de levantada a trava, encaixe algo por baixo da mesma, para que ela se mantenha destravada (eu usei alguns pregos bem pequenos). Feito isso com as 4 travas, puxe o difusor para frente, ele deve se soltar facilmente !
Travas:

Robson Lott escreveu:Direito - sujo Esquerdo - limpo com espuma mágica e pano limpo!
Entrada onde encaixa o difusor central com o duto que liga
Código do difusor / grade central p/ quem o tem quebrado... P/ quem tem essa peça íntegra, tome muito cuidado!!!
Suporte do difusor / grade central dependurado pelo chicote do pisca-alerta. Precisou de uma boa limpeza!
Robson
frinhani escreveu:A peça que eu encontrei dentro do difusor foi esta.
postado pelo usuário luiz_oliveira em outro site