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Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
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Andrepilot
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Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 01 Jul 2022, 17:16

Bom pessoal, atualizações do campo de batalha:

O Opel depois que saiu do Alan apareceu com um problema que era um mal contato na velocidade 2 da ventilação, por vezes funcionava mas depois parava de funcionar, logo ela que é a mais útil pois na maioria das vezes 1 é pouco e 3 fica forte e barulhenta demais, porém consegui comprar por um valor bem razoável (100,00) o controle do ar condicionado analógico novo de estoque antigo.

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Talvez houvesse a oportunidade de recuperar a peça antiga, mas essa "nova" foi tão barata que achei que valia a pena garantir o bom funcionamento por mais muitos anos! Além disso melhorou ainda mais a aparência do conjunto, coisa que só damos valor depois que você muda.

Já em relação ao ABS a peça usada que eu comprei finalmente chegou mas infelizmente na véspera de eu ir a SP a trabalho, porém eu volto dia 3 e devo pegar o carro para ir a Macaé aonde fico até dia 15, espero poder levar as coisas para poder fazer lá.

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A luz do ABS acesa, ainda com o módulo original, espero que não fique mais em breve!


É claro que eu tentei, ainda que à noite, fazer a troca do módulo já que são apenas 4 parafusos que prendem a parte eletrônica no bloco hidráulico, mas é claro que tinha que ter um parafuso teimoso que não quis sair de jeito nenhum e como eu não achei um WD40 para ajudar a soltar ele (os outros saíram com dificuldade também, mas saíram) eu resolvi deixar do jeito que está e fazer com calma depois, para evitar espanar o parafuso, mas pelo menos eu consegui plugar o conector nesse módulo que chegou e a luz do ABS apagou, então eu realmente acredito que ele esteja funcionando!

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Apesar da aparência de sujo, se eu tivesse aguardado para trocar todo o conjunto na semana passada eu acho que ele tem condições de ficar com a aparência melhor que o módulo original do carro.

Fora isso, acho que só falta ver essa questão do plugue do pré-tensionador do banco do carona que de parte mecânica/elétrica ele já vai estar pronto!

:102:

Valeu pessoal!

:88:
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Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 02 Jul 2022, 13:11

boa se vc ja testo plugando ele e a luz desligo e um bom sinal , poste em uma mensagem anterior o link do topico do pretencionador espero que ajude é naquela caixinha debaixo do banco que geralmete da problema .
parafuso emperrado sempre tem que ter algum kakakakakaka, pelo modulo estar sujo não liga muito para iso cuando conseguir um WD da uma limpada nele com escobinha e fica melhor e bem limpo.
o painel fico top ,

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por Andrepilot » 02 Jul 2022, 20:48

chirola escreveu:Fuente del Mensaje [...]poste em uma mensagem anterior o link do topico do pretencionador espero que ajude é naquela caixinha debaixo do banco que geralmete da problema[...]

Eu ví sim amigo, tinha agradecido já!
Valeu mesmo, muito obrigado!!
:88:
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por Andrepilot » 07 Ago 2022, 19:11

Olá pessoal, vamos para mais uma atualização dos serviços no ABS do Opel. Deu certo? Será?

Bom, para recapitular, eu havia substituido o módulo eletrônico do ABS, mantendo a parte hidráulica junto com o motor da bomba, só que o problema (luz do ABS) não havia sido totalmente sanado e mesmo quando não estava acesa (acendia intermitentemente) o pedal de freio abaixava quando o ABS entrava em funcionamento.

Mas porque continuava acendendo se ao plugar o módulo a luz apagou? O problema não era eletrônico?

Pois é, aparentemente não, pelo que eu percebi depois o problema nem seria nas soldas da parte eletrônica mas sim mal contato no motor da bomba!

Inicialmente a intenção era manter o bloco hidráulico original no lugar, já que eu havia trocado o fluido de freio e estava tudo direitinho, por isso eu cheguei a desmontar o motor elétrico da peça que veio, mas que arrependimento... o motor é colocado no bloco hidráulico e ele, através de um rolamento excêntrico pressiona dois pequenos pistões para pressurizar o fluido que o módulo direcionar as pinças.

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Reservatório limpo e cilindro mestre trocado!


Só que eu decidi trocar o conjunto completo (guardarei o original como reserva) e já que iria mais uma vez retirar o módulo completo resolvi substituir o cilindro mestre (que era o original de fábrica!) o que faria praticamente uma revisão completa já que o servo-freio eu já havia trocado, e eu acho que vale à pena em nome da segurança.

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Motor retirado, se arrependimento matasse...


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Tive que fazer uma ferramenta especial para conseguir reinstalar o motor comprimindo as molas dos pistões, quase não consigo!


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Módulo eletrônico limpo (assim como todo o conjunto foi) e pronto para instalar..


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Novo conjunto cilindro mestre/módulo ABS pronto para sangria e testes!


Eu mesmo fiz a retirada e a instalação do outro módulo assim como a do cilindro mestre para tentar diminuir os custos pois não aguento mais gastar dinheiro nisso!!!

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Fazendo sangria novamente..


Depois da sangria eu fui dar uma volta no carro para testar os freios, a luz do ABS permaneceu apagada, mas inicialmente o freio ficou pouco eficiente, como se as pastilhas tivessem sido trocadas. Na verdade os freios desse carro nunca foram bons, tanto que eu troquei o servo-freio achando que o problema era esse (SQN!), mas logo após as primeiras frenagens o sistema começou a parecer inclusive mais eficiente que antes!

Uma coisa que eu tinha percebido ao trocar o cilindro mestre foi que o pino ajustável do servo-freio estava mais a frente que o ideal, ou seja, ele ja fazia uma certa pressão no sistema, eu regulei ele como se deve e aparentemente melhorou. Tenho feito frenagens mais vigorosas, com aparente melhora no sistema e o ABS nunca mais acendeu ou parou de funcionar, inclusive o pedal que antes estava baixando nas poucas vezes que ele atuava está funcionando normalmente, então, até aonde eu vi essa pane está definitivamente sanada!

:105:

Mas, para não dizer que tudo são flores, a luz do Airbag (o maldito fio do pré-tensionador direito) voltou a acender, agora eu preciso entrar com o OpCom para apagar esse erro, vou ver se meu irmão me ajuda nisso pois o OpCom parou de funcionar no computador novamente...

:62:

Pelo menos a luz de injeção nunca mais acendeu!!!

:102:
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por chirola » 08 Ago 2022, 00:54

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Pelo menos a luz de injeção nunca mais acendeu!!!

Noticia boa meu amigo uma coisa a menos.
O freio do meu carro esta 100% e funciona asim se VC encosta o pe como se fosse o cívica ou um gol ele e macio e a freagem e suave se pisa o pedal ate a metade ele freia bem se passa da metade a freada e bruta e o ABS entra em função, diferente do honda fit da coroa que se encostar o pe o botar um minimo de pressão já freia bruto.
Cuando arrumei meu airbag que tinha dado problema em um pretencionador também a luz voltou a acender tire a lampada para não me atormentcuando consegui o opcom ligue ele e o defeito acusava modulo airbag , apague o error e resolvido , como se tivesse trocado alguma peca , agora acusa lampada do painel queimada kakakakakak vou ter que colocar ela novamente.
A luz da injeção não acender e uma coisa de deus ao teu favor kama kama mão
Felizor VC ter conseguido concertar , forte abraço André

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