O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

905 mensagens
Andrepilot
GLS member
GLS member
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 01 Jul 2022, 17:16

Bom pessoal, atualizações do campo de batalha:

O Opel depois que saiu do Alan apareceu com um problema que era um mal contato na velocidade 2 da ventilação, por vezes funcionava mas depois parava de funcionar, logo ela que é a mais útil pois na maioria das vezes 1 é pouco e 3 fica forte e barulhenta demais, porém consegui comprar por um valor bem razoável (100,00) o controle do ar condicionado analógico novo de estoque antigo.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Talvez houvesse a oportunidade de recuperar a peça antiga, mas essa "nova" foi tão barata que achei que valia a pena garantir o bom funcionamento por mais muitos anos! Além disso melhorou ainda mais a aparência do conjunto, coisa que só damos valor depois que você muda.

Já em relação ao ABS a peça usada que eu comprei finalmente chegou mas infelizmente na véspera de eu ir a SP a trabalho, porém eu volto dia 3 e devo pegar o carro para ir a Macaé aonde fico até dia 15, espero poder levar as coisas para poder fazer lá.

Imagem
A luz do ABS acesa, ainda com o módulo original, espero que não fique mais em breve!

É claro que eu tentei, ainda que à noite, fazer a troca do módulo já que são apenas 4 parafusos que prendem a parte eletrônica no bloco hidráulico, mas é claro que tinha que ter um parafuso teimoso que não quis sair de jeito nenhum e como eu não achei um WD40 para ajudar a soltar ele (os outros saíram com dificuldade também, mas saíram) eu resolvi deixar do jeito que está e fazer com calma depois, para evitar espanar o parafuso, mas pelo menos eu consegui plugar o conector nesse módulo que chegou e a luz do ABS apagou, então eu realmente acredito que ele esteja funcionando!

Imagem

Apesar da aparência de sujo, se eu tivesse aguardado para trocar todo o conjunto na semana passada eu acho que ele tem condições de ficar com a aparência melhor que o módulo original do carro.

Fora isso, acho que só falta ver essa questão do plugue do pré-tensionador do banco do carona que de parte mecânica/elétrica ele já vai estar pronto!

:102:

Valeu pessoal!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 02 Jul 2022, 13:11

boa se vc ja testo plugando ele e a luz desligo e um bom sinal , poste em uma mensagem anterior o link do topico do pretencionador espero que ajude é naquela caixinha debaixo do banco que geralmete da problema .
parafuso emperrado sempre tem que ter algum kakakakakaka, pelo modulo estar sujo não liga muito para iso cuando conseguir um WD da uma limpada nele com escobinha e fica melhor e bem limpo.
o painel fico top ,

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 02 Jul 2022, 20:48

chirola escreveu:Fuente del Mensaje [...]poste em uma mensagem anterior o link do topico do pretencionador espero que ajude é naquela caixinha debaixo do banco que geralmete da problema[...]

Eu ví sim amigo, tinha agradecido já!
Valeu mesmo, muito obrigado!!
:88:

Andrepilot
GLS member
GLS member

por Andrepilot » 07 Ago 2022, 19:11

Olá pessoal, vamos para mais uma atualização dos serviços no ABS do Opel. Deu certo? Será?

Bom, para recapitular, eu havia substituido o módulo eletrônico do ABS, mantendo a parte hidráulica junto com o motor da bomba, só que o problema (luz do ABS) não havia sido totalmente sanado e mesmo quando não estava acesa (acendia intermitentemente) o pedal de freio abaixava quando o ABS entrava em funcionamento.

Mas porque continuava acendendo se ao plugar o módulo a luz apagou? O problema não era eletrônico?

Pois é, aparentemente não, pelo que eu percebi depois o problema nem seria nas soldas da parte eletrônica mas sim mal contato no motor da bomba!

Inicialmente a intenção era manter o bloco hidráulico original no lugar, já que eu havia trocado o fluido de freio e estava tudo direitinho, por isso eu cheguei a desmontar o motor elétrico da peça que veio, mas que arrependimento... o motor é colocado no bloco hidráulico e ele, através de um rolamento excêntrico pressiona dois pequenos pistões para pressurizar o fluido que o módulo direcionar as pinças.

Imagem
Reservatório limpo e cilindro mestre trocado!

Só que eu decidi trocar o conjunto completo (guardarei o original como reserva) e já que iria mais uma vez retirar o módulo completo resolvi substituir o cilindro mestre (que era o original de fábrica!) o que faria praticamente uma revisão completa já que o servo-freio eu já havia trocado, e eu acho que vale à pena em nome da segurança.

Imagem
Imagem
Motor retirado, se arrependimento matasse...

Imagem
Imagem
Imagem
Tive que fazer uma ferramenta especial para conseguir reinstalar o motor comprimindo as molas dos pistões, quase não consigo!

Imagem
Módulo eletrônico limpo (assim como todo o conjunto foi) e pronto para instalar..

Imagem
Novo conjunto cilindro mestre/módulo ABS pronto para sangria e testes!

Eu mesmo fiz a retirada e a instalação do outro módulo assim como a do cilindro mestre para tentar diminuir os custos pois não aguento mais gastar dinheiro nisso!!!

Imagem
Fazendo sangria novamente..

Depois da sangria eu fui dar uma volta no carro para testar os freios, a luz do ABS permaneceu apagada, mas inicialmente o freio ficou pouco eficiente, como se as pastilhas tivessem sido trocadas. Na verdade os freios desse carro nunca foram bons, tanto que eu troquei o servo-freio achando que o problema era esse (SQN!), mas logo após as primeiras frenagens o sistema começou a parecer inclusive mais eficiente que antes!

Uma coisa que eu tinha percebido ao trocar o cilindro mestre foi que o pino ajustável do servo-freio estava mais a frente que o ideal, ou seja, ele ja fazia uma certa pressão no sistema, eu regulei ele como se deve e aparentemente melhorou. Tenho feito frenagens mais vigorosas, com aparente melhora no sistema e o ABS nunca mais acendeu ou parou de funcionar, inclusive o pedal que antes estava baixando nas poucas vezes que ele atuava está funcionando normalmente, então, até aonde eu vi essa pane está definitivamente sanada!

:105:

Mas, para não dizer que tudo são flores, a luz do Airbag (o maldito fio do pré-tensionador direito) voltou a acender, agora eu preciso entrar com o OpCom para apagar esse erro, vou ver se meu irmão me ajuda nisso pois o OpCom parou de funcionar no computador novamente...

:62:

Pelo menos a luz de injeção nunca mais acendeu!!!

:102:

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 08 Ago 2022, 00:54

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Pelo menos a luz de injeção nunca mais acendeu!!!

Noticia boa meu amigo uma coisa a menos.
O freio do meu carro esta 100% e funciona asim se VC encosta o pe como se fosse o cívica ou um gol ele e macio e a freagem e suave se pisa o pedal ate a metade ele freia bem se passa da metade a freada e bruta e o ABS entra em função, diferente do honda fit da coroa que se encostar o pe o botar um minimo de pressão já freia bruto.
Cuando arrumei meu airbag que tinha dado problema em um pretencionador também a luz voltou a acender tire a lampada para não me atormentcuando consegui o opcom ligue ele e o defeito acusava modulo airbag , apague o error e resolvido , como se tivesse trocado alguma peca , agora acusa lampada do painel queimada kakakakakak vou ter que colocar ela novamente.
A luz da injeção não acender e uma coisa de deus ao teu favor kama kama mão
Felizor VC ter conseguido concertar , forte abraço André

905 mensagens