.png)
Bom pessoal, vamos lá:
VCD recebeu um trato na suspensão em Março, lá pelo dia 18. Não foi necessária a troca das molas por em quanto, mas já está nos planos partir pra um kit Eibach assim que der uma aliviada no orçamento.
Foram instalados amortecedores de Vectra GSi na dianteira e traseira, e um kit de coifas e batentes novos na frente (Coxins estão perfeitos e são genuínos, então nada de mexer em time que está ganhando, já que só achei paralelos por aí, rs). As molas continuam sendo as Aliperti esportivas na dianteira e Cofap originais de Corsa B na traseira (Mesma configuração que estava desde Dezembro).
Sobre a montagem da gororoba NE / XE / XEV, eu ainda não havia feito nada nos componentes desde que os tinha comprado, nem ao menos limpeza... E não foi por não querer, simplesmente não tinha sobrado tempo nem dinheiro para a brincadeira.
Pois então, depois de ter finalizado um trabalho para um concessionário Ford aqui em Belo Horizonte, na semana passada, decidi que já era hora de encarar a bronca. Desmontei tudo que deu pra desmontar do cabeçote e o levei pra retificadora, e em quanto ele estava sendo revisado, fui dando um trato na tampa de válvulas.
O cabeçote foi retificado dentro do que se mostrou necessário. Não é tudo novo, mas tudo que tem nele está agora em excelente estado. Algumas válvulas foram trocadas, tubo de água trocado, novos retentores e guias, correção de soldas antigas... uma revisão geral de tudo que foi possível. Comandos, Polias e Mancais estão bons, cabeçote está dentro da medida, tudo ok para um dia ser montado.
A Tampa de válvulas me consumiu um tempinho, mas foi totalmente limpa, por dentro e por fora. Não sei dizer quantas lavagens com removedor e desengraxantes dei na peça, só sei que até a última lasquinha de sujeira saiu no final do último jato de água. Depois fiz a pintura nova em preto fosco alta temperatura, mas pode ser que mude futuramente.

Este fim de semana eu vou dar um trato nas polias e parafusos da tampa.. já a capa das velas será trocada, ou reformada pelo menos.
Fora isso, ainda falta muito trabalho, tanto de limpeza quanto de revisão das peças de GSi que havia comprado, além de que falta adquirir mais alguns componentes necessários para a conversão... alguns chatos de achar, outros nem tanto. E também tem um outro detalhe que será um capítulo à parte, que é quanto à escolha dos pistões, pois não estou montando um motor pra ficar igual aos do Vectra GSi e Calibra (Se fosse este o caso, eu teria comprado o motor completo, né? dã... kkk)
Isso vai render alguns meses de história, decisões, e muito trabalho.. mas assim que for surgindo algo novo, vou postando por aqui. Não tenho pressa, só quero fazer direito dentro da minha realidade financeira.. então paciência está sendo a chave do projeto.
.png)