O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Vectra CD 95/96 - Malagoli
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

459 mensagens
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rafael Malagoli
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 24 Jun 2016, 21:19

:47: ... Acho que deixei de atualizar umas coisinhas por aqui, kkk

Bom pessoal, vamos lá:

VCD recebeu um trato na suspensão em Março, lá pelo dia 18. Não foi necessária a troca das molas por em quanto, mas já está nos planos partir pra um kit Eibach assim que der uma aliviada no orçamento.

Foram instalados amortecedores de Vectra GSi na dianteira e traseira, e um kit de coifas e batentes novos na frente (Coxins estão perfeitos e são genuínos, então nada de mexer em time que está ganhando, já que só achei paralelos por aí, rs). As molas continuam sendo as Aliperti esportivas na dianteira e Cofap originais de Corsa B na traseira (Mesma configuração que estava desde Dezembro).

Sobre a montagem da gororoba NE / XE / XEV, eu ainda não havia feito nada nos componentes desde que os tinha comprado, nem ao menos limpeza... E não foi por não querer, simplesmente não tinha sobrado tempo nem dinheiro para a brincadeira.

Pois então, depois de ter finalizado um trabalho para um concessionário Ford aqui em Belo Horizonte, na semana passada, decidi que já era hora de encarar a bronca. Desmontei tudo que deu pra desmontar do cabeçote e o levei pra retificadora, e em quanto ele estava sendo revisado, fui dando um trato na tampa de válvulas.

O cabeçote foi retificado dentro do que se mostrou necessário. Não é tudo novo, mas tudo que tem nele está agora em excelente estado. Algumas válvulas foram trocadas, tubo de água trocado, novos retentores e guias, correção de soldas antigas... uma revisão geral de tudo que foi possível. Comandos, Polias e Mancais estão bons, cabeçote está dentro da medida, tudo ok para um dia ser montado.

A Tampa de válvulas me consumiu um tempinho, mas foi totalmente limpa, por dentro e por fora. Não sei dizer quantas lavagens com removedor e desengraxantes dei na peça, só sei que até a última lasquinha de sujeira saiu no final do último jato de água. Depois fiz a pintura nova em preto fosco alta temperatura, mas pode ser que mude futuramente.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Este fim de semana eu vou dar um trato nas polias e parafusos da tampa.. já a capa das velas será trocada, ou reformada pelo menos.

Fora isso, ainda falta muito trabalho, tanto de limpeza quanto de revisão das peças de GSi que havia comprado, além de que falta adquirir mais alguns componentes necessários para a conversão... alguns chatos de achar, outros nem tanto. E também tem um outro detalhe que será um capítulo à parte, que é quanto à escolha dos pistões, pois não estou montando um motor pra ficar igual aos do Vectra GSi e Calibra (Se fosse este o caso, eu teria comprado o motor completo, né? dã... kkk)

Isso vai render alguns meses de história, decisões, e muito trabalho.. mas assim que for surgindo algo novo, vou postando por aqui. Não tenho pressa, só quero fazer direito dentro da minha realidade financeira.. então paciência está sendo a chave do projeto.

:88:

Caardoso
GL Member
GL Member
Nome Completo: Rodrigo Cardoso
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

Vectra A 95/96 Malagoli

por Caardoso » 24 Jun 2016, 22:26

Se percebe fácil quando um carro é bem cuidado e este claramente é um dos casos! Esse projeto seu ficará muito interessante... Acompanhando!
Branco Mahler

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Cledson Lopes
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Vectra A 95/96 Malagoli

por cledman » 25 Jun 2016, 09:59

Esta pintura em preto fosco ficou animal cara!
Muito bom! No aguardo das novidades! Essa semana eu vi um cd tipo o seu (pretão), mas sem as rodinhas "calibradas" hehe.
Abraços!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 30 Jun 2016, 14:54

Obrigado pessoal!

Bom, atualizando quanto ao caso da gororoba master C20NE/C20XE/X20XEV (E mais outros modelos, kkk), esta semana eu consegui vários componentes chave para todo o procedimento cirúrgico no VCD. Só que ao mesmo tempo, vou ter que esperar mais aproximadamente um mês até que todas as peças cheguem, pois algumas foram importadas do velho continente. Absurdo pensar que uma simples engrenagem, comprada 0km na Alemanha, + Frete, custa menos da metade que uma engrenagem usada aqui no Brasil. Como não tenho nadinha de pressa pra montar isso, estou correndo não só atrás das peças certas, mas do preço justo também.

Entre outros mimos.....

Finalmente o velho VCD vai ganhar fechamento automático do Teto Solar! \o/
Na saga de procurar peças e tal, achei aqui em Juiz de Fora o motor e conector do teto solar do Vectra B, por um valor muito interessante. Vou aproveitar o ótimo tópico sobre o assunto que existe aqui no clube para fazer a instalação, se tudo der certo, ainda este fim de semana. Menos um na lista dos upgrades sonhados pra este carro! kkk

Abraço, valeu!

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por cledman » 30 Jun 2016, 15:02

Caaaaaaara! Não acredito!
Vc ta com essa máquina aqui em JF?
C veio pro encontro de carros antigos?

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 30 Jun 2016, 16:23

Nada Cledson, mandei despacharem foi pelo correio mesmo! rs

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por cledman » 30 Jun 2016, 16:27

Ah heheh
Que pena.
Achei que ia ver o carro por aqui! heheh
Abraços

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 05 Jul 2016, 14:10

Em quanto estou no aguardo de algumas peças da parte mecânica para a montagem do 16v, me 'diverti' um pouco com a substituição do mecanismo do teto solar.

Fiz a troca do motor e interruptor pelo componente dos Vectra B, que possuem aquela função de fechamento automático do teto no alarme.. coisa que meu Vectra B tinha e que sempre senti falta no A. As peças chegaram ontem, logo à noite já meti as caras pra fazer a primeira parte da instalação.

Quem entende de elétrica automotiva e tem as manhas em eletrônica, provavelmente consegue criar um esquema que permita executar a função no motor e chicote original do A sem a necessidade de trocá-lo... porém tenho certeza que o custo e tempo envolvidos no processo não compensam tanto assim, em vista e que o sistema do Vectra B é basicamente plug 'n play no Vectra A... alguns detalhes sobre isso:

- O mecanismo de acionamento é idêntico nos Vectra A e B, mesma engrenagem do motor, mesmo interruptor e mesmo temporizador de funções / acionamento (Mesmas posições de abertura do teto solar, com mesmo tempo e ordem de acionamento).
- A furação na travessa de teto do Vectra A para fixação do motor já tem com pré-disposição para fixar o motor do Vectra B, com todos os furos e roscas.. é perfeito!

Porém... o conjunto completo do motor e chicote do Vectra B são um pouco maiores que os originais do A. Assim, algumas modificações foram necessárias para tudo encaixar como no original.. nada sério, apenas tive que tirar uma quina da caixinha onde fica o PCB do motor.

Primeiro tentei lixar para ver se abria o espaço necessário pra encaixar, porém não foi suficiente... como eu jamais me prontificaria a cortar a lata da travessa, acabei foi cortando a carcaça do motor mesmo.. mas só uma das quinas:

Imagem

Imagem

Depois fechei o buraco usando fita isolante e parafusei o mecanismo nos locais pré-dispostos do VA:

Imagem

Nesta foto, os chicotes estavam ligados simultaneamente - O interruptor do VA é este verde pendurado ali ... note que o interruptor do VB já estava fixado no botão original do VA. Plug n' Play!

Tudo testado e funcionando ... terminei de remover a fiação do motor original, instalei a nova, e agora está tudo pronto para puxar o sinal das travas... esse abençoado fiozinho vermelho e amarelo, no caso:

Imagem

Adeus motorzinho velho! haha

Imagem

Saga continua no final de semana.. isso foi tudo que deu pra fazer ontem a noite. Agora só falta realizar a ação motivo-causa desse procedimento todo, que é puxar o sinal do alarme que vai para a LV dos vidros elétricos, e conectar no acionamento do teto. De todo o processo, deve ser a parte mais fácil.. veremos!

Editado pela última vez por Malagoli em 05 Jul 2016, 14:13, em um total de 1 vez.

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por cledman » 05 Jul 2016, 14:12

Puuutz cara! Que trabalho de primeira hein?
Que ótimo que as peças são compatíveis!
Poderia ter um videozinho depois mostrando como ficou! Que tal?
:13:

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 05 Jul 2016, 14:17

Por em quanto ele está com as funções exatamente iguais à peça original .. só mudou o barulho do acionamento, que é bem diferente nesse motor mais novo. Mas assim que puxar o acionamento automático dele, faço um videozinho sim!

Um tanto simples ainda, já que o alarme do meu VCD ainda é o original de fábrica, na fechadura (Tranca, e tranca de novo pra acionar o alarme e o LV). Quando instalar um Pósitron com controle remoto e tal, aí sim ficará uma coisa moderna! hahaha

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por cledman » 05 Jul 2016, 14:18

Mal posso esperar! heheheh
Top de linha!

Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Robson Lott
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)

Vectra A 95/96 Malagoli

por Robson Lott » 05 Jul 2016, 15:20

Malagoli,

esse abençoado fiozinho vermelho e amarelo

Isso mesmo! Este é um UP que eu queria ter feito, na época do finado Vectra Clube! O lance, na época, era tentar ao máximo usar o sistema do Vectra-A mas pelo visto, pra garantir a plena funcionalidade desse UP, somente trocando o sistema pelo B, certo... :(

Bom que vc desmontou tudo, e pode refazer a instalação que o porco aqui fez do retrovisor eletrocrômico, não!? Que eu me lembre, eu puxei os sinais da luminária de forma temporária (pra testar) e acabei, por falta de tempo, considerando isso como permanente! hahahaha!!! Inclusive o sinal de ré não foi ligado! ;)

Acompanhando...

Abraços!
Robson Lott

PS: Curiosidade - por quanto vc conseguiu negociar esse motor lá em Juix de Fora-RJ?
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 05 Jul 2016, 16:08

Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje
Bom que vc desmontou tudo, e pode refazer a instalação que o porco aqui fez do retrovisor eletrocrômico, não!? Que eu me lembre, eu puxei os sinais da luminária de forma temporária (pra testar) e acabei, por falta de tempo, considerando isso como permanente! hahahaha!!! Inclusive o sinal de ré não foi ligado! ;)

PS: Curiosidade - por quanto vc conseguiu negociar esse motor lá em Juix de Fora-RJ?

Robson, vou sim tentar refazer toda a fiação e isolamento em fita com feltro ali do teto, retrovisor e luminária pra ficar à nível de original.. provavelmente irei me dedicar à isso no próximo fim de semana, quando for puxar o sinal do alarme pro teto.

A questão do sinal de ré do retrovisor, vixe! .. ele funciona tão bem do jeito que está, então não vou mexer em nada mais não.. só acabamento e organização daqueles fios ali mesmo, haha

O motor e chicote eu comprei por R$ 150,00. Lembre-se, se for procurar para comprar, exija o envio do chicote também (Ele vem com o conector, o interruptor e os fios para ligação no resto da elétrica do carro), assim fica uma instalação mais limpa, original, e não requer que faça cortes e emendas na fiação do sistema original, caso queira guardá-lo.

Juiz de Fora - RJ .. :11:

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Vectra A 95/96 Malagoli

por Arquiteto » 05 Jul 2016, 17:04

que peça linda de se ver ...

Imagem

:102:

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 05 Jul 2016, 19:22

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje que peça linda de se ver ...

Linda onde?! haushaushuhasu .. isso aí tá bem incompleto ainda, com pedaço da velha sucata no lugar da cereja do bolo (Essa tampa de velas com a escrita toda falhada, rs) ... Ainda falta um trato nestas peças Leo.

Como disse anteriormente, a pintura que fiz da tampa de válvulas não é definitiva ainda... praticamente é só uma base antifosfatizante com pintura resistente à alta temperatura pra servir de base para a pintura definitiva que ainda está por vir. Quanto a tampa das velas.. estou tentando conseguir algo bem mais legal que essa original dos XE nacionais, pra fazer frente à exclusividade pretendida e planejada no projetinho do meu digníssimo VA, haha

Aguarda que tem muito trampo legal por vir em cima de funcionalidade, estética e performance pra esse carro velho... rs
Abraço!

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Vectra A 95/96 Malagoli

por Arquiteto » 05 Jul 2016, 21:57

oxe ... a tampa de preto ficou show sô

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 06 Jul 2016, 18:43

:13:

Morri numas pratas hoje pra instalar um alarme no VCD... me levou uns Temers que eu não havia colocado nos planos um tempo atrás.

Motivo: Aumento absurdo do quantidade de roubo de carros na minha rua. Mesmo que seguro pague, meu carro, pra mim, tem um valor imensurável.... então, melhor prevenido do que desprovido, correto?

Escolhi o Pósitron PX-330, que foi ligado em conjunto do alarme original do carro e que possui sensor de presença atuando no sistema da bomba de combustível. De quebra ele tem função de trava e destrava automático das portas temporizado, quando liga e desliga o carro. Legal, pois é um outro item que eu sentia falta.. nada de ficar trancando (quando lembra) e destrancando manualmente mais não!

Imagem

Mah!... e ainda tenho que puxar o sinal pro teto solar. Não achei nada específico para o Vectra A sobre este assunto, acho que vou sofrer um pouquinho até descobrir de onde puxar esse sinal... será que é o mesmo que faz os vidros elétricos subirem, quando ligado o alarme? Quem tiver um palpite avisa aí..

Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Robson Lott
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)

Vectra A 95/96 Malagoli

por Robson Lott » 06 Jul 2016, 19:08

Boaaaaaaaaa Malagas!!! :D

PX-330, que foi ligado em conjunto do alarme original do carro e que possui sensor de presença atuando no sistema da bomba de combustível

No caso, quando vc cita que foi "em conjunto", como assim? Vc mesmo instalou? O instalador (ou vc) ligou algo do Pósitron que, quando arma ele, ele tb fecha o contato como se fossem os micro-switch do alarme original na fechadura da porta do motorista? Queria mais detalhes, pra copiar pro meu Vectra A! ;)

ainda tenho que puxar o sinal pro teto solar. Não achei nada específico para o Vectra A sobre este assunto, acho que vou sofrer um pouquinho até descobrir de onde puxar esse sinal... será que é o mesmo que faz os vidros elétricos subirem, quando ligado o alarme

Então... até puxando o gancho ali no sistema dos micro-switches que armam o alarme e fazem subir o vidro com a chave a 45o na fechadura, que tal fazer com que o Pósitron mande um sinal exatamente nos fios do micro-switches???? E se o Pósitron q vc pôs, puder fazer isso, também poderá fechar o teto! Aliás, pra fechar o teto é mais fácil que fechar os vidros, pq além de independente, o tal fiozinho amarelo do teto, ao receber massa (não sei se contínuo ou um pulso), faz fechar o teto, mesmo se ele tiver em qualquer posição de abertura. Então, capaz do Pósitron ter essa função, mesmo que temporizada, de mandar um sinal, ainda que contínuo ou um pulso, pra fechar o teto ao armar o alarme, não!?

Acompanhando.......
Abraços!
Robson Lott

PS: E que Deus abençoe esse BUM!
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 06 Jul 2016, 20:48

Robson Lott escreveu:
PX-330, que foi ligado em conjunto do alarme original do carro e que possui sensor de presença atuando no sistema da bomba de combustível

No caso, quando vc cita que foi "em conjunto", como assim? Vc mesmo instalou? O instalador (ou vc) ligou algo do Pósitron que, quando arma ele, ele tb fecha o contato como se fossem os micro-switch do alarme original na fechadura da porta do motorista? Queria mais detalhes, pra copiar pro meu Vectra A! ;)

Eu ajudei na instalação, mas não fiz sozinho.. ligamos o módulo da Pósitron após o alarme original, mas sem cortar um fio sequer do sistema original. A única coisa que foi desconectada foram os sensores do alarme original, pois a central do PX-330 utiliza outros sensores que vieram no kit... talvez até dê para usar os originais do carro, um dia vou testar pra ver se funcionam.

Sobre o sensor de presença, não funciona como se fosse um anti furto.. é bem mais avançado, e ele vai ligado no positivo da bomba de combustível, na caixa de fusíveis. O restante é a central do PX-330, que é programado para trabalhar junto do controle de presença (Separado do controle do alarme). Quando o controle de presença está perto, o veículo funciona normalmente.. mas com poucos metros de distância, se o controle estiver longe do carro, o sistema é ativado, o alarme dispara e em alguns segundos corta a bomba, só sendo destravado quando usar o controle de presença. Que diabos que faz isso funcionar direitinho, eu não sei, teria que desmontar a central do PX-330 pra estudá-la, rs

Robson Lott escreveu:
ainda tenho que puxar o sinal pro teto solar. Não achei nada específico para o Vectra A sobre este assunto, acho que vou sofrer um pouquinho até descobrir de onde puxar esse sinal... será que é o mesmo que faz os vidros elétricos subirem, quando ligado o alarme

Então... até puxando o gancho ali no sistema dos micro-switches que armam o alarme e fazem subir o vidro com a chave a 45o na fechadura, que tal fazer com que o Pósitron mande um sinal exatamente nos fios do micro-switches???? E se o Pósitron q vc pôs, puder fazer isso, também poderá fechar o teto! Aliás, pra fechar o teto é mais fácil que fechar os vidros, pq além de independente, o tal fiozinho amarelo do teto, ao receber massa (não sei se contínuo ou um pulso), faz fechar o teto, mesmo se ele tiver em qualquer posição de abertura. Então, capaz do Pósitron ter essa função, mesmo que temporizada, de mandar um sinal, ainda que contínuo ou um pulso, pra fechar o teto ao armar o alarme, não!?

Eu não entendo nada de nada disso aí... mas o pessoal do grupo de Vectra A me passou o PDF dos esquemas elétricos do VA para travas, vidros e alarme.. com certeza lá vai ter algum material que posso estudar pra fazer o sistema funcionar. Já cheguei a puxar o fio que manda pulso para travar e subir os vidros, do alarme original para o teto, mas nada acontece... depois vou olhar e tentar novamente, as vezes é outro fio, sei lá. Tb tenho que arrumar um multímetro pra isso.. ir no chute só pelo esquema, mesmo que a fiação seja original, ainda é meio arriscado, rs

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 07 Jul 2016, 10:02

Hoje estou 'armado' de um Multímetro! (Finalmente, a tantos anos mexendo no meio de eletrônica pá e tal, e ainda não tinha um, que vergonha, kkk) ...

Ou seja, a ligação do teto ao alarme vai sair, de um jeito ou de outro, rs

P.S.: Se colocar fogo no carro eu também aviso, :100:

459 mensagens