O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Vectra CD 95/96 - Malagoli
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

459 mensagens
cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Cledson Lopes
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Vectra A 95/96 Malagoli

por cledman » 14 Jul 2016, 21:09

Eita...
Vejo que os próximos dias serão de intenso trabalho hein?
Na expectativa pra ver como ficará!
Uma curiosidade: Volante e manopla do GSI é diferente da versão CD?

Por fim, o câmbio AT dava muita amolação?
Abraços!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rafael Malagoli
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 15 Jul 2016, 14:32

Todos os dias que mexi no carro desde que o câmbio terminou de fundir foram intensos Cledson... é bem trabalhoso remover tudo com cuidado e ajeitar o espaço pros novos componentes do câmbio manual, limpar, organizar chicotes, etc... Mas a parte mais trabalhosa, realmente ainda está por vir, rs

O volante é diferente sim. No GSi o volante é o mesmo do Calibra... e o volante do CD também é diferente do GLS, com couro original de fábrica. Só que eu não gosto muito de nenhum dos volantes dos Vectra A... no meu carro, tenho planos de num futuro próximo, colocar o volante do Vectra B com airbag e controle de som. Acho ele bem bonito, e gostava muito dos que tive nos meus antigos Vectra's B.

A manopla é igual em todos os Vectra A, outro item que eu também acho feio pra burro .. é igual dos Kadett e Monza. No meu carro aqui, estou instalando um kit do Astra, 0km .. acho que tem um visual muito mais limpo e agradável.

O câmbio AT da linha GM antiga é um bom câmbio, tem funcionamento bem macio e responde bem à tocada do condutor. Porém o meu já estava com a ré patinando desde 2013, e a manutenção é absurdamente cara. No geral, não sou contra Câmbios Automáticos.. porém em carros velhos, é complicadíssimo, não recomendo, e nunca mais terei outro igual. O lado bom, é que se fundir.. igual ao meu, passar isso pra manual é moleza, e sai bem baratinho com a mão de obra própria (Em oficinas, metem a mão pelo tempo que gasta na conversão) .. as peças em si são absurdamente baratas, depois irei detalhar pro pessoal e esclarecer de uma vez por todas o por que de não ter compensado manter o automático.. nem do lado de 'usabilidade', nem no lado financeiro.

Abraço! :88:

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Cledson Lopes
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Vectra A 95/96 Malagoli

por cledman » 15 Jul 2016, 15:57

Poxa Rafael, eu acho que isso deve ser um puta trampo.
Mas eu curto muito isso da gente por a mão na massa e fazer com nosso capricho né?

Uau! Que aula hehe
Depois que você comentou, fui dar uma pesquisada no google à procura dos volantes e manoplas.
Realmente hein? Agora.. e as rodas? Vi que você está vendendo as "calibrosas". O que tem em mente pra por no lugar delas?

E obrigado pelo esclarecimento à respeito do câmbio AT!
Sempre tive essa curiosidade. Um vizinho meu sempre teve carro AT. Agora, comprou um ford Ká pra mulher, pra ela trabalhar.
Ela não consegue dirigir o carro hehe. Está custando a readaptar, pois, segundo ela, dirige automático desde 2002.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

Vectra A 95/96 Malagoli

por Ju_Bueno » 16 Jul 2016, 19:00

Malagoli escreveu:Fuente del Mensaje
A manopla é igual em todos os Vectra A, outro item que eu também acho feio pra burro .. é igual dos Kadett e Monza.

Acho que não é igual. Dos Monza e Kadett a manopla é quadrada, ao passo que a do Vectra é um pouco arredondada, igual dos Corsa. A forma como está gravado o esquema das marchas na manopla, isso sim é igual nestes modelos.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 16 Jul 2016, 20:34

cledman escreveu:Fuente del MensajeAgora.. e as rodas? Vi que você está vendendo as "calibrosas". O que tem em mente pra por no lugar delas?

As rodas de Calibra ainda não foram vendidas, mas os pneus que estavam nela foram os responsáveis pelo pagamento de todas as peças do conjunto manual, rs .. mas mantenho o anúncio delas, e caso vender, o dinheiro vai pro cofrinho pra terminar a preparação do motor... se pá, até sobra uns trocados pra já trocar todo o sistema de combustível pelo do Vectra B e converter isso pro Etanol! Mais potência, mais economia, mais robustez mecânica, mais facilidade de manutenção. Tudo de bom, haha

Mas o projeto de ter rodas diferenciadas no VCD ainda está de pé... mais pro fim do ano devo comprar os pneus, e ano que vem, um jogo bacana de rodas. Ainda é surpresa o que venho planejando... mas vamos por partes né, ainda nem fiz o motor, kkk

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Acho que não é igual. Dos Monza e Kadett a manopla é quadrada, ao passo que a do Vectra é um pouco arredondada, igual dos Corsa. A forma como está gravado o esquema das marchas na manopla, isso sim é igual nestes modelos.

Vou pegar uma fotinha do GSi lindo magavilhoso do Robson:

Imagem

A genuína destes carros é assim, quadriculada.. como Monza e Kadett, porém mais bem acabada.. a do GSi é em couro, provavelmente como no CD manual. O GLS pode ser que tenha um acabamento diferente não sei. Já as que vendem no mercado de reposição são arredondadas, e sim, peças compartilhadas com a linha Corsa e Astra... mas não creio que são genuínas de Vectra A. Até mesmo por que se fosse, pode ter certeza de que não teria 0km pra comprar mais, kkk

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 16 Jul 2016, 21:55

Caramba ... vou resumir a minha manhã de Sábado todinha pra vocês:

Imagem

O Vectra GSi doador da transmissão até que ajudou no trabalho todo. Primeiro, como eu já havia removido o cabeçote e toda a admissão do carro, o acesso aos parafusos do câmbio e motor de arranque estavam bem acessíveis. Deu mais trabalho tirar os pedais de freio e embreagem que pra remover todo o conjunto! .. Quanto ao câmbio, foi bem simples mesmo, só baixei o agregado completo com os amortecedores e barra de direção (ponteiras estavam mais presas nas pontas de eixo que namorada grudenta, kkkk), que o conjunto ficou moleza de remover.. a caixa saiu igual manteiga, parecia que estava doida pra se juntar ao cabeçote, aqui em casa, kkkk .. Única 'grande pequena' perda do dia, foram as duas semi árvores, que tive que cortar ao meio, já que não tive lá tanta paciência pra sacá-las da manga de eixo... estavam bem travadas também.

Pra facilitar a remoção do conjunto, eu removi a caixa do seletor de marchas, e aproveitei pra dar uma espiada nas engrenagens e afins.... fiquei surpreso, o câmbio aparenta estar bem novo! .. Daí agora mais no finzinho da tarde, montei novamente o seletor pra dar um banho no conjunto. Tirei a foto agora à noite, mas dá pra ver que já está bem mais apresentável:

Imagem

Hoje, consegui então:
- Caixa F18
- Volante do motor de Calibra / GSi
> Este não me será útil. Será trocado por um volante de Vectra / Astra / Zafira 16v, que possuem o sistema compatível ao projeto da mistureba de C20XE com C20NE
- Kit de embreagem Luk, mas já bem surradinho..
> Será dado na base de troca por um kit da RS Embreagens aqui de Belo Horizonte. Sim, é remanufaturado, mas não me crucifiquem: A embreagem é só quebra ganho, já que ano que vem esse motor passará da pacata fase aspirada, pra sobrealimentada.. então um kit mais robusto vai ser necessário depois, mas não será nenhum kit de "cerâmica pra 3kilimei" .. o conjunto estará dentro do que um F18 comporta, com turbina de baixa pressão e algo em torno de 230cv, com embreagem leve e que não trepide nem nada. Mais sobre isso no ano que vem...
- Conjunto de pedais de Freio e Embreagem, com molas, travas, pinos.. etc
> Capas dos pedais serão substituídas por novas... claro!
- Cabo de embreagem, que será substituído por um 0km..
- Conjunto do trambulador, que será substituído por um 0km..
- Coifa do câmbio e manopla, que serão substituídos por itens 0km..
- Suporte traseiro do motor / câmbio, só por precaução .. creio que os meus do AT são iguais
- Suporte lateral do câmbio, só por precaução .. creio que os meus do AT são iguais

Planejado para amanhã:
Montar os pedais e abrir espaço onde for necessário pra passar o cabo da embreagem (Com certeza essa pequena tarefa irá me levar a manhã toda, kkk), e lavagem detalhada do câmbio e componentes do sistema seletor.. não quero carregar nada sujo no meu porta malas, rs

Planejado para Segunda Feira:
Correr atrás de todas as peças novas, fluídos, juntas do câmbio...

Planejado para Terça Feira:
Substituição das transmissões, e revisão básica do câmbio manual: Todas as juntas e todos os reparos do varão, limpeza interna da transmissão manual com enxágue e finalizando com adição de Miletec... e voltar pra casa curtindo meu VCD manual! (Ansioso nada né? rs)

E é isso.. próximos capítulos da novela em breve, :88:

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

Vectra A 95/96 Malagoli

por Ju_Bueno » 18 Jul 2016, 09:50

Malagoli escreveu:Fuente del Mensaje
Imagem

A genuína destes carros é assim, quadriculada.. como Monza e Kadett, porém mais bem acabada.. a do GSi é em couro, provavelmente como no CD manual. O GLS pode ser que tenha um acabamento diferente não sei. Já as que vendem no mercado de reposição são arredondadas, e sim, peças compartilhadas com a linha Corsa e Astra... mas não creio que são genuínas de Vectra A. Até mesmo por que se fosse, pode ter certeza de que não teria 0km pra comprar mais, kkk

Voltando aqui sobre as manoplas...
Eu quis dizer que, comparadas às do Monza e Kadett que são quadradonas, as do Vectra e Corsa são mais arrendondadas, mas não totalmente redondas. A do GLS é sim igual da foto acima, e tb revestida em couro. Busquei na net e segue uma foto das quadradas do Kadett...
Imagem
JULIANO -

Imagem

Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 18 Jul 2016, 17:49

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje A do GLS é sim igual da foto acima, e tb revestida em couro.

Interessante. Se souber quem tem a original em couro pra vender, me avise... só falta comprar essa manopla aqui na minha transformação mega gororoba, haha

Bom, atualizando ... hoje a coisa mudou um pouco de figura, foi um corre corre danado, mas já levei o carro pra oficina pelo menos .. ( !! Primeira e última vez do VCD em cima de uma prancha de reboque, eu espero !! .. hahaha )

De ontem:

Fiz a montagem dos pedais .. porém ainda não havia comprado as capinhas novas, nem o conjunto do trambulador, então foi 'só' o que fiz .. mega super apertado em baixo do painel, a instalação deles quase me tomou a manhã toda, kkk

Imagem

Depois disso, gastei boa parte da minha tarde de Domingo limpando o restante das peças.

De hoje:

Foi apertado... mas consegui comprar o restante das peças "mecânicas" pra coisa:

- Kit de reparos do trambulador: Minha peça é original e está excelente, exceto pelas buchas que estavam em estado lastimável. Consegui as duas buchas do trambulador genuínas, então vai ficar zero e vou manter a peça original. Melhor, por um preço campeão.. impossível!

- Kit de reparos do varão: Só consegui o kit paralelo, mas deve dar conta. Também estou trocando só preventivamente, e se depois eu achar as pecinhas genuínas, troco novamente.

- Kit de juntas do câmbio: Paralelo, exceto a junta do cárter da caixa, que consegui genuína.

- Kit de retentores do diferencial, Sabó.

- Cabo de embreagem, genuíno (raridade esse, hahaha)

- Disco, Platô, Rolamento e Volante do Motor ... de MONZA! .. O disco do Monza tem a mesma 'pista' do volante do Calibra... mas como é mais leve, vi vantagem na parada. Além disso o custo foi bem abaixo do que eu esperava, na RS Embreagens... produto de primeira, curti de mais a qualidade das peças!

Ainda falta a coifa e manopla novas... consegui a coifa genuína do Vectra B em couro aqui em BH, devo buscar na Quarta.. já a manopla só consegui em Sampa, mas ainda não pedi. Também esqueci de comprar as capinhas do pedal de embreagem e freio, baita vacilo... mas compro isso assim que finalizar a mecânica.

Novidades eu aviso. Espero que meu filhote volte a rodar em breve...

:88:

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Vectra A 95/96 Malagoli

por Arquiteto » 18 Jul 2016, 18:24

trampo fodastico Malagoli ...

vc e um dos poucos que encariam este desafio ... parabens

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 18 Jul 2016, 21:18

Obrigado Leo!

Trampo necessário, já que vem pimenta nesse motor futuramente né! ... mas nada comparado à complexidade que vai ser montar o novo cabeçote, nova injeção eletrônica, coletores... parece que essa conversão pra manual é só um treino pro trabalho todo que vem pela frente, kkkkk

Abraço, até o próximo encontro!

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

Vectra A 95/96 Malagoli

por Ju_Bueno » 19 Jul 2016, 08:46

Malagoli, não sei dizer se é da parte do trambulador ou dos varões (ou ambos) que, pelo menos GLS e CD compartilham peças do Corsinha. Acho que é muito mais fácil de achar original...
JULIANO -

Imagem

Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 19 Jul 2016, 12:11

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Malagoli, não sei dizer se é da parte do trambulador ou dos varões (ou ambos) que, pelo menos GLS e CD compartilham peças do Corsinha. Acho que é muito mais fácil de achar original...

Corsa, Kadett, Monza ... tem peça de tudo no meio, porém acho algumas são mais específicas do A, tipo o cabo de embreagem.. não tenho certeza.

No caso aqui, eu não descartei as hastes do varão e o sistema do trambulador, pois eles são genuínos e não tem nada quebrado ou empenado.. porém as buchas estavam deploráveis, daí comprei o kit de reparos do varão paralelo (Não encontrei genuíno aqui em BH, mas como são peças baratas e fáceis de trocar, quando achar originais eu coloco.. vou tentar na Accioly depois!) ... Já o kit de reparo do trambulador, eu consegui original aqui em BH na Autochev, especializada GM .. não foi nada barato, mas só com peça genuína pra ter certeza de que fica perfeito. Quero o câmbio justinho, com engate preciso, como se fosse tudo novo mesmo.

O que me falta comprar agora, são itens cosméticos: Coifa do trambulador, Manopla das marchas e capas dos pedais. Já consegui as capas originais do modelo aqui, paralelas, mas não tem problema .. Já a coifa do trambulador, consegui aqui em BH as genuínas do Vectra B em couro, que devo buscar ainda esta semana. Só vai faltar a manopla nova, que devo pedir da Europa.. o Corsa SXi deles usa a mesma manopla em couro liso do nosso Vectra B CD, exatamente a peça que quero no carro.

Quanto ao resto já está tudo ok, foi uma correria intensa atrás de peças... mas que está valendo muito a pena, tanto pelo custo da conversão, quanto pela qualidade que está ficando. Só estou torcendo para a parte interna do câmbio estar ok, pois estou trocando apenas juntas, retentores e dando uma mega lavagem interna e externa. Se o funcionamento do F18 estiver nos conformes, só vou só cuidar com óleo novo e Militec e torcer pra que aguente a fase preparada do motor, mais adiante.

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 19 Jul 2016, 15:47

Atualizações da mecânica:

O diferencial da caixa que comprei está indo pro vinagre. Está com folga e os dentes das planetárias estão tipo que ... com 'cáries' kkkk

Lado bom da história... é que isso abre espaço pra colocar um diferencial blocante. Não são caros, e são fáceis de achar, acho que vale muito a pena o investimento...

No mais, estou trocando coifas das homocinéticas por kits da Spicer, e colocando um retentor de volante do motor novo, Sabó.... o velho estava todo quebrado! .. Vai ficar zero a criança!

Força, força, força.. e bola pra frente!

:102:

Danbh13
GL Member
GL Member
Nome Completo: Danilo Augusto Silva Campos
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Vectra A 95/96 Malagoli

por Danbh13 » 19 Jul 2016, 16:18

Meu Deus, essa garagem é de encher os olhos, muito foda toda essa empreitada! :40: :40:

Malagoli desejo que dê tudo certo nesse novo projeto, meio forçado em relação a idéia original, mas de toda forma vai ficar top, isso é certeza!!
Tanto eu como todos queremos ver o VCD A mais zero do Brasil com novo câmbio no encontro dia 31 e saber da história direitinho haha
Até la vou acompanhando aqui com todos os detalhes e os muito bons e explicativos textos e fotos. :88:

Boa sorte sempre!
Imagem
Danilo / MG-BH / Vectra CD 2.2 16v 02/02

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=11155

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 19 Jul 2016, 20:25

Bom, só atualizando ...... não vou colocar o blocante! Pensei bem e sinceramente, não ando muito afim de comprometer a agilidade de curvar do VCD e acabar com um carro que só faz bonito em linha reta. Além do mais, consegui o conjunto novo de planetárias, pino e outras coisas a mais que necessito para a caixa, por um valor bem mais em conta, e que dará conta do recado. Só não vou por agora, vou comprar as peças mas monto daqui uns dois meses quando tiver me recuperado dessa paulada nas canelas, haha

Danbh13 escreveu:Fuente del Mensaje Meu Deus, essa garagem é de encher os olhos, muito foda toda essa empreitada! :40: :40:

Malagoli desejo que dê tudo certo nesse novo projeto, meio forçado em relação a idéia original, mas de toda forma vai ficar top, isso é certeza!!
Tanto eu como todos queremos ver o VCD A mais zero do Brasil com novo câmbio no encontro dia 31 e saber da história direitinho haha
Até la vou acompanhando aqui com todos os detalhes e os muito bons e explicativos textos e fotos. :88:

Boa sorte sempre!

Grande Danilo, obrigado meu caro! ... o velho VCD agradece aos cumprimentos, haha

Realmente está sendo bem 'forçado' essa troca de câmbio agora. O planejado era ter ficado de AT até o fim do ano pelo menos, quando eu poderia passar pro manual da geração mais moderna dos Vectras, com acionamento hidráulico e a cabo... Infelizmente não me sobrava muito caixa pra fazer essa mudança por agora, nem tempo disponível pra correr atrás de todas as peças e soluções para as adaptações necessárias.. então optei pelo caminho menos custoso e mais fácil pra não ficar muito tempo sem o carro, que foi instalar o F18 com acionamento por varão.

Bom, um dia eu deixo do jeito que queria... mas até lá, me resta fazer o que der pra ser feito de melhor.. e com um pouco de sorte esse câmbio vai servir bem por mais alguns anos, abrindo espaço pra algumas outras 'coisitas más' que tenho em mente aqui, rs

Abraço!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 21 Jul 2016, 22:20

Bom, hoje tirei minha tarde toda pra correr atrás de buscar as peças faltantes na conversão, e trazer o carro pra casa.

Primeira coisa que fizemos quando cheguei na oficina, foi adaptar um jumper entre a ignição e o arranque, para isolar o sistema do câmbio AT.

Nos automáticos, a sequencia na partida é Ignição > Central AT > Motec > Arranque, neste processo a central do câmbio passa a informação de que marcha o carro se encontra para a central do motor liberar a partida (No caso, só em P ou N a central libera o sinal pro arranque) ... Agora a ligação está como se o carro fosse manual, direto do comutador para o motor de partida. Pra mim que sou totalmente leigo em eletrônica automotiva, tive que fazer isso com o auxílio de um amigo mecânico... senão eu teria perdido o dia inteiro pra solucionar o pequeno problema, rs

Daí como não podia ficar muito tempo lá, trouxe o carro pra casa rodando em modo precário, com os engates de marcha pra lá de bagdá, sem quinta marcha, sem precisão alguma, além do 'tranco' nas arrancadas por causa da folga (Férias) no Diferencial....

Chegando em casa, só fixei melhor o banco do motorista, montei o console central por causa dos comandos dos vidros, e fui logo buscar o restante das peças, na Pedro II.

No caminho fui percebendo coisas 'legais' que a muito tempo não sentia em um carro de câmbio manual. O CB marcando 0 l/km toda vez que tirava o pé do acelerador com o carro engrenado.. e a forma que o motor passa a força pro chão, muito mais direta e livre, nitidamente sem perdas por causa do conversor de torque. Sinceramente, a impressão é de que ganhei 30cv / roda só na troca da caixa! Além disso, é notória a redução de carga sob os amortecedores dianteiros, a própria dinâmica do carro mudou por completo... com certeza essa troca de câmbios também tirou bastante peso da dianteiro do carro.

Chegando na Pedro II, primeiro peguei a coifa das marchas na AutoChev. Peça 93278706 - Guarda Pó Alavanca. Depois passei na MAP pra pegar as capas dos pedais novas, e também a manopla do câmbio, Peça 90522811 - Manopla. Por fim, "Mundo dos Rolamentos", uma das lojas mais antigas da área, pra buscar as peças do diferencial e as engrenagens do velocímetro, que também estavam com folga na caixa que comprei.

Imagem

Voltei pra casa, e agora já a noite, terminei de fazer uma regulagem temporária para o varão da caixa. Deixei todas as marchas engatando perfeitamente, porém ainda não está justinho pois estou esperando a bucha do liame chegar de São Paulo:

Imagem

Assim que o reparo chegar, eu faço a montagem e a regulagem final do trambulador. Aí sim, posso proceder com a montagem do console central e tudo o que falta finalizar no sistema, como a substituição do cabo de embreagem pelo novo, e a instalação de todas as vedações da parede corta fogo.

Está quase lá.... o pior, de longe já passou ... agora é esperar o resto das peças chegar, terminar de montar, regular, e assim que toda a parte de acionamento e estética estiver finalizada.. voltar com o carro pra oficina para fazer a troca do diferencial, e literalmente, ZERAR todo o sistema com mais óleo novo e Militec, pra fazer esse câmbio durar pelo menos mais alguns anos, rs

Imagem

Essa novela tá quase acabando heim! .. Vixe, quanta trabalheira... kkk

:102: :88:

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

Vectra A 95/96 Malagoli

por Ju_Bueno » 22 Jul 2016, 08:44

Deve ser muito boa a sensação de ver a coisa dando certo, né? Imagina a "manteiga" que vai ficar essa alavanca...
Sabe dizer se o câmbio do GSI é o mesmo do GLS/CD?
Pra te dar uma referência em dizer se a relação é pelo menos parecida, no meu GLS, em 5ª marhca, a 120km/h está em exatos 3000rpm (rodas e pneus nas medidas originais).
Abs!
JULIANO -

Imagem

Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 22 Jul 2016, 09:41

Juliano, é realmente muito bom ver tudo voltando aos conformes.. e sinceramente, todo o processo é trabalhoso pacas, mas nem eu imaginava que fosse ser tão simples, principalmente na questão da elétrica do carro, rs

Sobre a alavanca, eu imagino que o sistema de varão e trambulador mesmo depois de completamente revisado, ainda não vai me satisfazer. Tive dois Vectra CD "B" que tinham o acionamento por cabo, e esse sistema do Vectra A, até o momento, me faz lembrar muito de como era no Monza (Embora o sistema do A seja bem mais robusto e direto, sem tantas buchas no caminho). Até o momento, pra deixar o acionamento como gostaria, tenho duas opções:

- Short Shifter / Encurtar o acionamento .. na Europa vendem kits plug n' play para as transmissões F1x da GM, para Vectra, Astra, Cavalier, entre outros

Imagem

Vou pesquisar com o pessoal das gringas pra saber se nenhum dos engates fica comprometido .. Se funcionar beleza, eu mesmo tento fabricar um conjunto destes antes de comprar um pronto.

ou...
- Substituir todo o sistema pelo de trambuladores à cabo... resolve o 'problema', porém custa nada mais nada menos que um fígado, um rim e parte do pâncreas, mas nesse caso, tenho certeza de que fica do jeito que quero. De quebra, ainda dá pra instalar um short shifter em cima! rs

Sobre as transmissões, é difícil dizer ao certo, em meia de toda a salada de câmbios que a GM faz. Nos carros de 94 pra cima, eu imagino que sejam sim o mesmo câmbio 'mais ou menos longo' dos F18. Eu te digo amanhã, pois ontem eu não estava com quinta marcha no momento em que busquei o carro na oficina.. só fiz a regulagem quando cheguei em casa. Mas tenho quase certeza de que se mudar alguma coisa... vai ser só coroa e pinhão do diferencial mesmo (Talvez um dente a mais ou a menos..). Veremos..

Abraço!

Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Robson Lott
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)

Vectra A 95/96 Malagoli

por Robson Lott » 22 Jul 2016, 11:22

É aquele detalhe: F16 e F18 existem inúmeras configurações de relações de marcha, mas no GSi as relações são sim diferentes. É só dar uma conferida no manual do proprietário que lá mostra a tabelinha! ;)

Abraços!
Robson Lott

PS: acompanhando...
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

Vectra A 95/96 Malagoli

por Malagoli » 22 Jul 2016, 12:31

185 / 65 / 14 (Tirei as aro 15 com pneus 195 / 55 / 15 dele, pra pagar essa 'brincadeira' de trocar de câmbio na hora errada,rs) ...

3000 rpm / 5ª = 110 km/h

Uma pena ... eu gosto de câmbios longos, haha .. Mais uma coisa pra melhorar depois!

459 mensagens