Bom, vamos a mais alguns trampos no VCD!
Hoje cedo eu fiz um atendimento na área do Bonfim / BH .. logo, aproveitei para passar pela Pedro II e buscar alguns detalhes que a muito queria ajeitar no VCD.
Primeira coisa foram estas buchinhas da grade dianteira.. desde que comprei o carro do Robson, láaa em 2013, eu havia notado que estavam faltando. Já tinha passado da hora de comprar e montar isso né!

E bom.. o outro detalhe é bem mais importante, e afeta todo o interior do carro basicamente.
A um tempo já, eu vinha estudando algumas formas de recuperar os forros de porta do carro. Praticamente não existe Vectra A no Brasil no qual os forros não tenham se deformado.. é defeito crônico do carro. No caso do meu, todos estão descolados, porém os tecidos estão excelentes, assim como todos os forros estão com a estrutura e acabamentos impecáveis... logo, vale o investimento de tentar recuperá-los, pois a chance do resultado ficar bacana é bem grande.
Todos os forros do meu carro estão estufados desta forma:

O forro do lado do passageiro dianteiro abriu um pequeno rasgo entre o couvin e o tecido, mas no fim das contas vai passar pelo mesmo procedimento de reparo, então não não vai interferir em nada.
O problema de 'mandar pra fazer'.. é que nenhuma capotaria na grande BH quer arcar com o compromisso de fazer da maneira que eu peço, preservando o acabamento costurado original. Sempre só oferecem um tipo de acabamento podre para meu gosto pessoal, que além de feio, é completamente fora do visual original, e ainda por cima, por um preço que chega a ser o cúmulo. Estragam seu carro, e ainda te cobram por isso. Pode? rs
Bom, depois de muito estudar sobre o assunto, eu vi que é
impossível replicar o acabamento original. Se quer ter o acabamento, vá fazer uma visita em outros planetas da Via Láctea e dê seus dois rins, fígado e pâncreas no conjunto dos 4 forros quando achar. À nível de comparação, forros novos de estoque antigo, custumam custar próximo dos R$ 500,00 uma única unidade, geralmente nas cores que ninguém procura (Cinza, Bege).. um forro preto ou azulado, que são as cores mais comuns, não existem mais no mercado brasileiro, ao menos por onde procurei. Na Europa a chance de achar é maior, e o leque abre para forros usados, pois o clima lá ajuda a preservá-los.. porém também não são baratos, e o frete acaba inviabilizando a compra também.
Assim sendo, eu me conformei com o problema e abri mão da costura a laser original de fábrica, pela costura simples que vemos nos bancos de couro e demais itens de interior hoje em dia. É bonita, vai servir muito bem para o projeto, caso bem feita... e é melhor uma costura diferente, que um interior todo detonado, podem ter certeza!
Partindo desta ideia de reformar os forros de porta, mudando o tipo de costura, mas mantendo todo o visual original da peça, parti então pros trabalhos.
Primeira parte, foi tirar a poeira do forro 'cobaia' que eu havia comprado ano passado, lá por volta de Novembro... este aqui, por baixo do Aerofólio:

Com o forro limpo, fiz um molde rapidinho pra poder tirar um gabarito para o corte dos tecidos:

E também comprei os tecidos que estou usando no procedimento. O Courvin preto, comprei o suficiente pra fazer o carro todo... estou aproveitando o processo para trocar a cor dos forros de porta do meu carro, qual nunca me agradaram muito (O painel é preto e os forros são azulados, vai entender, kkk) .. Já esse tecido cinza, comprei bem pouco, só pra fazer alguns testes e treinamento de costura, kkk

Ok... material na mão, foi a vez de partir pra ação. O processo de montagem vai ser dividido em algumas partes e ensaios, vamos lá:
A primeira parte, é logo a minha maior preocupação, pois para fazer no acabamento que eu desejo, dependo da capacidade de deformar e moldar o courvin, sem dar rugas ou problemas no futuro. Existem duas formas de passar por esta etapa, esticando o tecido na mão e colando, ou, a melhor maneira, usando um soprador térmico para deformar o tecido e colar contornando a superfície.
Eu não usei o soprador térmico nos primeiros testes de hoje, e já de cara me surpreendi (E muito!) com o resultado obtido só ao 'esticar' e colar. Claro, no forro cobaia todo procedimento é um teste .. mas na boa que eu poderia tolerar as pequenas 'rugas' que apareceram.. não é nada escancarado, ainda mais quando estiver tudo montado no carro. Vejam os resultados dos testes que fiz até o momento, e que foi na colagem justamente das partes mais críticas de toda a peça, no apoio de braço:

Pequenas rugas na lateral, mas que podem facilmente ser evitadas usando o soprador..

E mais algumas rugas na quina do forro, próximo de onde fica o pino da porta.
Visão geral da colagem nesta área do forro:

No momento estou dando um tempo para a cola curar, só aí irei passar para as dobras na área do tecido e todo o restante da peça... estou bem otimista e acho que vai dar tudo certo sim!
A outra parte do projeto consiste em costurar o tecido original do carro em uma fina tira de courvin, que será injetada no restante do forro quando estiver pronta. Usarei o tecido cinza que comprei pra fazer um teste, se der certo, irei cortar o tecido dos forros de porta originais do carro e usar eles para dar um visual original nas peças. Esta costura deveria ser feita por um profissional, mas estou tendo dificuldade em achar alguém que faça pra mim.. mas estou procurando, e até lá, posso ir adiantando a parte do courvin né!
Assim que o procedimento for avançando, eu irei postando os detalhes e resultados aqui.
Abraço galera!