O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Vectra CD 95/96 - Malagoli
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

459 mensagens
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rafael Malagoli
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra CD 95/96 - Malagoli

por Malagoli » 12 Ago 2016, 14:34

Mais atualizações acerca da conversão:

Aquela bucha que coloquei por trás da coifa do varão, na parede corta fogo, estava 'errada' ali. A bucha mesmo vai na carcaça do trambulador, serve de guia e suporte para o varão logo na alavanca dentro do carro.. Ou seja, eu tive que desmontar ali tudo de novo, tirar aquela bucha ali da parede, remover a bucha antiga do trambulador e colocá-la no lugar.

Eu quando terminei de montar pela primeira vez, notei que o engate das marchas ainda estava um pouco mais longo do que achava normal.. daí notei que tinha me enganado, desmontei tudo, montei novamente do jeito certo na Quarta Feira à noite, regulei novamente as marchas e agora está bem próximo de perfeito (Falta trocar o liame com a bucha lá fora)... os engates estão precisos, só o acionamento que está um pouco duro pois a bucha é nova.. olha a velha como estava detonada:

Imagem

Imagem

:11:

Mais um passo perto de dar um chega pra lá nisso... mas mesmo sem ter finalizado tudo ainda, estou curtindo de mais o carro manual! .. Tanto desempenho quanto consumo melhoraram de forma significante, mal posso esperar pra ver quando estiver tudo 100% e com o cabeçote 16v ... vai ficar foda, haha

:88:

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 12 Ago 2016, 17:47

manual da 2 km/l a mais de economia facil ne Malagoli

:52:

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 13 Ago 2016, 14:54

Hoje minha manhã foi um pouco diferente.... sei que não tem muita ligação com o nosso clube, porém eu tinha que compartilhar a experiência com vocês, rs

A algumas semanas eu conheci o dono deste Calibra 1995, durante a negociação das rodas que eu tinha no Vectra. É um cara fantástico, apreciador da marca, do modelo.. porém como muitos, não entende muito do carro, porém preza muito pela manutenção e trata o bichão com extremo cuidado.

Quando estávamos negociando as rodas, eu ainda não tinha visto o carro dele. Pensava ser 'só mais um Calibra'.. mas fomos indo conversando, ele me contou de uns detalhes que o carro dele tinha, algumas dúvidas e tal.. e como eu sou entusiasta, gosto de fuçar, e curto muito os GM's desta época.. obviamente que não poderia deixar de me prontificar a ajudar.

Foi indo, combinamos dele trazer o carro hoje pra dar uma olhada ... quando pá! .. Me deparo com o que foi provavelmente o Calibra mais íntegro e bem cuidado que já vi em pessoa.

Não tirei fotos em detalhes, pois não tirei o dia pra sessão de foto .. usei o tempo disponível só pra conhecer mais o carro, sanar alguns probleminhas, explicar outros detalhes.. e andar neste belo automóvel. Eu tinha que experimentar e sentir na pele o que é um carro usando a mesma combinação câmbio + motor que eu estou montando.. nada melhor que sentir um XE de verdade antes de terminar de investir e montar tudo isso no meu Vectra, afinal, além de demandar bastante tempo e dinheiro.. é um processo que não terá mais volta.

Bom, vamos em detalhe: Hoje tirei a parte da manhã pra realizar um pequeno reparo no mecanismo do teto solar dele. Não tirei fotos do processo, pois estava mais preocupado em entender o sistema e sanar o defeito. Primeiramente eu desconectei o mecanismo de acionamento pra ver se estava sem nada de errado ou se não era mal contato no conector, causas prováveis do teto ter 'travado' na posição 'tilt', semi aberto (Não ia pra trás nem pra baixo, simplesmente travou aberto). Averiguando o mecanismo do lado do acionamento, e constatando que não tinha nada de errado, passei para a parte do motor. Desmontei o sistema de engrenagem, verifiquei o movimento do teto manualmente, usando uma chave de fenda, e ao constatar que o mecanismo estava livre, sem nenhum travamento ou sinal de rompimento nos cabos, simplesmente o movi pelas posições manualmente, depois remontei e apertei o mecanismo elétrico novamente, e pá! Voltou a funcionar normalmente. É aquela velha história onde dizemos que 'carro parado também estraga' .. provavelmente este teto ficou meses sem deslizar, e por isso acabou travando em uma só posição, rs

Embora o Calibra tenha muita coisa semelhante com o Vectra GSi, este sistema do teto solar deles é único, com funções parecidas porém bem diferentes. Ele não desliza pra dentro do forro, mas sim por fora, o que dá um visual bem zangado pra máquina quando ele está pra trás... Foi uma boa lição sobre o modelo, e uma boa terapia..

De quebra, no final da brincadeira.. ainda pude guiar o carro e dar uma boa esticada pra sentir o fôlego que estes motores C20XE possuem em alta. É um baita motor, não é a toa a fama e a valorização que eles possuem no mundo das preparações e engines swap que vemos mundo a fora.

Chega de papo, vamos a algumas fotos desta bela manhã... me desculpem por não ter tirado mais, mas realmente ... eu fiquei tão entretido com a coisa, que esqueci o celular num canto e aproveitei o momento, kkkkkk

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Apreciem as poucas, sem moderação! rs

P.S.: Como a turma do Clube do Calibra é pequena e bem unida, vou tentar me comunicar mais com eles e marcar de fazer encontros em conjunto com o do Clube do Vectra, quando houverem aqui na região. Certamente que vale a conversa, e como são carros de mecânica muito similares às do Vectra, pode render benefícios pros dois lados... fora o aspecto visual da coisa, estes Coupés da época de ouro da GM são simplesmente matadores!

P.S.2: É um enorme prazer em ver que minhas antigas rodas, qual as reformei com tanto capricho e cuidado, foram parar num carro tão inteiro desse, ajudando ainda mais na originalidade do mesmo... sem palavras, eu não poderia ficar mais tranquilo quanto ao destino delas, kkk

:88: :102:

Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Robson Lott
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)

por Robson Lott » 13 Ago 2016, 16:12

Uaaaaaaauuuu!!! Que Vectra coupé lindo!!!

Lembra do ex pai de teu Vectra! Assim que eu comprei ele do Vini, o cara pegou um idêntico a esse, com os battery and oil gauges! Que falando nisso, seria ótimo que colocasse nesse Vectra pra completar o pacote, hein!?

E aí, seu pra dar água na boca né!? Realmente o C20XE faz um ótimo trabalho! E gastando pouca gasolina!

Abraços!!!
Robson Lott

Sent from my iPhone using Tapatalk
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 13 Ago 2016, 21:25

Caramba Robson, não sabia que o Vini tinha vendido o VCD pra passar pra um Calibra deste nipe! Agora sim entendo o por que dele ter vendido o Vectra, tendo aproveitado tão pouco do carrão.

Agora, pode ser que seja muita coincidência, ou pode ser que esse é o carro que foi dele.. sabe se por acaso ele ainda está com o Calibra? Por que sinceramente, um carro como este se torna praticamente único no país por estar neste estado de conservação e com estes acessórios (Fundo de painel branco e cluster adicional dos manômetros) .. são coincidências hiper raras de acontecer, o que me leva a crer que seja o mesmo carro. Inclusive eu conheço o antigo dono deste carro ali, Rodrigo Beluchi, antes do conterrâneo aqui de BH ter o comprado (A pouco mais de um ano).. ele era de Brasília, e o Rodrigo atualmente vende peças de Calibra.. eu acabei esbarrando com ele na saga de coletar todas as peças para montar o 16v aqui (Foi ele quem me forneceu o kit de capas de correias, parafuso da engrenagem do vira, suporte dos roletes e roletes da correia 16v) .. Neste caso, o Vini o teria vendido pra este rapaz de Brasília, que vendeu pra o atual proprietário...

Como disse, é um carro bastante raro, num estado e com itens bem peculiares.. não duvido que seja o mesmo carro, afinal, o Brasil fica pequeno ao se tratar deste modelo, rs

Sobre água na boca... realmente dá viu! .. Isso só me fez ficar ainda mais ansioso pra terminar de juntar todas as peças e partir logo pra preparação do motor. Eu já estava muito firme da minha decisão, mas a experiência de hoje foi o estopim no meio desta história. O Vectra CD é um baita carro, excelente por sinal, mas se colocado em comparação com a dinâmica / drivetrain do Calibra e Vectra GSi, realmente há muito o que se melhorar no carro... e a julgar pela estrutura do Vectra aqui, eu duvido que fique atrás da sensação que tive hoje, se bobear vai ser dali pra melhor, a julgar pelo empenho e planejamento envolvidos... realmente to louco pra ver ... melhor, provar! kkk

Abraço!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 13 Ago 2016, 21:50

Bom, partindo dos sonhos e voltando pra realidade (haushuashuas) ... hoje eu dei início à substituição das correias do VCD. No começo do ano passado eu havia comprado várias peças para revisões de algumas áreas do carro, porém por falta de tempo na época, eu só havia realizado a revisão dos freios... então este jogo de correias ficou guardado aqui, pegando pó... e eu não havia me prontificado a trocar, por causa de ferramentas que eu não tinha (Especificamente, extensores e catracas ideais pra trabalhar nesse tipo de manutenção).

Pois bem ... depois que a transmissão automática abriu o bico, e eu tive um gasto inesperado logo em meio à aquisição do restante das peças do 16v ... eu senti o gosto 'amargo' de ter que colocar meu projeto na geladeira, e isso me serviu de lição para parar de encarar as correias em cima da estante, e partir logo pra substituição, antes que aconteça coisa pior ... vai que uma das antigas arrebentasse e me causasse mais algum prejuízo inesperado, o que adiaria ainda mais o projeto. Antes de mais nada, minhas correias estão ainda no prazo de uso .. porém com este tipo de peça eu não gosto de brincar, ainda mais item que é afetado facilmente por contaminantes. Resumindo: Melhor prevenir do que remediar.

Assim sendo, na Sexta eu adquiri as ferramentas que precisava (Já que também vão ser úteis na hora de montar o 16v, foi unir o útil ao agradável, rs) .. e hoje a tarde parti pra desmontagem dos componentes antigos:

Imagem

Detalhe da pequena 'manobra' necessária para substituição de correia do Vectra A. Eu fiquei um pouco assustado quando vi o esquema pela primeira vez.. é um tanto novidade pra mim, ter que soltar o suporte e abaixar o propulsor para uma simples substituição de correia auxiliar (E consequentemente, a dentada), kkkkk:

Imagem

Colocando no ponto e conferindo o sincronismo antes de desmontar tudo:

Imagem

Soltando o guarda pó do volante do motor para travar a cremalheira e proceder com a remoção dos parafusos da polia e da engrenagem do vira:

Imagem

Imagem

Imagem

E por hoje foi só.. como podem ver pelas fotos, eu me esqueci de olhar o relógio antes de 'atacar' o carro.... é o que acontece quando agente se diverte né, kkkk

Como pretendo limpar tudo e montar bem direitinho, preferi deixar o restante do processo para amanhã cedo.. daí penso até em ir detalhando tudo, e possivelmente fazer um vídeozinho, criando um tutorial para quem quiser. Seja 8v ou 16v, a mecânica dos Vectra, de todas as gerações, é absurdamente simples... é um processo que pra quem tem algumas ferramentas em casa, dá pra fazer tranquilamente. Além de ser um bom passa tempo, faz bem para o carro e para o bolso, com bônus adicional de capricho e cuidado garantido! rs

Até mais, com o segundo capítulo de mais esse pequeno trampo!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 14 Ago 2016, 15:25

Continuando o trampo das correias, hoje pela manhã finalizei o serviço.. segue o restante em detalhe:

Após ter removido a polia do vira / correias auxiliares, é só destravar a capa da correia dentada e removê-la .. 5 parafusos sextavados de 10mm a prendem, pelo menos no Vectra A. Como podem ver não estava tão contaminado.. provavelmente pois foi exposto a minério por pouco tempo desde que trocada em 2012, e com o motor livre de vazamentos nos retentores, não tinha nada ali pra acumular muita sujeira:

Imagem

Mas é claro.. não dêem uma de João de Barro na hora desse tipo de manutenção. Gaste mais uns minutinhos pra limpar tudo, resultado vale a pena:

Imagem

Imagem

Tudo limpo, motor colocado no ponto, hora de partir pra montagem das correias novas:

Imagem

Lembrem de liberar o tensionador pra tirar a correia velha e colocar a nova. Aqui já com ela montada, mas ainda sem distribuir a tensão:

Imagem

Quase duas voltas completas no motor.. conferindo tensionamento e travando o tensor:

Imagem

Imagem

Tudo ok, pode montar a capa da correia dentada... e antes de torquear a polia do vira, eu recomendo bater um anti oxidante nos parafusos..

Imagem

Agora passando a correia de acessórios. Muito chato este procedimento no Vectra A, o suporte do motor passa triscando o tensor auxiliar, então para colocá-la de volta no lugar, deve-se alavancar o tensionador para a posição de travamento (Usar uma chave de boca 15mm e puxar tudo para trás - lado do alternador):

Imagem

Assim que aberto o espaço e passada a correia pelo tensor, pode liberar o tensionador novamente e terminar de passar a correia pelo suporte do motor e pelos demais periféricos:

Imagem

Imagem

Imagem

Tudo pronto, e aí o resto é só montar o restante das peças. No caso do VA, defletores do parabarro direito, parabarro, peito de aço e caixa do filtro de ar.

:102:

P.S.: Neste procedimento eu apenas conferi o estado dos demais periféricos, como bomba dágua, tensores e retentores. Não foi necessária troca de nenhum deles por em quanto, ainda mais por que no fim do ano, todo este sistema de distribuição passará para o do 16v .. Porém considerem que cada caso demanda certo reparo, nada de economizar em componentes do sistema não heim pessoal... o prejuízo depois pode ser grande.

P.S.2: Os passos aí podem ser seguidos pra qualquer carro da linha 8v dos GM's. 16v segue o mesmo processo, porém existe uma ferramenta da Raven para travamento dos comandos (Super fácil de usar também, e é uma ferramenta que custa em torno dos R$50,00) ... então a dica vale pra galera toda, independente de ano e motor.. basta ter um ferramental simples e cuidado pra trabalhar. Torquímetro, se tiver, melhor ainda, porém até mesmo quem não tem.. é só ir com cuidado e bom senso. Bom senso mesmo pessoal, pois sinceramente, todos os parafusos que tirei no meu sistema para efetuar esta troca parecem ter sido apertados por um ogro usando pneumática... é um absurdo isso, mas infelizmente é a realidade da maioria das oficinas no Brasil.. só tem João Bração por aí! Então peguem leve, com cuidado.. não precisa esmagar parafuso em nada ali.

P.S.3: Liberei todo o processo detalhado na sessão de tutoriais aqui do fórum, passo a passo, ferramentas, etc... quem quiser dicas mais técnicas de como fazer, é só ir lá pelo link: viewtopic.php?f=49&t=14156&p=165045#p165045

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 14 Ago 2016, 19:12

grande contribuiçoes ao forum Malagoli ... ta na hora de um indice no inicio do topico

:38:

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 14 Ago 2016, 19:21

eu lembro deste calibra km baixissima na epoca que foi comprado ...

me lembro de ´pensar putz que cara de sorte ...

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 16 Ago 2016, 18:31

Bom, vamos a mais alguns trampos no VCD!

Hoje cedo eu fiz um atendimento na área do Bonfim / BH .. logo, aproveitei para passar pela Pedro II e buscar alguns detalhes que a muito queria ajeitar no VCD.

Primeira coisa foram estas buchinhas da grade dianteira.. desde que comprei o carro do Robson, láaa em 2013, eu havia notado que estavam faltando. Já tinha passado da hora de comprar e montar isso né!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E bom.. o outro detalhe é bem mais importante, e afeta todo o interior do carro basicamente.

A um tempo já, eu vinha estudando algumas formas de recuperar os forros de porta do carro. Praticamente não existe Vectra A no Brasil no qual os forros não tenham se deformado.. é defeito crônico do carro. No caso do meu, todos estão descolados, porém os tecidos estão excelentes, assim como todos os forros estão com a estrutura e acabamentos impecáveis... logo, vale o investimento de tentar recuperá-los, pois a chance do resultado ficar bacana é bem grande.

Todos os forros do meu carro estão estufados desta forma:

Imagem

O forro do lado do passageiro dianteiro abriu um pequeno rasgo entre o couvin e o tecido, mas no fim das contas vai passar pelo mesmo procedimento de reparo, então não não vai interferir em nada.

O problema de 'mandar pra fazer'.. é que nenhuma capotaria na grande BH quer arcar com o compromisso de fazer da maneira que eu peço, preservando o acabamento costurado original. Sempre só oferecem um tipo de acabamento podre para meu gosto pessoal, que além de feio, é completamente fora do visual original, e ainda por cima, por um preço que chega a ser o cúmulo. Estragam seu carro, e ainda te cobram por isso. Pode? rs

Bom, depois de muito estudar sobre o assunto, eu vi que é impossível replicar o acabamento original. Se quer ter o acabamento, vá fazer uma visita em outros planetas da Via Láctea e dê seus dois rins, fígado e pâncreas no conjunto dos 4 forros quando achar. À nível de comparação, forros novos de estoque antigo, custumam custar próximo dos R$ 500,00 uma única unidade, geralmente nas cores que ninguém procura (Cinza, Bege).. um forro preto ou azulado, que são as cores mais comuns, não existem mais no mercado brasileiro, ao menos por onde procurei. Na Europa a chance de achar é maior, e o leque abre para forros usados, pois o clima lá ajuda a preservá-los.. porém também não são baratos, e o frete acaba inviabilizando a compra também.

Assim sendo, eu me conformei com o problema e abri mão da costura a laser original de fábrica, pela costura simples que vemos nos bancos de couro e demais itens de interior hoje em dia. É bonita, vai servir muito bem para o projeto, caso bem feita... e é melhor uma costura diferente, que um interior todo detonado, podem ter certeza!

Partindo desta ideia de reformar os forros de porta, mudando o tipo de costura, mas mantendo todo o visual original da peça, parti então pros trabalhos.

Primeira parte, foi tirar a poeira do forro 'cobaia' que eu havia comprado ano passado, lá por volta de Novembro... este aqui, por baixo do Aerofólio:

Imagem

Com o forro limpo, fiz um molde rapidinho pra poder tirar um gabarito para o corte dos tecidos:

Imagem

E também comprei os tecidos que estou usando no procedimento. O Courvin preto, comprei o suficiente pra fazer o carro todo... estou aproveitando o processo para trocar a cor dos forros de porta do meu carro, qual nunca me agradaram muito (O painel é preto e os forros são azulados, vai entender, kkk) .. Já esse tecido cinza, comprei bem pouco, só pra fazer alguns testes e treinamento de costura, kkk

Imagem

Ok... material na mão, foi a vez de partir pra ação. O processo de montagem vai ser dividido em algumas partes e ensaios, vamos lá:

A primeira parte, é logo a minha maior preocupação, pois para fazer no acabamento que eu desejo, dependo da capacidade de deformar e moldar o courvin, sem dar rugas ou problemas no futuro. Existem duas formas de passar por esta etapa, esticando o tecido na mão e colando, ou, a melhor maneira, usando um soprador térmico para deformar o tecido e colar contornando a superfície.

Eu não usei o soprador térmico nos primeiros testes de hoje, e já de cara me surpreendi (E muito!) com o resultado obtido só ao 'esticar' e colar. Claro, no forro cobaia todo procedimento é um teste .. mas na boa que eu poderia tolerar as pequenas 'rugas' que apareceram.. não é nada escancarado, ainda mais quando estiver tudo montado no carro. Vejam os resultados dos testes que fiz até o momento, e que foi na colagem justamente das partes mais críticas de toda a peça, no apoio de braço:

Imagem

Pequenas rugas na lateral, mas que podem facilmente ser evitadas usando o soprador..

Imagem

E mais algumas rugas na quina do forro, próximo de onde fica o pino da porta.

Visão geral da colagem nesta área do forro:

Imagem

No momento estou dando um tempo para a cola curar, só aí irei passar para as dobras na área do tecido e todo o restante da peça... estou bem otimista e acho que vai dar tudo certo sim!

A outra parte do projeto consiste em costurar o tecido original do carro em uma fina tira de courvin, que será injetada no restante do forro quando estiver pronta. Usarei o tecido cinza que comprei pra fazer um teste, se der certo, irei cortar o tecido dos forros de porta originais do carro e usar eles para dar um visual original nas peças. Esta costura deveria ser feita por um profissional, mas estou tendo dificuldade em achar alguém que faça pra mim.. mas estou procurando, e até lá, posso ir adiantando a parte do courvin né!

Assim que o procedimento for avançando, eu irei postando os detalhes e resultados aqui.

Abraço galera!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 16 Ago 2016, 22:53

Continuando... agora a noite terminei de passar o courvin por toda a área do forro.. ainda falta colar nas bordas e atrás, então só tirei o excesso do tecido.. Também falta fazer o acabamento das quinas, remover o excesso da parte onde irá o veludo, e é claro, costurar e colocar o tecido. Bom, mesmo com isso tudo faltando, já dá pra ir tendo uma ideia de como vai tomando forma:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Eu não esperava que ia conseguir esticar tão bem o tecido sem o uso de soprador. Se na mão deu pra deixar assim, tenho certeza que ao menos a parte do courvin, com o soprador, ficará perfeito!

Bom, bora lá, boa noite pessoal .. e até os próximos passos. Agora deve demorar um pouquinho, acho que não vai ser fácil aprender a fazer costura .. ou achar uma costureira, haha

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Cledson Lopes
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por cledman » 16 Ago 2016, 22:57

Rapaz... depois venho comentar com calma, mas esse trampo ae de tapeçaria ficou muito bom hein!?
Tenho certeza que vai ficar melhor ainda com o soprador!
Tenho vontade de fazer algo parecido!

Show demais!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 18 Ago 2016, 20:45

Depois de fazer mais alguns ensaios no forro de porta 'cobaia'... cheguei à conclusão de que estava na hora de passar pro definitivo.

Não vou postar isso no estilo tutorial, até mesmo por que se trata de um projeto que eu venho desenvolvendo a meses, estudando e me dedicando ao máximo, para tornar isso um produto em um futuro próximo. Logo, é meio que segredo comercial o meu 'método' de trabalho e acabamento, haha

Mas vou mantendo-os atualizados na medida do possível, até mesmo pra mostrar a evolução das peças no meu carro. Lembrando que é tudo feito na mão, em casa, com muito pouco recurso, mas cuidado e dedicação de sobra!

Começando, a primeira etapa do projeto é, óbviamente, dissecar os forros de porta. Estou indo por partes e com calma, então irei fazer um de cada vez (Finalizar um, pra só aí começar o forro seguinte). O que decidi atacar, foi o que estava em piores condições.. o forro dianteiro direito (Mais uma coisa pra provar que o passageiro nunca tem o mesmo cuidado do motorista / dono, kkk):

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui uma coisa que cria um enorme diferencial no trabalho com estas peças.. em detalhe, estão completamente íntegras na estrutura. Logo, se bem trabalhadas, creio que voltarão a ficar como novas:

Imagem

Imagem

Começando a dissecar a forração. Cenas fortes para aqueles puristas, piolhos do original:

Imagem

Imagem

Tecido separado do vinil / couro / courvin .. ainda não sei que material é esse, vou levar para análise numa loja de tecidos:

Imagem

O "vinil" será descartado .. mas separei e lavei o tecido para reaproveitamento na nova forração, vai ajudar a manter um bom nível de originalidade no visual da nova peça:

Imagem

No momento estou preparando a estrutura para receber a nova forração... e desenvolvendo ferramentas para trabalhar no acabamento da peça, o meu tal segredo de estado, haha

Assim que tiver novidades, irei mostrando como está ficando.

Abraço pessoal!

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 20 Ago 2016, 18:29

Mais novidade, mas que só entrará em utilização quando montar o cabeçote 16v:

Imagem

Imagem

Estou replicando esta tampa de velas do cabeçote dos C20XE europeus, que tem o escrito "OPEL DOHC 16v" em alto relevo, que foi graciosamente cedida por um amigo. São extremamente raras, e um tanto caras não só no Brasil, mas no mundo todo.. por isso não estou partido para a iniciativa de comprar uma peça original. Como é um item meramente cosmético, imagino que a réplica bem construída cairá bem melhor que a peça dos GSi's e Calibras nacionais...

Imagem

Imagem

Assim que tiver novidades sobre este trabalho, vou atualizando aqui!

Editado pela última vez por Malagoli em 21 Ago 2016, 23:27, em um total de 1 vez.

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 21 Ago 2016, 23:26

Acrescentando mais um item ao projeto!

Obrigado Leandro (Corsa Turbo) pelo fornecimento da(s) peça(s) ... Sem você, isso ficaria só no papel por uma eternidade!

Um item que realmente pode fazer a diferença em qualquer Vectra A.. o volante dos Calibra e GSi's:

Imagem

A peça está em ótimo estado 'geral', mas alguns reparos serão necessários no aro do volante:

Imagem

Imagem

Sem problemas, já que isso só vai parar dentro do carro quando estiver forrado em couro e 'brilhando' (cheirando, rs) como novo!

Irei atualizando o status deste volante durante a semana....

É, vai ser um mês longo e recheado de projetos voltado ao interior do carro... praticamente tudo! Bancos, Forros de Porta, Volante... mais o que faltaria? Forro de teto? kkkkkkkk

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por cledman » 22 Ago 2016, 07:15

Cara.. esse é o tópico mais legal do fórum hehe
Toda vez que vejo você mexendo ae, dá vontade de desmontar meu carro todo heehhehe.

Muito bom. Eu acho esse volante bem legal!
Vai por couro nele? Ficaria bem legal hein?

Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Malagoli » 22 Ago 2016, 22:40

cledman escreveu:Fuente del Mensaje Cara.. esse é o tópico mais legal do fórum hehe
Toda vez que vejo você mexendo ae, dá vontade de desmontar meu carro todo heehhehe.

Muito bom. Eu acho esse volante bem legal!
Vai por couro nele? Ficaria bem legal hein?

Estou me qualificando (Treinando) pra isso!

No fim da tarde de hoje eu comecei a mexer no volante.. primeiro, colando ele novamente (A borracha estava bem solta do aro). Usei broca de 2,5mm e fiz furos com uma distância entre 3 dedos de um pro outro, em diferentes ângulos, por todo o raio do volante... depois injetei, utilizando uma seringa, cola expansível (Gorilla Glue).. depois de uns 50 minutos a cola já havia começado a fazer efeito, e agora a noite, já está firme como se fosse novo!

Imagem

Essa superfície superior bem desgastada não vai trazer dano estético nenhum quando estiver com a forração de couro, então não vou arrumá-la. Ainda existem as 'ondulações' ergonômicas para os dedos, é com elas que me importo mais, rs ..

Daí em diante eu fiz um gabarito simples da área a ser coberta em couro, passei para um pedaço de courvin, e comecei a praticar a costura na peça. Assim que tiver pego o jeito e as medidas exatas da coisa, passo para o couro e faço a forração definitiva.

1 - É a primeira vez que eu me arrisco a costurar algo, e estou começando bem... logo por um volante de 4 raios, kkkkkkkk
2 - Não reparem na 'deformidade' da costura. Eu sei que não está perfeito, pois estou aprendendo, mas quando finalizar, ficará... compromisso comigo mesmo, afinal, eu ainda tenho que me preparar para refazer de forma decente os forros de porta!

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui o retalho de couro que irei usar para fazer a forração definitiva:

Imagem

Coisa fina, haha :40:

cledman
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por cledman » 22 Ago 2016, 23:59

Massa!
Vejo que está se dedicando bastante!
O volante deve dar bastante trabalho né? Melhor treinar mesmo antes pra pegar prática.
É o tipo de serviço que tem que ser feito com muita calma e paciência!

old_mar
Member
Member
Nome Completo: Oldemar B osse
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por old_mar » 23 Ago 2016, 14:04

Boa tarde,,, ja chegou a desmontar o painel para retirar o evaporador? sou novo no fórum, se puder me auxiliar a criar um tópico, agradeço.
Estou revisando o ar condicionado de collection 2005.
Obrigado.

corsa turbo
GLS member
GLS member
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por corsa turbo » 23 Ago 2016, 15:33

old_mar escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde,,, ja chegou a desmontar o painel para retirar o evaporador? sou novo no fórum, se puder me auxiliar a criar um tópico, agradeço.
Estou revisando o ar condicionado de collection 2005.
Obrigado.

Boa tarde amigo. Seja bem vindo
Faça buscas pelo site que irá encontrar informações.
Aproveite e leia este link.
viewforum.php?f=98
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

459 mensagens