O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Vectra CD 2.0 16V 97, Automático TOP FULL (Em recuperação)
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

100 mensagens
djmts
GL Member
GL Member
Nome Completo: Matheus Tusikas Schutz
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra CD 2.0 16V 97, Automático TOP FULL (Em recuperaçã

por djmts » 08 Out 2015, 01:25

Seguinte galera, ainda não arrumei o câmbio. Esse ano não tenho mais condições mesmo!.

Agora meu radiador começou a vazar e já vou trocar. Isso era uma coisa que eu ainda não tinha mexido nele desde quando comprei. A única coisa que fiz desde que comprei, foi trocar o reservatório de expansão e colocar o aditivo! (tratando-se claro, nessa parte de arrefecimento).

Como ele estava vazando, usei o carro por 1 dia completando-o sistema com água de torneira mesmo.
No dia seguinte (ontem) deixei o carro na oficina. Eles encontraram o furo do radiador e falaram que não é viável reformar ele. E o preço da solda nem seria tão baixo tb...
Então, eles me ofereceram um radiador da marca Visconde (nunca ouvi falar), será que presta?.
Me passaram o preço de R$ 649,00 no radiador. (Achei muito caro) :62: .

Pelo que ví no grupo do Whatsapp e aqui tb, o original que recomendam é o da Delphi e o Valeo, correto?.

Pois bem, fui à oficina hoje e ví que o radiador que estava no meu, tb era um Delphi!. Bem como o condicionador do ar.
O radiador lá, tinha data de fabricação em 2000!. Ou seja, o baguio aguentou 15 anos, é isso mesmo produção? :47: .

Pesquisei na internet e achei a Paccini, ao qual me ofereceu o radiador Delphi P1600128 (alguma coisa assim) por R$ 502,00 (tudo novo).
Na cidade aqui, me fizeram um orçamento de R$ 850,00 no mesmo radiador Delphi!!!. (esse já era, nem vou comprar mesmo kkkk).

Tá bom esse preço no Delphi zerado, né?. Meu carro é automático, e realmente foi o mais barato que achei.

Ahhh, já atingi os 1000 kilometros!. Farei também a troca do óleo do motor 0km pela 1ª vez!.
Já comprei com o ADG 2 tubinhos de MILITEC-1 para colocar junto na troca!. Quero meu motor 0km sempre! rsrsrs.

Outra perguntinha por curiosidade apenas... o aditivo VALEO Protect Ultra 100 é bom?.
Os faróis originais do Vectra são VALEO, então se a GM fornece VALEO, esse aditivo pode ser considerado bom para o Vectra tb?.

Eu até achei ele um pouco mais barato que o que uso, o Delphi... Talvez eu mude para o Valeo se alguém aqui falar que é bom e que já usa tb...

Bom, é isso!.

Assim que chegar as coisas aqui, eu vou postando as fotos...
Abraços!.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 08 Out 2015, 08:08

O pessoal tem colocado bastante desse radiador Visconde e ele é sempre muito bem recomendado!

Sobre o aditivo pode usar sim o Valeo, assim como Bardahl, Havoline.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por Ju_Bueno » 08 Out 2015, 08:52

djmts escreveu:Então, eles me ofereceram um radiador da marca Visconde (nunca ouvi falar), será que presta?

Como já dito pelo Thiago, Visconde é um paralelo de muito boa qualidade.

djmts escreveu:O radiador lá, tinha data de fabricação em 2000!. Ou seja, o baguio aguentou 15 anos, é isso mesmo produção?

O meu original durou quase 17 anos pra se ter uma idéia...

djmts escreveu:Pesquisei na internet e achei a Paccini, ao qual me ofereceu o radiador Delphi P1600128 (alguma coisa assim) por R$ 502,00 (tudo novo). Meu carro é automático, e realmente foi o mais barato que achei.

Preço bem interessante. Acho que é sim um bom negócio.
Tá certo que do VB é mais em conta que do VA mesmo, mas pra vc ver como esse aí não tá caro, no meu radiador Delphi paguei uns 650,00 há quase 2 anos, e de câmbio manual...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

djmts
GL Member
GL Member

por djmts » 08 Out 2015, 16:44

Thiago Menezes escreveu:O pessoal tem colocado bastante desse radiador Visconde e ele é sempre muito bem recomendado!

Brigadão Thiago!.
Tendo vista da fortuna que já gastei no meu vecão, não pensei duas vezes... acabei indo no Delphi e já era.
Com frete e tudo, acabou saindo R$ 570,00. E ainda assim, foi realmente o menor preço que eu pude achar em toda a internet!. Na minha cidade, só o radiador custa R$ 850,00!. Então, creio que me dei bem nessa kkkkkkk.
Tomara que o radiador não apresente defeitos, pq a urucubaca tá feia pra cima dele kkkkkk.

Do aditivo, acho que vou continuar no Delphi mesmo. Os caras aqui não vendem o Valeo. Na realidade, eu AMEI o da Wurth que eu tinha colocado logo que eu tinha comprado o vectroso, mas infelizmente está muito caro agora, R$ 43,00 o litro diluído, então sem chances pro meu bolso atualmente!! :(.

Consegui o litro do Delphi por R$ 21,60.

Só estou procurando a água desmineralizada... Na verdade até achei por R$ 2,96 o litro lá na loja do mecânico... mas só o frete fica mais caro que os 6 litros que eu pedi kkkkkk. Estou procurando na redondeza aqui da cidade pra tentar economizar no frete kkkk.
A situação $$$ aqui está crítica, então qualquer 1 Real poupado, faz diferença rsrs!.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 08 Out 2015, 17:20

djmts escreveu:
Thiago Menezes escreveu:O pessoal tem colocado bastante desse radiador Visconde e ele é sempre muito bem recomendado!

Brigadão Thiago!.
Tendo vista da fortuna que já gastei no meu vecão, não pensei duas vezes... acabei indo no Delphi e já era.
Com frete e tudo, acabou saindo R$ 570,00. E ainda assim, foi realmente o menor preço que eu pude achar em toda a internet!. Na minha cidade, só o radiador custa R$ 850,00!. Então, creio que me dei bem nessa kkkkkkk.
Tomara que o radiador não apresente defeitos, pq a urucubaca tá feia pra cima dele kkkkkk.

Do aditivo, acho que vou continuar no Delphi mesmo. Os caras aqui não vendem o Valeo. Na realidade, eu AMEI o da Wurth que eu tinha colocado logo que eu tinha comprado o vectroso, mas infelizmente está muito caro agora, R$ 43,00 o litro diluído, então sem chances pro meu bolso atualmente!! :(.

Só estou procurando a água desmineralizada... Na verdade até achei por R$ 2,96 o litro lá na loja do mecânico... mas só o frete fica mais caro que os 6 litros que eu pedi kkkkkk. Estou procurando na redondeza aqui da cidade pra tentar economizar no frete kkkk.
A situação $$$ aqui está crítica, então qualquer 1 Real poupado, faz diferença rsrs!.

Pagou um preço bom no radiador :88:

Quanto ao aditivo colocando o Delphi estará bem atendido também.

Já na questão da água na minha opinião só vale o investimento se retirar a água completamente do sistema todo, isso incluindo a água que fica no bloco, se for dessa forma vale a pena caso não seja dessa forma é disperdicio.

Lembresse que no manual recomenda água potável, portanto não precisa ser obrigatoriamente desmineralizada tendo um aditivo de qualidade estará tudo nos conformes!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

djmts
GL Member
GL Member

por djmts » 08 Out 2015, 17:27

Thiago Menezes escreveu:
djmts escreveu:

Brigadão Thiago!.

Pagou um preço bom no radiador :88:

Quanto ao aditivo colocando o Delphi estará bem atendido também.

Já na questão da água na minha opinião só vale o investimento se retirar a água completamente do sistema todo, isso incluindo a água que fica no bloco, se for dessa forma vale a pena caso não seja dessa forma é disperdicio.

Lembresse que no manual recomenda água potável, portanto não precisa ser obrigatoriamente desmineralizada tendo um aditivo de qualidade estará tudo nos conformes!

Sim, correto!.
Ele já estava com água desmineralizada.
Só completei esses dias uns 500-800ml de água da torneira pq tinha baixado por causa do radiador furado.
Estou tendo o maior cuidado possível com a nave, não quero gastar a fortuna que gastei denovo não kkkkk. Chega!!.
Sou pobre ainda, de manutenção agora só quero abastecer e ficar trocando pneu e óleo! Ahahaha.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

djmts
GL Member
GL Member

por djmts » 08 Out 2015, 17:30

Ju_Bueno escreveu:
djmts escreveu:Então, eles me ofereceram um radiador da marca Visconde (nunca ouvi falar), será que presta?

Como já dito pelo Thiago, Visconde é um paralelo de muito boa qualidade.

djmts escreveu:O radiador lá, tinha data de fabricação em 2000!. Ou seja, o baguio aguentou 15 anos, é isso mesmo produção?

O meu original durou quase 17 anos pra se ter uma idéia...

djmts escreveu:Pesquisei na internet e achei a Paccini, ao qual me ofereceu o radiador Delphi P1600128 (alguma coisa assim) por R$ 502,00 (tudo novo). Meu carro é automático, e realmente foi o mais barato que achei.

Preço bem interessante. Acho que é sim um bom negócio.
Tá certo que do VB é mais em conta que do VA mesmo, mas pra vc ver como esse aí não tá caro, no meu radiador Delphi paguei uns 650,00 há quase 2 anos, e de câmbio manual...

Fui no Delphi original mesmo!. O seu durou tudo isso tb?. Que maravilha!!!.
Tomara que esse novo aqui dure isso ou mais tb kkkkk.
Durando uns 30 anos, estou pra lá de satisfeito!! Ahahahahah.

Brigadão!!!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 08 Out 2015, 19:32

Djmts , não podia deixar de dar os Parabéns , fez boa escolha no aditivo e principalmente no radiador da marca original Delphi.
Penei também para encontrar o meu e confesso não me arrepender , só paguei um pouco menos pois o meu câmbio é manual acredito que tenha diferença de manual para automático.
Quanto ao aditivo uso até hoje e te asseguro se você seguir as instruções direitinho como nos tutoriais você terá um sistema perfeito.
Não sei se você mesmo vai fazer o serviço ou acompanhar mas fique por dentro dos detalhes da instalação esgotamento total do aditivo do motor , troca de mangueiras se necessário , sensores , reservatório e principalmente atenção na V.termostática.
Um sistema de arrefecimento perfeito é vida longa ao coração da nave.
O meu antigo Delphi foi o 1° durou 18 anos , só troquei por que apresentou vazamento na lateral da caixa lado esquerdo , tenho ele ainda guardado.
Bom , boa sorte nos trabalhos , que corra tudo certo para você.

Abraço

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

djmts
GL Member
GL Member

por djmts » 09 Out 2015, 17:04

Mantenedor escreveu:Djmts , não podia deixar de dar os Parabéns , fez boa escolha no aditivo e principalmente no radiador da marca original Delphi.
Penei também para encontrar o meu e confesso não me arrepender , só paguei um pouco menos pois o meu câmbio é manual acredito que tenha diferença de manual para automático.
Quanto ao aditivo uso até hoje e te asseguro se você seguir as instruções direitinho como nos tutoriais você terá um sistema perfeito.
Não sei se você mesmo vai fazer o serviço ou acompanhar mas fique por dentro dos detalhes da instalação esgotamento total do aditivo do motor , troca de mangueiras se necessário , sensores , reservatório e principalmente atenção na V.termostática.
Um sistema de arrefecimento perfeito é vida longa ao coração da nave.
O meu antigo Delphi foi o 1° durou 18 anos , só troquei por que apresentou vazamento na lateral da caixa lado esquerdo , tenho ele ainda guardado.
Bom , boa sorte nos trabalhos , que de tudo corra certo para você.

Abraço

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.

Brigadão Mantenedor!.

Eu lembro que quando comprei o carro e fiz a primeira troca do sistema de arrefecimento, eu já coloquei reservatório novo, e a V.T e o cebolão novo (VT e cebolão é a mesma coisa? ou não tem nada a ver?). Isso tudo foi a primeira coisa que fiz quando troquei o sistema de resfriamento. Deve estar até aqui no início do tópico tb...

Quando o motor 0KM chegou, mandei colocar as mangueiras do sistema novas tb... então creio eu que essa parte de sistema de arrefecimento ainda estejam boas.
O reservatório ainda está transparente, nada de amarelado. Tem 1 ano só... Então não vou trocar ainda.
Só vou mandar os caras fazerem uma limpeza em todo o sistema, pra depois colocar o aditivo!.

Já comprei e peguei aqui o aditivo Delphi mesmo, igual o que postei antes quando o motor novo chegou... Vou continuar nos Delphi até surgir um melhor ou igual (mas mais barato, rsrs).

Gasolina só estou usando aditivada. Eu queria a Podium, mas infelizmente está muito caro aqui, e não tenho condições ainda. Mas pelo menos não estou usando a comum na nave!.
Mas enfim, é isso aí!.
Até mais!!!.

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 09 Out 2015, 18:17

Leia com atenção a diferença entre eles.

Cebolão: Fica no radiador e serve para disparar a ventoinha, quando a água do radiador atingir certa temperatura. 

Válvula termostática: Serve para reter a água no motor, não deixando que ela se resfrie no radiador, fazendo com que mantenha uma certa temperatura ideal para o funcionamento do motor. Ela é acionada pela temperatura e pressão da água, possuindo uma mola, quando a pressão é alta, devido a uma temperatura mais elevada, ela abre para que essa água que está mais quente que o normal, passe pelo radiador e se resfrie, voltando a se fechar, quando a pressão se normaliza. 
Bomba d'água: Serve para circular a água pelo sistema de arrefecimento, empurrando a água do motor para o radiador para ser resfriada.

Fonte:
https://br.answers.yahoo.com/question/i ... 427AAxU0es

Vídeo: https://youtu.be/8hYtfCG56pk
O vídeo é apenas explicativo , não deve tomar como base os valores de temperatura , pois são diferentes do nosso motor.

Abraço!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

djmts
GL Member
GL Member

por djmts » 09 Out 2015, 22:30

Mantenedor escreveu:Leia com atenção a diferença entre eles.

Cebolão: Fica no radiador e serve para disparar a ventoinha, quando a água do radiador atingir certa temperatura. 

Válvula termostática: Serve para reter a água no motor, não deixando que ela se resfrie no radiador, fazendo com que mantenha uma certa temperatura ideal para o funcionamento do motor. Ela é acionada pela temperatura e pressão da água, possuindo uma mola, quando a pressão é alta, devido a uma temperatura mais elevada, ela abre para que essa água que está mais quente que o normal, passe pelo radiador e se resfrie, voltando a se fechar, quando a pressão se normaliza. 
Bomba d'água: Serve para circular a água pelo sistema de arrefecimento, empurrando a água do motor para o radiador para ser resfriada.

Fonte:
https://br.answers.yahoo.com/question/i ... 427AAxU0es

Vídeo: https://youtu.be/8hYtfCG56pk
O vídeo é apenas explicativo , não deve tomar como base os valores de temperatura , pois são diferentes do nosso motor.

Abraço!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.

Ahhh, agora sim entendi!. Nada como perguntar para quem sabe!. Valeu man!!! :88: .

É, pelo que tenho certeza só foi trocado o cebolão e a bomba d'água mesmo (a bomba acho que veio com o motor tb). A VT não sei se o mecânico trocou. Eu acho que não trocou. Mas por via das dúvidas, vou falar pra ele dar uma conferida hehehe.

Vlw!!!

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 10 Out 2015, 00:59

Me perdoe se estiver errado mas o seu motor veio parcial correto? Caso afirmativo na nota fiscal não veio discriminado os ítens que acompanham o motor?

Abraço!!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

djmts
GL Member
GL Member

por djmts » 10 Out 2015, 01:14

Mantenedor escreveu:Me perdoe se estiver errado mas o seu motor veio parcial correto? Caso afirmativo na nota fiscal não veio discriminado os ítens que acompanham o motor?

Abraço!!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.

Isso mesmo, parcial... toda a parte de baixo. E o cabeçote foi retificado :).
Na nota não tem a descrição não, olha aí:
Imagem
Mas eu lembro que no anúncio lá do site onde comprei, falava sobre bomba. Eu não lembro se era bomba d'água ou óleo. Não manjo nada, mas lembro mesmo que tinha alguma bomba lá.

larussosan
GLS member
GLS member
Nome Completo: Daniel Larusso
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por larussosan » 10 Out 2015, 06:28

djmts escreveu:
Mantenedor escreveu:Me perdoe se estiver errado mas o seu motor veio parcial correto? Caso afirmativo na nota fiscal não veio discriminado os ítens que acompanham o motor?

Abraço!!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.

Imagem
Mas eu lembro que no anúncio lá do site onde comprei, falava sobre bomba. Eu não lembro se era bomba d'água ou óleo. Não manjo nada, mas lembro mesmo que tinha alguma bomba lá.

Olá amigo!! O motor Parcial vem a bomba de óleo...

Abs!!!

[emoji106]

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 10 Out 2015, 10:48

Bom dia , será que existe o anúncio , ou você pode ligar para que te vendeu e confirmar o que veio na sua compra.

Eu ligaria para ter a certeza!

ABS!!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

djmts
GL Member
GL Member

por djmts » 10 Out 2015, 17:59

Mantenedor escreveu:Bom dia , será que existe o anúncio , ou você pode ligar para que te vendeu e confirmar o que veio na sua compra.

Eu ligaria para ter a certeza!

ABS!!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.

É uma boa, mas tô tranquilo... Não vou esquentar a cabeça com isso não, Mantenedor.
Tô esquentando a cabeça apenas com o câmbio da nave. Tô sem $$$, e preciso juntar pra dar um talento, para eu poder ficar 100% tranquilo na parte mecânica e enfim tirar esse "em recuperação" do título do tópico kkkkk.
Mas isso vai ser uma coisa só para o ano que vem. Já fizemos 2 empréstimos esse ano pra cuidar da nave... mas por agora, tá osso mesmo.
Vlw!!

djmts
GL Member
GL Member

por djmts » 10 Out 2015, 18:11

larussosan escreveu:
djmts escreveu:

Abraço!!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.

Imagem

Olá amigo!! O motor Parcial vem a bomba de óleo...

Abs!!!

[emoji106]

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Hmmm, verdade!.
Procurei outros anúncios aqui sobre motor parcial e nas descrições é bomba de óleo mesmo!!!

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 11 Out 2015, 13:29

Menos mal, um iten a menos para se preocupar...

ABS!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

EvsonSabino
Organizador
Organizador
Nome Completo: Evson Sabino Da Silva Junior
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por EvsonSabino » 12 Out 2015, 22:27

Poxa cara, como não acompanhei este topico antes? ta de parabens pela determinação, seu carro merece, está muito inteiro! e sobre o cambio, caso seja necessario fazer o cambio inteiro, vi a venda na CRESTANA o cambio novo, só não me recordo do preço, mas acredito que era nessa faixa dos 3500. mas é isso ai o carro agradece quando vc investe nele.
Acompanhando fielmente seu topico a partir de agora hehehe
Vectra Challenge Cinza pontal

Tópico do carro
http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... =70&t=2340

Imagem

djmts
GL Member
GL Member

por djmts » 13 Out 2015, 01:13

EvsonSabino escreveu:Poxa cara, como não acompanhei este topico antes? ta de parabens pela determinação, seu carro merece, está muito inteiro! e sobre o cambio, caso seja necessario fazer o cambio inteiro, vi a venda na CRESTANA o cambio novo, só não me recordo do preço, mas acredito que era nessa faixa dos 3500. mas é isso ai o carro agradece quando vc investe nele.
Acompanhando fielmente seu topico a partir de agora hehehe

Sério isso?.
Me mande o telefone deles por inbox ou aqui mesmo, POR FAVOR!!!.
Vou ligar lá para ver mais detalhes.

Se for novo mesmo (0km), tá de graça esse valor hehehe. Nem que eu tenha que vender minha alma, vou atrás desse câmbio! rsrs. :11:

Valeu!.

100 mensagens