O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVálvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

42 mensagens
diego rodrigues
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 165
Registrado em: 24 Abr 2014, 22:18
Nome Completo: Diego Rodrigues de Sousa Silva
Cidade: sobradinho
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: VECTRA CD 2.2 16V - VÁLVULA DE VENTILAÇÃO DO MOTOR - PCV

por diego rodrigues » 15 Dez 2014, 09:51

No vídeo eu mostro o local da PCV.

A EGR é aquele trem meio cilíndrico que fica entre a bobina e a conexão da tampa de válvulas com o cárter. Não posso tirar foto porque já vendi o VCD.

A função da PCV foi descrita na descrição (kkkkkkkk) do vídeo e também colei aí numa mensagem mais acima, aqui mesmo no tópico.

A função da EGR é, em determinadas situações de carga do motor e temperatura, recircular uma pequena parte dos gases do escapamento, jogando-os novamente na admissão. Isso, por incrível que pareça, reduz a temperatura na câmara de combustão e reduz um pouco o vácuo formado na admissão quando se está com a borboleta da TBI fechada.
Imagem
Atual BMW 340i E46 1996 preta
Garagem ex-Vectra: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 256#p57256

victor lio
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 17 Mai 2015, 15:11
Nome Completo: victor Lio santos
Cidade: BHTE
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

válvula pcv do vectra 2.0/2.2 16v alguém já trocou

por victor lio » 07 Out 2015, 11:52

Obtive informações que a válvula pcv do Vectra 8v serve no 16v e é mais barato inclusive já comprei a válvula original na concessionaria aqui em Bh por 87,00 mais ou menos cod n 93255741 e irei substituir em breve, motivo de que quando o meu Vectra esta ligado com ar condicionado funcionando e vou esterçar pra uma manobra ou em um retorno ele apaga sem falar na sujeira de óleo do motor que esta fazendo logo abaixo da TBI, como ela esta entupida a original do carro e custa uma fortuna e não acha pra comprar me indicaram a do 8vvamos ver no que da.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: válvula pcv do vectra 2.0/2.2 16v alguém já trocou

por Alcir Andreoni » 07 Out 2015, 12:26

Você estaria pensando nessa?

Imagem

:47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: válvula pcv do vectra 2.0/2.2 16v alguém já trocou

por Alcir Andreoni » 07 Out 2015, 12:29

Eu só não consigo ver onde ela entraria!!!

Imagem

:47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

victor lio
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 17 Mai 2015, 15:11
Nome Completo: victor Lio santos
Cidade: BHTE
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: válvula pcv do vectra 2.0/2.2 16v alguém já trocou

por victor lio » 07 Out 2015, 12:38

Irei isolar a válvula original que vai abaixo da TBI usando a mesma mangueira e a nava vai ficar igual na primeira foto

victor lio
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 17 Mai 2015, 15:11
Nome Completo: victor Lio santos
Cidade: BHTE
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: válvula pcv do vectra 2.0/2.2 16v alguém já trocou

por victor lio » 07 Out 2015, 12:40

Tem um vídeo no YouTube, ainda não vi é so digitar válvula pcv do Vectra

maat
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 159
Registrado em: 07 Abr 2013, 06:17
Nome Completo: mateus felipe
Cidade: concordia
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Válvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

por maat » 05 Jan 2016, 11:30

Desenterrando...
Na minha região não se encontra em nenhum lugar nem a do 16v nem do 8 e a do meu está entupida, sera que da certo adaptar a do omega 2.2? Igual essa :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 2-4326-_JM
VCD 2.0 16v + 4x1 + Intake inox K&N (diy) + decat + escape 2" + taxa. (curtindo)
Minha garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 928#p55928

kauansouza
GL Member
GL Member
Mensagens: 143
Registrado em: 02 Fev 2015, 19:20
Nome Completo: kauan de Souza Alexandre
Cidade: florianopolis
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: válvula pcv do vectra 2.0/2.2 16v alguém já trocou

por kauansouza » 12 Jan 2016, 22:49

Errado,PCV e EGR dos 2.0 2.2 e 2.4 são as mesmas
Dos 8 bem diferentes

GustavoGTO
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Fev 2016, 09:27
Nome Completo: Guustavo Ogihara Hidalgo
Cidade: Jarinu
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: válvula pcv do vectra 2.0/2.2 16v alguém já trocou

por GustavoGTO » 04 Fev 2016, 13:59

achei o video no youutube referente a utilização de uma PCV de astra.... eu não achei o do astra a venda, mas achei o do ômega 2.2.... será que dá certo também????
Gustavo Ogihara Hidalgo
Vectra CD 2.2 16v automático ano 2000

GustavoGTO
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Fev 2016, 09:27
Nome Completo: Guustavo Ogihara Hidalgo
Cidade: Jarinu
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Válvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

por GustavoGTO » 04 Fev 2016, 14:01

estou pensando em instalar a do Omega também... analisando o formato da peça, não teria motivos para não dar certo
Gustavo Ogihara Hidalgo
Vectra CD 2.2 16v automático ano 2000

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Válvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

por Thiago Menezes » 05 Fev 2016, 08:31

Tópico fundido por tratar do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

andre003
GL Member
GL Member
Mensagens: 57
Registrado em: 06 Mar 2016, 16:17
Cidade:

Válvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

por andre003 » 18 Mar 2016, 10:35

Pessoal o meu vectra um CD 2.2 16V também está com esse meladeiro de óleo na TBI, e agora o carro está estancando e falhando terei que fazer a limpeza da TBI e solucionar esse problema dessas válvulas algum amigo tem alguma dica pra mim de como solucionar? já li o tópico e vou fazer a desmontagem dessa válvula pra ver, mais tbm troquei o óleo e o cara botou 4,5 e não retirou o restante que fica dentro, então acabei de puxar a vareta e vejo que está bem acima do máximo acho que foi isso! porque o carro não tinha isso! estava normal.

Marcos souzza
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Abr 2016, 12:14
Nome Completo: Marcos Aparecido de Souza
Cidade: Morro Audo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Válvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

por Marcos souzza » 16 Abr 2016, 12:53

Meu vectra um CD 2.0 16V também está com esse meladeiro de óleo na TBI, e ja fiz ema modificação pcv do vectra 8v para o meu e não resolveu, esse problema tem solução ...

robista
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Jun 2013, 16:53
Nome Completo: Cuiaba
Cidade: cuiaba
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Válvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

por robista » 27 Jan 2017, 10:08

o meu só resolvi isso fazendo o motor era folga no próprio motor retificou trocou camisa pistão gasto de 6,000,00 ficou zero,

Avatar do usuário
flocarvalho
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Jan 2014, 18:42
Nome Completo: Fabio Luiz Oliveira de Carvalho
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Válvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

por flocarvalho » 07 Ago 2018, 16:24

Senhores, uma dúvida: Quando puxamos ou sopramos o ar nessa válvula PCV do 16v, que fica grudada no coletor com a passagem de água, o ar vai nos dois sentidos ou ela tem retenção em um deles? A do meu Astra 16v o ar vai nos 2 sentidos, sem retenção.

Essa do Vectra 8v, usada na adaptação, o ar passa nos dois sentidos ou ela tem retenção em um deles?

A marcha lenta do meu Astra fica estranha: quando aceleramos a rotação sobe e, quando tiramos o pé da embreagem, ela cai muito lentamente até estacionar em 1500 rpm, ficando assim até pararmos por completo, sinal de trânsito por exemplo, ficando em 900rpm dando uma pequena, mas perceptível variada. Até pensei q pudesse ser alguma entrada de ar falsa, mas verificando espirrando wd40 nada muda. Achei até q pudesse ser coletor de admissão empenado, com alguma passagem ar falsa. Queria ter certeza sobre a questão da válvula antes de desmontar tudo.

Desde já agradeço, senhores.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8426
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

por Almeidão » 07 Ago 2018, 16:44

flocarvalho escreveu:Fuente del Mensaje Senhores, uma dúvida: Quando puxamos ou sopramos o ar nessa válvula PCV do 16v, que fica grudada no coletor com a passagem de água, o ar vai nos dois sentidos ou ela tem retenção em um deles? A do meu Astra 16v o ar vai nos 2 sentidos, sem retenção.

Essa do Vectra 8v, usada na adaptação, o ar passa nos dois sentidos ou ela tem retenção em um deles?

A marcha lenta do meu Astra fica estranha: quando aceleramos a rotação sobe e, quando tiramos o pé da embreagem, ela cai muito lentamente até estacionar em 1500 rpm, ficando assim até pararmos por completo, sinal de trânsito por exemplo, ficando em 900rpm dando uma pequena, mas perceptível variada. Até pensei q pudesse ser alguma entrada de ar falsa, mas verificando espirrando wd40 nada muda. Achei até q pudesse ser coletor de admissão empenado, com alguma passagem ar falsa. Queria ter certeza sobre a questão da válvula antes de desmontar tudo.

Desde já agradeço, senhores.


Ela é uma válvula de uma via a qual fecha sugando e sempre os vácuos são sugados em marcha lenta por ter a borboleta fechada, neste caso a outra mangueira entra em ação. Quando em aceleração ela fica aberta e os gases do motor misturado com um pouco de óleo são empurrado por ali. Aliás meu carro nunca teve esta válvula não sei o motivo de não ter e hoje modifiquei o sistema e não a coloco mais.
Sim se ela tiver defeito, dá entrada de ar e é chato a marcha lenta oscilando, olha também a válvula do Canister, a mangueira deve entrar embaixo da entrada da TBI, tira a mangueira fora, puxa com boca e ela deverá está tapada, se tiver passagem ela pode ser uma vilã da lenta. Sem contar que se colocar ao contrario ela trabalha totalmente errada
Imagem

Felipe Jentz
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 04 Jun 2023, 20:17
Nome Completo: Felipe Primaz Jentz
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Válvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

por Felipe Jentz » 23 Mai 2024, 14:00

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
flocarvalho escreveu:Fuente del Mensaje Senhores, uma dúvida: Quando puxamos ou sopramos o ar nessa válvula PCV do 16v, que fica grudada no coletor com a passagem de água, o ar vai nos dois sentidos ou ela tem retenção em um deles? A do meu Astra 16v o ar vai nos 2 sentidos, sem retenção.

Essa do Vectra 8v, usada na adaptação, o ar passa nos dois sentidos ou ela tem retenção em um deles?

A marcha lenta do meu Astra fica estranha: quando aceleramos a rotação sobe e, quando tiramos o pé da embreagem, ela cai muito lentamente até estacionar em 1500 rpm, ficando assim até pararmos por completo, sinal de trânsito por exemplo, ficando em 900rpm dando uma pequena, mas perceptível variada. Até pensei q pudesse ser alguma entrada de ar falsa, mas verificando espirrando wd40 nada muda. Achei até q pudesse ser coletor de admissão empenado, com alguma passagem ar falsa. Queria ter certeza sobre a questão da válvula antes de desmontar tudo.

Desde já agradeço, senhores.


Ela é uma válvula de uma via a qual fecha sugando e sempre os vácuos são sugados em marcha lenta por ter a borboleta fechada, neste caso a outra mangueira entra em ação. Quando em aceleração ela fica aberta e os gases do motor misturado com um pouco de óleo são empurrado por ali. Aliás meu carro nunca teve esta válvula não sei o motivo de não ter e hoje modifiquei o sistema e não a coloco mais.
Sim se ela tiver defeito, dá entrada de ar e é chato a marcha lenta oscilando, olha também a válvula do Canister, a mangueira deve entrar embaixo da entrada da TBI, tira a mangueira fora, puxa com boca e ela deverá está tapada, se tiver passagem ela pode ser uma vilã da lenta. Sem contar que se colocar ao contrario ela trabalha totalmente errada


Boa tarde meu amigo, retirei minha válvula pcv, do meu 2.2 8v e sugando o ar como se fosse o motor ela tranca passando pouco ar, e se eu assopro ela abre passando o ar, esse funcionamento seria o correto? E essa pequena passagem de ar causa uma pequena aceleração na marcha lenta?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8426
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

por Almeidão » 23 Mai 2024, 15:48

Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
flocarvalho escreveu:Fuente del Mensaje Senhores, uma dúvida: Quando puxamos ou sopramos o ar nessa válvula PCV do 16v, que fica grudada no coletor com a passagem de água, o ar vai nos dois sentidos ou ela tem retenção em um deles? A do meu Astra 16v o ar vai nos 2 sentidos, sem retenção.

Essa do Vectra 8v, usada na adaptação, o ar passa nos dois sentidos ou ela tem retenção em um deles?

A marcha lenta do meu Astra fica estranha: quando aceleramos a rotação sobe e, quando tiramos o pé da embreagem, ela cai muito lentamente até estacionar em 1500 rpm, ficando assim até pararmos por completo, sinal de trânsito por exemplo, ficando em 900rpm dando uma pequena, mas perceptível variada. Até pensei q pudesse ser alguma entrada de ar falsa, mas verificando espirrando wd40 nada muda. Achei até q pudesse ser coletor de admissão empenado, com alguma passagem ar falsa. Queria ter certeza sobre a questão da válvula antes de desmontar tudo.

Desde já agradeço, senhores.


Ela é uma válvula de uma via a qual fecha sugando e sempre os vácuos são sugados em marcha lenta por ter a borboleta fechada, neste caso a outra mangueira entra em ação. Quando em aceleração ela fica aberta e os gases do motor misturado com um pouco de óleo são empurrado por ali. Aliás meu carro nunca teve esta válvula não sei o motivo de não ter e hoje modifiquei o sistema e não a coloco mais.
Sim se ela tiver defeito, dá entrada de ar e é chato a marcha lenta oscilando, olha também a válvula do Canister, a mangueira deve entrar embaixo da entrada da TBI, tira a mangueira fora, puxa com boca e ela deverá está tapada, se tiver passagem ela pode ser uma vilã da lenta. Sem contar que se colocar ao contrario ela trabalha totalmente errada


Boa tarde meu amigo, retirei minha válvula pcv, do meu 2.2 8v e sugando o ar como se fosse o motor ela tranca passando pouco ar, e se eu assopro ela abre passando o ar, esse funcionamento seria o correto? E essa pequena passagem de ar causa uma pequena aceleração na marcha lenta?


Sim, o motor sugando tem que tampar 100% para não ter entrada de ar. Mas se você está com problema de marcha lenta e tem duvidas se é esta válvula, solta a mangueira, tampa a entrada dela na TBI e liga o carro se a marcha lenta ficar boa, o problema será ela, caso contrário seria outro o problema da lenta.
Ésta valvula funciona assim, na lenta ela trava a passagem, e a mangueira mais grossa na entrada da TBI que vai mandar os gases sem o óleo e quando o carro for acelerado todos os vácuo da TBI para de sugar e ali será empurrado o excesso de óleo e na mangueira maior será puxado os gases sem o óleo, mas podem rir a vontade porque as duas saem óleo e este suspiro do motor nunca ninguem consegue arrumar da forma automática.

Bem esta foi a idéia do engenheiro que fez esta caca e na verdade não sei onde ele estudou porque sai óleo por toda parte.
Imagem

Felipe Jentz
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 04 Jun 2023, 20:17
Nome Completo: Felipe Primaz Jentz
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Válvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

por Felipe Jentz » 23 Mai 2024, 16:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
flocarvalho escreveu:Fuente del Mensaje Senhores, uma dúvida: Quando puxamos ou sopramos o ar nessa válvula PCV do 16v, que fica grudada no coletor com a passagem de água, o ar vai nos dois sentidos ou ela tem retenção em um deles? A do meu Astra 16v o ar vai nos 2 sentidos, sem retenção.

Essa do Vectra 8v, usada na adaptação, o ar passa nos dois sentidos ou ela tem retenção em um deles?

A marcha lenta do meu Astra fica estranha: quando aceleramos a rotação sobe e, quando tiramos o pé da embreagem, ela cai muito lentamente até estacionar em 1500 rpm, ficando assim até pararmos por completo, sinal de trânsito por exemplo, ficando em 900rpm dando uma pequena, mas perceptível variada. Até pensei q pudesse ser alguma entrada de ar falsa, mas verificando espirrando wd40 nada muda. Achei até q pudesse ser coletor de admissão empenado, com alguma passagem ar falsa. Queria ter certeza sobre a questão da válvula antes de desmontar tudo.

Desde já agradeço, senhores.


Ela é uma válvula de uma via a qual fecha sugando e sempre os vácuos são sugados em marcha lenta por ter a borboleta fechada, neste caso a outra mangueira entra em ação. Quando em aceleração ela fica aberta e os gases do motor misturado com um pouco de óleo são empurrado por ali. Aliás meu carro nunca teve esta válvula não sei o motivo de não ter e hoje modifiquei o sistema e não a coloco mais.
Sim se ela tiver defeito, dá entrada de ar e é chato a marcha lenta oscilando, olha também a válvula do Canister, a mangueira deve entrar embaixo da entrada da TBI, tira a mangueira fora, puxa com boca e ela deverá está tapada, se tiver passagem ela pode ser uma vilã da lenta. Sem contar que se colocar ao contrario ela trabalha totalmente errada


Boa tarde meu amigo, retirei minha válvula pcv, do meu 2.2 8v e sugando o ar como se fosse o motor ela tranca passando pouco ar, e se eu assopro ela abre passando o ar, esse funcionamento seria o correto? E essa pequena passagem de ar causa uma pequena aceleração na marcha lenta?


Sim, o motor sugando tem que tampar 100% para não ter entrada de ar. Mas se você está com problema de marcha lenta e tem duvidas se é esta válvula, solta a mangueira, tampa a entrada dela na TBI e liga o carro se a marcha lenta ficar boa, o problema será ela, caso contrário seria outro o problema da lenta.
Ésta valvula funciona assim, na lenta ela trava a passagem, e a mangueira mais grossa na entrada da TBI que vai mandar os gases sem o óleo e quando o carro for acelerado todos os vácuo da TBI para de sugar e ali será empurrado o excesso de óleo e na mangueira maior será puxado os gases sem o óleo, mas podem rir a vontade porque as duas saem óleo e este suspiro do motor nunca ninguem consegue arrumar da forma automática.

Bem esta foi a idéia do engenheiro que fez esta caca e na verdade não sei onde ele estudou porque sai óleo por toda parte.


Seria uma boa ideia isolar ela ou comprar uma nova original, fui testar de novo pra ver e ela esta meio q falhando e funcionando ao contrário, acredito que ela seja o problema do meu carro estár com certos problemas de aceleração e dificuldades de estabilizar o rpm

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8426
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula de ventilação do motor PCV - Vectra B

por Almeidão » 24 Mai 2024, 07:41

Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Ela é uma válvula de uma via a qual fecha sugando e sempre os vácuos são sugados em marcha lenta por ter a borboleta fechada, neste caso a outra mangueira entra em ação. Quando em aceleração ela fica aberta e os gases do motor misturado com um pouco de óleo são empurrado por ali. Aliás meu carro nunca teve esta válvula não sei o motivo de não ter e hoje modifiquei o sistema e não a coloco mais.
Sim se ela tiver defeito, dá entrada de ar e é chato a marcha lenta oscilando, olha também a válvula do Canister, a mangueira deve entrar embaixo da entrada da TBI, tira a mangueira fora, puxa com boca e ela deverá está tapada, se tiver passagem ela pode ser uma vilã da lenta. Sem contar que se colocar ao contrario ela trabalha totalmente errada


Boa tarde meu amigo, retirei minha válvula pcv, do meu 2.2 8v e sugando o ar como se fosse o motor ela tranca passando pouco ar, e se eu assopro ela abre passando o ar, esse funcionamento seria o correto? E essa pequena passagem de ar causa uma pequena aceleração na marcha lenta?


Sim, o motor sugando tem que tampar 100% para não ter entrada de ar. Mas se você está com problema de marcha lenta e tem duvidas se é esta válvula, solta a mangueira, tampa a entrada dela na TBI e liga o carro se a marcha lenta ficar boa, o problema será ela, caso contrário seria outro o problema da lenta.
Ésta valvula funciona assim, na lenta ela trava a passagem, e a mangueira mais grossa na entrada da TBI que vai mandar os gases sem o óleo e quando o carro for acelerado todos os vácuo da TBI para de sugar e ali será empurrado o excesso de óleo e na mangueira maior será puxado os gases sem o óleo, mas podem rir a vontade porque as duas saem óleo e este suspiro do motor nunca ninguem consegue arrumar da forma automática.

Bem esta foi a idéia do engenheiro que fez esta caca e na verdade não sei onde ele estudou porque sai óleo por toda parte.


Seria uma boa ideia isolar ela ou comprar uma nova original, fui testar de novo pra ver e ela esta meio q falhando e funcionando ao contrário, acredito que ela seja o problema do meu carro estár com certos problemas de aceleração e dificuldades de estabilizar o rpm


Mas não se apegue somente nisto, lembre se uma TBI deve ser desmontada e limpa com 40 mil Km e lógico desmontar atuador de lenta para esta limpeza também e no fim regular a borboleta trocar todas as mangueiras de vácuo que que tem na TBI, conferir a valvula do servo freio e todos os solen´´oides com vácuo. Só depois disto poderás ter uma ideia de uma peça que não esteja atuando de forma correta.
Desmontar TBI e limpar com querosene, nada de usar latinhas de produtos spray sem desmontar que não dá certo.

Desmontar TBI e atuador de marcha lenta passará a ser fácil depois que voce começar a fazer
https://www.youtube.com/watch?v=PgLcKYyjHjU
Imagem

42 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Majestic-12 [Bot] e 153 visitantes

Bem-vindo: 06 Jun 2024, 01:19