O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas na Partida Após Abastecimento - Vectra B

33 mensagens
  • 1
  • 2
sergiodoo
GL Member
GL Member
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Problemas na Partida Após Abastecimento

por sergiodoo » 18 Dez 2014, 15:12

Almeidão escreveu:
sergiodoo escreveu:
Marraes escreveu:seriodoo, não verifiquei, mas acredito que esteja ok... ele começa com temperatura baixa e, só depois de muito rodar, chega ao meio. Em rodadas curtas, a temperatura não passa do 2 traço do marcador.
De qualquer forma, como resolveste teu caso?

Na vdd não fiz nada com o compressor, oq eu fiz foi trocar o sensor de temperatura da ECU e bomba dagua. Agora o carro não esquenta mais, e o ar parou de desligar.

O seu carro tem cebolão?

Não Almeidão, meu carro é sensor.

Não sei q tem algo a ver, na vdd acho q não, mas não custa nada eu comentar aki.

Comentei com meu tio sobre o problema relatado, ele disse q uma vez chegou um Monza na Oficina, Monza antigo, dos quadrados... Com o mesmo sintoma, aquecia, oscilava e depois não pegava, segundo ele, depois de quebrar muito a cabeça, ele descobriu que o comando de válvulas estava apertado fora do torque, estava muito apertado. Foi só reapertar no torque certo e o problema sumiu. Como eu disse, pode não ter nada a ver, mas preferi falar do que guardar.
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 18 Dez 2014, 18:16

Lógico, qualquer informação é viável, o meu tem cebolão e usa o mesmo sensor que voce usa, lógico que o meu tem um comando a menos, mas eu já comprei outro pra trocar, justo porque está ele desligando o compressor. Sei que tem mais problema no meu ar, mas este é o principal que preciso acertar.
Imagem

Marraes
Member
Member
Nome Completo: Marcos Arraes
Estado: Santa Catarina
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Marraes » 19 Dez 2014, 07:54

Last Warrior, a bobina foi trocada no teste... colocaram uma outra e o problema persistiu. Quanto a bomba de combustível, ela foi testada durante o problema... estava com pressão normal. Não sei se testaram a sonda...

Valeu a dica Sergiodoo

Almeidão, não sei se tem cebolão na verdade... sou completo noobie em mecânica automotiva. É um Vectra cd 2003/2004, 2.0 8v. Pelo que andei pesquisando esse modelo já não tem mais, correto?

Resumindo o que entendi por aqui... seria interessante trocar então sensor de temperatura, a sonda lambda e o sensor MAP,... é isso? Será que devo trocar todos de uma vez, ou vou por partes e vejo se resolve?

Marraes
Member
Member

por Marraes » 19 Dez 2014, 08:46

sergiodoo escreveu:
Almeidão escreveu:O seu carro tem cebolão?

Não Almeidão, meu carro é sensor.

Não sei q tem algo a ver, na vdd acho q não, mas não custa nada eu comentar aki.

Comentei com meu tio sobre o problema relatado, ele disse q uma vez chegou um Monza na Oficina, Monza antigo, dos quadrados... Com o mesmo sintoma, aquecia, oscilava e depois não pegava, segundo ele, depois de quebrar muito a cabeça, ele descobriu que o comando de válvulas estava apertado fora do torque, estava muito apertado. Foi só reapertar no torque certo e o problema sumiu. Como eu disse, pode não ter nada a ver, mas preferi falar do que guardar.

Opa... essa é uma informação valiosa. Pode ser que esteja aí o problema. Certa vez fui no meu mecânico e ele viu que o carro estava fora de ponto... a correia tinha sido montada errada... ele arrumou na hora. Ou seja, quem mexia nesse carro antes era tão amador quanto eu...
Vou levar isso pro mecânico na próxima vez que deixar o carro lá.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Dez 2014, 14:16

Marraes escreveu:Last Warrior, a bobina foi trocada no teste... colocaram uma outra e o problema persistiu. Quanto a bomba de combustível, ela foi testada durante o problema... estava com pressão normal. Não sei se testaram a sonda...

Valeu a dica Sergiodoo

Almeidão, não sei se tem cebolão na verdade... sou completo noobie em mecânica automotiva. É um Vectra cd 2003/2004, 2.0 8v. Pelo que andei pesquisando esse modelo já não tem mais, correto?

Resumindo o que entendi por aqui... seria interessante trocar então sensor de temperatura, a sonda lambda e o sensor MAP,... é isso? Será que devo trocar todos de uma vez, ou vou por partes e vejo se resolve?

A pergunta na verdade não fiz para ti, desculpa. O seu carro não tem cebolão, aliás de 2000 para frente nenhum tem e alguns 99 também não tem.

Sobre as torcas, de peças voce pode fazer assim.
Sonda Lambda - a cada 10 anos ou antes se der problemas
Sensor de temperatura da Agua voce pode comprar MTE 4051 que é o original e hoje eu comprei um e paguei R$ 17,00 avista, por este preço não custa trocar um a cada 2 anos.
MAP não, só se der defeito. Aliás esta peça é tão complicada que não devem nem limpar la, ela trabalha bem mesmo suja. Alias se voce quiser saber se o MAP tem defeito é bem fácil, basta desconectar ele e andar desconectado, a luz da injeção vai ficar acesa mas se ele tiver defeito o carro ficará bom, óbvio que bebendo mais, mas é um dica para saber se ele tem defeito.

De imediato , voce pode trocar o sensor da temperatura da agua, como já disse é o MTE 4051 ou pode comprar original que é mais caro, mas será o mesmo.

Muitos sofrem com temperaturas altas e ventoinhas que não armam e nem pensam em trocar esta peça que vale pouco mais que duas cervejas.

Sds
Imagem

Marraes
Member
Member

por Marraes » 19 Dez 2014, 17:34

Obrigado pela dica, Almeidão. Vou comprar as peças e trocar e depois posto aqui se o problema persistir. Espero que não!!!

Quanto ao sensor, liguei pra uma distribuidora aqui da cidade e esse que indicaste custa 28 reais (é o custo SC!!!). Mas o vendedor falou que esse é só pra os motores 2.0 de 94 a 96. 2003/04 seria outra peça, que tava em falta.

É isso mesmo ou posso comprar esse modelo sem medo?

Abraço!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Dez 2014, 10:44

Marraes escreveu:Obrigado pela dica, Almeidão. Vou comprar as peças e trocar e depois posto aqui se o problema persistir. Espero que não!!!

Quanto ao sensor, liguei pra uma distribuidora aqui da cidade e esse que indicaste custa 28 reais (é o custo SC!!!). Mas o vendedor falou que esse é só pra os motores 2.0 de 94 a 96. 2003/04 seria outra peça, que tava em falta.

É isso mesmo ou posso comprar esse modelo sem medo?

Abraço!

Estou olhando um catálogo MTE na minha frente para responder, se tiver errado briga com eles. Astra, Zafira e Vectra
1.8 8 V 96 a 2004 - 4051 - MPFI alcool pou Gasolina
2.0 - MPFI, Gasolina ou Flex 8V - 93 a 2010 - 4051
2.0 16v MPFI Alcool, Gasolina ou Flkex 96 a 2012 - 4051
2.2 8V MPFI 98 a 2002 - 4051
2.2 16 V MPFI 98 a 2002 - 4051
2.4 - 16V Flex 2005 a 2010 - 4051

Não vi nada diferente para Vectra
Imagem

Marraes
Member
Member

por Marraes » 12 Fev 2015, 22:57

Almeidão e outros amigos do fórum... Atualizando o tópico.
Depois de quase 3 meses na novela, ainda não achei a solução. Já fui a 4 oficinas diferentes... ninguém descobre o problema. Vou relatar o que já foi feito, o que já foi testado e o que tenho observado nesse tempo com o defeito.

Problema: Carro esquenta demais, chegando a 110 graus até, e começa a oscilar na baixa e, caso eu desligue o carro, ele não pega. É preciso esperar esfriar para voltar a pegar. Se empurrar, ele pega sem problemas. Descobri que a oscilação vem do compressor do ar condicionado... se eu desligar ele, o carro para de oscilar. Ele fica tentando ligar o compressor, estala, mas não funciona. As ventoinhas todas também parecem não funcionar bem. Elas não conseguem resfriar o motor. Tenho percebido que o líquido do arrefecimento tem descido constantemente... a cada 15 ou 20 dias preciso completar. Mas não há vazamento. E mesmo com o líquido na medida certa, o superaquecimento persiste.

O que já foi feito:
Trocados: velas, sensor de rotação, troca do líquido de arrefecimento, limpeza de bicos, limpeza de tbi, troca do sensor de temperatura.

Testados: Bobina, Cabos de Vela, MAP, Módulo de Ignição, bomba de combustível, bateria, chicotes, Tudo ok.

Comentei com os mecânicos sobre a sonda lambda. Me falaram que ela não daria esse problema de superaquecimento. Segundo eles, o problema é elétrico e está relacionado ao ar condicionado. Pois era pra as ventoinhas funcionarem todas no máximo quando ele é acionado, e isso não acontece. Mas não sabem qual é o problema.

Mais alguma ideia?

Quem tá com o problema do ar, conseguiu resolver?

Abraços.

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 12 Fev 2015, 23:10

se vc esta completando tem vazamento sim talvez por ser pequeno vc nao

consegue encontrar ... ja verificou os reles do AC ?

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 13 Fev 2015, 09:21

Marraes escreveu:Problema: Carro esquenta demais, chegando a 110 graus até...
Tenho percebido que o líquido do arrefecimento tem descido constantemente... a cada 15 ou 20 dias preciso completar. Mas não há vazamento.

Amigo, não sei se é a causa ou o efeito, mas por esse relato é bem provável que já queimou a junta do cabeçote. A água pode estar passando para as câmaras - daí ela some e vc não vê vazamento. Bem provável que precisará abrí-lo. Verifica se tem saído água do escapamento.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Marraes
Member
Member

por Marraes » 18 Fev 2015, 08:58

Reles do AC não, Arquiteto... mas me parece problema de aquecimento, e todos os outros são consequência.
Levei em uma mecânica em uma cidade vizinha, e então outras coisas foram feitas. O mecânico notou que a ventoinha ela liga, mas não desliga. Então acha que o problema está na circulação da água. Chegamos a trocar a válvula termostática, o que aliviou um pouco, não aquece tanto mais, mas ainda persiste o problema.

Ju_Bueno, não consegui notar isso ainda, mas vou observar. De fato aparece um pouco de ferrugem na tampa da junta... será isso? Ou ainda vale testar a bomba d'agua?

Valeu.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 18 Fev 2015, 09:15

Marraes escreveu:Ju_Bueno, não consegui notar isso ainda, mas vou observar. De fato aparece um pouco de ferrugem na tampa da junta... será isso? Ou ainda vale testar a bomba d'agua?

Junta queimada ou corroída resultam na mesma coisa: perda de vedação eficiente, o que permitirá a passagem de água para as câmaras ou para o óleo. Outra forma de diagnosticar é retirar as velas - se estiver passando água ficará vestígios nas velas.

Quanto à bomba, não me lembro se vc informou se já trocou ou não. Se não trocou há uns 2 anos ou mais, troque-a, pois é uma manutenção preventiva.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Marraes
Member
Member

por Marraes » 20 Fev 2015, 23:25

não aparenta ter nenhum vestígio de água nas velas, e o óleo está normal.
Quanto a bomba, eu estou com o carro há 8 meses... não sei se o dono anterior trocou...
um detalhe que esqueci de comentar é que o ar parece interferir na temperatura. Ao desligar o ar, a temperatura do motor cai sensivelmente.

33 mensagens
  • 1
  • 2