opa, agora sim vc esta lendo valores reais com o instrumento da Coel, que tem +/- 1°C de precisao...ou seja, a medição pode oscilar mais ou menos 1 grau da temperatura real no máximo, dando uma leitura bem precisa para esse tipo de teste caseiro, tenho um desses até aqui no meu ar condicionado de casa ..... mas reforçando, aquela medição de -16 nao foi real, foi uma aplicação errada do tipo de instrumento....em um momento vc reposiciona ele "pra pegar mais vento", mas ele nao lê a temperatura do ar, e sim da superficie do objeto....quando vc direciona ele la pra dentro, é quando as medições começam a ficar bem falsas.....o laser emitido na ponta é soh um guia, e o foco da medição normalmente esta abaixo uns 1,5cm, ali esta sendo emitido o infravermelho que bate na superficie medida, e retorna para o aparelho, q lê esse tempo de resposta e sabe a temperatura da superficie.....quando vc joga ele lá dentro, pense o q vai acontecer com a emissão infravermelho, rebatendo dentro de um cano curvo, e retornando atraves de uma grade que pode estar impedindo seu retorno....por isso teve medições com valores tão fora do real.....alem q eles possuem relação (8:1 por exemplo) onde quando vc lê a uma distancia de 200mm (20cm), precisa de uma area com diametro de 25mm livre para o retorno do infravermelho com medição adequada.......ou seja, vc ta emitindo dentro de um tubo e medindo em uma grade com espaços menores que 25mm, entao parte do infra emitido se perde dentro da tubulação e nao retorna para a correta leitura, o que causou uma leitura falsa, devido a forma como esse tipo de instrumento faz medição.....desapega desse -16

quanto a aceleração, sempre terá maior rendimento ao acelerar.....esse tipo de compressor são feitos para operar em alta rotação, e sempre terá maior rendimento a custo de uma maior potência consumida do motor....existe uma curva de potencia x rpm onde fica claro isso, onde por exemplo a 1500rpm consome cerca de 3cv e acelerando para 2500 consome 4cv......a compressão aumenta, o fluido circula com maior velocidade, valvula de expansão trabalha regulando a quantidade de fluido para evitar retorno de liquido e a temperatura cai, então a velocidade com q se retira energia do habitáculo aumenta....
agora parabens pelo motor, realmente parece estar tudo em dia, tanto em termos de injeção como de arrefecimento.....consumo instantaneo tá show, e a temperatura realmente nao chega a bater 90, fica no máximo ali nos 89 dai ja baixa, pois o primeiro estagio de ventilação fica constantemente acionada, e podendo acionar o segundo estagio quando a pressão sobe (rotações acima de 3500 geralmente já acionam o segundo estagio com o carro parado)
uma coisa q é comum acontecer, é quando nao ta gelando bem, o pessoal vai colocando mais gás, e quando passa do ponto, gás demais acaba reduzindo a capacidade do sistema.....o sistema tem uma carga especifica para poder conduzir o melhor rendimento na pior situação, q é calor extremo fora e frio extremo dentro......quando vc tem gas demais, em condições de calor a pressao sobe demais, e o sistema nao consegue liberar energia para a atmosfera no condensador.....e gas de menos fará a valvula de expansão ter problemas para dosar a quantidade de gas, que ferverá absorvendo energia demais, que não conseguirá liberar no condensador........
a carga de gás do vectra é de 900 gramas, eu sempre uso 850 gramas, pois essa pouca diferença fará com que a valvula de expansão ainda consiga equalizar e o sistema evapore mais frio, a pressão de descarga diminui pouca coisa, dando uma sobrevida ao conjunto......com essa carga consegui leitura de -2,4 graus ali na saida medidas com um CLCD da Coel igual ao seu, com o carro acelerado a cerca de 2200rpm......por isso digo, quem faz frio é o R134A ali dentro, que evapora e se condensa dentro das pressões e temperaturas do sistema de um ar condiciona, e é essa troca de fase (de liquido pra vapor ou vice-versa) que absorve e libera energia, permitindo a refrigeração do ambiente....o óleo nao vai evaporar ou condensar, portanto a sua função é lubrificação, e é nisso o militec vai ajudar, e não em fazer mais ou menos frio....... cada fluido com o seu trabalho, e quanto mais ajuda melhor, com certeza alguma coisa vai mudar, mas nao é mensurável com nossos instrumentos, que são as perdas do trabalho interno do compressor, além do aumento de sua vida útil.....