larussosan escreveu:Raphael, realmente pelo seu relato também não vejo o porque de se usar este chip para apenas alterar a abertura da borboleta. Hoje se não me engano, os chips da Nascar estão saindo 600 pilas...
Falando de acelerador eletrônico, engraçado o pessoal associar o LAG do pedal a este sistema. Tenho um Corsa VHC (já tive Prisma 1.4 e já andei com Celta tbm) com acelerador eletrônico e o bixinho não tem nenhum LAG no pedal, ao contrário, levei uma surra para acostumar com o pedal sensível por conta do câmbio curto que ele possui, principalmente a 1ª marcha que serve apenas para tirar o carro do lugar...kkkkkkkkkkk
Voltando, em alguns carros, como os VW, eles trabalham diretamente na ECU do veículo, sem a necessidade de se usar chip, o sistema "APR", que trocam os mapas de injeção. A Nascar divulga alguns números "assustadores" de ganho de potência em alguns carros...
Porém este sistema não está disponível para GM/Chevrolet e não conheço ninguém que fez esta programação (mas conheço um Tiozão que logo vai fazer no Santanão Turbo dele...)
Abs!!
.png)
Larusso,
Eu sou um cara bem "prático", e acho que vc tmb! rs
Muita coisa que é "legal" nem sempre "compensa".
Os famosos "chips" são uma dessas coisas que acho "vela boa pra defunto ruim".
Eu estou com um Punto E.torq 1.6, que usa acelerador eletrônico.
Não existe lag e a resposta é instantânea. Pisou, acelerou.
Contudo, acho que isso faz parte da estratégia atual de programação, pois meu punto, depois dos 3/4 de acelerador, parece que acabou, ou seja, pisar até o fundo e um pouco mais da metade, dá no mesmo.
Mas isso é coisa minha, que sou "xarope". Na prática, funciona bem demais e não há necessidade de mudar isso.
Sobre a central da VW, é por ai mesmo.
Em alguns carros, a programação parece que é feita nela mesmo...
Não precisa tirar chip, soldar soquete e blá, blá, blá...
Pluga o computador, altera o mapa e pronto. Quase uma fueltech... rs
Quanto aos números "assustadores" de potência, observe que eles só vem para os carros que são TURBO OEM.
Mas em turbo, até eu faço vir potência!
É muito fácil pegar um carro que tem 200cv com turbo de fábrica @ 0,5kg e subir a pressão pra 1,0kg e compensar o aumento de pressão com maior tempo de injeção.
Fazendo isso, se consegue ultrapassar, em tese, a faixa dos 280 pocotós.
Aí vem a propaganda: "40% de potencia só com chip".
Nos ASPRO, pode fazer o que for no chip que não vem muita potência. Em Aspro o chip não é nada mais que uma adequação daquele motor à configuração de comando, taxa, combustível, etc.
Num motor aspro, só se consegue potencia aumentando essas coisas:
- Aumento na admissão de ar e combustível.
O chip, no máximo, aumenta a injeção de combustível, não a de ar.
"Ahh, mas o filtro esportivo aumenta o ar." Aumenta, mas não o suficiente pra ganhar mais que 3% de potencia.
"Ahh, mas meu escape é aberto." Ok, pode até melhorar o fluxo (facilitar a subida de rpm), mas ainda assim, não vai fazer o milagre da multiplicação dos cavalos como se promete por ai. Talvez se consiga uns 5% na melhor das hipóteses.
- Aumento da energia resultante da explosão.
Isso se consegue com taxa ou utilização de combustível com maior capacidade energética.
O chip também não faz isso.
No máximo o chip avança ou atrasa o ponto da ignição. O atraso, tira potência. O avanço exagerado, aumenta a temperatura na câmara, aumentando desgaste e podendo causar quebras em casos extremos.
Os carros atuais trabalham a regulagem de ponto de ignição através de sensores de detonação, não exigindo grandes alterações nessa parte.
- Capacidade de giro.
Basicamente, potencia é uma resultante de torque x rotação.
Quanto mais rpm, mais potência se extrai no mesmo espaço de tempo. Mas isso depende do fluxo que se obtêm em determinadas rotações. Não adianta girar a 10.000 rpm se nessa rpm o fluxo de ar não é suficiente para o aumento a admissão da mistura ar/comb.
O chip no máximo vai fazer o corte ir mais pra cima, e não mudar o fluxo ou capacidade de admissão em faixa mais alta de rotação.
E ainda assim, o aumento de potencia em um motor naturalmente aspirado implica em diversos pontos negativos, como deslocamento da faixa de torque/potencia, entre outros que deixam o carro ruim de dirigir.
Já vi nego vendendo chip pra dono de gol power dizendo que, com a instalação, o carro passa a ficar com 130cv ou mais...
E pior que isso, é que o dono comprou...
Abs