timmer escreveu:Senhores, bom dia!
Pesquisei entre os tópicos e não achei um que concentrasse a pergunta acima.
Tenho o meu Vectra gt com atuais 95000 quilometros.
Hoje pela manhã percebi que durante as arrancadas a embreagem patinava. Primeira vez que acontece e já pensei: putz! Embreagem!
Só que não tenho uma referência de quanto tempo dura a embreagem dos vectras..
Vocês que já trocaram as embreagens dos seus respectivos, qual foi a quilometragem média que isso aconteceu?
E outra, existe algum procedimento (técnico) para identificar o nível de desgaste dela?
Abraço!
Timmer,
Se seu carro esta com mais de 90mil km e a embreagem é original ainda? Parabéns!
Isso é sinal de bom uso do carro!
Os carros que eu tive para uso urbano, não passaram de 70mil sem troca do kit.
A do meu challenge (que só rodava em estrada) troquei com 80mil km!
Embreagem não tem como medir o desgaste sem tirá-la fora do carro.
Na verdade, a embreagem apresenta "sintomas" de desgaste, que dentre eles, cito os mais comuns:
- Patinação: aquela típica "tremedeira" ao arrancar com o carro. Começa sutil (desgaste médio), depois faz tremer tudo (desgaste grande);
- Elevação de giros: quando você tira o pé da embreagem e acelera, o giro sobre, mas a velocidade não acompanha.Sinal de fim da embreagem;
De qualquer forma, ao sentir essa trepidação leve, recomendo a troca do kit, vez que a embreagem consiste em um disco de lona de atrito, fixada com rebites.
Quando a lona gasta, os rebites chegam perto do volante. Se eles riscarem o volante, será necessário um passe, que se não for bem feito, causa a perda do volante. E essa é uma peça bem cara (mais cara que o kit de embreagem).
Ao trocar a embreagem, troque disco, platô (ou mola/chapéu chinês) e o atuador (que acopla/desacopla e serve de rolamento).
Não compre kits remanufaturados ou de marcas desconhecidas. Aqui, o barato sai caro, pois a mão de obra, em geral, consiste em quase 50% do valor total para troca da peça.
Pode comprar os seguintes kits (em ordem de confiabilidade):
1) Original: Comprada no balcão da concessionária. Em geral é mais cara, mas tem certeza que esta comprando uma peça de procedência;
2) AcDelco: Esta marca não fabrica, apenas compra peças recomendadas pelo fabricante e as distribui com seu nome. Tem praticamente a mesma confiabilidade da original, e em geral, o preço é mais em conta;
3) Luk/Sachs: São ótimas marcas. Fornecem para as montadoras. Acha-se em qualquer auto-peça.
Abs!