por AdrianoS »
04 Jan 2015, 16:51
Almeidão escreveu:AdrianoS escreveu:Olá pessoal,
uma dúvida que gostaria de consultar os amigos do clube que já efetuaram a retífica completa do motor de seus Vectras.
Alguém sabe dizer qual é a média de consumo de óleo de um motor 2.2 8 válvulas após retífica completa? Quantos litros de óleo esse motor consome no intervalo de 5.000 Km, durante o período de amaciamento?
A partir de qual quilometragem esse consumo deve melhorar? 5.000 Km? 10.000 Km?
Obs: Antes da retífica lembro que o motor consumia em média 0,2 a 0,3 l. no intervalo de 5.000 Km.
Primeiro é saber porque voce fez esta retífica, já que o consumo estava normal e é aceitável o consumo até 0,5 litros em 5.000, passando disto, ou seja 0,55 voce deve mexer somente em cabeçote para acertar as sedes e troca de retentores.
Bem, eu diria que depois de retificado o consumo tem que ser zero e nem dá para calcular porque voce deve trocar o óleo com 1000 km rodado de preferência duas vezes, ou seja trocar e andar 1000 Km, trocar outra vez e andar + 1000 KM e só depois disto fazer a troca normal com 5000 km outra vez.
Muito cuidado, não usar mais que 4,2 a 4.3 litros de óleo, a não ser que voce tire o que está no fundo do carter, e mesmo tirando o que está lá, não deve passar de 4,4 ML
Valeu, obrigado pelas informações Almeidão,
Então foi efetuado retífica completa devido a trinca entre as camisas do 2º e 3º cilindros do bloco, ocasionando mistura de água no óleo. Foi efetuado testes no cabeçote e também no bloco onde foi constatado, então como nunca havia sido mexido em nada no motor, efetuamos completo para não ter mais dor de cabeça.
A dúvida é que sempre ouvi dizer que motor de carro novo ou quando recém retificado costuma consumir óleo acima do normal devido aos anéis ainda não estarem devidamente assentados, o que levaria determinada quilometragem para ocorrer satisfatoriamente, mas até onde essa história procede eu não sei dizer, por isso pedi socorro aos amigos do clube, que creio já terem passado por situação semelhante. E além de que eu também não sei qual seria esse consumo no caso específico do Vectra 2.2 8v.
Então mesmo em fase de amaciamento (primeiros 5 a 10 mil quilômetros ou mais...) o consumo deveria ser zero?
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal