Almeidão escreveu:Marcos AKA, quase tirou um 10. Esta mangueira estourada na tampa da válvula não pode de maneira nenhuma está rachada, ali se tiver saindo vapor, o cheiro dentro do carro passa a ser pior que a gasolina, porem em marcha lenta e é como se tivesse um caminhão na sua frente e voce cheirando tudo da descarga dele, ok, andando quase não se sente, mas nem sempre estamos no carro com ele andando, afinal o para e anda do transito hoje é terrivel emuitas vezes sentimos quando paramos em semáfaros.
Ali não pode vazar nada e todo movimento dos pistões são empurrado para esta saida da tampa da válvula que deve está sempre desobstruida porque é o suspiro do motor e o bom fuinconmamneto dele depende disto. Esta mangueira sai da tampa e tem uma abraçadeira e vai direto para o corpo da TBI onde há sucção quando o carro está na lenta, neste caso a TBI puxa o óleo que sobra ali e a ponta da TBI puxa os gases, bem ela foi feito para isto porém há falhas e muitos jogam óleo para ponta da TBI contrariando o que seria uma ótima invenção a qual não é 100% correta, mas exigido por lei.
Muitas TBI são sujas por mal comportamento dos proprietário ou até por mal informações nos manuais que são muitas vezes defendidos aqui, mas pouco analizados e um exemplo prático disto é o excesso de óleo que todos põe nas trocas. Se todos usassem a quantidade correta, com certeza isto iria diminuir muito, zerar 100% não, mas melhoraria muito.
O erro é simples, o motor do Vectra usa 4,5 litros de óleo em cada troca e sempre trocando o filtro, porem o manual foi feito quando colocarom o óleo no carro e esquecerom de informar algo importante. Nunca ninguem consegue tirar todo o óleo que fica no motor, ficando sempre um pouco no carter (este aliás eu tiro sempre), uma outra parte nos tuchos que ficam carregados e uma pequena parte na bomba. Somando isto tudo, acredito que fica no mínimo 400 ML. Neste caso ao colocar 4,5 ele fica com excesso e jogando pelo suspiro e cagando toda a TBI, logo por falta de informação vai aparecer um não demora a dizer que este também é um problema crônico do Vectra, para mim não importa sou cirugião de Vectra e no meu não há estes problemas.
Eu tiro tudo que fica no carter e ainda coloco somente 4,3 ML, assim eu diminuo a chance de estourar qualquer retentor, principalmente o do volante do motor que para trocar precisa tirar o motor fora e os outros dois do outro lado que é da polia e comando, além de não forçar o motor e logo evitando entupir tampa da válvula que é um escape de gás eu ainda diminuo um pouco do esforço dele.
Marcos AKA escreveu:Não, cara! Essa mangueira sempre fica melada mesmo de vapor de óleo, inclusive assim como todo motor GM 8v (não sei quanto aos 16v) É típico! Pode desconectar ela e vc verá que nela não tem cheiro de gasolina. Não precisaria substitui-lá. A não ser que ela esteja trincada. Mas aí ela ocasionará avarias no funcionamento da lenta, se eu não me engano. Mas ela dificilmente da problemas, ainda mais com a KM que está seu carro (baixa).
Acho que o problema do cheiro de gasola no seu caso era encher o tanque de mais...rs. Mas não sei quanto a isso. Não venda seu carro apenas por esse motivo. Isso tem uma solução, se acaso o problema continuar. Tudo tem solução!
A respeito do ar condicionado, o ar digital, que é o caso do collection, mesmo vc deixando o botão de recirculação desativado, usando ar de fora, ele puxa ar de dentro. A portinhola permanece fechada. A não ser que você precione o botão ECO, que desativa a refrigeração. Fica apenas a ventilação. Ou, num dia frio. Aí, caso vc posicione a temperatura a partir dos 17°, ela ira se abrir. Ou ainda, quando vc usar a temperatura a partir dos 26º. No caso da temperatura estar no "Lo", a portinhola não abre nunca. Nunca vi ela abrir.
Tenho uma montana 1.8 que estava com a mangueira que chega do cânister ao TBI trincada, toda danificada. E ela estava causando um cheiro fortíssimo de gasol crua. Demorei pra achar isso. Já tinha fuçado em tudo. Aí num dia desses, desmontei o TBI e estava lá o problema. Passei fita isolante ao redor dela e ficou nova! custo: R$ 0,00! Mas vc disse que substituiu essa mangueira e todos estes componentes, então não estará ali mais o problema. Ah, só que no caso da montana não vinha cheiro de gasola dentro dela quando estava andando, ou parada com ar ligado, tanto com o de fora quanto com o ar reciclado. O cheiro vinha quando chegava num determinado local e desligava o motor.
Quanto a descrição que fiz a dias atrás, sobre o cheiro de gasolina que vem dentro do meu vectra também, que é um collection, e sua possível solução, creio que não resolveu. Sempre quando abro a porta para entrar nele, após permanecer umas horas fechado, ele tem aquele cheirão de gasola crua. Afff. Não sei se coloquei pouco silicone, ou se ficou alguma partezinha se passar... Foi meio difícil, pouco espaço, e fica feio quando se abre a portinhola de abastecimento. Daí então, continuei deixando o ar de recirculação desativado, deixando desconectada aquela mangueirinha de vácua que aciona a válvula de abertura ou fechamento da portinhola de recirculação. Nem cheguei a testar com o sostema tudo certinho pra ver se o cheiro ia permanecer. Sei que do jeito que está, o cheiro é só quando abro a porta num primeiro momento. Apos ligar o ar, o cheiro some em seguida (ar de fora, é claro), ou, quando abro os vidros (coisa rara)
Marcos AKA escreveu:Sim, Lima, eu chequei tudinho isso aí. Nos meus 2 vectras, o carpete estava zeradinho embaixo do banco, acima do tanque, e a tampa de vedaçao tbm, e coloquei o nariz ali e nao saia cheiro nenhum. Nunca senti sair cheiro dali. É complicado isso, porque o carro é igual, de todos nós é igual, os problemas sao sempre os mesmos, mas os diagnósticos e as soluçoes sao sempre diferentes em cada um. Isso é o que é mais intrigante nos vectras, e é o que nos mais enlouquece também...hehehe
Marcos AKA escreveu:Acho que o meu Vectra não tem essa peça aí... Isso não é uma adaptação?
zackspeed escreveu:no meu caso a mangueira do canister estava partida perto da boca do tanque! Fiz o reparo da mesma conforme o vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=RbAHYS2Baqo
Porem, o cheiro permanece e me parece que vem da frente ou abaixo do carro!
Mas, não consigo visualizar...
alguma luz?
Marcos, estou atentíssimo à tudo que vc escreve. Tenho a impressão que quando forço a recirculação através do botão do painel e antes do carro esquentar, o cheiro não entra. E se eu deixo ele desativado e após ele liberar-se por sí só, é aí que o maldito cheiro toma conta de tudo. Não teria problema algum eu ficar sem essa recirculação. Antes de sair de casa, eu ligaria o carro e deixaria ele funcionando até esfriar, sem problema algum. O que já não dá mais, é do nada vc se ver envolto à uma nuvem de gasolina, do nada! Quanto à solta da portinhola, eu pedí para o mecânico desmontar o para-barro da roda traseira e eu mesmo ví que está tudo perfeito. Tudo que já foi feito (que vc's me orientaram a fazer) eu acompanhei in-loco. Gosto muito do carro. Tudo nele me satisfaz à contento, mesmo! Mas rapaz...já não estou mais suportando isso. Vc acredita que se eu levar na CSS eles tem uma chance maior de identificar qualquer problema? Penso que aqui o conhecimento e a ajuda mútua proporcionará resultados melhores, haja vista que é um pessoal conhecedor, dedicado e todos tem o mesmo carro. Acredita que possa ser o cano de alimentação que vai do tanque até a flauta que esteja furado? Sei lá...Moro à uma quadra da accioly, posso tentar ver por lá se alguém sabe ou pelo menos ouviu falar desse problema tbm. Se puder opinar, ficaria agradecido. Não só à vc, mas a todos membros do clube. Valeu!Marcos AKA escreveu:Brates, eu acredito que o problema de fato seja naquela solda mal feita nos vectras ali na onde fica a parte de abastecimento, dentro da portinhola. Os dois vectras que eu tive tiveram/tem esse problema. A forma que eu encontrei foi desativar a recirculaçao do ar condicionado. Leia aquele post que coloquei mais no inicio deste forum. Eu acredito que isso é um problema cronico nos vectras, principalmente nos com ar digital, porque essa merda sempre tem que ficar a reciculaçao ativada, principalmente quando se é mais calor, e que mais a gasolina evapora e solta cheiro. Se vc nao for muito calorento, vc sobreviverá com o ar de fora apenas, porque irá gelar menos, mas é até mais saudável, inclusive. Bem mais saudavel. Tem gente que disse ter encontrado a soluçao para esse problema do cheiro de gasolina, mas eu nao acredito. Acho que o nariz deles é menos sensível, e talvez o cheiro estivesse tao forte devido a fatores problematicos mesmo, como obstruçao no sistema de mangueiras do canister. Resolvido isso, o cheiro que entao estava bem mais forte, ficou só por conta daquele do problema cronico, e eles se deram por problema resolvido. Eu tenho nariz muito sensível. Nada escapa, entao... Mas eu te digo: estou sobrevivendo bem sem ar condicionado de recirculaçao. Apenas mantenha o filtro limpo, porque ele irá trabalhar bem mais. Vc pode mesmo limpar o filtro. Nao é necessario substituir ele a cada vez q estiver sujo. Com um aspirador de pó vc o limpa, ou com ar comprimido. Para saber como acessá-lo, no youtube tinha um video. É muito facil e vc nao notará mais cheiro de gasolina. Olha o link aí:
https://www.youtube.com/watch?v=d4PZD6bofEQ
Marcão, meu caro! Css, é concessionária GM. Rsrsrs...desculpe me expressar dessa forma. Mas vamos lá. Troquei o que parece ser o mais barato de tudo...e resolveu em definitivo. Sumiu o cheiro! A PORCARIA DA TAMPA DE COMBUSTÍVEL! ISSO MESMO...R$ 10,00 (paralela, pois não encontro a original em lugar algum). Mas já era. O vapor da gasolina saía por lá e quando estava em velocidade maior, o cheiro ficava pra quem ia atrás de mim. E quando pegava transito lento, era eu mesmo quem o aspirava. Depois de gastar uns R$ 500,00 tudo resolvido com apenas R$ 10,00. KKKKKKKKKKKKK...não ligo não...pelo menos tudo que troquei está novo e hora ou outra iria ter que trocar mesmo...Obrigado, Marcão AKA! Obrigado, Almeidão! Obrigado, Júlio! E à tantos outros que dedicaram seu precioso tempo para me ajudar. VALEU MESMO!!!!!!!!!!! Abraços!Marcos AKA escreveu:Brates, eu não entendo... Pelo que vc diz, o problema está com o ar de fora, e nao com o de recirculação... Entao, rapaz, eu nao sei quanto a CSS, eu nao sei o que significa...rs, e accioly...creio que seja uma revenda de peças, que eu nunca ví e nunca vou ver aqui na minha cidade...rs. Então, talvez seja o canister. Acredito que dá pra fazer um teste nele, mas eu nao sei se vc da conta. Vou te confessar que eu adoraria ver seu carro e fuçar nele até encontrar a solução, mas estamos longe de mais, e vc mora na selva de pedra, São Paulo. Bem, as informações que eu tinha sobre o problema eu passei aqui neste tópico. Não tenho mais informações além disso. Eu sinto muito.
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