por José Leal »
03 Jan 2015, 17:27
Almeidão, parei para ler o tópico inteiro. Quando vc diz que trocou o pressostato, pegou um original GM? Acontece que o Citrën Xsara Picasso tem um pressostato igualzinho ao do Vectra, inclusive a cor e o conector. Só que a pressão que ele detecta é diferente e acaba bagunçando todo o sistema.
No sistema com AC digital, existe um transdutor de pressão, que lê a pressão do sistema e informa para a central de IE se o compressor pode ser acionado e para disparar a ventoinha na velocidade alta quando necessário. No caso do sistema analógico, tem o pressostato que simplesmente chaveia um sinal para a central de IE ligar ou não o compressor e outro pressostato que chaveia outro sinal para disparar a velocidade alta das ventoinhas.
Pelo seu relato, as ventoinhas estão disparando na velocidade alta somente pelo cebolão. Neste caso, quando a ventoinha dispara, a pressão no sistema já está alta, fazendo com que o pressostato mande esse sinal para a IE e desliga o compressor. Na rodovia, isso não acontece pois há uma grande circulação de ar frontal.
Um teste que vc pode fazer é comandar "manualmente" o funcionamento das ventoinhas na velocidade alta. Como o sinal enviado pela IE é negativo, vc terá que levar um negativo para os relés das ventoinhas, que ficam na frente da bateria. Tem que testar qual é o fio, mas, como vc sabe, o padrão de cores da GM diz que o fio marrom é negativo. Lá na caixa, o fio deve ser marrom com alguma listra. Então, se não me engano, tem que aterrar os 3 relés que comandam as ventoinhas, para desfazer a ligação em série e elas girarem na velocidade alta. Caso seja mais confortável, já liga as ventoinhas direto nos conectores dos motores (pessoalmente até acho mais fácil).
Só para reforçar essa dica, não sei se vc chegou a ver a caixa de fusíveis e relés da frente da bateria do meu carro. Postei uma foto dela com os conectores dos relés derretidos. Infelizmente isso é crônico no Vectra. Quando deu o BO definitivo, estava usando o AC e as ventoinhas não dispararam na velocidade alta. Quando vi a temperatura passando dos 100°C no painel, imediatamente desliguei o AC e deixei o motor funcionando na marcha-lenta até voltar ao normal. Ao chegar em casa, refiz as conexões com conectores novos e nunca mais deu problema. Acredito que o atual dono dele nunca terá e sequer saberá que algum dia teve problema.
Sobre o compressor desligar ao manobrar o carro, isso é perfeitamente normal. Especialmente em carros 1000, essa função serve para que o motor tenha toda potência para arrancar. Do mesmo modo, quando pisamos a fundo no acelerador, o sinal enviado pelo sensor TPS para a IE é de que toda a borboleta tá aberta. A IE entende que vc quer toda potência do motor e desliga o compressor. Por aqui, no meu 1.0, direto esse sistema funciona, pois em arrancadas ou subidas, tenho que "judiar" mais do acelerador.
Resumo da ópera: faz o esquema para as ventoinhas dispararem na velocidade alta e ligue o sistema de AC. Esqueça a temperatura do motor, pois não vai subir mesmo.