O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

79 mensagens
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: bruno c
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou. C/ víd

por Bruno Cesário » 26 Dez 2014, 07:45

A primeira medição até assustei, porque nem minhas câmaras frigoríficas chegam a essa temperatura viu. rs. No congelador em -6 já vira pedra, imagina - 16 rsrs

Eu já usei muito Militec, mas hoje não uso mais.O frasco diminuiu e o preço aumentou, e hoje tem produtos de boa qualidade com preço menor e a mesma finalidade, reduzir o atrito.

Show o video.
:52:

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ives » 26 Dez 2014, 10:20

Bruno Cesário escreveu:A primeira medição até assustei, porque nem minhas câmaras frigoríficas chegam a essa temperatura viu. rs. No congelador em -6 já vira pedra, imagina - 16 rsrs

Eu já usei muito Militec, mas hoje não uso mais.O frasco diminuiu e o preço aumentou, e hoje tem produtos de boa qualidade com preço menor e a mesma finalidade, reduzir o atrito.

Show o video.

realmente, pra chegar no -16 ia precisar bastante coisa, além de nao ser o adequado para uso de condicionamento de ar para humanos.....existem diferenças grandes em projetos de refrigeração e de condicionamento de ar......camaras frias retiram mais calor do que umidade, enqto em sistemas de condicionamento de ar retira umidade e calor....

e concordo com vc Bruno, especialmente depois da manutenção q fiz no meu carro....vale mais a pena investir num bom oleo, do q usar um oleo não tao adequado e colocar um aditivo nele.....e outra, o militec, assim como no motor, tem uma duração da sua aplicação.....e simplesmente recolocar militec de prazo em prazo, nao é a mesma coisa q trocar o oleo lubrificante......pois ele nao fará milagre em um oleo que já tiver perdido suas propriedades......a mudança q tive com a troca de oleo PAG (polialquino glicol) para POE (poliolester) foi impressionante em termos de ruido, e isso indica uma grande redução de atrito.....é basicamente como comparar diferença entre oleos minerais para oleos sinteticos.....

no final das contas, o correto mesmo pra quem quer vida util seria fazer a troca do oleo a cada 1 ou 2 anos....essa seria uma grande mudança em termos de durabilidade, claro q a um custo alto em oficinas q normalmente inviabiliza pra quem nao tiver ferramentas e souber fazer o procedimento.....como aqui no Brasil sempre procuramos o mais barato, soluções como o militec brilham aos olhos, pois sao relativamente baratas, começam os mitos exagerados do q entrega de vantagens, e sua aplicação é fácil......resumindo, tudo q ajuda é vantagem, mas temos que conhecer o q realmente está trazendo de vantagem, por isso tento alertar nos topicos q eu vejo, pois quem vê um topico com tantas vantagens, coloca lá esperando que va resolver td, e no final das contas pode acabar perdendo o compressor por falta de lubrificação do óleo......q basicamente duas coisas quebram compressor, golpe de liquido e superaquecimento/fundir por falta de oleo ou excesso de carga de gás......por isso até mesmo essa historia de botar gás "pelo manometro" é furada, tem q ser sempre pela balança seguindo a etiqueta do carro, pois a situação em um dia frio e outro dia quente muda tudo dentro do sistema em termos de pressões de operação, e a engenharia fez todos os testes q determinaram essa carga de gas......
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 26 Dez 2014, 11:30

Bruno Cesário escreveu:A primeira medição até assustei, porque nem minhas câmaras frigoríficas chegam a essa temperatura viu. rs. No congelador em -6 já vira pedra, imagina - 16 rsrs

Show o video.

Valeu aí, mas bem que eu queria que meu a/c deixasse o carro nevando dentro porque aqui no nordeste é bronca. :88:

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 26 Dez 2014, 11:40

Ives escreveu:

Show o video.

realmente, pra chegar no -16 ia precisar bastante coisa, além de nao ser o adequado para uso de condicionamento de ar para humanos.....existem diferenças grandes em projetos de refrigeração e de condicionamento de ar......camaras frias retiram mais calor do que umidade, enqto em sistemas de condicionamento de ar retira umidade e calor....

e concordo com vc Bruno, especialmente depois da manutenção q fiz no meu carro....vale mais a pena investir num bom oleo, do q usar um oleo não tao adequado e colocar um aditivo nele.....e outra, o militec, assim como no motor, tem uma duração da sua aplicação.....e simplesmente recolocar militec de prazo em prazo, nao é a mesma coisa q trocar o oleo lubrificante......pois ele nao fará milagre em um oleo que já tiver perdido suas propriedades......a mudança q tive com a troca de oleo PAG (polialquino glicol) para POE (poliolester) foi impressionante em termos de ruido, e isso indica uma grande redução de atrito.....é basicamente como comparar diferença entre oleos minerais para oleos sinteticos.....

no final das contas, o correto mesmo pra quem quer vida util seria fazer a troca do oleo a cada 1 ou 2 anos....essa seria uma grande mudança em termos de durabilidade, claro q a um custo alto em oficinas q normalmente inviabiliza pra quem nao tiver ferramentas e souber fazer o procedimento.....como aqui no Brasil sempre procuramos o mais barato, soluções como o militec brilham aos olhos, pois sao relativamente baratas, começam os mitos exagerados do q entrega de vantagens, e sua aplicação é fácil......resumindo, tudo q ajuda é vantagem, mas temos que conhecer o q realmente está trazendo de vantagem, por isso tento alertar nos topicos q eu vejo, pois quem vê um topico com tantas vantagens, coloca lá esperando que va resolver td, e no final das contas pode acabar perdendo o compressor por falta de lubrificação do óleo......q basicamente duas coisas quebram compressor, golpe de liquido e superaquecimento/fundir por falta de oleo ou excesso de carga de gás......por isso até mesmo essa historia de botar gás "pelo manometro" é furada, tem q ser sempre pela balança seguindo a etiqueta do carro, pois a situação em um dia frio e outro dia quente muda tudo dentro do sistema em termos de pressões de operação, e a engenharia fez todos os testes q determinaram essa carga de gas......

O mecânico que fez a manutenção no meu sistema há 1 ano colocou gás pelo manômetro, então você acha que se eu levar em outro lugar pra fazer um vácuo e colocar pela balança vai melhorar a eficiência do sistema ? Quantos gramas você recomenda, 850g ? No manual diz que é 900g mas o mecânico diz que pegava até 950g, e ele disse que trabalhava na CSS. O que você recomenda pra mim, sei que é difícil dizer de longe sem ver, mas, é tudo novo comprado há 1 ano, compressor, válvula, evaporador e filtro. Me explica melhor aí qual a vantagem, de colocar um pouquinho menos do que o manual diz. Dá vontade de comprar as ferramentas pra eu mesmo fazer em casa. Desde já gradeço. :88:

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 26 Dez 2014, 14:19

eu uso 850 gramas sempre no meu vectra, e sempre gelou bem demais, saindo ali até -2,4 (ambiente externo 25°C).....

o problema de botar pelo manômetro é justo essa, q lá dentro cabe mais q 900 gramas.....o filtro secador é um tanque de liquido tambem....alem de filtrar, ele acumula parte do gas do sistema ali dentro, pra compensar as oscilações entre dias quentes e frios e demais condições de operação...... colocando demais, o tanque se enche ja em condições frias, e qdo chega o calor como nao tem pra onde o gas se expandir e acumular, a pressão do sistema sobe especialmente em ambientes quentes, e com isso força o compressor, e como o condensador começa a nao conseguir trocar todo o calor adicionado durante a compressao, o liquido nao chega subresfriado na valvula de expansao, e ai é um efeito em cascata onde o rendimento é comprometido, e o sistema é forçado.....

o problema de colocar pelo manometro é justo esse, pois num ambiente frio vc vai socando gas la pra dentro e as pressões nao se alteram mto, pois vc esta preenchendo o tanque de liquido, porém qdo chega o calor e nao tem mais pra onde se expandir e acumular, a pressao sobe e começam os problemas de rendimento, além de forçar o conjunto.....

colocando pouco gas a menos, a tendencia é q a evaporação seja mais fria, a pressão de descarga cai pouca coisa, e o sistema consegue equalizar....muito a menos, e o sistema nao consegue equalizar e tbem surgem problemas de rendimento.....e mto importante garantir que seja feito um vacuo apropriado antes de colocar o gas, para evitar q permaneça qquer umidade dentro do sistema......aqui tenho bombas de vácuo de 12cfm (pés cubicos por minuto), enqto oficinas quando muito tem bombas de 7cfm (adequada), ficando a maioria com bombas fracas de 5cfm ou menos.....dai os caras deixam 5 minuto e acham q o vacuo está concluido....
Imagem

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por renatovisk » 27 Dez 2014, 09:08

Apos um bom vacuo, como ja foi citado, para mim a melhor maneira de colocar gas no sistema é por pressao independente da carga total especificada no manual, pois em alguns casos a carga por peso pode danificar seu compressor ou simplesmente deixar o sistema com baixo desempenho. O R134a tem sua temperatura de evaporaçao a 0 graus (ideal para sistemas a/c) com pressao de succao 1,9 bar. Ajustando o circuito desta forma controlando a temperatura de retorno (superaquecimento) você tera o funcionamento ideal para o seu circuito independente da condição de seu evaporador ou condrnsador.

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 27 Dez 2014, 10:33

Ai q ta o problema...a válvula torre controla isso, p evaporar a cerca de 28~30psi ou ~1.9 bar.....e vc vai chegar nessa pressão com varias cargas de gás....pouca ou muito....pois ela compensa desde carro na lenta até carro acelerado, e a variação de carga de gás....a partir de um minimo de gás ela já consegue garantir a evaporação a 0 graus......e em condições de calor extremo, c tanque de liquido já cheio (carga excessiva) no filtro secador, pressões sobem demais e sobrecarrega o sistema....balanca eh o ideal, pois a engenharia considerou todas as circunstancias e fez vários testes p definir essa carga, alem de garantir subresfriamento e superaquecimento, garantindo rendimento e evitando golpe de liquido.....eu soh coloco pouco menos pelas características q cito acima, especialmente ter uma menor pressão de descarga, devido os vários anos de trabalho do compressor, poder ter uma sobrevida e seu trabalho levemente facilitado....não eh MTA coisa, cerca de 10psi a menos q o normal, mas já eh algum alivio...
Imagem

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por renatovisk » 27 Dez 2014, 12:44

Ives concordo com vc em partes. Com o sistema em funcionamento, temos varias variaveis que definem o correto ajuste do circuito e eh totalmente falho se basear no trabalho da valvula psra este ajuste. A valvula corrige o funcionamento para pequenos desvios de carga, como vc citou utiliza pouco menos de refrigerante, não tem problema nenhum claro limitando-se a manter a pressao proxima da ideal como vc disse porem tbm tem que controlar a temperatura de retorno ao compressor, pois a temperatura do refrigerante na sucção do compressor que colabora com seu, digamos, controle de temperatura, para não aquecer excessivamente. Em padroes de fabrica, com os dois trocadores em bom estado, obviamente a carga por peso é a melhor maneira de se fazer.

Claro que eu não sei qual o tipo exato de valvula usada em veiculos. Sou técnico em refrigeração industrial e sou acostumado a trabalhar com valvulas de expansao termostatica. Porem, com excessao de capilares, o funcionamento dos elementos de expansao sao bem equivalentes.

E a situação de controlar a carga por pressao é indicado para casos com danos nos trocadores que dificultem a troca.

Abraços.

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 27 Dez 2014, 13:34

o ar veicular tambem conta com valvula termostatica...por isso se ninguem mexer c ela, ela é responsavel por controlar e manter estavel o superaquecimento ideal, controlando a temperatura de retorno e garantindo q saia do evaporador apenas vapor, e nao liquido......o q muda basicamente é a adição da valvula torre dentro do compressor, q faz essa compensação de carga, para garantir que a baixa ou alta rotação, a pressão da sucção se mantenha sempre proximo desses 0 graus de evaporação.....

em sistema industrial sim é possivel fazer a carga por manometro, pois a pressão de sucção varia junto com a temperatura de evaporação, ja no veicular a valvula torre força a ficar dentro de uma faixa, por isso a carga por manometro nao é ideal....pq em dias frios vc pode exagerar na carga, o carro sai gelando q é uma beleza, mas quando chega epocas de calor, o sistema esta sobrecarregado....nao fosse a valvula torre, daria sim para fazer a carga considerando o superaquecimento, q é a tecnica mais comum, mesmo sendo que sempre o ideal é pelo subresfriamento, visto q a valvula de expansão geralmente é pre-calibrada para garantir o superaquecimento do evaporador daquele sistema.....
Imagem

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por renatovisk » 27 Dez 2014, 20:24

Entendi... A valvula torre q vc se refere no meio industrial se chama valvula reguladora de capacidade. Quanto ao superaquecimento, nao eh comum utilizar este metodo sempre a nao ser em circuitos com algum desbalanceamento.

Enfim... Gosto de trocar experiencias... Sempre ganho mais conhecimento assim!!

Valeu Ives!
Abraços.

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 27 Dez 2014, 21:14

sim, eu tbem to me adaptando ao circuito automotivo, mas basicamente a valvula torre é o diferencial....e outra q foi novidade, é a do filtro secador, q o mesmo tem a função de tanque de liquido....ate desmontar meu sistema, sempre achei q eles trabalhavam sem tanque, o q achava estranho, mas como montadoras fazem o circuito mais enxuto possivel, achei q era o caso, mas tava enganado :P....

apesar de parecido, a valvula torre acaba tendo uma função levemente diferenciada.....q a reguladora de capacidade q eu conheço normalmente apenas limite a pressão de carter do compressor, ou seja, a maxima pressão de operação da sucção, afim de proteger o compressor......enqto a valvula torre acaba controlando a capacidade de deslocamento do compressor em si, para compensar a grande oscilação de rotação durante seu trabalho, afim q ele sempre evapore nessa faixa de 0 graus e evitar congelar a serpentina......é bem interessante a função dela, soh fui conhecer ela depois q colega meu tava com rendimento ruim no ar de um vectra C e fui ouvir q normalmente ela é a culpada, pois qdo ela falha, a pressão de sucção altera com a rotação, e na lenta a pressão de sucção vai para a casa de 60 a 70psi, com temperaturas de evaporação na casa de 17~20 graus de evaporação, o q nao é frio o suficiente para gelar o ambiente....ai vc acelera e a sucção cai para os 30 psi, gelando normalmente....mtos condenam compressor, qdo na verdade é apenas a valvula torre com defeito.......entao ela muda o deslocamento e capacidade para que sempre a pressão de evaporação fique na casa de 0 graus, garantindo que o ar saia gelado desde o inicio, independente da temperatura do ar de retorno....
Imagem

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por renatovisk » 29 Dez 2014, 12:28

Muito legal... Essa valvula tem algum controle eletronico ou sua oscilaçao se da por equalização (diferencial de pressao)?

Ives
GLS member
GLS member

por Ives » 29 Dez 2014, 13:34

Existem os dois tipos....nos vectras eh mecânica, trabalha por pressão.....vê o retorno e descarga e equaliza o fluxo p pressão de sucção ficar ali na faixa de 30psi (~+2°C).....e existe sua versão eletronica....conhecido do trabalho tem um jetta 2007 q o compressor tem válvula torre eletrônica, dai o modulo climatizador deve conseguir regular melhor a temperatura da cabine imagino.....e pro azar dele, parece q ta c defeito pois demora mto pra gelar, ou tvez seja característica desses ar digitais c torre eletrônica....dai não tive mto contato ainda p poder saber se eh característica....
Imagem

digwll13062013
Member
Member
Nome Completo: Diego Oliveira
Estado: Mato Grosso do Sul
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por digwll13062013 » 08 Jan 2015, 20:01

Oi boa noite colegas sou novo no clube novo de vectra comprei o meu a menos de um mês e um 96/97 que pretendo restaurar desde que eu comprei o ar gela mas faz um Tec tec tec terrível muito alto mesmo me disseram ser o compressor queria saber se e possível colocar o compressor da S10 e qual seria o ganho em termos de ar condicionado desde já agradeço a atencao

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 09 Jan 2015, 10:33

Meu DEUS!! Estou POR AQUI COM AR CONDICIONADO kakakkaka

Só não troquei no meu ar, as mangueiras e o evaporador e depois de tudo pronto me chegou o Militec que por sinal está na minha frente e não sei nem se vou colocar, acho que vou despejar ele dentro do meu motor e deixar meu ar quieto já que não tenho mais problemas.

Sobre o que o Ives comenta é bem correto e para terem uma idéia da variação de temperatura, basta o segundo estágio entrar funcionando que ela vai cair de imediato.

De qualquer forma, achei interessante o Tópico do Adriano e só para um conforto, todos os tópicos que há discórdias as vezes deixam agente desanimado, na verdade se você pensar bem é melhor assim e ele ficar em evidência que ser algo meramente esquecido. Fizeste bom trabalho amigo.

Bem, não importa gastei 70 tinha e comprei um também e com certeza viajarei em Março e comprarei alguns lá, aqui é muito roubo kakkaka.
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Luiz Antunes » 09 Jan 2015, 12:51

Almeidão escreveu:Meu DEUS!! Estou POR AQUI COM AR CONDICIONADO kakakkaka

Só não troquei no meu ar, as mangueiras e o evaporador e depois de tudo pronto me chegou o Militec que por sinal está na minha frente e não sei nem se vou colocar, acho que vou despejar ele dentro do meu motor e deixar meu ar quieto já que não tenho mais problemas.

Sobre o que o Ives comenta é bem correto e para terem uma idéia da variação de temperatura, basta o segundo estágio entrar funcionando que ela vai cair de imediato.

De qualquer forma, achei interessante o Tópico do Adriano e só para um conforto, todos os tópicos que há discórdias as vezes deixam agente desanimado, na verdade se você pensar bem é melhor assim e ele ficar em evidência que ser algo meramente esquecido. Fizeste bom trabalho amigo.

Bem, não importa gastei 70 tinha e comprei um também e com certeza viajarei em Março e comprarei alguns lá, aqui é muito roubo kakkaka.

ehehheheh , assim é que vem o Know How !!!

A proposito eu devo receber a bomba de colocar militec ainda este FDS !

Almeidão , Ives ou galera ,

quando desligamos o motor , fechamos o carro , de repente a ventoinha entra para corrigir o aumento da temperatura do motor sem circulação da agua , pergunto : Em que velocidade ela fica ligada ate desligar ???? Velocidade Total ou meia velocidade ???
Tenho que acostumar o ouvido para saber as condições de velocidade , nesse meu carro elas devem ser bem próximas em termos de barulho, pq nunca percebi mudança nela , ou então não esta com a segunda ( não acredito pois o carro funciona perfeito ) .

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 09 Jan 2015, 13:15

Luiz Antunes escreveu:

quando desligamos o motor , fechamos o carro , de repente a ventoinha entra para corrigir o aumento da temperatura do motor sem circulação da agua , pergunto : Em que velocidade ela fica ligada ate desligar ???? Velocidade Total ou meia velocidade ???
Tenho que acostumar o ouvido para saber as condições de velocidade , nesse meu carro elas devem ser bem próximas em termos de barulho, pq nunca percebi mudança nela , ou então não esta com a segunda ( não acredito pois o carro funciona perfeito ) .

Luiz,

A ventoinha entra em baixa velocidade e fica por alguns minutos até esfriar o liquido do radiador e, em minha pobre opinião, sempre na primeira. :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 09 Jan 2015, 14:01

Alcir Andreoni escreveu:
Luiz Antunes escreveu:

Luiz,

A ventoinha entra em baixa velocidade e fica por alguns minutos até esfriar o liquido do radiador e, em minha pobre opinião, sempre na primeira. :88:

Também estou com Alcir, no meu carro é diferente só aciona a ventoinha depois de acionar a posição um, quando desligo o carro não é acionada, mas no Palio do meu pai é assim, desligo o primeiro estágio arma por um tempo :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 09 Jan 2015, 14:12

Sim, na primeira velocidade mesmo, aliás a segunda velocidade somente entra com pós ignição e sem o ar ligado não entra nunca. Ela tem dois sensores para ligar.
01 - É sensor no próprio ar que se ele tiver com a pressão alta ela liga e muitas vezes com a temperatura bem baixa porque neste caso não é para refrigerar o motor e sim baixar a pressão do sistema, normalmente quando ela entra logo que liga o carro é aquela situação que o carro está no sol e por isto altera a pressão interna do ar.

02 - Sensor comandado pelo sensor de temperatura para os mais novos e o famoso cebolão para os mais antigos, ele entra quando a temperatura atinge um grau elevado e sempre com o ar ligado, neste caso a pressão do ar está normal, mas o carro por está com o ar ligado e mesmo tendo as ventoinhas funcionando em baixa, estando em centros de cidades ela com certeza subirá. Entra o segundo estágio e baixa ela um pouco e volta a desligar.

Muitos perguntam o porque de não ter o segundo estágio direto, bem se ele ficar ligado direto sem contar que a temperatura vai ficar sempre baixa e isto não é bom para o carro, tem ainda o problema elétrico onde aquecerão os relês enm excesso e em pouco tempo derrete o local onde eles estão.

Dentro do carro, dificilmente voce ouvirá ela entrando apesar que parece um furacão quando ela entra e para que não afeta o sistema elétrico como comentei, elas trabalham rápido e com ótima eficiência para desligar rápido também. Salvo aquele carro que tenha problemas ou nos sensores ou no radiador o qual ela fica uma eternidade ligada.

Como eu sou bem precavido em temperatura afinalaqui é 42º direto no verão, quando ligo o ar e a pressão dele está boa o segundo estágio não vai entrar pelo ar, e muitas vezes estou no transito tipo vai um pouquinho e pára ao ponto da temperatura chegar em 90 e ficar agarrada, ou seja nem esfria e nem esquenta para entrar o segundo estágio que no meu carro entra com 91. Fiz uma adaptação esta semana e estou bem satisfeito com o resultado, coloquei um relê o qual quando ligo o ar o meu primeiro estágio vira segundo, neste caso quando estou no transito pesado a temperatura chega em 89 no painel e logo entra o segundo estágio e desce para 85, ficando o segundo estágio verdadeiro como reserva. Ao desligar o ar, tudo volta ao normal.
Imagem

gilmarkaio
GL Member
GL Member
Nome Completo: gilmar querino alexandre
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por gilmarkaio » 09 Jan 2015, 22:03

meu compressor ronca condo estou parado com o cambio em D quando passo pra N ou comeco a andar ele para!!
gela muito bem,perfeito! sera que e falta de oleo no comprssor,ou ele ta indo pro saco??

79 mensagens