O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas no radiador - Quebra de bocal.

6 mensagens   •   Página 1 de 1
rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Problemas no radiador - Quebra de bocal.

por rgapski » 04 Jun 2013, 17:16

Pessoal,

Venho contribuir com uma informação importante no que se refere à problemas no radiador.
Se vocês olharem na página do meu carro, observarão que eu revisei o carro completamente.
A mecânica (incluindo o sistema de refrigeração) foi toda desmontada e trocado o que estava dando sinais de desgaste.

Na época o radiador estava aparentemente novo, sem qualquer marca de oxidação ou sujeiras (interno ou externo), pois o carro sempre fez revisões na CC e o aditivo era trocado anualmente.

Na véspera do feriado (quarta-feira) dia 29/05, às 21h, resolvi dar uma passeio com a esposa.

Quando cheguei no destino, notei uma mensagem no CB avisando "nivel baixo arrefecimento".
Imediatamente parei o carro para ver o que houve.
Resultado: Quebra bocal superior do radiador!
Isso fez vazar toda a água imediatamente.

O bocal do radiador simplesmente quebrou o pedaço que forma um anel, fazendo soltar a mangueira.
Foi nesse local aqui:

Imagem

Eu consegui reencaixar a mangueira no que sobrou do radiador, completei a água e fui rodando até a minha casa devagar.
Felizmente não deu tempo de queimar junta ou causar danos maiores, pois estou sempre de olho no CB e marcador de temperatura.

Cuidado amigos do Clube!
Esse defeito é comum em toda a linha GM, segundo informações da Paccini Radiadores (onde fiz o reparo).
De fato! Na sexta-feira, depois do feriado, vi 5 vectras e 2 astra com o mesmo defeito!
Detalhe, todos carros novos (09~12), mas com péssimos cuidados, com água imunda, sem aditivos!

No meu caso, foi possível aproveitar o radiador original, pois não havia qualquer sinal de oxidação/sujeira, possibilitando só a troca da cabeçeira.
O reparo ficou em R$ 130 (peça) + R$ 120 (m.d.o.) + R$ 56,00 (aditivo). Foi feita uma lavagem completa no sistema antes da colocação do aditivo.
Usem aditivo sempre, pois ele me poupou a compra de um radiador novo (R$ 300,00) e fez o meu original durar mais de 11 anos, e provavelmente durará mais uns 10 anos.

Fiquem espertos com o radiador de vocês, pois se a água esgotar, o sensor de temperatura não marca a temperatura real, já que isso só é possível quando tem água em contato com o sensor!

Fica a dica!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: Problemas no radiador - Quebra de bocal.

por rgapski » 04 Jun 2013, 17:29

Outro assunto importante que esqueci de tratar.

Sobre o aditivo do radiador.

Eu estava usando o orgânico (vermelho) ACDelco.
Esse aditivo me custava uma verdadeira bica no saco, pois eu tenho costume de trocar anualmente (dei sorte de quebrar na época de trocar o aditivo, senão ia perder uma grana ainda maior).
Eu comprava sempre 4 litros de aditivo + 4 litros de água desmineralizada e a conta ficava salgada. Gastava mais de 250 pilas nisso! :15:

Como troco e faço lavagem anualmente, a Paccini recomendou que eu usasse o aditivo inorgânico (sintético), que custa bem mais barato (menos de R$ 8,00 o litro). Usei o da delphi já diluído.

Eles disseram que o inorgânico dura menos que o vermelho, mas enquanto estiver na validade, protege a mesma coisa.
Para alguém que, assim como eu, troca sempre, é muito mais vantagem.

Cuidado! Só pode trocar de tipo de aditivo se lavar todo o sistema primeiro, pois eles reagem entre sí, causando prejuízos sérios.

Agora estou rodando com água verde! rsrs
Vamos ver o que acontece!

Garagens:
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

por Paty1521 » 04 Jun 2013, 17:36

isso e bem complicado mesmo!! Ainda bem que vc parou ne??

Eu uso o Havoline de aditivo!!!! Por enquanto esta otimo! Mas carinho hehehhe
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 04 Jun 2013, 18:10

Paty1521 escreveu:isso e bem complicado mesmo!! Ainda bem que vc parou ne??

Paty,

Quando vi a msg no CB parei imediatamente! Sou muito atento no CB!
O CB que salvou o motor, pois sem agua o ponteiro só ia subir depois do motor ir para o espaço.
Se superaquecesse, só deus sabe o que poderia acontecer.

Eu já usei da havoline, o long life. É muito bom também! Mas como disse, é caro mesmo... rs.

O cara da Paccini me disse que a proteção do orgânico e do inorgânico é a mesma. Tipo óleo sintético x mineral.
O orgânico aguenta ficar pelo menos 2 anos no sistema sem dar sinais de perdas de propriedade.
Já o inorgânico, não chega aos dois anos com 100% das propriedades, mas dura mais de um ano tranquilamente.

Já que jogo fora todo ano a água toda do radiador, vou no mais barato mesmo.
Aliás, meu 206 usava desse baratinho e o sistema era 100% também!

Abs

Garagens:
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 04 Jun 2013, 19:08

rgapski escreveu:
Paty1521 escreveu:isso e bem complicado mesmo!! Ainda bem que vc parou ne??

Paty,

Quando vi a msg no CB parei imediatamente! Sou muito atento no CB!
O CB que salvou o motor, pois sem agua o ponteiro só ia subir depois do motor ir para o espaço.
Se superaquecesse, só deus sabe o que poderia acontecer.

Eu já usei da havoline, o long life. É muito bom também! Mas como disse, é caro mesmo... rs.

O cara da Paccini me disse que a proteção do orgânico e do inorgânico é a mesma. Tipo óleo sintético x mineral.
O orgânico aguenta ficar pelo menos 2 anos no sistema sem dar sinais de perdas de propriedade.
Já o inorgânico, não chega aos dois anos com 100% das propriedades, mas dura mais de um ano tranquilamente.

Já que jogo fora todo ano a água toda do radiador, vou no mais barato mesmo.
Aliás, meu 206 usava desse baratinho e o sistema era 100% também!

Abs

foi exatamente assim que tive de revisar o cabeçote ...

detalhe na vespera do 1º encontro inter estatudal de São lourenço,

meu gps estava em cima do CB tampando parcilamente ... :62:

dai so parei com ouvi o a sirena do painel (mod 02)

meu bocal superior tanbem esta quebrado e foi o que causou o vazamento

ali por cima ... e muito rapido ...

depois do ocorrido fica sempre vazando um pouquinho ali ...

estou ate olhando pra trocar o radiador achei na media de R$500

e agora ja tenho base de quanto seria trocar so a lateral ...

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 04 Jun 2013, 21:39

rgapski, excelente tuto que você postou aqui. É uma das coisas que mais bato aqui no fórum, o cuidado com o sistema de arrefecimento.
Só me permita discordar em um ponto sobre o que a pessoa que fez o trabalho no radiador do seu vectra falou:

" o inorgânico dura menos que o vermelho, mas enquanto estiver na validade, protege a mesma coisa."

Não é bem assim.
A diferença entre aditivos orgânicos e inorgânicos é bem mais que o tempo de vida útil ou a cor deles...Tem orgânico que nem vermelho é.
Aditivos para serem orgânicos devem ser isentos de certos tipos de sais como boratos, fosfatos, silicatos, aminas cáusticas, etc...,pois esses sais proporcionam condutividade elétrica dentro do sistema de arrefecimento, o que vai favorecer a corrosão galvânica (mais conhecida no meio como corrosão do alumínio), pois desde que o cabeçote dos motores modernos passaram a ser de alumínio, esse tipo de aditivo (orgânico) foi adotado para evitar que isso aconteça. Imagine nos motores totalmente de alumínio, como por exemplo ford fusion, chevrolet malibu e outros.

Abaixo eu estou postando o folder da Delphi onde tem os dois exemplos de aditivo que eles comercializam, repare no texto descritivo como no orgânico ele faz alusão ao fato de ser isento de Fosfato e Silicato em letras grandes.

A maioria das pessoas que mexem com radiador entendem muito da parte física da coisa, mas sobre o fluido arrefecedor eles entendem muito pouco e simplificam tudo de uma forma bem arcaica e é aí que os erros acontecem e não se preocupam em se capacitar.
A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade e por inadequação dos produtos e serviços, não o exime de responsabilidade.
Eu sou muito chato com essas coisas e não desculpo um profissional que tem a porta aberta ao cliente,pois o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores e por defeitos relativos à prestação de serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sob sua responsabilidade e risco. É lei.

Imagem

Forte abraço!!!!!!!!!!!

6 mensagens   •   Página 1 de 1