O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVectra apagou do nada [RESOLVIDO]

21 mensagens
  • 1
  • 2
djronaldopettry
Organizador
Organizador
Nome Completo: Ronaldo Bovo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Vectra apagou do nada [RESOLVIDO]

por djronaldopettry » 19 Mar 2015, 14:18

Ontem vindo para casa meu carro simplesmente desligou, sendo necessário ajuda para transferência de carga e assim eu poder vir pra casa.
A menos de um mês troquei todo o chicote do alternador até bateria, aterramento, e conexões, e a mais ou menos 4 meses comprei uma bateria de 70A MOURA novinha.
Quando a fiação foi trocada, o alternador foi verificado e me informado que está tudo perfeito, porém agora me acontece isso.
A bateria nova, mesmo assim quando fui trocar a fiação, pois já havia acontecido esse problema de não carregar a bateria, eu levei ela em outro lugar para medir a corrente de partida, e também não apresentou problema, mesmo após forçar partida na bateria a corrente da mesma ficou em torno de 675A.
Lembrando que ontem antes do problema acontecer, percebi a luz da bateria acesa. Desliguei o carro fui almoçar depois liguei de novo e a luz tinha apagado.
No inicio da noite ela acendeu de novo, dai estacionei o carro fui jogar bola e tal, dai quando liguei o carro estava normal, vindo embora a noite aconteceu o problema do carro parar total.
Como o carro está na garagem ainda não tive tempo para levá-lo em auto elétrica para verificação, então vim aqui solicitar alguma ideia do que pode ter acontecido. Ta foda!
Desde já agradeço a atenção de todos. :61:
Editado pela última vez por djronaldopettry em 01 Abr 2015, 19:46, em um total de 2 vezes.
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vectra apagou do nada

por Almeidão » 19 Mar 2015, 15:16

Problema no regulador de voltagem do seu alternador que deveria ou é de 120amp. Ou algo relacionado a ele e por isto não está carregando a bateria, este é o motivo de ter acendido a luz no painel
Imagem

Edu Gomes
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Carlos Eduardo Gomes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Edu Gomes » 19 Mar 2015, 15:44

Cara da uma olhada nos terminais da bateria (cabos) andando para ele ter apagado pode ser isso !

Abraço e Boa Sorte !

RicardoGLS
Organizador
Organizador
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por RicardoGLS » 19 Mar 2015, 16:23

Almeidão escreveu:Problema no regulador de voltagem do seu alternador que deveria ou é de 120amp. Ou algo relacionado a ele e por isto não está carregando a bateria, este é o motivo de ter acendido a luz no painel

É o que o Almeidão citou Regulador de voltagem, ou alguma coisa relacionado ao seu alternador. Lembro que o meu vectra anterior, fez exatamente como o seu, a luz da bateria acendeu e o carro apagou. Naquela época, tinha uns biôdos se é que eu não estou enganado o que o eletricista me falou na época, estavam estragados, ai fiz uma geral no alternador trocando rolamentos, o regulador, escovas e tal!
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por mdemarquinho » 19 Mar 2015, 16:25

Tive o mesmo problema quando troquei minha bateria e justamente com uma de 70 ou 75 ah uma das duas agora não lembro.

O carro começou a piscar tudo no painel, o farol baixo apagou e o cambio entrou em estado de emergencia (acho que é isso).

Levei em um "amigo" e o infeliz condenou o alternador, mediu o chicote no polo da bateria e disse que a carga estava fraca, o alternador precisava ser ser reformado. Segui o conselho do meu pai mandando no amigo dele e o papo foi outro.

O au elétrico (de verdade) mediu o chicote da bateria e viu a mesma coisa, porém pediu para deixar o carro para que o motor esfriasse para ele medir direto no alternando e bingo, o problema era o chiocote visto que o alternador estava mandando carga normal. Foi feito um chicote paralelo mas mantendo o original, tanto porque até bom manter os 2 chiocotes, mas um bem mais reforçado.

Agora você já fez isso, poderia dar uma olhada nesse chicote paralelo se está bem feito, bem encaixado, se nào está roubando corrente ou como o nosso professor Almeidão disse, pode ser o regulador de voltagem que esteja zuado.

djronaldopettry
Organizador
Organizador

por djronaldopettry » 19 Mar 2015, 16:38

Almeidão obrigado pela dica. Tem algum meio de eu testar esse regulador?
Seria esse aqui :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-632324713-regulador-de-voltagem-bosch-f00m-145-362-linha-gm-_JM

Edu Gomes, sobre os conectores e cabos, são todos novos, trocados a poucos dias.
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

djronaldopettry
Organizador
Organizador

por djronaldopettry » 19 Mar 2015, 16:42

É pelo jeito vou ter que ir la onde arrumei a fiação e pedir para verem esse regulador. O foda que quando fui fazer isso, eu pedi pro cara analisar o alternador e o puto falou que estava tudo certo, medindo direto dele para a bateria, então condenou a fiação.
Como podem ver na minha garagem o serviço feito > http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=5001

Agora é dar uma carga e mandar para a auto elétrica ver no que dá......foda.
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por mdemarquinho » 19 Mar 2015, 16:55

djronaldopettry escreveu:É pelo jeito vou ter que ir la onde arrumei a fiação e pedir para verem esse regulador. O foda que quando fui fazer isso, eu pedi pro cara analisar o alternador e o puto falou que estava tudo certo, medindo direto dele para a bateria, então condenou a fiação.
Como podem ver na minha garagem o serviço feito > http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=5001

Agora é dar uma carga e mandar para a auto elétrica ver no que dá......foda.

Nossa, seu esquema ficou show de bola, não deveria dar esse problema não.

O auto elétrico que fez isso no meu carro, ele usou o mesmo conector original da bateria, apenas adicionou o chicote auxiliar em uma parte vaga do conector da bateria, na alterando absolutamente em nada no original.

Aparentemente o trampo foi bem feito, só precisaria ver a qualidade do cabo, se ele prendeu bem e fora isso partir para ver o regulador de voltagem.

djronaldopettry
Organizador
Organizador

por djronaldopettry » 24 Mar 2015, 19:45

Pessoal resolvi comprar um regulador de voltagem novo da Bosh, e trocá-lo.
Estou tentando tirar o alternador, e gostaria de ver se alguém poderia me auxiliar.
Comecei a desmontar pela caixa de ar:
Imagem

Só que me deparei com essa haste (não sei o nome) que trava o motor na carroceria.

Imagem

Até soltei um parafuso e tal, mas não consegui avançar do desmonte.

Imagem

Fui buscar algumas informações e me disseram que teria que teria que puxar a correia e travar o tensor dela que logo ela sairia e eu soltaria mais dois parafusos e estaria com o alternador na mão, mas é impossivel tentar puxar a correia e tem mais coisas do que eu esperava para fazer. Bom se alguem puder me dar uma luz eu agradeço.

Desde já agradeço a atenção.
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Mar 2015, 20:18

Tire esta caixa do filtro fora, solte o calço da cara do motor, nem precisa perguntar, pode soltar que o motor não cai e tire ele totalmente fora, são chave 16 sendo que o meu tem um parafuso 15, nem sei porque. Com uma chave 15 estria, pode ser ali por baixo do carro, de preferencia levan te ele um pouco com o macaco e gire a direção direita e agora sim com a chave 15 de estria, coloca ela no esticador e sentido horário, força o parafuso que o esticador afroxa e solte a correia, pode ser ali mesmo no esticador ou se voce conseguir lá no alternador, eu soldei uma alavanca em uma chave 15 de estria antes cortei o lado 14 e faço isto por cima. Se voce tiver duvida na montagem que é muito fácil, tire uma foto da correia antes. BEM, TUDO IStO COM O CABO POSITIVO DA BATERIA SOLTO.

Para travar o esticador é fácil, mas não precisa, mas se quiser vamos lá, neste caso nem precisa chave 15 embaixo. olhe que o esticador tem dois furos e eles casam quando totalmente recebe força na correia. Eu arrumei uma vareta desta de abri porta de carro, estas que ficam na maçaneta, na frente eu dobrei a ponta em L tipo 2 cm, se voce puxar a correia para cima com a mão e com a outra ali do lado direito da mangueira de saida de agua, direito voce estando ali na frente, veja que tem um espaço, coloque esta vareta ali e quando puxar a correia o esticador vai até o final, com esta vareta voce cruza o L dentro dos dois furos e assim ele fica travado e soltando a correia, para tirar fazer o inverso. Mais abaixo uma foto de um esticador diferente do seu, mas que tem os furos iguais e tem um pino travando ele, isto que voce fará de dentro para fora. Pode ser uma vareta de solda também, não pode ser muito fino, se não aguenta. Esta forma é melhor e mais segura, ao usar a chave pode roçar o parafuso, já puxando a correia para cima com a mão não corre este risco

1 - solte o parafuso que fica em cima do alternador e afroxe o que fica atrás da TBI e solte o outro que prende ele no motor para facilitar o trabalho.
2 - Agora ele está frouxo e voce pode empurrar ele para trás que o espaço aumenta.
3 - com uma chave 16 voce segura no lado de dentro e uma 15 do lado de fora deste parafuso que prende ele embaixo.
4 - soltou o parafuso, puxe o alternador com calma, vire ele e com uma chave 13 solte o parafuso com o cabo grosso e o menor chave 8, solte o outro e tire ele para fora.
5 - vom o relê nas mãos, voce já sabe quais os parafuso a soltar para recolocar o novo.

Só falta voce voltar aqui e dizer. Consegui kakakkakak

Se voce olhar este tópico abaixo, na pagina um voce verá o arame a direita, não dá pra ver ele no esticador, mas é ele que está travando ele aberto, assim voce tem uma idéia da grossura dele, está na foto 2 e 4 a direita.

viewtopic.php?f=39&t=2397

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM
Imagem

djronaldopettry
Organizador
Organizador

por djronaldopettry » 24 Mar 2015, 20:29

Puts.... ALmeidão...... que aula hein hehehe....... bom vamos lá.
Ja encontrei o primeiro problema é para tirar a caixa de ar, pois tem dois parafusos ali, acho que é 10, q nem com a chave estria consegui movê-los pois o lugar é muito apertado. Alguma dica??

Bom sobre o resto eu entendi, vou ter que fazer no final de semana pois trabalho e quando chego ja ta noite, dai é osso.

Mas vou tentar sim..... preciso primeiro sacar essa caixa ..... :13:

De qualquer forma, muito obrigado pela explicação e seu tempo. Deus abençoe.....

Conseguindo tirar essa caixa volto para contar sobre essa saga (pelo menos pra mim vai ser) hehee :103:
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

djronaldopettry
Organizador
Organizador

Re: Vectra apagou do nada [RETIRANDO ALTERNADOR]

por djronaldopettry » 27 Mar 2015, 19:23

Bom pessoal após as explicações do mestre Almeidão, amanhã devo iniciar os trabalhos para retirar o bendito alternador.
Previamente vi que para tirar a caixa de ar ja estou me matando rsrsrs....... para desparafusar ela o espaço é pouco nem da pra mover a chave catraca, ou estrela ou boca.
Alguma manha para isso?
Sem querer abusar da boa vontade mestre Almeidão, mas ja abusando, se puder ensinar a mágica rsrsrs....

Uma das porcas é essa abaixo:

Imagem

Tem uma de cada lado da caixa:

Imagem

:9:
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Mar 2015, 16:44

nem sei se você já conseguiu, mas pra mim o mais difícil é o outro e a explicação aqui nem sei se te ajudará muito. Este ai, você precisa de uma chave catraca, não é uma catraca com soquete, é ela mesmo que tem a catraca nela, 10 mm estria, Basta movimentar ele um pouquinho e o resto sai com o dedo, não precisa tirar ele todo, afrouxa um pouco e levanta a caixa pra cima, não antes de soltar o outro. Bem, em ultimo caso uma de estria 10 mm cortada no meio para ser menor também dá certo.

O outro, só mesmo pegando uma 10 mm estria e dobrando elas um pouco, não em forma de L, tipo digamos que dobrando ela no meio aumentando a barriga dela. Ali tem pouco espaço também, mas o mangote do ar é encaixado, se voce colocar uma alavanca ou uma chave de fenda grande, você afasta ele para ajudar.

No meio da caixa do lado do para-lamas, tem o encaixe dele que é fácil soltar.

Os dois parafusos basta afrouxar um pouquinho e o resto se faz com o dedo mesmo.
Imagem

djronaldopettry
Organizador
Organizador

por djronaldopettry » 30 Mar 2015, 20:55

Bom seguindo as dicas do Almeidão, sábado comecei minha saga na retirada do alternador. Eu consegui fazer tudo com muito esforço e poucas ferramentas (não tenho tudo rsrs), a bendita caixa de ar tirei com uma estrela 10, mas com muita calma e esforço pois o lugar e muito apertado.
Mas ficou faltando retirar uma peça, para sacar o alternador do carro. Que é essa aqui:

Imagem

Por falta de uma bendita chave 16, que consegui só hoje com um amigo mecânico (desconsidere essa marcação 15 ou 9/16, isso é de outra foto rsrsr....foi mal)

Imagem

Imagem

Então vamos lá começar o "how-too" , depois quando for montar eu tiro mais fotos para dar mais detalhes, ja que na desmontagem, não tirei porque fui meio duvidoso se eu iria conseguir ou não hehe.....

No detalhe está uma chave dessas estrela, travando o esticador da correia. Deu um trampo voltar ele pois estava com uma chave curta, tive que fazer muita força.

Imagem

Ta ai o bendito ja fora, no detalhe, retirei um parafuso philips e essas duas porcas com chave 9/16 para retirar a capa de proteção do regulador:

Imagem

Aqui retirei 3 parafusos philips do regulador:

Imagem

E ta ai a peça, amanhã devo comprar uma nova. Percebe-se um desgaste nas escovas.

Imagem

Bom por enquanto é isso ai pessoal, logo mais detalhes.... :88:
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

djronaldopettry
Organizador
Organizador

por djronaldopettry » 31 Mar 2015, 20:39

Boa noite pessoal.
Acabei de montar o alternador e após dar uma carga na bateria para poder ligar o carro, deixei funcionando até a ventoinha armar, deixei mais um pouco, desliguei o carro. Dei partida e pegou de boa. :102:
Vou aguardar até amanhã e acompanhar. Esqueci meu multímetro no serviço. Amanhã vou medir para ver quanto está chegando na bateria. :9:
Posto mais fotos amanhã.
Desde já agradeço a todos que ajudaram, em especial ao Almeidão que deu uma aula aqui no tópico. Muito obrigado de coração.
E viva o clube do vectra!!!!!!!! :102: :102: :102: :102:
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

djronaldopettry
Organizador
Organizador

Re: Vectra apagou do nada [RESOLVIDO]

por djronaldopettry » 01 Abr 2015, 19:56

Bom pessoal após a troca do regulador, tudo resolvido, conforme medição:

Carro ligado:

Imagem

Carro ligado com farol aceso:

Imagem

Carro desligado:

Imagem

Tudo funcionando, faróis sem oscilar, luz da bateria nunca mais acendeu, e viva o clube!! hehehe :102: :102:
Collection 2005 (nº 735)
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 01 Abr 2015, 22:01

meus parabens ronaldo vc foi guerreiro

e sem duvida economizou uma bela grana ... ja fiz esta manutenção em dois B's e sai bem carinha

a mão de obra

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 10 Abr 2015, 23:31

Dj. Parabéns pelo bom trabalho !!!

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

osmar
Member
Member
Nome Completo: osmar schmidt
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por osmar » 14 Jun 2015, 14:40

Ontem a noite vi q a luz do meu vgl ficou muito forte(muito mais q o normal) dai acendeu a luz da injeção e depois todos os ponteiros pararam de funcionar. Dai saiu um cheiro forte do alternador. Oq sera que é

Williams
GLS member
GLS member
Nome Completo: Cláudio Williams
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Williams » 14 Jun 2015, 22:27

Osmar, provavelmente o regulador de tensão do seu alternador foi pra sacola e a tensão que está saindo do alternador é a máxima possível enviada por ele e não a regulada em no máximo 14.4v, por isso tudo para de funcionar e as luzes do painel ligam, porque não foram preparadas para trabalhar acima de 14.4v

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

21 mensagens
  • 1
  • 2