Tire esta caixa do filtro fora, solte o calço da cara do motor, nem precisa perguntar, pode soltar que o motor não cai e tire ele totalmente fora, são chave 16 sendo que o meu tem um parafuso 15, nem sei porque. Com uma chave 15 estria, pode ser ali por baixo do carro, de preferencia levan te ele um pouco com o macaco e gire a direção direita e agora sim com a chave 15 de estria, coloca ela no esticador e sentido horário, força o parafuso que o esticador afroxa e solte a correia, pode ser ali mesmo no esticador ou se voce conseguir lá no alternador, eu soldei uma alavanca em uma chave 15 de estria antes cortei o lado 14 e faço isto por cima. Se voce tiver duvida na montagem que é muito fácil, tire uma foto da correia antes. BEM, TUDO IStO COM O CABO POSITIVO DA BATERIA SOLTO.
Para travar o esticador é fácil, mas não precisa, mas se quiser vamos lá, neste caso nem precisa chave 15 embaixo. olhe que o esticador tem dois furos e eles casam quando totalmente recebe força na correia. Eu arrumei uma vareta desta de abri porta de carro, estas que ficam na maçaneta, na frente eu dobrei a ponta em L tipo 2 cm, se voce puxar a correia para cima com a mão e com a outra ali do lado direito da mangueira de saida de agua, direito voce estando ali na frente, veja que tem um espaço, coloque esta vareta ali e quando puxar a correia o esticador vai até o final, com esta vareta voce cruza o L dentro dos dois furos e assim ele fica travado e soltando a correia, para tirar fazer o inverso. Mais abaixo uma foto de um esticador diferente do seu, mas que tem os furos iguais e tem um pino travando ele, isto que voce fará de dentro para fora. Pode ser uma vareta de solda também, não pode ser muito fino, se não aguenta. Esta forma é melhor e mais segura, ao usar a chave pode roçar o parafuso, já puxando a correia para cima com a mão não corre este risco
1 - solte o parafuso que fica em cima do alternador e afroxe o que fica atrás da TBI e solte o outro que prende ele no motor para facilitar o trabalho.
2 - Agora ele está frouxo e voce pode empurrar ele para trás que o espaço aumenta.
3 - com uma chave 16 voce segura no lado de dentro e uma 15 do lado de fora deste parafuso que prende ele embaixo.
4 - soltou o parafuso, puxe o alternador com calma, vire ele e com uma chave 13 solte o parafuso com o cabo grosso e o menor chave 8, solte o outro e tire ele para fora.
5 - vom o relê nas mãos, voce já sabe quais os parafuso a soltar para recolocar o novo.
Só falta voce voltar aqui e dizer. Consegui kakakkakak
Se voce olhar este tópico abaixo, na pagina um voce verá o arame a direita, não dá pra ver ele no esticador, mas é ele que está travando ele aberto, assim voce tem uma idéia da grossura dele, está na foto 2 e 4 a direita.
viewtopic.php?f=39&t=2397http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... iginal-_JM