por ArnaldoRj »
28 Ago 2016, 22:07
Meu Vectra vinha baixando água de maneira progressiva a ponto de ter que colocar 2 litros para cada 100Km. Logo em seguida no trabalho veio a constatação de mistura de água e óleo.
Voltei para casa e numa nova conferência, o óleo já estava com sua coloração normal, mas a água sumindo.
Comprei 4L de óleo, filtro de óleo, junta do cabeçote GM, aditivo para o radiador, silicone Grey 999(para a gaiola) e junta da tampa do tucho e hoje troquei a junta e para minha surpresa a junta velha não estava queimada, na verdade para meu desespero. Só percebi uma corrosão no cabeçote perto do 4º cilindro que deixava a água bem perto do metal da junta, bem no limite mesmo, o que poderia até justificar a passagem d'água para câmara de combustão, mas creio que haveria a queima do metal da junta, pela a intensidade do calor somado a compressão.
Montei, mas não troquei o óleo, e não coloquei o aditivo na água, pois vou acompanhar se a água vai baixar novamente e amanhã irei no mecânico e verei o que faço com esse cabeçote que é de Monza( já veio assim).
Há dois anos atrás a junta queimou sem que o carro aquecesse. Eu mesmo troquei, mas a junta estava queimada, diferente do que foi constatado hoje.
"Eles são muitos, mas não podem voar"