O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTroca de óleo - bujão Nefroil

31 mensagens
  • 1
  • 2
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Troca de óleo - bujão Nefroil

por Mantenedor » 13 Mai 2015, 19:35

Boa noite pessoal , comprei este bujão o nefroil alguns meses atrás , mas só agora resolvi coloca lo , por que meu motor já está na casa dos 40 mil km rodados.
Na troca de óleo , descidi por colocar este tipo de óleo obedecendo a recomendação 20/50.
Imagem
Mais a frente deverei fazer um teste de 3 000 km com o mobil 15W-40 ou Mobil 1 0W-40.
O filtro de óleo e filtro de combustível também foram trocados:
Imagem
Imagem
Imagem
Aparentemente o motor se apresenta bem de manhã , quando frio e também quando quente durante o calor intenso de São Paulo e do cofre do motor causado pelo sistema do turbo.
Estou acompanhando bem de perto este processo , aproveitei e fiz a troca também do óleo do câmbio colocando este óleo Isafluido 556 , recomendado para o ano do meu carro.
Imagem
Para minha surpresa a cabeça sextavada do bujão Nefroil apresentava ser bem mais alta do que o original.
Liguei para a fábrica e me autorizaram a fazer as alterações que não comprometeria o funcionamento da peça.
Imagem
Imagem
Sendo assim tive que fazer algumas mudanças ( usinagem ) para ficar o mais próximo das medidas do original.

Antes
Imagem
Depois
Imagem
Imagem
ImagemImagem
Desculpem eu não colocar os 2 juntos para comparação mas eu tinha que terminar o serviço e tampar o dreno do Carter.
Imagem
Imagem

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Troca de óleo - bujão Nefroil

por Almeidão » 14 Mai 2015, 08:31

Good job, eu também uso esta medida de óleo, embora use outra marca. Já usei também o 15W40 e acabei achando que o 20W50 é melhor, sendo que os dois são recomendados para o motor 8V e isto está no manual do meu carro.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 14 Mai 2015, 10:45

Bom dia ,você usa o mobil !?
Por qual razão você achou o 20w50 melhor o 15W40 ?
O que tenho receio é de manhã ou a cada partida , este oléo 20W50 é um pouco mais denso que o 15W40 , por isto a minha preocupação a subida dele para a lubrificação das partes superiores do motor.
Nunca tive problemas de falta de lubrificação ou desgaste prematura de peças do motor.
O fato é que hoje temos uma gama muito grande de produtos que ao qual pelo ano do meu carro não atenderia.
Por exemplo : Este Mobil 15W40 é o último da classe mineral que atenderia bem o sistema atual do motor do meu carro .
O próximo da lista que poderia usar mas sem levantamento técnico ainda para esta configurá cão seria o 10W40 que seria semi sintético depois mobil1 0W40 (uma bica) 100% Sintético , mas o mais indicado para motores de alta Performance !

Vou seguir este plano de raciocínio se é que entendi toda a conversa com o engenheiro da mobil.
Seu parecer sobre a utilização do 15W40 seria bem vindo para enriquecer meu raciocínio.

ABS.

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Mai 2015, 12:22

Quanto a levar o óleo para cima quando frio, voce pode ficar tranquilo que a bomba faz isto melhor para um grosso que um fino, esta bomba tem muita pressão e existe uma válvula de retorno para não deixar retornar o óleo e manter a linha cheia. Se voce ligar o carro pela manha e os tuchos não baterem é porque o óleo chegou onde devia e não será um mais fino que ajustará os tuchos.

Eu não tenho dados técnicos, vou pela lógica e conhecimento porque muitos dados são propagandas e eu sou vendedor e não falaria mal dos meus produtos. Diria também que a diferença de um óleo fino para um mais grosso desde que esteja dentro da especificação de usos do motor seria de imediato um leve consumo acima um do outro somente quando frio e este período é muito curto. E volto a firmar é mais fácil o seu carro bater tuchos por ter óleo fino que o grosso e esta economia por está com oleo mais fino somente quando frio, pode gerar outros desgastes que talvez não seria tão caro, mas que dá uma dor de cabeça danada.

O mais preocupante problemas no óleo poucos fazem que é esgotar pelo menis 99% dele na hora da troca para que desta forma se consiga manter o motor 100% limpo internamente e ainda não ter o risco de colocar óleo em exesso. Óbvio que a troca não deve ultrapassar 5 mil km e jamais trocar óleo sem trocar filtro.

Hoje estou usando Havoline, mas usei muito o Mobil tanto 15W40 como 20W50. Se voce usar um sintético, minha dica seria usar um que comece com 10, acho menor que isto muito fino.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 14 Mai 2015, 12:42

Uso o Mobil 15/40 a 1 ano e meio, já fiz 3 trocas. Nenhuma borra, não bate de manha, consome o tanto indicado pelo manual mesmo, carrinho 100% em relação à óleo.

Eu tenho outros problemas que geram umas batidinhas no meu carro, mas de tanto mexer resolvi acostumar pra fazer o motor inteiro em breve.

Assim como Almeidão falo por experiência, não estou indicando a marca por ganhar algo porque não ganho nada, assim como posso falar mal pra burro do BR e do Selenia (Oil Fiat) que pra vectra ambos deram mau resultado.

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 14 Mai 2015, 12:48

Entendi seu raciocínio , a prática e a vivência do dia a dia fala por si! Realmente o 10W40 seria mais menos denso que o 15W40 certo?!
Com relação a bomba e válvula de retenção , eu não imaginava que poderia ser assim. Como na linha de combustível , mais um item que devo dar uma atenção ! Medir a pressão de óleo da bomba , no módulo da fueltech tem este recurso através de leitura por sensor , vou falar com o preparador sobre o assunto.
Agora sobre a troca e esgotamento total do óleo do Carter , eu fiquei preocupado foram colocados 5 litros do óleo Imagem
Quando que para a outra marca eu abastecia com 4,5 litros !
Acompanhei bem de perto , pedi que coloca se 4,5 litros e mais nada e não dava nível , em casa fui medir e pediu um pouco mais , como ainda tinha um pouco no frasco , por que comprei 5 litros acabei colocando tudo aí deu nível e não ultrapassou e não tem sintomas irregulares nas velas ou em outra parte do motor e em seu funcionamento.
É normal assim Almeidão ? Lembro que comenta sempre que ainda fica escondido uma reserva de óleo , quando se fã, a troca , pode me dizer como faço para escotalo por completo?

Se esqueci de algo por favor piche minha orelha! [emoji11] [emoji11] [emoji11]

ABS!!!

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Mai 2015, 16:20

Cara, voce colocou um super excesso e se não dá vareta é porque ela está errada. Seu motor cabe 4,5 litros, tenmdo em conta que no carter fica +/- 200ML e mais uns 100 ML nos tuchos voce sem limpar o carter não pode colocar mais que 4,2 Ml de óleo. Eu mesmo limpando o carter a cada troca, coloco somente 4.3 e se eu colocar 4 já fica bom.

Se uma coisa em excesso estraga mais que por falta é um motor com exesso de óleo. Um risco imenso de estourar o retentor do volante e para trocar esta peça se o mecanico for amigo, gasta uns 300 tinho + o retentor.

Para tirar o excesso, uma seringa grande e muita paciencia com uma mangueira fina entrando onde entra a vareta de óleo.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 14 Mai 2015, 16:47

Então temos um problema!
A menos que o rapaz tenha colocado apenas 4 litros , por que comentei com ele que com antigo óleo eu utilizava um aditivo com 500 ml .
Ou tenha um vazão enorme que não imagino onde seja ! Meu motor está escondendo óleo de mim!
Brincadeira a parte , acho que deveria ter o nivel na vareta bem acima do normal indicado ! Eu perceberia isto , é muito claro e simples não é mesmo?! Quando se troca o óleo do motor verificar o nivel .

Neste momento o nivel está um pouquinho abaixo do nivel máximo , isto devido não estar no piso plano.

De antena ligada!!!!

Abs

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 14 Mai 2015, 17:49

Mas o correto não é entre o Mínimo e o Máximo? ou seja, o meio?

Como nessa foto:

Imagem

larussosan
GLS member
GLS member
Nome Completo: Daniel Larusso
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por larussosan » 14 Mai 2015, 22:01

JoãodoValle escreveu:Mas o correto não é entre o Mínimo e o Máximo? ou seja, o meio?

Como nessa foto:

Imagem

Ponto pro João... :105:

Não se deve completar o Óleo enquanto o nível estiver entre as duas marcas min e max. apenas quando estiver próximo do mínimo.

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 14 Mai 2015, 23:25

Sim concordo ! Mas em nenhum momento eu completos o nivel do óleo ! Eu o almeidão queremos saber o porque o come come do meu motor ingeriu quase 5 litros de óleo .
Acho que eu comi bola pedi que coloca se apenas 4 litros que depois eu colocaria + 1/2 de aditivo .
Por que eu já usava com a outra marca e por sugestão do preparador usar a cada troca de 3 mil km.Imagem

Falar igual ao Almeidão :

Mata a cobra e mostra o Pau!!!

Rsrsrsr

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 17 Mai 2015, 16:07

O João você utiliza o 15w40 da GM ou outra marca , li que está tendo resultado satisfatório como consumo do óleo dentro dos parâmetros estipulados pela montadora e que consta no manual? Procede?

Abraço

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 17 Mai 2015, 16:14

Isso mesmo Moisés, cerca de 500ml a 1 litro por troca, troca a cada 4500~5000km, uso Mobil 15w40 api SM mineral.

Aqui cerca de 20,00 o litro

Pra mim teve bom resultado!

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 17 Mai 2015, 16:18

Então , vou colocar esta configuração na próxima troca e acompanhar o desempenho, não estou tendo problemas graças a Deus . mas quero experimentar até 2 tipos Dois óleo . O próximo seria este 15W40 ,quantos mil está o motor do seu vectra?

Abraço

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 17 Mai 2015, 21:03

Hehehe, digamos que ele esteja fazendo hora extra já. .. 240.000

Peguei ele a com quase 150.000 e já fiz o cabeçote uma vez, e desde os 170.000 uso o Mobil, coisa de 2 anos, como disse motor redondo, não fuma, nao raja.. só tem uma batidinha de saia que pretendo resolver em breve, o Militec deu uma atrasada nessa mexida.

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 17 Mai 2015, 21:06

Está usando o militec também? Eu estava utilizando o Power racing da Bardal!

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 17 Mai 2015, 21:18

Uso sim, senti uma leve melhora na partida, motor mais leve e batendo menos saia, e como promete proteger acho que ganhei ums KM a mais. Mas de qualquer forma farei esse motor por completo.

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 17 Mai 2015, 23:50

Vai planejando , quais melhorias poderia fazer para ganhar alguns cavalinhos a mais! Coisa leve sem comprometer o trabalho efetuado , pensa a respeito o vectrão metece!
Vou esperar os 3 mil e vou partir para o 15w40 mobil!!?

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por JoãodoValle » 18 Mai 2015, 08:54

Não sei se gostaria de envenenar, gosto de tudo muito original, pra mim funcionando bem sem dar nenhum problema já basta.

Manda ver nesse oleo eu uso e recomendo.

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 18 Mai 2015, 09:17

Não é veneno , são melhorias ! Coisa que no tempo de nossos carros ainda não existia! Mas respeito sua opinião , eu agiria assim se o 16 v. Fosse um pouco + esperto na saída e retomadas.

Vou esperar atingir os 3 mil , aí vou trocar pelo 15w40 para um teste drive. Rsrsrs

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

31 mensagens
  • 1
  • 2