marcelojc escreveu:Amigos, tenho um vectra GLS 97 2.0 8v , de uns dias pra cá ele esta insistindo em não dar partida, giro a chave normalmente, as luzes do painel também acendem normalmente mas quando giro pra dar ignição(arranque) NADA, tenho que fazer uma 6 ou 7 tentativas para dar certo, quando ele pega anda normalmente não falha nada...estava quase para trocar o comutador mas aí fiquei na dúvida se poderia ser também o sensor de rotação, ou poderia ser outro problema diferente ?
Primeiro de tudo, confere as porcas que prendem os cabos no arranque, isto é fácil, desliga o negativo da bateria depois o positivo, com uma chave 13 mm checa se as porcas atrás dele estão apertadas, não é para arrochar até arrebentar, mas não pode ter nada frouxo ali, alguns tem 3 porcas atrás, aperte todas, incluo uma pequena. Depois de checado, recoloque os cabos nesta sequência, primeiro o positivo e depois o negativo, não esqueça de limpar dentro do cabo com uma lixa, se tiver oxidado também fica ruim para pegar.
Segundo passo, atrás da bateria, tem uma tomada igual a um cachimbo, solte ela girando o anel plástico sentido ante horário, faça uma forcinha porque ela tem uma trava quando chega no final, soltando esta tomada, tira a tampa da caixa, solte os 4 fusíveis grande e limpe os bem, pose ser com uma lixa fina, logo depois jogue ali WD 40 onde ele entra ou em ultimo caso, uma lamina fina quase transparente de graxa nas laminas dos fusíveis. Bom é o WD 40. Feito isto, mote tudo, não esqueça ao apertar o anel do cachimbo no final precisa mais forca para ele travar, você sentirá na mão ou mãos ao travar.
Depois de feito estes primeiros passos e ainda persistir o problema, leva primeiro o carro para checar a bateria a ver se está mantendo a carga, só depois de saber que a bateria está boa, se deve abrir o arranque.
Esta é a sequencia para este tipo de probleama e jamais mexa no arranque sem desligar a bateria.