Mantenedor escreveu:...quanto a bater um pouco de saia até onde sei motor forjado não pode ser justo como um motor convencional.
Os pistões se dilatam a medida que vai aquecendo , eliminando esta pequena batidinhas que em alguns segundos virando desaparece.
Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Alcir Andreoni escreveu:JoãodoValle escreveu:Mantenedor escreveu:As mudanças na estéticas com o nosso Amigo e Parceiro João do Valle ,
Obrigado por lembrar amigo, estamos sempre dispostos a ajudar!!!!
Mas vem cá, vc não tinha me contado que seu carro era turbo![]()
Tbm estou usando 15w40 SM mobil, super satisfeito, meu carro vai ser mexido em breve por algumas batidinhas de saia, e esse foi unico oleo que ficou legal nessa situação, ja tentei 10w40 semi-sintetico da lubrax, 20w50 acdelco, mas o mobil foi melhor partida mais leve e baixo consumo de oleo, nada de fumaça, apenas as batidas de saia mesmo que já é de meu conhecimento.
Usei B-12 por uma troca de 4k não senti muita diferença juntamente com 15w40, tanto com ou sem o comportamento foi o mesmo, e também sentia esse cheiro de "doce" na vareta, e realmente lembra cheiro de framboesa.
João,
Você já tentou molykote A2 a cada duas trocas?
Mantenedor escreveu:Sim João meu urubu é turbo é estou tentando deixa lo conforme o manual do usuário diz , a começar pelo óleo.
Este projeto de performance é apenas uma melhoria na saída e retomadas na deficiência do 16 válvulas.
Quanto ao óleo 15W40 quando conversamos eu disse que iria e vou mudar para fazer o teste pois acho que o motor vai virar melhor , e quanto a bater um pouco de saia até onde sei motor forjado não pode ser justo como um motor convencional.
Os pistões se dilatam a medida que vai aquecendo , eliminando esta pequena batidinha que em alguns segundos virando desaparece e para mim não faz nenhuma diferença , por que confio em quem preparou , a final de contas eles são pagos para isto! Não é mesmo?!
Tenho um bom relacionamento profissional e pessoal com este pessoal e sempre que preciso de algo sou muito bem recebido.
Quanto a lembrar de você no comentário fica de boa , você o thiago o arquiteto Almeidão e e todos os colegas com que fiz contato pedindo uma ajuda um auxílio todos me receberam muito bem!
Por isto não tenho vergonha de me expor tanto , me sinto em casa!!
Obrigado
Abs
Mantenedor/VCD/2.0/16V.
rgapski escreveu:Mantenedor escreveu:Que bom que resolveu! Este 5W30 na minha humilde experiência não é indicado para motor com esta km , estou certo pessoal?
ABS.
Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Não existe relação de "tal óleo para tal quilometragem".
Meu antigo peugeot 206 1.6 16v ainda usa o óleo 5w30, mesmo após mais de 250mil km e 10 anos de serviço não fuma e nem baixa óleo excessivamente.
Há alguns anos meu pai teve um Classic com motor VHC (que todo mundo fala mal). Rodou mais de 350mil km no transito pesado usando óleo 5w30 AcDelco. E quando foi vendido, não fumava, nem baixava óleo.
Tive um ford ka 1.0 que sofreu na minha mão (era esticada até corte de giro direto), que usava e sempre usou 5w30, e depois de 150mil km, nada de fumaça, baixa excessiva de óleo.
Esse mito que óleo 5w30 não presta é coisa de mexânico vagabundo.
O que acontece é que muita gente pega o carro novinho, com aquela "bíblia" pra pagar, e na hora de trocar o óleo, coloca aquele 20w50 baratinho e troca com 10.000km, ou as vezes anda anos sem trocar. Ou deixa de trocar o óleo porque senão não sobra dinheiro pra ir no pagode.
Essa prática acaba com qualquer carro. Motor novo é justinho, e cada ano que passa, estão com folgas ainda menores, portanto, deve-se usar o óleo mais fino recomendado pela montadora, ou ainda, um que esteja dentro da tolerância e pronto.
Maaas, no Brasil, terra da ignorância e do achismo, nego coloca um 20w50 em um carro que usa 5w30 e sai falando que é bom porque o mexânico do bairro falou que tem que ser assim, porque aqui é quente, e bla, blá, blá...
Depois, ao perceber que o carro começou a fumar, inadvertidamente o dono (se é que pode ser chamado disso) sobe mais ainda a viscosidade do óleo. Já vi gente usar óleo 20w60 em carro que é feito pra rodar com 5w30!! Isso se chama "gambiarra". Ou seja, esconde o desgaste aplicando um óleo mais grosso e que certamente não irá atender a demanda por lubrificação, apenas "tampando" a folga.
As montadoras, quando projetam um motor, preveem uma determinada tolerância de folga, medida esta que será adequadamente preenchida por um filme de óleo. Cada folga demanda um óleo de especificação e viscosidade diferente.
Usar óleo fora da especificação, seja pra mais ou pra menos, vai causar a quebra do filme de óleo (se muito fino), ou até mesmo cessar o fornecimento de óleo para as partes críticas (se muito grosso).
A recomendação é uma só: use o óleo que a montadora indica no manual e faça a troca nos prazos.
Pegou um usado, colocou óleo "original" e fumou/baixou?
Isso é sinal de motor com folga excessiva.
No vectra, por recomendação da fábrica, da pra subir a especificação até 20w50, o que é ótimo! Mas algumas marcas não toleram essa alteração.
Portanto, o limite pro vectra é o 20w50, isso caso ele não aceite as viscosidades menores.
Se o carro vem usando determinado óleo (ainda que fora da especificação) e nada esta acontecendo (fumando ou baixando), mudar a viscosidade para mais fina pode vir a causar esses sintomas que o amigo "mairink" descreveu.
Se notar que o carro não aceita mais a viscosidade mínima, ou até mesmo a máxima, é sinal que em algum tempo o motor precisará de uma retifica.
Pra encerrar, na minha opinião, usar óleo mineral 20w50 só en motor VW AP ou VW a AR original, e olhe lá!
Depois que tive carro turbo, sei bem como esse tipo de óleo se deteriora rapidamente.
Lembro que na primeira volta que dei ao instalar o turbo no meu antigo kadett, a pressão de óleo caia vertiginosamente quando eu acelerava forte, mas depois do motor "relaxar" um pouquinho, a pressão voltava.
Achei que era bomba de óleo, troquei e nada.
Até que um camarada que entendia do assunto me indicou o uso de óleo sintético. Depois disso, nunca mais vi a pressão do óleo baixar a ponto de assustar.
Quem gosta de andar mais forte, ou tem turbo, invistam em um óleo sintético, ou pelo menos semi-sintético.
O óleo é o sangue do motor. Quanto melhor, mais ele dura.
Custa caro? Sim. Mas um retífica também custa caro e dá uma baita dor de cabeça, perda de tempo, etc...
E limpeza química não se faz em motor que não se conhece!
Pegou o carro agora? Não sabe o histórico? Km ta alta?
Tire o cárter e a tampa de válvula para verificar o estado.
Faça uma limpeza manual e somente depois disso faça a limpeza química (flush).
Eu faço flush nos meus carro anualmente e nunca tive problema, mas eu sei que isso não vai causar nenhum entupimento, pois não tem "lodo" dentro do motor, já que a primeira coisa que faço quando compro um carro é tirar o cárter para ver como estão as coisas por lá.
O flush é bom para limpar as galerias, bomba, etc, mas não faz milagre, e em casos críticos, faz é besteira, pois solta aquela graxa e acaba entupindo o pescador.
Abs!
rgapski escreveu:Mantenedor escreveu:Que bom que resolveu! Este 5W30 na minha humilde experiência não é indicado para motor com esta km , estou certo pessoal?
ABS.
Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Não existe relação de "tal óleo para tal quilometragem".
Meu antigo peugeot 206 1.6 16v ainda usa o óleo 5w30, mesmo após mais de 250mil km e 10 anos de serviço não fuma e nem baixa óleo excessivamente.
Há alguns anos meu pai teve um Classic com motor VHC (que todo mundo fala mal). Rodou mais de 350mil km no transito pesado usando óleo 5w30 AcDelco. E quando foi vendido, não fumava, nem baixava óleo.
Tive um ford ka 1.0 que sofreu na minha mão (era esticada até corte de giro direto), que usava e sempre usou 5w30, e depois de 150mil km, nada de fumaça, baixa excessiva de óleo.
Esse mito que óleo 5w30 não presta é coisa de mexânico vagabundo.
O que acontece é que muita gente pega o carro novinho, com aquela "bíblia" pra pagar, e na hora de trocar o óleo, coloca aquele 20w50 baratinho e troca com 10.000km, ou as vezes anda anos sem trocar. Ou deixa de trocar o óleo porque senão não sobra dinheiro pra ir no pagode.
Essa prática acaba com qualquer carro. Motor novo é justinho, e cada ano que passa, estão com folgas ainda menores, portanto, deve-se usar o óleo mais fino recomendado pela montadora, ou ainda, um que esteja dentro da tolerância e pronto.
Maaas, no Brasil, terra da ignorância e do achismo, nego coloca um 20w50 em um carro que usa 5w30 e sai falando que é bom porque o mexânico do bairro falou que tem que ser assim, porque aqui é quente, e bla, blá, blá...
Depois, ao perceber que o carro começou a fumar, inadvertidamente o dono (se é que pode ser chamado disso) sobe mais ainda a viscosidade do óleo. Já vi gente usar óleo 20w60 em carro que é feito pra rodar com 5w30!! Isso se chama "gambiarra". Ou seja, esconde o desgaste aplicando um óleo mais grosso e que certamente não irá atender a demanda por lubrificação, apenas "tampando" a folga.
As montadoras, quando projetam um motor, preveem uma determinada tolerância de folga, medida esta que será adequadamente preenchida por um filme de óleo. Cada folga demanda um óleo de especificação e viscosidade diferente.
Usar óleo fora da especificação, seja pra mais ou pra menos, vai causar a quebra do filme de óleo (se muito fino), ou até mesmo cessar o fornecimento de óleo para as partes críticas (se muito grosso).
A recomendação é uma só: use o óleo que a montadora indica no manual e faça a troca nos prazos.
Pegou um usado, colocou óleo "original" e fumou/baixou?
Isso é sinal de motor com folga excessiva.
No vectra, por recomendação da fábrica, da pra subir a especificação até 20w50, o que é ótimo! Mas algumas marcas não toleram essa alteração.
Portanto, o limite pro vectra é o 20w50, isso caso ele não aceite as viscosidades menores.
Se o carro vem usando determinado óleo (ainda que fora da especificação) e nada esta acontecendo (fumando ou baixando), mudar a viscosidade para mais fina pode vir a causar esses sintomas que o amigo "mairink" descreveu.
Se notar que o carro não aceita mais a viscosidade mínima, ou até mesmo a máxima, é sinal que em algum tempo o motor precisará de uma retifica.
Pra encerrar, na minha opinião, usar óleo mineral 20w50 só en motor VW AP ou VW a AR original, e olhe lá!
Depois que tive carro turbo, sei bem como esse tipo de óleo se deteriora rapidamente.
Lembro que na primeira volta que dei ao instalar o turbo no meu antigo kadett, a pressão de óleo caia vertiginosamente quando eu acelerava forte, mas depois do motor "relaxar" um pouquinho, a pressão voltava.
Achei que era bomba de óleo, troquei e nada.
Até que um camarada que entendia do assunto me indicou o uso de óleo sintético. Depois disso, nunca mais vi a pressão do óleo baixar a ponto de assustar.
Quem gosta de andar mais forte, ou tem turbo, invistam em um óleo sintético, ou pelo menos semi-sintético.
O óleo é o sangue do motor. Quanto melhor, mais ele dura.
Custa caro? Sim. Mas um retífica também custa caro e dá uma baita dor de cabeça, perda de tempo, etc...
E limpeza química não se faz em motor que não se conhece!
Pegou o carro agora? Não sabe o histórico? Km ta alta?
Tire o cárter e a tampa de válvula para verificar o estado.
Faça uma limpeza manual e somente depois disso faça a limpeza química (flush).
Eu faço flush nos meus carro anualmente e nunca tive problema, mas eu sei que isso não vai causar nenhum entupimento, pois não tem "lodo" dentro do motor, já que a primeira coisa que faço quando compro um carro é tirar o cárter para ver como estão as coisas por lá.
O flush é bom para limpar as galerias, bomba, etc, mas não faz milagre, e em casos críticos, faz é besteira, pois solta aquela graxa e acaba entupindo o pescador.
Abs!
mairink escreveu:Ah... E essa historia do 5w30 não ser recomendado para a minha kilometragem sou taxista, no astrabque tive usava o 5w30 e rodeia 482000km sem baixar óleo e sem borra... No cruze foram 462000 e sem baixar óleo, sem fumaça e sem borra...
Adriano cruz escreveu:Gostei desse tópico, estou usando agora no meu:
LUBRAX SUPERA 5W40 SN BARDAHL B12 PLUS BUJÃO NEFROIL.
Percebi o motor um pouquinho mais silencioso na partida frio, e quente o consumo ainda fica entre 0,9 ~ 1,1 l/h. Queria saber se esse aditivo aumenta mesmo a durabilidade do motor. O meu está com 43.000 km após a retífica e num total de 207.000 km. Usando o o óleo 5w30 o funcionamento é normal, não bate tucho e nada, mas tenho que admitir que fica com um pouco mais de ruído quando está quente por isso estou no 5w40. Posso usar o B12 plus direto agora ? Será que posso voltar para o 5w30 o B12 que os ruídos quando quente vão diminuir ? O que posso melhorar ?
Adriano cruz escreveu:Então tá, mas porque na embalagem do b12 não diz isso ?
Almeidão escreveu:Thiago, há controversias:
1 - O meu manual está escrito 20W50 ou 15W40. Não houve mudanças no motor 8 valvula e não houve mesmo, então este é o óleo para o motor do meu carro. Um óleo mais fino não atrapalha em nada para o uso diário, para os que deixam o carro uma semana parado, eu não concordo que um sintético fino seja melhor que ele.
2 - Não concordo que o óleo seja barato, acho o sintético abusivo. Não se esqueçam por ser mineral é mais caro extrair lo que fabricar lo. É a mesma história do alcool, plantar cana e colher no Brasil é quase grátis, é quase ser escravo para o governo se encher de dinheiro.
3 - Concordo que 90% não sabe fazer o uso correto do óleo ou qualquer outra coisa, por isto que muitos motores folgam bem antes do tempo certo. No percurso que uso diariamente, eu podeira trocar ele com mais de 5000, mas sou fiel, oleo e filtro bom a cada 5 mil.
4 - Concordo que não existe esta de ir engrossando o óleo com o tempo de uso, e se um motor for bem cuidado ele durará muito tempo ou com sintético ou com mineral.
5 - Sobre o taxista, ele anda o dia todo e todos os dias, não dá tempo de descarregar os tuchos.
6 - Na verdade, alguns motores forom feitos somente para o óleo fino, não é viável usar um mais grosso. Outros forom feitos para óleo mais grosso e mesmo podendo usar o fino, não é 100% viável para ele. Para mim o 8V 2.0 ou 2.2 depois de alguns pequenos testes a GM resolveu usar este óleo sintético fino. Não me lembro a data, mas ao usar este fino no meu motor que era novo e ao viajar por 15 dias e voltar e bater todos os tuchos, fui na GM saber sobre óleo, o gerente me disse que a GM não usava em nenhum motor dela o óleo sintético. A data infelizmente eu não lembro, mas era depois de 2006. Logo, não mudarom em nada a não ser a compressão e isto é feito com os pistões e mandarom ver o 5W30.
O motor do meu carro ainda está liso com o 20W50, mas considerando que o povão troca de carro a cada 2 ou 3 anos, sendo ele novo podem usar até 0W1 que com este tempo o motor não apresentará nada de errado. Não é o meu caso que já estou usando o carro sem pagar IPVA, não para economizar, por gostar dele mesmo.
Minha resposta é simples, meu motor está inteiro e muitos outros que usam sintético também. Enquanto muitos outros que usam sintético e estão com o motor ferrado e igualmente outros que usam mineral também. É aquela velha hitória, tem gorda feia e tem gorda bonita. A gordinha bem cuidada será bonita sempre.
Usuários navegando neste fórum: Matheusczz123 e 117 visitantes