O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CBarulho no motor na partida a frio - Vectra C

287 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Barulho no motor - A frio

por Almeidão » 25 Mai 2015, 16:44

Thiago, começamos a nos entender. Tá vendo? Estou contigo em ambos os vídeo não escutei batidas de tuchos.

Respondendo ao nosso amigo que disse ter ruido típico de bicos GM, sim tem ruidos de bicos tipo BICOS PLÁSTICOS GM lançado no Astra e Vectra C e outros da linha mais barata, Vectra B não fáz ruido, só encostando o ouvido nele para sentir ele trabalhando. Os meus são totalmente diferentes e quem tem Vectra B pode comentar aqui sobre os bicos caso sejam original do Vectra B. Usei os dois tipos para ver a diferença e os bicos do C é absurdamente mais ruidosos que o B.

TIRAR O CARTER PARA LIMPAR, ótimo, mas tem um video que eu fiz e está por ai que é super fácil trocar o óleo e tirar o exesso e este exesso sai toda sujeira.

SILICONE BLACK, Siloc, Loctite, Super Black são ótimo para colocar em juntas usadas ou nem colocar juntas, colocar somente ele e já vedará 100%, caminhões usam este produto puro no diferencial, não usam juntas ali, Colocar uma junta nova. Tem grana amigo? Pode colocar. Bem, eu nem uso o Black, usei laranja que custa 10 reais, passei na junta antiga e ficou 100% vedado, bem ainda está em teste, só tem 10 anos isto. Será que a junta original é 100% igual a que vem no carro?

AGORA VAMOS AO RUIDO: O principal é rolamento do alternador e outro que parece saida de pistão eu diria que 90% seja a bomba dágua. Todos falam em rolamento de esticadores, mas esquecem que a bomba dágua tem um rolamento também e pior ainda, é fixo e sofre mais que os esticadores que são amortecidos. Ali só não tem rolamento, Bomba do hidráulico e os eixos comando e girabrequim. Se voce tem dúvida em mexer no alternador, deixa ele por último, troque os rolamentos esticadores e bomba dágua. Depois o alternador.

Não ouvi nada que o Flush possa ter prejudicado no seu carro, não de imediato.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 25 Mai 2015, 17:51

Almeidão escreveu:Thiago, começamos a nos entender. Tá vendo? Estou contigo em ambos os vídeo não escutei batidas de tuchos.

Respondendo ao nosso amigo que disse ter ruido típico de bicos GM, sim tem ruidos de bicos tipo BICOS PLÁSTICOS GM lançado no Astra e Vectra C e outros da linha mais barata, Vectra B não fáz ruido, só encostando o ouvido nele para sentir ele trabalhando. Os meus são totalmente diferentes e quem tem Vectra B pode comentar aqui sobre os bicos caso sejam original do Vectra B. Usei os dois tipos para ver a diferença e os bicos do C é absurdamente mais ruidosos que o B.

TIRAR O CARTER PARA LIMPAR, ótimo, mas tem um video que eu fiz e está por ai que é super fácil trocar o óleo e tirar o exesso e este exesso sai toda sujeira.

SILICONE BLACK, Siloc, Loctite, Super Black são ótimo para colocar em juntas usadas ou nem colocar juntas, colocar somente ele e já vedará 100%, caminhões usam este produto puro no diferencial, não usam juntas ali, Colocar uma junta nova. Tem grana amigo? Pode colocar. Bem, eu nem uso o Black, usei laranja que custa 10 reais, passei na junta antiga e ficou 100% vedado, bem ainda está em teste, só tem 10 anos isto. Será que a junta original é 100% igual a que vem no carro?

AGORA VAMOS AO RUIDO: O principal é rolamento do alternador e outro que parece saida de pistão eu diria que 90% seja a bomba dágua. Todos falam em rolamento de esticadores, mas esquecem que a bomba dágua tem um rolamento também e pior ainda, é fixo e sofre mais que os esticadores que são amortecidos. Ali só não tem rolamento, Bomba do hidráulico e os eixos comando e girabrequim. Se voce tem dúvida em mexer no alternador, deixa ele por último, troque os rolamentos esticadores e bomba dágua. Depois o alternador.

Não ouvi nada que o Flush possa ter prejudicado no seu carro, não de imediato.

Verdade os bicos dos Vectra ''C'' são bem mais barulhentos mesmo, os meus também fazem uma festa no cofre :38:

Eu usei loctite black junto com a junta original genuína no carter e subcarter e está totalmente vedado também :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por renatovisk » 25 Mai 2015, 21:18

Valeu rapaziada..... realmente a junta do cárter é meio carinha... vou usar este método de passar o silicone na junta antiga.

Quanto ao que o almeidão comentou sobre a bomba de água... tinha me esquecido dela, que também pode ser... mais um ponto para verificar. Fico mais tranquilo em ver comentários do tipo que o flush não afetou em nada no motor pelo menos por hora. Vou sim fazer a limpeza do cárter, pois se não fizer, pode ser que nunca de problema, mas não vou ficar tranquilo nunca.

Quanto ao grilo (esse sim é bem nitido mesmo kkk) vou verificar alem do tensionador, alternador também.

Assim que conseguir parar o carro vou colocar o desfecho de cada problema aqui!!

Muito obrigado pessoal!!

Roberttec2008
Member
Member
Nome Completo: Robert Lopes Alves
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

por Roberttec2008 » 29 Mai 2015, 21:04

Caro amigo o barulho do fundo mais metálico e 90% barulho de batida de saia do pistão, e típico dos motores GM muitos destes motores fazem isto a vida toda.
Falo isso porque já tive Astra e agora estou com Vectra gtx que faz o mesmo barulho desde 50.000 km hoje esta com 110.000 km com muito folego ainda, sou muito chato com manutenção uso óleo sintético 5w30 original GM com trocas desde de zero com 5.000 km este barulho e chato ate dói o coração de ouvir mas fazer oque ne deve ser o material do pistão faz dar este defeito fazendo ele dançar na camisa quando estar frio e quando esquenta para porque o pistão expande quando o motor atinge a temperatura de trabalho.

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Filipe de Andrade Severiano
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.

por FLP4118 » 30 Mai 2015, 11:42

Janderson escreveu:Vc. tem dois ruídos específicos e bem audíveis, o primeiro é aquele constante, um grilo, sssssfififififi...(que bostia de sonografia, kkkkk)
Abraços
Janderson

Sonoplastia by Janderson, hauhauahuahuahauha :88:
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Astra Advantage 2p Preto
X Astra Advantage 2p Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

Jamil Soares
Member
Member
Nome Completo: Jamil de Andrade Soares
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Jamil Soares » 03 Jun 2015, 18:18

Boa noite senhores,

Preciso novamente de ajuda de todos... Eu estou com um problema no meu Vectra Elegance 2011, ja faz uns 8 meses.
O motor do meu carro sempre foi muito silencioso, eu sempre amei esse carro por ele ser tao tao tao silencioso, realmente assim como o titulo ele fazia um tec tec logo de manha, mais 30 segundos depois o barulho sumia, quando motor esquentava e faz até hoje. (mais sei que é normal)

Só que no final do ano, mais o menos no começo de dezembro, fiz a troca de oleo. Uso o ACdelco padrão do carro, troquei todas as bombas e até o filtro do ar. Passou 15 dias depois minha esposa estava me buscando no serviço e precisou dar uma freada brusca...a partir daquele momento o meu vectra começou a fazer barulho no motor em rotação..

Ai eu sempre tentei gravar para colocar aqui no forum mais nunca conseguia, até que eu li nesse topico uma postagem dizendo:

"""Creio que, se fosse a junta do coletor, o barulho iria continuar depois de esquentar, o consumo de combustivel iria aumentar, o barulho nao seria "tec tec tec", seria tipo um sopro e o carro tenderia a perder força.
Quanto aos tuchos, estou quase convencido desta possibilidade, pois pela ultima descrição do Renatovisk, o barulho faz por dois minutos e para, diferente do barulho q escuto no meu carro as vezes.""

O barulho no meu vectra começa aparecer quando começa esquentar, ele não para.. Quando o dia está mais quente o barulho fica mais alto, tanto que tenho que fechar a janela do passageiro pois encomoda muito, isso me faz pensar que o problema está daquele lado do motor..

O barulho é uma junção de sopro (xiuuuuuuuuu) parece uma cano de ar solto(mais já olhei e nao tem nada e um barulho de correia rodando em alto som (nhenhenheeeeee)(fiz a troca da correia no final de dezembro e o barulho continuo), naquela epoca o barulho ia e voltava, quando ele não estava tão quente não havia barulho, então quando levei no mecanico correndo ele não conseguiu descobrir o que era.. Agora o calor do motor pode estar normal que consigo ouvir o barulho alto..

Quero levar meu carro nesse Mês para o Mecanico e já queria ir com algo em mente.. Poderiam me ajudar?

Sobre o gastos, ele aumentou o gasto na cidade de 7km para 5km por litro na cidade, sinto ele realmente um pouco fraco, principalmente quando eu jogava da quarta para terceira para ultrapassar na subida, hoje sinto que ele não dá a força necessaria.

Fico no Aguardo

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 03 Jun 2015, 18:28

Jamil Soares escreveu:Boa noite senhores,

Preciso novamente de ajuda de todos... Eu estou com um problema no meu Vectra Elegance 2011, ja faz uns 8 meses.
O motor do meu carro sempre foi muito silencioso, eu sempre amei esse carro por ele ser tao tao tao silencioso, realmente assim como o titulo ele fazia um tec tec logo de manha, mais 30 segundos depois o barulho sumia, quando motor esquentava e faz até hoje. (mais sei que é normal)

Só que no final do ano, mais o menos no começo de dezembro, fiz a troca de oleo. Uso o ACdelco padrão do carro, troquei todas as bombas e até o filtro do ar. Passou 15 dias depois minha esposa estava me buscando no serviço e precisou dar uma freada brusca...a partir daquele momento o meu vectra começou a fazer barulho no motor em rotação..

Ai eu sempre tentei gravar para colocar aqui no forum mais nunca conseguia, até que eu li nesse topico uma postagem dizendo:

"""Creio que, se fosse a junta do coletor, o barulho iria continuar depois de esquentar, o consumo de combustivel iria aumentar, o barulho nao seria "tec tec tec", seria tipo um sopro e o carro tenderia a perder força.
Quanto aos tuchos, estou quase convencido desta possibilidade, pois pela ultima descrição do Renatovisk, o barulho faz por dois minutos e para, diferente do barulho q escuto no meu carro as vezes.""

O barulho no meu vectra começa aparecer quando começa esquentar, ele não para.. Quando o dia está mais quente o barulho fica mais alto, tanto que tenho que fechar a janela do passageiro pois encomoda muito, isso me faz pensar que o problema está daquele lado do motor..

O barulho é uma junção de sopro (xiuuuuuuuuu) parece uma cano de ar solto(mais já olhei e nao tem nada e um barulho de correia rodando em alto som (nhenhenheeeeee)(fiz a troca da correia no final de dezembro e o barulho continuo), naquela epoca o barulho ia e voltava, quando ele não estava tão quente não havia barulho, então quando levei no mecanico correndo ele não conseguiu descobrir o que era.. Agora o calor do motor pode estar normal que consigo ouvir o barulho alto..

Quero levar meu carro nesse Mês para o Mecanico e já queria ir com algo em mente.. Poderiam me ajudar?

Sobre o gastos, ele aumentou o gasto na cidade de 7km para 5km por litro na cidade, sinto ele realmente um pouco fraco, principalmente quando eu jogava da quarta para terceira para ultrapassar na subida, hoje sinto que ele não dá a força necessaria.

Fico no Aguardo

Amigo nada melhor que gravar um video do problema como o próprio criador do tópico fez, assim fica mais fácil para o pessoal dar um diagnóstico!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem

Imagem

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por FLP4118 » 03 Jun 2015, 19:37

O Barulho só aparece com o carro rodando?
Pela descrição, após uma freada brusca, pode ser rolamento de roda...
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

Jamil Soares
Member
Member

por Jamil Soares » 08 Jun 2015, 11:47

Bom dia, a todos

Consegui gravar o áudio do barulho no meu motor.

FLP o barulho é a todo momento, infelizmente não é na roda..

é mesmo no motor, subi os dois áudios que segue nos links abaixo:

Acredito que dá para perceber a diferença.

http://www.freeuploadsite.com/do.php?id=73401

http://www.freeuploadsite.com/do.php?id=73402

Se vocês puderem me ajudar.!!

Abraços!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 08 Jun 2015, 14:01

Jamil Soares escreveu:Bom dia, a todos

Consegui gravar o áudio do barulho no meu motor.

FLP o barulho é a todo momento, infelizmente não é na roda..

é mesmo no motor, subi os dois áudios que segue nos links abaixo:

Acredito que dá para perceber a diferença.

http://www.freeuploadsite.com/do.php?id=73401

http://www.freeuploadsite.com/do.php?id=73402

Se vocês puderem me ajudar.!!

Abraços!

Tem que baixar? :47:

Porque não fez o upload pelo youtube?
Imagem

Imagem

Jamil Soares
Member
Member

por Jamil Soares » 08 Jun 2015, 15:13

Pior que sim thiago! =(

Aqui na empresa nao temos acesso ao youtube.. foi o que consegui =(

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 08 Jun 2015, 16:51

Jamil Soares escreveu:Pior que sim thiago! =(

Aqui na empresa nao temos acesso ao youtube.. foi o que consegui =(

Então,

Eu escutei um barulho alto próximo de batida de tucho! Mas esse barulho só da quando esquenta? :47:
Imagem

Imagem

Jamil Soares
Member
Member

por Jamil Soares » 08 Jun 2015, 18:05

Thiagão isso mesmo!!!

Então ligo de manha, e depois de 15 ou 20 minutos andando começa o barulho e depois não sai mais...

Enquanto o carro estiver quente, ele continua com o barulho..

E só para deixar claro, o "quente" seria no medido normal, nada de esquentar mto.. enquanto o motor tiver ligado ele fica com esse barulho.

att

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por FLP4118 » 08 Jun 2015, 19:05

Não consigo ver o video, mas é muito curioso esse defeito, alguma idéia Thiago?
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 08 Jun 2015, 21:53

FLP4118 escreveu:Não consigo ver o video, mas é muito curioso esse defeito, alguma idéia Thiago?

Na verdade não é vídeo, só o áudio mesmo!

Junta do coletor ou prisioneiro não é, porque com a dilatação o barulho iria diminuir e não aumentar!

Está parecendo Tuchos, mas só quando quente estranho...

Mas de qualquer forma antes de se aventurar nos Tuchos eu olharia a vazão e estanqueidade da bomba de óleo!

Imagem

Imagem

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por FLP4118 » 09 Jun 2015, 00:16

Verifica o ponto de igniçao ou o ponto da correia dentada, como foi uma freada brusca, se a correia pulou dente pode estar batendo valvula e só vai acontecer quando esquenta o motor, geralmente em rotaçoes mais baixas.
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por renatovisk » 09 Jun 2015, 18:12

Pessoal, encostei o carro na oficina hoje. Conversei muito com o mecânico e expliquei toda a história do carro. Resultado: Ele diz que realmente não precisa abrir o cárter, pois o flush rodou apenas 15 minutos no motor, de qualquer jeito, ele vai medir a pressão de óleo da bomba, mas não há necessidade. Irá também avaliar os ruídos do motor, para vers e está tudo normal. Quanto aos outros pontos e rúidos:

- Ruído de grilo ao ligar pela manhã: Realmente já foi desmontando e é a abençoada da polia do virabrequim. Aquela maldita parte emborrachada da polia. Já comprei R$ 160,00 original GM.

- Sistema de arrrefecimento - estava baixando um pouco a água reposição a cada 3 meses +-: Vazamento na bomba de água e anél o'ring do corpo da valvula termostática. Bomba de água nova URBA R$ 91,00 , Anél oring R$ 1,98

- Rangidos feios nos freios quando frio: Desgaste do jogo de sapatas do freio traseiro: R$ 120,00 Marca MAZZICAR

- 3L de aditivo concentrado biodegradavel RADIEX - R$ 55,00

- Inicio de vazamento na tampa de válvulas - Junta da tampa marca TARANTO R$ 19,00

- Óleo ACDELCO 5W30 sintético API SN - 5l - R$ 166,50

- Filtro de óleo ACDELCO - R$ 21,00

- Mão-de-obra para fazer todo o serviço: R$ 550,00

Resumo da brincadeira:
- Peças: R$ 634,48
- Mão-de-obra: R$ 550,00

Total: R$ 1.184,48

OBS: Já aproveitei para trocar o óleo e filtro de óleo pois está bem próximo já.
O carro ficará pronto amanhã no fim do dia. Assim que pegar o carro posto o resultado de todo o trabalho.

Abraços!!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 09 Jun 2015, 20:44

renatovisk escreveu:Pessoal, encostei o carro na oficina hoje. Conversei muito com o mecânico e expliquei toda a história do carro. Resultado: Ele diz que realmente não precisa abrir o cárter, pois o flush rodou apenas 15 minutos no motor, de qualquer jeito, ele vai medir a pressão de óleo da bomba, mas não há necessidade. Irá também avaliar os ruídos do motor, para vers e está tudo normal. Quanto aos outros pontos e rúidos:

- Ruído de grilo ao ligar pela manhã: Realmente já foi desmontando e é a abençoada da polia do virabrequim. Aquela maldita parte emborrachada da polia. Já comprei R$ 160,00 original GM.

- Sistema de arrrefecimento - estava baixando um pouco a água reposição a cada 3 meses +-: Vazamento na bomba de água e anél o'ring do corpo da valvula termostática. Bomba de água nova URBA R$ 91,00 , Anél oring R$ 1,98

- Rangidos feios nos freios quando frio: Desgaste do jogo de sapatas do freio traseiro: R$ 120,00 Marca MAZZICAR

- 3L de aditivo concentrado biodegradavel RADIEX - R$ 55,00

- Inicio de vazamento na tampa de válvulas - Junta da tampa marca TARANTO R$ 19,00

- Óleo ACDELCO 5W30 sintético API SN - 5l - R$ 166,50

- Filtro de óleo ACDELCO - R$ 21,00

- Mão-de-obra para fazer todo o serviço: R$ 550,00

Resumo da brincadeira:
- Peças: R$ 634,48
- Mão-de-obra: R$ 550,00

Total: R$ 1.184,48

OBS: Já aproveitei para trocar o óleo e filtro de óleo pois está bem próximo já.
O carro ficará pronto amanhã no fim do dia. Assim que pegar o carro posto o resultado de todo o trabalho.

Abraços!!

Vai ficar novo, mas recomendo que troque o aditivo, pegue um Havoline, Bardalh, Delphi mas radiex não [emoji102]

Imagem

Imagem

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por renatovisk » 10 Jun 2015, 12:49

Então thiago.... eu procurei pelo Bardhal, pois fora o acdelco, utilizo sempre apenas o bardhal, porém por aqui onde pude procurar, somente encontrei o Radiex, e outros muito vagabundos. De todos que encontrei, o mecânico disse que o Radiex pode pegar sem medo que é uma marca muito boa, um aditivo muito bom, os outros que encontrei ele disse para não pegar não, pois poderia danificar o cabeçote, por ser muito vagabundo os aditivos.

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por renatovisk » 10 Jun 2015, 13:03

Thiago, pesquisei aqui e realmente tem um aditivo da radiex que não foi aprovado pelo inmetro que não atendia a norma ABNT que rege encima dos fluidos para arrrefecimento de motores.

Liguei na oficina e pedi para o mecânico não colocar o aditivo ainda. Vou passar lá e verificar a composição na embalagem e ver se tem o certificado do inmetro e atende a norma. Caso tiver sigo em frente. Do contrário, mesmo que não me devolvam o dinheiro, vou comprar outro aditivo para colocar.

Obrigado pelo alerta.

287 mensagens