fbno85 escreveu:temperatura de trabalho do vectra pelo menos o 2001 2.2 8v acredito q os 2.0 8v seja a mesma é de 82 a 97ºC
pois a válvula termostática original esta marcada nela essas temperaturas de trabalho fecha com 82ºC temperatura minima e abre totalmente com 97ºC temperatura maxima.
falar que não pode passar dos 83ºC e a maior asneira que já vi, pelo menos no motor do meu é original de fabrica essas são as temperaturas de trabalho do motor.
corsa turbo escreveu:Voce falou bem, o motor do vectra de tal ano foi programado para trabalhar em X graus como sai de fábrica e projeto, então nada mais justo que trabalhar peças de reposição com os mesmos parametros da original, seja ela proporção de aditivo, seja ela valvula termostatica ou seja ela o sensor de temperatura, e que passe a mesma informação, seja no painel ou para a central.
Meu carro é 99, na epoca que ele foi lançado eu nem carteira tinha, quanto menos condições de compra-lo, mas se eu tivesse a oportunidade de ter ele 0km poderia ter noção exata de como a temperatura do motor comportava, e faria ele ter o mesmo parametro até hoje, com sensores originais, medições originais e funcionamento como fabrica.
Como voce disse, se foi programado para chegar a X graus (90º), nada mais justo que ele chegue, mas se por opção sua e experiencia sua voce prefira 88º otimo, é uma questão pessoal que voce tem suas razões, eu apenas mostrei informaçõe técnicas para que as pessoas que tenha duvida saibam do que o motor foi projetado, e podem ou não seguir estas informações, assim como podem abraçar a sua experiencia e dica.
No meu carro tenho uma baita de uma turbina a 3cm do radiador esquentando ele, e em rodovias, transito pesado, a 230km/h, esticando todas as marchas até 6500rpm a temperatura nunca passou de 90º, mostrando que ele está em perfeito funcionamento como saiu de fábrica, e para mim, na minha opnião, não vejo necessidade alguma de baixar esta temperatura, até mesmo porque não é o primeiro, nem segundo motor GM familia II que tenho, e são resistentes e aguentam temperatura elevada, tanto para rodar no alcool quanto na gasolina.
Voce falou que temperatura ideial de um motor é 83º (82 a 85º) não sei se voce está falando sobre os motores em geral ciclo otto, se é sobre motores GM familia II ou se é sobre motores de vectra em geral, ou motores de vectra 8v ou do seu motor, mas posso afirmar, cada projeto de motor seja ele gm, honda, ou outra marca tem sua temperatura ideal de funcionamento (o que depende de aproveitamento termico, entropia...), e se voce citou está temperatura ideal espero que tenha fundamentos para isso, não só o parametro original do carro, que muitas das vezes, por questões de consumo, poluição... não trabalha na melhor faixa do motor/projeto, e sim trabalham em zona confortavel.
Não sei se voces já tiveram oportunidade de ter/usar carros ford. Eu já tive alguns, e trabalhei com alguns, na sua grande maioria o mostrador de temperatura do carro marca em questão de minuto a temperatura ideial (ex: 1/2 da escala de medição) e de lá não movimentam nada, seja em estrada, seja com ventoinha armada, com ar ligado, seja outra situação, bem diferente do painel do vectra e outros gms, isto não quer dizer q a temperatura fique fixa, mas sim que existe ali um artificio da montadora para que o motorista não tenha preocupação com a temperatura do motor, e a indicação vermelha, mesmo sendo a 10º da temperatura atual do motor está longe de onde o ponteiro indica normalmente, cirando assim "conforto" ao motorista.
att
fbno85 escreveu:Ta certo pode passar dos 83 mas não apenas ate os 90 pode chegar ate os 97 se a válvula e projetada a abrir por completo a 97 como não pode passar dos 90?
o meu esta todo original revisado trabalha no minimo a 80° chegando no maximo a 95 ou seja na faixa de trabalho da válvula.
Almeidão escreveu:Voce viu o filme? Arranque esta do seu carro, coloque ela em um recipiente igual eu fiz e verás que vai ficar aberta igual e a agua nem está em 85º. Um detalhe, o seu carro quando está marcando 83 graus no painel a agua dele já está pra lá de 90, sendo assim a termostática mesmo estando em 83 já está toda abertona. Experiencia própria e ela só fecha se voce descer uma serra em quinta marcha sem acelerar, ai sim a temperatura vai para faixa azul e ela fecha, nunca antes disto.
fbno85 escreveu:Almeidão escreveu:Voce viu o filme? Arranque esta do seu carro, coloque ela em um recipiente igual eu fiz e verás que vai ficar aberta igual e a agua nem está em 85º. Um detalhe, o seu carro quando está marcando 83 graus no painel a agua dele já está pra lá de 90, sendo assim a termostática mesmo estando em 83 já está toda abertona. Experiencia própria e ela só fecha se voce descer uma serra em quinta marcha sem acelerar, ai sim a temperatura vai para faixa azul e ela fecha, nunca antes disto.
vi sim eu fiz mesma coisa com a minha válvula novinha que coloquei na minha opinião meu carro esta correto faixa de trabalho de 82 a 97... claro com a tolerância da válvula.
concordo no painel não marca exatamente a temperatura mas o erro e minimo pois o sensor já fica do lado da válvula por isso.
Almeidão escreveu:fbno85 escreveu:Almeidão escreveu:Voce viu o filme? Arranque esta do seu carro, coloque ela em um recipiente igual eu fiz e verás que vai ficar aberta igual e a agua nem está em 85º. Um detalhe, o seu carro quando está marcando 83 graus no painel a agua dele já está pra lá de 90, sendo assim a termostática mesmo estando em 83 já está toda abertona. Experiencia própria e ela só fecha se voce descer uma serra em quinta marcha sem acelerar, ai sim a temperatura vai para faixa azul e ela fecha, nunca antes disto.
vi sim eu fiz mesma coisa com a minha válvula novinha que coloquei na minha opinião meu carro esta correto faixa de trabalho de 82 a 97... claro com a tolerância da válvula.
concordo no painel não marca exatamente a temperatura mas o erro e minimo pois o sensor já fica do lado da válvula por isso.
Não amigo, a diferença não é minima não, são no minimo em algumas escala 5 graus e isto faz o ponteiro se elevar muito, pode ter certeza que no 1/4 da temperatura do seu carro é o que chamamos de 80º, no carro a agua está a mais de 90 e não quer dizer que ele estando em 90 no painel a temperatura da agua esteja em 110. Esqueça onde esteja o sensor ele é preparado para não te assustar, só que o povão acha que ele estando em 95 está correto. Lê um pouco mais abaixo que eu colei um link sobre a temperatura da agua ao abrir a valvula eletronica, o nosso a temperatura é a mesma informada no link, só que abre antes deste 100º. Esqueça que a sua fecha depois de aberta.
Sobre a temperatura comentada pelo Corsa turbo de 90 desde novo, não é verdade pode consultar qualquer um que tenha um Vectra B que estando em perfeito estado o carro na estrada livre vai marcar uma faixa de 82º e pela manhá marca 80. 90 para mim é altissima em estrada e não são somente de pistão e biela que vive um motor.
Sobre a termostática eletronica, foi ótimo voce ter comentado isto, aliás ela funciona igual a outra só que aquecida por uma resistencia. Olha o que copiei por ai na internet sobre ela, tem um ponto ótimo para lhe passar. Vejam que destaquei estes dois assuntos:
NO CASO DE VEÍCULOS ABASTECIDOS COM ENTANOL A TEMPERATUDA DE ABERTURA INICIAL É DE 100º. QUANDO ESTIVER ABASTECIDO COM GASOLINA ELA ABRE COM 97º
Eu acho que isto ai diz tudo o que eu estou passando para o pessoal, mas ainda esclareço o que eu quiS dizer com isto com uma leve perguntinha. Qual Temperatura está mostrando no painel do Fiesta ou quem usa esta válvula se ela abre com 100º na agua? Sabemos que ela ficará aberta depois e mantem os mesmos 100º, isto quer dizer que meu carro em 83 de painel já passou de longe estes 100º. (por favor, não venham dizer que ferve neste 100º)
SÓ COPIEI E COLEI, quem ler abaixo e achar que estou mentindo, foi do link mais abaixo informado pela MTE
As válvulas eletrônicas conhecidas como “eletrovalve” presentes nos veículos modelo Fiesta, Focus, Ecosport, Courier e Ford Ka possuem a característica de identificar a variação de temperatura do líquido de arrefecimento conforme o combustível utilizado pelo veículo; No caso de veículos abastecidos 100% com etanol, a temperatura de abertura inicial da válvula é de 100°C. O ECU não comanda a abertura, ela é independente do aquecimento da cera expansiva interna; E quando o veículo estiver abastecido 100% com gasolina, a temperatura de abertura inicial é de 97°C. Já neste caso, o ECU envia tensão em pulsos para aquecer mais rápido a cera expansiva e antecipar sua abertura; Observação. O sensor interno é blindado na carcaça da peça, não sendo possível sua substituição, implicando na perda de garantia da peça caso seja retirado. O sensor trabalha na faixa de resistência de 14 a 17 ohms.
http://www.mte-thomson.com.br/site/dica ... ica-vt525/
Tópico movido de Manutenção, Mecânica & Elétrica para Vectra B em 19 Jun 2020, 08:59 por Ju_Bueno
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