O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVectra 2.2 8v millenium. .

27 mensagens
  • 1
  • 2
pabllodean
Member
Member
Nome Completo: pablo dean novais
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra 2.2 8v millenium. .

por pabllodean » 11 Jun 2015, 23:12

Pessoal o vectra millenium 200 .2001... quando estou dando roler ...ele sempre despara a ventoinha sempre quando paro . E sempre assim mesmo? fui em 3 mecânico e eles me informaram que este motor deste veículos sao assim...... ate pensei q poderia ser culpa sa Válvula termostatica. ...no painel ele fica sempre em torno de 80 graus........!!!

Anderson
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Anderson Marzinkowski
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Vectra 2.2 8v millenium. .

por Anderson » 12 Jun 2015, 00:11

Quando "para" vc quer dizer quando você desliga o carro depois de ter alcançado a temperatura de 80º?
Se for isso, é normal a ventoinha ligar por algum tempo, mesmo com o carro desligado ;)
Vectra B Elite 2005 Garagem[/b]

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 12 Jun 2015, 08:51

Se ela fica em 80 em transito pesado é possivel que esta ventoinha não esteja disparando quando voce para e sim já ligada direto. Eu de voce trocaria o sensor de temperatura da agua, no seu carro não me lembro qual é no paralelo, mas voce pode usar o 4051 da MTE que irá atender ou o Bosch correspondente do seu carro.

A temperatura dele em 80 é bem normal nas rodovias, mas na rua ela é oxilante de 82 a 90 e nunca em um ponto fixo entre estas duas, sempre indo e voltando.

Este sensor não é tão caro e a dica é trocar a cada dois anos, original está +/- 60,00, MTE uns 25,00
Imagem

pabllodean
Member
Member

por pabllodean » 12 Jun 2015, 09:19

pabllodean escreveu:Pessoal o vectra millenium 200 .2001... quando estou dando roler ...ele sempre despara a ventoinha sempre quando paro . E sempre assim mesmo? fui em 3 mecânico e eles me informaram que este motor deste veículos sao assim...... ate pensei q poderia ser culpa sa Válvula termostatica. ...no painel ele fica sempre em torno de 80 graus........!!!

Obrigado Almeidãooo... valew mesmo.!!!!
Almeidão escreveu:Se ela fica em 80 em transito pesado é possivel que esta ventoinha não esteja disparando quando voce para e sim já ligada direto. Eu de voce trocaria o sensor de temperatura da agua, no seu carro não me lembro qual é no paralelo, mas voce pode usar o 4051 da MTE que irá atender ou o Bosch correspondente do seu carro.

A temperatura dele em 80 é bem normal nas rodovias, mas na rua ela é oxilante de 82 a 90 e nunca em um ponto fixo entre estas duas, sempre indo e voltando.

Este sensor não é tão caro e a dica é trocar a cada dois anos, original está +/- 60,00, MTE uns 25,00

pabllodean
Member
Member

por pabllodean » 12 Jun 2015, 09:20

Anderson escreveu:Quando "para" vc quer dizer quando você desliga o carro depois de ter alcançado a temperatura de 80º?
Se for isso, é normal a ventoinha ligar por algum tempo, mesmo com o carro desligado ;)

Falow parceirooo. ..vou levar no mecânico e ver ...o sensor e outras coisas....obrigado ai.!!!!

Reginaldo Oliveira
GLS member
GLS member
Nome Completo: Reginaldo de Oliveira Lopes
Estado: São Paulo

por Reginaldo Oliveira » 12 Jun 2015, 19:39

Chará de vectra tenho um tambem e é normal viu ,nos primeiros dias eu tambem assustei kkkkk
Como arroz e ovo frito só pra ter o vectra bonito
Imagem

pabllodean
Member
Member

por pabllodean » 14 Jun 2015, 23:19

Reginaldo Oliveira escreveu:Chará de vectra tenho um tambem e é normal viu ,nos primeiros dias eu tambem assustei kkkkk

Poxa nem fale viu... kkkkkk.....agora to tranquilo. .....!!!

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994
Feliz Aniversário

por JoãodoValle » 15 Jun 2015, 09:54

Está errado amigo, assim como o Almeidão disse esse comportamento não é nada normal em transito urbano! Siga as instruções do mestre!

fbno85
Member
Member
Nome Completo: Fabiano Rodrigues

por fbno85 » 15 Jun 2015, 21:09

Por favor quanta falta de conhecimento, nada de sair trocando sensor a toa!!
Tenho um do mesmo ano e modelo e faz isso tbm amigo.
Vectra B 2.2 possuem um procedimento denominado Power Latch, que permite melhores partidas a quente. Ao desligar a ignição, a UCE continua aterrando o terminal 85 do relé principal por aproximadamente 20 minutos. Dessa forma o relé continua alimentando a UCE para que monitore as temperaturas do motor e do ar e faça as devidas correções no posicionamento do atuador da marcha-lenta, avanço de ignição e tempo de injeção.
Ou seja quando você desliga o motor a temperatura sobe uns graus e liga a ventoinha o que é NORMAL!!

pabllodean
Member
Member

por pabllodean » 16 Jun 2015, 00:18

fbno85 escreveu:Por favor quanta falta de conhecimento, nada de sair trocando sensor a toa!!
Vectra B 2.2 possuem um procedimento denominado Power Latch, que permite melhores partidas a quente. Ao desligar a ignição, a UCE continua aterrando o terminal 85 do relé principal por aproximadamente 20 minutos. Dessa forma o relé continua alimentando a UCE para que monitore as temperaturas do motor e do ar e faça as devidas correções no posicionamento do atuador da marcha-lenta, avanço de ignição e tempo de injeção.
Ou seja quando você desliga o motor a temperatura sobe uns graus e liga a ventoinha o que é NORMAL!!

E agora eu vi uma boa dicaaa .... informação. .. obrigado fbno85.!!!!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 16 Jun 2015, 00:43

Pessoal acho que faltou uma melhor interpretação de texto no que o Almeidao disse! Ele se referiu a temperatura ESTÁVEL de 80 graus mencionado pelo criador do tópico, dizendo não ser normal essa marcação com trânsito pesado!

Não teve falta de conhecimento nenhuma, ele é consultor técnico do fórum e intende bem sobre arrefecimento inclusive já ajudou tanta gente nesse tema....

Trocar o sensor de temperatura preventivamente não e trocar a toa, custa barato e a leitura ficá precisa!

Quanto a acionar a ventoinha quando o carro é desligado é normal sim, mas o Almeidao fez menção a temperatura do carro do colega!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 16 Jun 2015, 09:24

É isto ai Thiago, até acho falta de leitura porque seria muito ignorante não interpretar o que eu escrevi e modestia parte sei e muito sobre temperatura e tenho um Vectra e todos do meu modelo acionam as ventoinhas ao desligar o carro e se o sensor estiver perto de abrir. É mais que óbvio que a temnperatura sobe ao desligar o carro e não é um grauzinho não, são muitos graus e isto é simples de explicar, a temperatura externa é maior que a saida da agua onde está o sensor marcando. De qualquer forma o motor aguenta esta temperatura e eu ainda acho (VEJA BEM, ACHO) que esta ventoinha liga mais para protejer o ar condicionado e desta forma tirar uma possivel pressão no gás ao desligar o carro, já que a agua não circula e sendo assim neste momento não alterando a temperatuda no motor, mas go gás do condensador sim. Uns irão perguntar. - E se o ar estiver desligado? Bem, o carro não saberia saber se ao chegar e ser desligado o ar tinha sido ou não ligado, pelo menos o meu que é do ano 97 e por isto fizerom ele assim, arma sempre ao atingir a temperatura ideal das ventoinhas e assim não haveria falha estando ele com o não o ar ligado e se ao chegar a ventoinha tiver sido armada e desligada momento antes de desligar o carro ela simplesmente não liga, ao contrário de quando chegar com o ar ligado o qual ela sempre irá funcionar ao desligar lo. (STE ACHO MEU É DE 99,99% DE CERTEZA) devido a grande quantidade de gás que é usado no Vectra, tendo alguns outros carros que usam a metade do mesmo.

Está mais que óbvio que o carro informado foi que está sempre em 80, algo está errado e para está com esta temperatura só uma explicação o sensosr está com defeito e as ventoinhas irão girar direto deste o momento que elas entrarem em funcionamentos.

Sobre trocar as peças com tempo de uso, eu Troco:
1 - Rolamentos
2 - aditivos
3 - òleo de freio
4 - reparos de freio
5 - buchas de cambio
6 - Filtro
7 - SENSORES
8, 9, 10, 11, 12, 13.14... etc

A lista é grande amigo, não espero estragar e ficar desesperado e gastando para achar o defeito e uma sonda lambda trocada com 50 mil km me dará mais lucro que eu esperar ela estragar para consertar e o mesmo acontece com as velas e cabos.

Bem, se alguns não leem nem o que está aqui, dificilmente alguns vão ler os manuais e lá tem muita coisa para se fazer no carro antes que ele pare por completo.
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Feliz Aniversário

por JoãodoValle » 16 Jun 2015, 11:09

Pois é, lamentável, a ignorância de alguns aqui. Mais uma vez tem salivas para criar polêmicas mas não usa o conhecimento para ajudar os colegas de fórum, eta mundinho esse viu!!!!!

Só uma anta que não lê direito não entende que o questionamento do almeidão e que eu concordei foi em relação a temperatura que o carro do amigo mencionou ficar, pelo amor de Deus só burro mesmo!

Mais uma vez eu repito, esse povo que diz ser tão entendido tecnicamente por que não ajuda quem precisa ao invés de ficar tentando caçar erros nas informações dos que ajudam? 44 Postagens de pura encheção de saco e nada de construtivo!

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Feliz Aniversário

por JoãodoValle » 16 Jun 2015, 11:14

pabllodean escreveu:
fbno85 escreveu:Por favor quanta falta de conhecimento, nada de sair trocando sensor a toa!!

Assim que precisar de alguma ajuda recorra direto a esse seu amigo então já que achou que não tem validade as dicas do post!

pabllodean
Member
Member

por pabllodean » 16 Jun 2015, 11:25

JoãodoValle escreveu:
pabllodean escreveu:

Assim que precisar de alguma ajuda recorra direto a esse seu amigo então já que achou que não tem validade as dicas do post!

Relaxa .....todas sao bem vindas.!!!
pabllodean escreveu:

pabllodean
Member
Member

por pabllodean » 16 Jun 2015, 11:30

Almeidão escreveu:É isto ai Thiago, até acho falta de leitura porque seria muito ignorante não interpretar o que eu escrevi e modestia parte sei e muito sobre temperatura e tenho um Vectra e todos do meu modelo acionam as ventoinhas ao desligar o carro e se o sensor estiver perto de abrir. É mais que óbvio que a temnperatura sobe ao desligar o carro e não é um grauzinho não, são muitos graus e isto é simples de explicar, a temperatura externa é maior que a saida da agua onde está o sensor marcando. De qualquer forma o motor aguenta esta temperatura e eu ainda acho (VEJA BEM, ACHO) que esta ventoinha liga mais para protejer o ar condicionado e desta forma tirar uma possivel pressão no gás ao desligar o carro, já que a agua não circula e sendo assim neste momento não alterando a temperatuda no motor, mas go gás do condensador sim. Uns irão perguntar. - E se o ar estiver desligado? Bem, o carro não saberia saber se ao chegar e ser desligado o ar tinha sido ou não ligado, pelo menos o meu que é do ano 97 e por isto fizerom ele assim, arma sempre ao atingir a temperatura ideal das ventoinhas e assim não haveria falha estando ele com o não o ar ligado e se ao chegar a ventoinha tiver sido armada e desligada momento antes de desligar o carro ela simplesmente não liga, ao contrário de quando chegar com o ar ligado o qual ela sempre irá funcionar ao desligar lo. (STE ACHO MEU É DE 99,99% DE CERTEZA) devido a grande quantidade de gás que é usado no Vectra, tendo alguns outros carros que usam a metade do mesmo.

Está mais que óbvio que o carro informado foi que está sempre em 80, algo está errado e para está com esta temperatura só uma explicação o sensosr está com defeito e as ventoinhas irão girar direto deste o momento que elas entrarem em funcionamentos.

Sobre trocar as peças com tempo de uso, eu Troco:
1 - Rolamentos
2 - aditivos
3 - òleo de freio
4 - reparos de freio
5 - buchas de cambio
6 - Filtro
7 - SENSORES
8, 9, 10, 11, 12, 13.14... etc

A lista é grande amigo, não espero estragar e ficar desesperado e gastando para achar o defeito e uma sonda lambda trocada com 50 mil km me dará mais lucro que eu esperar ela estragar para consertar e o mesmo acontece com as velas e cabos.

Bem, se alguns não leem nem o que está aqui, dificilmente alguns vão ler os manuais e lá tem muita coisa para se fazer no carro antes que ele pare por completo.

E olhe ja troquei o sensor. ...que vc disse...e entendi...tb sua dica.....quanto mais tiver melhor....devo ter me pronunciado errado...na resposta anterios a outro colega...nao me levam a mal....sou novato no vectra...e sempre q tiver duvida...espero q vcs podem me ajudar ...abraços. !!!!

fbno85
Member
Member
Nome Completo: Fabiano Rodrigues

por fbno85 » 17 Jun 2015, 11:58

Eu não concordo em trocar sensor por tempo de uso nem por km fosse assim viria informação na embalagem do seu tempo de vida como a exemplo a velas que vem com a km recomendada.
Cada um com sua mania um sensor de temperatura dura mais que o motor em si.
Sou técnico formado com CREA ao contrario de que alguns pensam que não sei do que estou falando.

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 17 Jun 2015, 13:08

A falta de humildade em querer ensinar e querer também aprender é uma das raras coisas que infelizmente temos que conviver! Lamentável ....

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Editado pela última vez por Mantenedor em 17 Jun 2015, 22:20, em um total de 1 vez.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Feliz Aniversário

por JoãodoValle » 17 Jun 2015, 13:30

Mantenedor escreveu:A falta da humildade em querer ensinar e querer também aprender é uma das raras coisas que infelizmente temos que conviver! Lamentável ....

Mantenedor/VCD/2.0/16V.

:95:

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 17 Jun 2015, 15:26

fbno85 escreveu:Eu não concordo em trocar sensor por tempo de uso nem por km fosse assim viria informação na embalagem do seu tempo de vida como a exemplo a velas que vem com a km recomendada.
Cada um com sua mania um sensor de temperatura dura mais que o motor em si.
Sou técnico formado com CREA ao contrario de que alguns pensam que não sei do que estou falando.

E pelo fato de você ser técnico formado com CREA te da o direito de dizer que só porque não concorda com uma coisa significa que as outras pessoas não tem conhecimento? :52:

Existe os dois lados da moeda, ser formado não quer dizer ''saber mais'' tem muita gente por aí com diploma na mão que tem pouco conhecimento ou nenhum da parte ''prática'' não que eu esteja dizendo que é o seu caso, mas usando isso como exemplo para dizer que um diploma na mão não significa obrigatoriamente conhecimento total sobre a área.

A maioria dos relatos do fórum são de experiências, pessoas que utilizam seus carros para testes e o Almeidão faz isso como ninguém aqui. Ele ''vivência'' o problema, o verdadeiro ponhe a mão na massa...

Eu falo pela minha experiência também, meu carro ficou com a leitura da temperatura e acionamento bem mais precisos após a troca do sensor que me custou míseros R$ 20,00. Pera lá, mesmo que não mudasse muita coisa R$ 20,00 a cada dois anos? Pelo amor de maomé né :13:

Agora só porque não vem mencionado na embalagem a troca eu deixo ele lá pra sempre? Tudo tem vida útil, todos esquipamentos eletrônicos, fluídos, tudo um dia vai falhar vai quebrar e por isso tem pessoas que preferem a prevenção do que a dor de cabeça.

Enfim, não concorda com a troca? Tudo bem sua opinião. Um fórum de discussões é assim mesmo, as vezes opiniões divergem, mas isso não tem a ver com grau de conhecimento das pessoas, me desculpe mas você foi infeliz na sua colocação!

Abs!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

27 mensagens
  • 1
  • 2