O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BMarcha Lenta oscilando Muito 2.2 16v 2001

14 mensagens   •   Página 1 de 1
gfnjunior
Member
Member
Nome Completo: Geraldo Nascimento
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Marcha Lenta oscilando Muito 2.2 16v 2001

por gfnjunior » 22 Jun 2015, 09:30

Amigos do forum, estou com um problema no meu vectra 2.2 16v 2001, a marcha lenta ficou maluca subindo e descendo abruptamente e não conseguimos resolver ainda. Descobri que a taxa de compressão dos cilindros muito irregular, 1 deles estava com apenas 90 (3º cilindro 150/140/"90"/130), feito cabeçote completo, e não resolveu. Trocados Sensores Map, Borboleta, rotação, Lambda(estava com defeito), valvula EGR(estava quebrada e foi trocada) e mesmo assim não resolveu. Preciso de um help, se alguem puder ajudar, ou me indicar uma boa oficina agradeço.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V

Re: Marcha Lenta oscilando Muito 2.2 16v 2001

por rgapski » 22 Jun 2015, 11:43

gfnjunior escreveu:Amigos do forum, estou com um problema no meu vectra 2.2 16v 2001, a marcha lenta ficou maluca subindo e descendo abruptamente e não conseguimos resolver ainda. Descobri que a taxa de compressão dos cilindros muito irregular, 1 deles estava com apenas 90 (3º cilindro 150/140/"90"/130), feito cabeçote completo, e não resolveu. Trocados Sensores Map, Borboleta, rotação, Lambda(estava com defeito), valvula EGR(estava quebrada e foi trocada) e mesmo assim não resolveu. Preciso de um help, se alguem puder ajudar, ou me indicar uma boa oficina agradeço.

Feito o cabeçote, a compressão ficou igual nos 4 cilindros ou não?

Verifique todas as entradas de ar do coletor (soquetes de conexões de mangueis), e também veja se as juntas de reparo da TBI e sensores foram trocadas.
Verifique a situação de todos os conectores dos sensores da injeção (tire um a um, epirre limpa contatos e depois wd40).

Se nada resolver, com auxilio de um scanner, verifique a variação do TPS (sensor de posição do acelerador) e atuador de marcha lenta, ainda que tenham sido trocados. Pode acontecer de não ser compatível (cód errado, etc).
O TPS não pode variar bruscamente e tem que ir de 0 a 100%, conforme se pisa no acelerador, sem grandes variações ou quedas.
O atuador de lenta também não tem variação grande.

Fora isso, verifique a situação da bobina de ignição (se há faixas nas 4 velas).

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

gfnjunior
Member
Member

por gfnjunior » 22 Jun 2015, 12:07

O Rapaz da retifica vai testar os cilindros novamente, sobre os codigos a peça foi comprada com o codigo original, no scanner, nao acusa defeito algum, apenas a sonda acusou e foi trocada, tudo com peça original bosch... Ja a questão da bobina de ignição, nao cheguei nem a cogitar e sobre os bicos, tambem não cheguei a olhar. Vou checar estes pontos ! vou tentar gravar um video do estado que ele está, talvez fique facil identificar o problema. Está bem, bemmmm ruim. a lenta varia entre 800 e 1200, subindo e descendo loucamente, e não só as vezes, é constante, sobe e desce sem parar....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 22 Jun 2015, 14:29

Outra coisa que deve ser verificado além dos pontos citados pelo rgapski, Se a borboleta em descanço fica toda fechada, se alguem mexer no parafuso batente dela, a lenta fica doidona, ali é toda fechada em repouso e verificar também se a válvula do canister que entra embaixo da TBI se ela está vedando, se tiver aberta dá uma entrada de ar falsa. Borboleta desregulada aberta igualmente dá entrada de ar falsa.
Imagem

gfnjunior
Member
Member

por gfnjunior » 22 Jun 2015, 21:34

Almeidão escreveu:Outra coisa que deve ser verificado além dos pontos citados pelo rgapski, Se a borboleta em descanço fica toda fechada, se alguem mexer no parafuso batente dela, a lenta fica doidona, ali é toda fechada em repouso e verificar também se a válvula do canister que entra embaixo da TBI se ela está vedando, se tiver aberta dá uma entrada de ar falsa. Borboleta desregulada aberta igualmente dá entrada de ar falsa.

Vou verifica estes pontos amanhã. Se souberem de alguma oficina de confiança aqui do clube que possan indicar, agradeço, estou meio que desesperado e meu carro é ZERO... :( nunca tive problema, mas isso esta me deixando muito chateado.

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 24 Jun 2015, 14:12

Será que deixando o sensor de marcha lenta sem alimentação é possível saber se a marcha se estabiliza em uma rpm qualquer lógico sem correção para sabermos se é ele o problema?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Jun 2015, 15:17

Mantenedor escreveu:Será que deixando o sensor de marcha lenta sem alimentação é possível saber se a marcha se estabiliza em uma rpm qualquer lógico sem correção para sabermos se é ele o problema?

Acho que não, o sensor de lenta abre de acordo com a necessidade do motor. Quando desligado ele está todo fechado e ao ligar o carro ele abre praticamente todo para entrar ar com a mistura e logo vai fechando para estabilizar, este é o motivo que não precisa mais acelerar para ligar o carro. Se ele tiver problemas, digamos que esteja sujo e agarrado e não fechando totalmente, ficará uma entada de ar falsa sendo ele desconectado ou não. Limpar esta peça é muito fácil, basta ter uma juna nova para recolocar e jogar querosene dentro e ir limpando com pincel ou contonete e paa finalizar um bom DW40, tapa os furos com um dedo ou dois e balança ela, dará até pressão para ajudar a limpeza. Lembrando que ela trabalha em conjunto com os outros sensores como Map e posicionador da borboleta, o MAP não tem muita importancia, mas o posicionador sim. Ainda sobe o atuador de marcha lenta, ele trabalha oxilando e ajustando a lenta sempre que tiver a borboleta fechada, este é o motivo que a borboleta deve está sempre fechada em repouso e sempre limpa para não ficar nada aberto, caso contrário ele ficará oxilando mais forte tentando uma solução a qual não encontrará.

Sensor de posição da borboleta é outro item que devemos trocar pelo menos a cada 5 anos, muitas vezes aparece umas falhas no carro e nem sempre são os cabos de velas ou velas. A diferença é que ele falha as vezes ou algumas vezes durante o dia, enquando a velas ou cabo, quando falha é uma falha mais constante.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 24 Jun 2015, 16:01

Quando vocês diz que o atuador trabalha sempre corrigindo a lenta com a borboleta fechada , então está provavelmente entrando ar falso pelo mal fechamento da borbeta ou limpeza não é mesmo?
Agora como ele menciona que trocou muitas peças , acredito que uma revisão de limpeza na tbi e verificar o estado mecânico do fechamento da borboleta e regulagem do parafuso como você mencionou! Agora mais uma dúvida e aqueles 0.5 Volts que o atuador recebe para abrir e fechar a sem fim dentro dele , pode me explicar como funciona? De onde vem este pulso seria do Map ? Desculpe posso estar dizendo caça , mas como você sabe o meu motor não usa mais isto ! Mas quis entender bem este mecanismo?

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

por Rafael Mogli » 28 Jun 2015, 13:34

O meu passou por uma retifica. Voltou falhando e orcilando. Os cara ainda teve a cara de pau de dizer que ja tava pronto.
Primaleira coisa que pensei foi entrada falsa pela admisao.
Retirado e feito servico corretamente no coletor. Parou tudo e ate hj a lenta se mantem.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Jun 2015, 14:04

Mantenedor escreveu:Quando vocês diz que o atuador trabalha sempre corrigindo a lenta com a borboleta fechada , então está provavelmente entrando ar falso pelo mal fechamento da borbeta ou limpeza não é mesmo?
Agora como ele menciona que trocou muitas peças , acredito que uma revisão de limpeza na tbi e verificar o estado mecânico do fechamento da borboleta e regulagem do parafuso como você mencionou! Agora mais uma dúvida e aqueles 0.5 Volts que o atuador recebe para abrir e fechar a sem fim dentro dele , pode me explicar como funciona? De onde vem este pulso seria do Map ? Desculpe posso estar dizendo caça , mas como você sabe o meu motor não usa mais isto ! Mas quis entender bem este mecanismo?

Pra ser sincero eu não sei te informar de onde vem esta voltagem, mas com certeza não é somente do MAP, é um conjunto tipo Sonda lambda que corrige o combustivel, sensor temperatura da água quando ele está frio e também do MAP, porem este ultimo somente entra em funcionamento com a alteração do ar por altitude, ou seja nível do mar tem um tipo de ar, no alto da serra entra outro mais rarefeito e assim a marcha lenta não altera.

Não existe forma mais simples para começar acertar um carro com marcha lenta irregular a não ser limpeza da TBI, suspiro do motor, toda parte que envolve a borboleta e o atuador de marcha lenta que não pode está suja que com certeza algo prenderá ele aberto por ser muito sensível e isto somente tirando esta ponta fora. A melhor regulagem na borboleta é feita depois de limpa com ela nas mãos e assim fica super fácil ajustar o fechamento total dela em repouso. Só lembrando que se afrouxar muito ao começar a acelerar ela dá uma agarradinha e isto deve ser eliminado na regulagem.

Feito isto tudo acima e ainda continua com problemas, ai amigo pode ter certeza que não é este simples problema que está afetando a marcha lenta, mas não dá para avaliar nada se ali tiver sujo. Este trabalho deve ser feito anualmente para os carros que funcionam todos os dias, e isto inclui limpar o suspiro dele também porque ali influencia muito a lenta.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 29 Jun 2015, 14:23

Entendi , vou pesquisar um pouco mais sobre este parâmetro na correção da marcha lenta.
Com relação a limpeza concordou que para o conjunto de tbi e afins , estes devem estar livre de possíveis erros intermitentes a desmontagem e limpeza geral pode descartar todas estas dúvidas ou até mesmo resolver o problema.
Agora a borboleta deve mesmo estar um pouquinho aberta mesmo! Pois se deixa lá encostada na sede do corpo da tbi , vai prender sempre e é necessário apertar este parafuso um pouco o suficiente para um ajuste da marcha lenta entre 850 a 950 RPM.

ABS.

Mantenedor/Vectra/CD.2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 30 Jun 2015, 11:10

Mantenedor escreveu:Entendi , vou pesquisar um pouco mais sobre este parâmetro na correção da marcha lenta.
Com relação a limpeza concordou que para o conjunto de tbi e afins , estes devem estar livre de possíveis erros intermitentes a desmontagem e limpeza geral pode descartar todas estas dúvidas ou até mesmo resolver o problema.
Agora a borboleta deve mesmo estar um pouquinho aberta mesmo! Pois se deixa lá encostada na sede do corpo da tbi , vai prender sempre e é necessário apertar este parafuso um pouco o suficiente para um ajuste da marcha lenta entre 850 a 950 RPM.

ABS.

Só uma correção, a borboleta não fica um pouquinho aberta, ela fica toda fechada mesmo quando começa a acelerar sem agarrar, é que ela agarrando estaria SUPER FECHADA. Se observarem a borda dela, verão que não é reta, ´toda a borda é meio em diagonal para ser toda fechada mesmo estando regulada para não agarrar.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 30 Jun 2015, 11:55

Sim , correto aquele chanfro é como um acento de válvulas não é mesmo?!
Desculpe eu me referi um pouquinho , mas foi no modo figurativo em mecânica este termo não se aplica , as vezes esqueço disto , kkkkk...

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

gfnjunior
Member
Member

por gfnjunior » 19 Jul 2015, 23:36

Pessoal, agradeço a todos pelas informações , problema resolvido.
Vamos aos problemas
2 bicos injetores
Hidro vácuo
Sensor MAP

detalhe e que nem o mão, nem os bicos apresentaram falha nos computadores.
Apenas a sonda lambda acusou defeito.

Como teste foram trocados: sensor de rotação, válvula egr, e o problema não foi sanado.
Entregue em uma outra oficina, a terceira, e após uma semana de testes, dado o diagnostico,
O carro esta perfeito.

Obrigado a todos!!!

14 mensagens   •   Página 1 de 1