Respondendo pelo amigo Léo-Arquiteto, acho que ele quis falar que, se por um acaso, na etapa de descontaminação com a clay, ocorrer algum risquinho, esses risquinhos serão eliminados nas próximas etapas, ou seja, o polimento/lustro, traduzindo, descontaminou, riscou, tira o risco polindo, foi o que eu entendi.
Agora gente, mais uma vez alertando quem vai usar a clay, usem um bom lubrificante, nunca, mas nunca mesmo deixem a massinha cair no chão, caiu joga fora, peguem um pedaço pequeno, abram na mão, moldando, borrifem bastante líquido nela e também na peça onde vão passar, sempre bem lubrificada, borrifar sempre assim, nos dois lugares, mas aí alguém diz, ah eu borrifo na lataria, não, borrifar na massa e na lataria, outra, lataria limpa antes de tudo, carro lavado, e bem lavado, sem vestígios de pó, etc...passar até mesmo um pano úmido antes de começar em cada pedaço, mais uma, lataria fria, não pode estar o dia muito quente, o lubrificante vai secando e vai ficando difícil passar a massinha e vai manchando, bom é aqueles dias na sombra, temperatura externa amena e se possível dia de umidade, quando está para chover, trancado dentro da garagem e fazendo o trabalho de boa, não tem segredo, para não riscar é só seguir alguns passos, borrifar bastante, ir virando a massinha (com a sujeira para o lado interno dela) e fazendo pequenos pedaços da pintura, divide uma peça por 2 ou 3 partes, não aplicar muita força, mão firme e pressão moderada, não aquela mão de arriar panela de alumínio que daí ferra tudo, melhor ir passando mais vezes num só lugar que querer fazer tudo na marra, na força, ah, e movimentos de vai e vem, não usar movimentos circulares com a clay
Quanto a empastelar acho que é do termo "empapar", etc...ou seja, estando a pintura muito contaminada o pessoal acaba querendo tirar "o atraso"na base da cera, daí acaba aplicando mais cera que o necessário, e depois para tirar essa cera é um porre, fica a microfibra ou então o algodão que vai tirar empapado, fica difícil a remoção da cera, pior ainda se a cera está meio úmida, o que acontece quando se aplica uma camada muito grossa, o correto é ter a pintura lisinha depois de descontaminado, daí aplicar uma camada fina de cera, esperar secar um pouco (fazer o teste do dedo, passar o dedo de leve e ver se formou uma trilha, uma marca que saiu a cera, nota-se que secou,sabe?) e daí tirar a cera, eu retiro com algodão especial (aquele branco que tem nas farmácias) e depois dou o acabamento com toalha de MF, fica show.
Abraços
Janderson