O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BCatalisador versus Sonda Lambda (Sensor O2) - Vectra B

4 mensagens   •   Página 1 de 1
rcostacaldeira
Member
Member
Nome Completo: Rafael Costa
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Catalisador versus Sonda Lambda (Sensor O2) - Vectra B

por rcostacaldeira » 13 Jul 2015, 00:14

Galera,

Estou com um problema simples, porém complexo ao mesmo tempo. Sinto o carro amarrado acima de 3000 RPM (sensação de afogado, pois quando vou tirando o pé do acelerador lentamente sinto o carro melhorando o desempenho) e quando eu ligo ele, tenho que virar a chave umas 3 a 4 vezes (motor de arranque funcionando normal) até pegar. Na primeira ligada do dia tudo normal, depois toda vez que ligo quando vou pisar pela primeira vez no acelerador a luz da injeção acende por uns 10 segundos e depois apaga.

Ha duas semanas troquei velas, cabos de velas, chequei bobina (OK), limpei todos os conectores dos sensores, troquei junta da tampa do cabeçote (vazamento de oleo - com cola da loctite ficou 100% sem vazamentos), troquei cabo dos bicos injetores (meu carro tem GNV e achei o cabo ressecado), limpei TBI, atuador da marcha-lenta, sensor do corpo de borboleta, troquei reparo de bico injetor, chequei pressão da bomba (OK) e estanquidade (OK). Assim fiz uma revisão geral com troca da correia dentada.

Por que entrei no assunto da tampa? estava SIM com vazamento de oleo para dentro das velas (muito mesmo). Esse vazamento está resolvido (tem 4 semanas que fiz o reparo e hoje chequei, as velas estão secas). Vi que esse tipo de problema poderia ser catalisador entupido (daí o assunto das velas sujas de oleo, meu mecânico confirmou que esse oleo que vai caindo pode ir ferrando catalisador, fora que ele tem 15 anos tá debutando!) e que acusaria erro no sensor O2 no scanner.

OP-COM - KW82 Communication Window> 1998|Sintra|Engine|X 22 XE
KW82 protocol initialized.
ECU ID= D2,93253733,0261204816,1037358204,??,
Total number of fault codes: 2

00044 - O2 Sensor Lean Exhaust (Sensor de oxigênio indica mistura pobre)
Not present

00031 - No Engine RPM Signal
Present (somente a chave virada, motor desligado)

Aí beleza, peguei os dados adquiridos pelo OPCOM e converti em gráficos.

Imagem
Imagem

O 1, 2 e 3 são as tentativas de virar a chave e fazer o carro pegar (a sensação é como se ele estivesse sem combustível, mas a pressão da bomba está ok!)

Ai que me gerou mais dúvidas, se o sensor estivesse com o cabo rompido não registraria voltagem nenhuma correto?
Por que uma variação tão grande? de 20mV a 700mV? (catalisador entupido poderia fazer isso? ou simularia uma leitura pobre?)
Ah, pode ser o emulador do sensor de O2 do GNV, mas troquei ele e a leitura ficou EXATAMENTE IGUAL.

O que vocês fariam na minha situação?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Catalisador versus Sonda Lambda (Sensor O2)

por Almeidão » 13 Jul 2015, 08:52

Sobre a cola que voce usou na tampa das válvulas é ótima, ainda não vi nada igual. Mas se voce precisar tirar esta tampa outra vez, vai ser dose. Já precisei tirar uma de um 8 válvula e saiu com muitas marteladas e ficou impossivel de reaproveitar la. Voce já colocou, não tem como voltar a trás, quem tiver pensando em colocar, saibam que isto vai acontecer. Eu até usaria uma de cor laranja que é bem mais fácil de tirar, esta preta nunca.

Bem, sobre o sintóma do carro, por ser GNV eu não opino muito neste combustível, mas como voce diz ter a sensação de estar afogado, imagino que seria na gasolina. Se for na gasosa, checa o regulador de pressão dele, é fácil testar isto. Se for no GNV também, esqueça o que eu disse.

Se o catalizador tiver entupido ou foi removido internamente, o carro fica abafado também.

Sonda lambda com 15 anos de uso, mesmo se ainda tiver boa eu trocaria ela e o sensor de agua da injeção. A sonda quando já ruim, costuma aparecer batida de pinos quando se força o carro, tipo uma terceira em local de segunda, e se ela for de um fio somente, ou original ou Bosch, não sei indicar com 3 ou mais fios.
Imagem

rcostacaldeira
Member
Member
Nome Completo: Rafael Costa
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por rcostacaldeira » 13 Jul 2015, 10:55

Almeidão, valeu pela pronta resposta cara!

Almeidão escreveu:Sobre a cola que voce usou na tampa das válvulas é ótima, ainda não vi nada igual. Mas se voce precisar tirar esta tampa outra vez, vai ser dose.

Eu fiz conforme o tutorial do Clube mesmo. Mas no cabeçote só entrou nas curvas laterais ali do lado da bobina E na parte baixa das curvas ao lado da polia do comando de válvulas. Assim, segui uma dica que vi no Youtube onde indicava colocar a cola na fresta da tampa onde fica a junta de borracha, assim ela veda aquela canaleta e impede que o oleo passe por ali. Realmente zerou o vazamento.

Almeidão escreveu:Bem, sobre o sintóma do carro, por ser GNV eu não opino muito neste combustível, mas como voce diz ter a sensação de estar afogado, imagino que seria na gasolina. Se for na gasosa, checa o regulador de pressão dele, é fácil testar isto. Se for no GNV também, esqueça o que eu disse.

É na gasosa mesmo. Uso o GNV para trabalho e gasolina para lazer, assim acho equilíbrio no custo e evito sobrecargas maiores ao motor.

Almeidão escreveu:Sonda lambda com 15 anos de uso, mesmo se ainda tiver boa eu trocaria ela e o sensor de agua da injeção. A sonda quando já ruim, costuma aparecer batida de pinos quando se força o carro, tipo uma terceira em local de segunda, e se ela for de um fio somente, ou original ou Bosch, não sei indicar com 3 ou mais fios.

Sensor de temperatura eu troquei em abril do ano passado (deu problema mesmo). Troquei ele e o sensor de temperatura no painel. o sensor O2 é de 3 fios (é uma merda achar, só estou achando as Bosch universais, você recomenda?). O que você acha daquele gráfico da milivoltagem dela? Aquela amplitude eu achei muito louca! depois que a temperatura do escape sobe um pouquinho a leitura fica muito louca!

Outra parada: logo assim que ligo o carro, principalmente em locais mais fechados, sinto um cheiro mais forte de fumaça. A sensação que eu tenho é que parece aquela fumaça concentrada de dentro do tunel.
Uma comparação grossseira, não seria por excesso de combustível na mistura?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 13 Jul 2015, 16:19

rcostacaldeira escreveu:Almeidão, valeu pela pronta resposta cara!

Almeidão escreveu:Sobre a cola que voce usou na tampa das válvulas é ótima, ainda não vi nada igual. Mas se voce precisar tirar esta tampa outra vez, vai ser dose.

Eu fiz conforme o tutorial do Clube mesmo. Mas no cabeçote só entrou nas curvas laterais ali do lado da bobina E na parte baixa das curvas ao lado da polia do comando de válvulas. Assim, segui uma dica que vi no Youtube onde indicava colocar a cola na fresta da tampa onde fica a junta de borracha, assim ela veda aquela canaleta e impede que o oleo passe por ali. Realmente zerou o vazamento.

Almeidão escreveu:Bem, sobre o sintóma do carro, por ser GNV eu não opino muito neste combustível, mas como voce diz ter a sensação de estar afogado, imagino que seria na gasolina. Se for na gasosa, checa o regulador de pressão dele, é fácil testar isto. Se for no GNV também, esqueça o que eu disse.

É na gasosa mesmo. Uso o GNV para trabalho e gasolina para lazer, assim acho equilíbrio no custo e evito sobrecargas maiores ao motor.

Almeidão escreveu:Sonda lambda com 15 anos de uso, mesmo se ainda tiver boa eu trocaria ela e o sensor de agua da injeção. A sonda quando já ruim, costuma aparecer batida de pinos quando se força o carro, tipo uma terceira em local de segunda, e se ela for de um fio somente, ou original ou Bosch, não sei indicar com 3 ou mais fios.

Sensor de temperatura eu troquei em abril do ano passado (deu problema mesmo). Troquei ele e o sensor de temperatura no painel. o sensor O2 é de 3 fios (é uma merda achar, só estou achando as Bosch universais, você recomenda?). O que você acha daquele gráfico da milivoltagem dela? Aquela amplitude eu achei muito louca! depois que a temperatura do escape sobe um pouquinho a leitura fica muito louca!

Outra parada: logo assim que ligo o carro, principalmente em locais mais fechados, sinto um cheiro mais forte de fumaça. A sensação que eu tenho é que parece aquela fumaça concentrada de dentro do tunel.
Uma comparação grossseira, não seria por excesso de combustível na mistura?

Sobre o poder da cola, não precisa nem exoôr que ela é fera, não vai vazar mesmo. Eu só acho ela muito poderosa para usar na tampa da vávula, mas já tá feito, é esquecer e pronto.

Sonda Universal Bosch, é ótima. Pode colocar sem mêdo se for realmente Bosch.

Sobre o gráfico, prefiro não compentar. Digamos que seu carro esteja afogando com problema no reulador de pressão, o gráfico vai mostrar algo sobre qualquer coisa eletronica, nada sobe o regulador de pressão, o mesmo vai acontecer caso tenha um bico falhando por parte elétrica e na hora que voce colocar os medidores, vai acusar algo na sonda por ter tido minutos antes falhado um bico. Então melhro não comentar sobre ests gráficos.

Sobre a gasolina, eu faria este teste abaixo no regulador de pressão. Mas, com este tempo estando boa ou não, já passou da hora de trocar a sonda.

TESTAR O REGULADOR PRESSÃO, COPIEI E COLEI, MAS É MAIS FÁCIL TESTAR QUE LER ISTO TUDO AI ABAIXO.
01 - Compre uma seringa de 20ML, descarte a agulha.
02 - Coloque a seringa comprimida bem no tubo do vacquo do regulador de pressão. A mangueira deve estar perfeita, esta mangueirinha que sai dele, se não tiver perfeita, coloque uma outro nova.
03 - Puxe a seringa até onde consigas e solte a.
04 - se ela voltar para onde estava e não veio líquido ou seja sinal de gasolina, ele está perfeitamente bom. Caso contrário, troque o.

Se ao puxar não vir nada e ela retornar, faça isto umas 4 vezes para confirmar, quer dizer que está perfeito. Qualquer quantidade de gasolina que vir, quer dizer que também está estragado.

Faça ai e informe por favor
Imagem

4 mensagens   •   Página 1 de 1