por Almeidão »
31 Out 2014, 17:55
Amigo, isto ai se chama diferencial e pelo que vejo na foto ele está todo ruim, é muito difícil que alguem entenda como funciona isto com minhas explicações, mas tentarei fazer voce entender pelo menos a importancia desta peça que voce tirou, aliás nem sei como voce ainda esteja andando com ele e não tenha estragado tudo.
1 - as duas em paralelo, a da direita está conectada direto na roda direita, na ponta tem a homocinética e a da esquerda na roda esquerda e igualmente na ponta tem a homocinética.
2 - as duas na vertical, trabalha como um pino. imaginamos que voce precisa colocar um cano dentro do outro sendo um mais grosso que o outro, com certeza se voce girar ele e segurar o outro, só vai girar um. Bem se voce furar os dois canos e colocar um pino atravessando os dois, ao girar um logo gira o outro ok? Esta é a explicação mais comum para explicar o que fazem estas duas engrenagem funcionando, elas são um pino travando os dois eixos porém com poder de fazer a diferença nas curvas e não arrastar um lado caso fosse eixo direto.
Agora que voce já entendeu o que faz um pino como expliquei acima, vamos para o diferencial que aliás pela foto ficou fácil de entender. Esta engrenagem grande que está por fora, gira o conjunto todo e é tocada por uma engrenagem da caixa e ali vão para as rodas. Olha com anenção que ao girar a entrenagem grande, aquelas duas que estão na vertical dentro de um pino irão girar também e levar as homocinéticas juntas e assim girando as rodas, então já começam entender que ali é o pino que comentei. Logo quando voce faz uma curva para esquerda onde a roda esquerda vai andar menos que a direita aquella engrenage vai se ajustar girando mais o lado direito fazendo assim a diferença na curva e mesmo assim tendo forças nas duas rodas e por isto tem este nome diferencial.
Outra coisa que voce pode observar, mentalize ali nestas engrenagens se voce levantar o carro de um lado, digamos o esquerdo e colocar uma primeira. Com certeza a engrenage na vertical não fará nada com a roda direirta que estará no chão, assim ela girará somente a roda esquerda que estará mais leve. Isto acontece quando voc e está com o carro em uma estrada de lama, a que estiver mais presa não gira e por isto irão seu carro deslizar.
No seu caso, está perfeitamente funcionando, porem forçando um lado e com certeza deve está todo desalinhado e trepidando bem o seu carro e dependendo do morro que voce subir ele pode se destruir e o prejuizo ser bem grande. Pode providenciar para acertar isto enquanto há ainda tempo.
Eu acho que esta peça sofre tanto, principalmente esta engrenage grande porque é ela que faz as rodas girarem e a força que o motor tem é transferido para ela e eu todas as vezes que arranco em uma subida forte, vejo mentalmente esta engrenage sofrendo kakakkaka.