O problema da temperatura local não influencia muito, estou em uma das cidades mais quente do Brasil, hoje 40º, acordei as 7 e já estava 28,5 na garage. Sobre o sensor, há diferença sim entre um e outro até mesmo da mesma marca. Já comentei aqui e volto a comentar e dar um exemplo do cebolão que é diferente do sensor 4051 ou 4053, sendo que o cebolão dentro dele tem uma chapinha côncava e todos sabemos que o metal altera quando esquenta e esta chapinha quando esquenta vira para o lado avesso e assim faz o contato até perder temperatura e desvirar outra vez desligando o mesmo. Só que a diferença não é grande. Pra mim ainda o maior problema nas temperaturas vem naqueles carros que não são cuidados quando novo e fazem uma ou duas revisões e já vão para qualquer mecânico fazer o serviço para baratear e 90% de quem mexe no sistema de arrefecimento ou não pões aditivo ou põe um de 5 reais que é pior que usar agua pura, logo o carro vai para um segundo dono e ele acha que a temperatura era assim quando novo etc. Nunca vi em toda minha vida um mecanico favorecer o aditivo, ao contrário, eles brincam dizendo tipo colocar aguinha rosinha.
Em qualquer circunstancia um Vectra em rodovias aberta tipo sem muita subida e sem ar condicionado não chega em 85 nunca se tiver tudo correto, agora se tiver válvula termostática com grau mais alto e esta peça varia mais que o cebolão e quem já viu um filme demonstrativo que eu fiz, verão que pode ter variação grande de uma para outra e que para um Vectra até 2005 usar uma com grau maior que 82 já está pedindo para ter temperatura alta. Bem, se tiver a termostática certa e ainda na estrada sem ar a temperatura ficar nos 90, com certeza tem problemas no radiador. Tem mais, condensador côncavo com o tempo atrapalha uns de 20 a 30% a refrigeração.
Ao desligar qualquer carro, com certeza a temperatura vai lá em cima, afinal o local onde fica o sensor estava sendo refrigerado passando agua e ao parar vai desligar e subir a temperatura, só que ao ligar o carro 10 minutos depois ela tem que baixar de imediato.
Testar termostática é a coisa mais fácil do mundo, basta andar sem ela uma semana e o teste é em rodovias mesmo, na cidade o ajuste é outro, mas se não passar no teste em rodovias, na cidade não tem ventoinha que dará jeito. Se a temperatura for como eu comento entre 80 e 82, é sinal que a termostática está errada, caso não mudar muito, então o radiador está tapado e ninguem conseguirá acertar porque quem tapa são os zinabres e eles se fundem tapando as passagens.
Detalhe, tem um filme que fiz sobre a temperatura e mostro a hora aqui, temperatura local e a do carro. Veja abaixo, as vezes olham uma coisa e esquecem a outra, então já digo Junho, 10,30 da manhã e já estava 28,5, isto mesmo inverno 28,5 e não era 11 horas ainda e a temperatura brincava e ainda brinca na parte inferior do mostrador do meu carro
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