por hercapitao »
03 Set 2015, 19:53
O Vectra b 1.7 td possui um alternador que pode ser de 100A, quando o carro possui climatização, ou 70A quando não possui. Em ambos os casos o alternador é equipado com uma bomba de vácuo a qual aciona o servofreio. O veio do rotor do alternador que faz movimentar a bomba, possui um retentor o qual tem a finalidade de impedir a passagem de óleo da bomba de vácuo para o interior do alternador. Com o passar dos anos esse retentor perde elasticidade e começa a gastar o veio provocando dois sulcos por onde começa a passar óleo, esse óleo será queimado no interior do alternador provocando muito fumo e por vezes danificando a placa retificadora ou o regulador de tensão. Quando isso acontece deverão o mais rápido possível substituir o retentor e se o veio já possuir sulcos poderá ser usado um casquilho chamado manga de desgaste, fabricado pela SKF, ou colocar uma arruela de 2 milímetros de espessura, entre a carcaça e o retentor afim do mesmo trabalhar 2 milímetros mais dentro evitando trabalhar onde o veio esta gasto. Espero ter ajudado, um abraço.