rgapski escreveu:Em todos os meus carros eu faço uma lavagem anual do motor.
Eu gosto de manter o motor limpo, pois se surgir vazamento, consigo identificar imediatamente.
Como disseram, o segredo é proteger peças vitais, principalmente o alternador.
Existe um plastico que é vendido para frigoríficos, que parece aquele que a mulherada usa na cozinha, que tem uma facilidade enorme de grudar nele mesmo. Isso é ótimo pra isolar as areas criticas.
Ele custa barato, diferente daquele que vende no mercado.
Primeiro passo é isolar o alternador e compressor do ar. Basta enrolá-los neste filme.
A proteção do alternador e do compressor não é nem tanto pela parte elétrica, que quando secar vai voltar a funcionar normalmente.
O problema são os rolamentos que podem acabar perdendo a graxa e causando barulhos. Isso acontece mais em carros mais antigos (+ de 10 anos), pois a capa do rolamento já deve ter sofrido bastante desgaste. Então todo cuidado é pouco.
Depois, desligue a bateria e tire do cofre do motor, até mesmo pra facilitar a lavagem.
Retire também os cabos de vela e bobina de dentro do cofre do motor.
No câmbio costuma ter um respiro de óleo. Se não tiver uma tampinha ali, cubra com o plastico-filme.
Faça o mesmo com o tubo onde o motor aspira o ar.
Todos os conectores de injeção devem ser removidos, aplicados um óleo anti-oxidante (wd-40, de preferencia) e depois recolocados.
Feito isso, com o motor totalmente frio há pelo menos 3h, pode começar a lavar.
Comece sempre pelo capuz, retire a manta de proteção para lavar bem a lata.
A manta você lava ela no chão com detergente mesmo. Só não concentre o jato de agua muito proximo, pois pode acabar rasgando a manta.
Com o capuz limpo, você lava o motor, sempre de cima pra baixo.
Não dê jato forte no radiador, pois pode entortar as aletas, impossibilitando a refrigeração do motor.
Se você tiver acesso a alguma máquina de vapor ou lavadora com água quente (lava-moto costuma ter) é o melhor, pois facilita demais o trabalho, principalmente para desengraxar.
Se você só tiver acesso à maquina de lavagem comum, existem produtos próprios para lavagem de motor (desengraxante e detergente).
Recomendo começar com solução desengraxante para remover a oleosidade superficial, depois enxágua para aplicar a solução alcalina para remover as incrustações de terra.
Dependendo da situação, será necessário o auxilio de escovas, panos, etc. Se a maquina for boa, a pressão da água já arranca toda sujeira.
Depois é só enxaguar e secar com ar comprimido.
Evite o uso de óleo diesel. Ele é bom desengraxante, mas por ser um derivado de petróleo, pode acabar detonando com algumas mangueiras/borrachas/correias.
Óleo diesel só presta para usar em corrente de moto (e se não tiver o-ring).
Capriche na secagem! Essa é a parte crítica do trabalho.
Remova os conectores, apliquer ar comprimido até ter certeza de estar tudo seco, e aplique um Wd-40 para garantir que não haverá oxidação.
Cuidado redobrado no alojamento das velas!
Sopre bastante ar ali. Se ficar umidade, pode queimar sua bobina.
Pra dar acabamento, passe silicone (spray é melhor/mais fácil de aplicar) nas partes plasticas para dar um aspecto natural aos plásticos/mangueiras. Ao contrário do que pensa a maioria, o silicone não agride plastico e mangueira. O que agride é a vaselina (porque vem do petróleo).
Por fim, remove os filmes de proteção e monta a bateria, bobina e cabos.
Comece bem cedo, pois pra fazer com capricho vai quase um dia todo...
Abs!
Leonardo Vale escreveu:Lavagem em baixo no lastro usa que tipo de produto??
Leonardo Vale escreveu:Ele responde só a limpeza do motor eu disse em baixo do veículo ou lastro que produto aplicar?
JoãodoValle escreveu:Leonardo Vale escreveu:Ele responde só a limpeza do motor eu disse em baixo do veículo ou lastro que produto aplicar?
Mas o que vem a ser Lastro?
RicardoGLS escreveu:JoãodoValle escreveu:Leonardo Vale escreveu:Ele responde só a limpeza do motor eu disse em baixo do veículo ou lastro que produto aplicar?
Mas o que vem a ser Lastro?
O que ele quer dizer é em baixo do carro: Longarinas, soalho, motor, escape...No meu aplico bastante água, desengraxante e vaselina. Não faça o uso de limpa alumímio.
RicardoGLS escreveu:JoãodoValle escreveu:Leonardo Vale escreveu:Ele responde só a limpeza do motor eu disse em baixo do veículo ou lastro que produto aplicar?
Mas o que vem a ser Lastro?
O que ele quer dizer é em baixo do carro: Longarinas, soalho, motor, escape...No meu aplico bastante água, desengraxante e vaselina. Não faça o uso de limpa alumímio.
rgapski escreveu:RicardoGLS escreveu:JoãodoValle escreveu:Leonardo Vale escreveu:Ele responde só a limpeza do motor eu disse em baixo do veículo ou lastro que produto aplicar?
Mas o que vem a ser Lastro?
O que ele quer dizer é em baixo do carro: Longarinas, soalho, motor, escape...No meu aplico bastante água, desengraxante e vaselina. Não faça o uso de limpa alumímio.
Vaselina não... Vaselina também detona as borrachas...
Qualquer produto derivado de petróleo detona com as borrachas.
Um parente meu vivia aplicando vaselina embaixo do carro, até o dia que as mangueiras de combustível simplesmente começaram a "derreter", ou seja, ficaram pegajosas e sem rigidez alguma, bastava esfregar pra ela começar a partir...
A melhor coisa pra se limpar o carro é maquina de pressão com água quente, ou jato de vapor. Pode até utilizar um detergente pra ajudar
O calor derrete o óleo graxa e a aguá faz o serviço de "levar embora".
Existem produtos desengraxantes que são mais "lights", como o Malco Outrageous Orange, ou 3m Citrus.
A única coisa que não reage com a borracha é o silicone.
Parte de baixo e motor eu recomendo apenas a lavagem com água e detergente (nada desses muito ácidos ou muito básicos, tipo limpa baú, solupan, etc).
Depois de lavado, pra quê besuntar com óleo, ainda que seja silicone?
Desengraxar o carro e depois melecar ele todo de óleo, não faz sentido algum. Você perde horas pra tirar a meleca, depois vai lá e aplica uma meleca nova?
Isso só vai fazer a poeira grudar mais rápido onde vc acabou de lavar.
Entendo que na parte visível do motor as vezes fica aquele aspecto "feio", de borracha/plastico ressecado.
Pra isso, basta passar uma emulsão de silicone qualquer nos plásticos e borrachas que ficam visíveis.
Deixa penetrar por alguns minutos e depois remove o excesso com um pano, só pra ficar apresentável.
Garanto que fazendo assim fica limpo por muito mais tempo.
Lava rapido adora lambusar o carro de óleo por dois motivos:
1 - Fica "bonito" de ver, logo, o cliente fica satisfeito.
2 - Na semana seguinte já ta toda sujeira grudada ali de novo, e ele pronto pra cobrar por outra lavagem.
Motor, suspensão e chassi só se lava pra evitar o acumulo de detritos que podem causar entupimentos, desgaste por abrasão, corrosão, etc.
Abs!
Abs!
RicardoGLS escreveu: Eu só aplico vaselina embaixo do carro, e não nas borrachas. Agora a vaselina que aplico é a branca pura usada em hospitais, e não as convencionais que usam em lava-jatos. Agora se não for benevolente ao uso, eu paro por aqui.
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