O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CManutenção da suspensão - Vectra C

63 mensagens
Feijão1983
Member
Member
Nome Completo: Franklin Belarmino Tavares
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: MANUTENÇÃO - SUSPENSÃO VECTRA ''C''

por Feijão1983 » 24 Mar 2014, 14:29

Marcelo Tadeu escreveu:Gostaria de sugestões, pois este é meu primeiro Vectra e o acho relativamente novo pelos barulhos que tem na suspensão dianteira. O carro é um Vectra Elite 2011 com 30.000KM, mas já troquei praticamente tudo na parte dianteira da suspensão e os barulhos persistem. Troquei os amortecedores, as bieletas, as buchas da barra estabilizadora, o kit de batentes e foi realizado um reaperto geral.
Os barulhos melhoraram consideravelmente, mas quando passo em algum ressalto na pista em que a suspensão sobe e baixa rapidamente, faz um barulho muito feio, como se estivesse alguma coisa solta, pois sinto no assoalho do lado esquerdo.
Agradeço desde já a atenção.
Marcelo

Olá Piter, tenho um Elite 2.0 2010, o meu faz um barulho na roda dianteira direita, uma espécie de "toc toc" levei no meu mecanico, ele desmontou toda a suspenção, e disse que o problema esta na caixa de direção, disse me que as caixas de direção dos Vectras, têm umas proteções como buchas nas laterais e se essas buchas gastam, ela fica tipo "solta" o que faz os barulhos.

Minha nave tá com 53.000 KMs, originais, achei pouca a quilometragem para dar problema na caixa de direção, porém ele disse que por ser um carro pesado é "normal". Me cobrou R$ 800,00 pra recuperar a caixa, no momento deixe de lado, pois ele falou que não compromete o carro em nada.

Detalhe, ele só faz esses "estalos" nos malditos asfaltos das nossas ruas, se pegar uma castelo, ayrton senna, meu não dpa pra escutar nada.... enfim, é isso, abcs!!!!!!

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 24 Mar 2014, 16:37

Feijão1983 escreveu:
Marcelo Tadeu escreveu:Gostaria de sugestões, pois este é meu primeiro Vectra e o acho relativamente novo pelos barulhos que tem na suspensão dianteira. O carro é um Vectra Elite 2011 com 30.000KM, mas já troquei praticamente tudo na parte dianteira da suspensão e os barulhos persistem. Troquei os amortecedores, as bieletas, as buchas da barra estabilizadora, o kit de batentes e foi realizado um reaperto geral.
Os barulhos melhoraram consideravelmente, mas quando passo em algum ressalto na pista em que a suspensão sobe e baixa rapidamente, faz um barulho muito feio, como se estivesse alguma coisa solta, pois sinto no assoalho do lado esquerdo.
Agradeço desde já a atenção.
Marcelo

Olá Piter, tenho um Elite 2.0 2010, o meu faz um barulho na roda dianteira direita, uma espécie de "toc toc" levei no meu mecanico, ele desmontou toda a suspenção, e disse que o problema esta na caixa de direção, disse me que as caixas de direção dos Vectras, têm umas proteções como buchas nas laterais e se essas buchas gastam, ela fica tipo "solta" o que faz os barulhos.

Minha nave tá com 53.000 KMs, originais, achei pouca a quilometragem para dar problema na caixa de direção, porém ele disse que por ser um carro pesado é "normal". Me cobrou R$ 800,00 pra recuperar a caixa, no momento deixe de lado, pois ele falou que não compromete o carro em nada.

Detalhe, ele só faz esses "estalos" nos malditos asfaltos das nossas ruas, se pegar uma castelo, ayrton senna, meu não dpa pra escutar nada.... enfim, é isso, abcs!!!!!!

Você trocou os braços axiais?

Eu acho que está meio caro para fazer a recuperação da caixa...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

cleber gomes
Member
Member
Nome Completo: cleber luiz da silva gomes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por cleber gomes » 18 Abr 2014, 07:36

Marcelo estou com o mesmo problema troquei tudo na suspensão dianteira, até calços do motor e esse barulho que você relatou ainda persistem também em meu vectra estou na pesquisa caso encontre alguma novidade te aviso.

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 18 Abr 2014, 11:31

thiago.onacto escreveu:
Levinthal escreveu:Thiago, acho que basicamente é essa a lista que você citou.

Veja se seu barulho parece com esse: https://www.youtube.com/watch?v=dZrLwahFb6U

Se parecer, são as buchas da barra estabilizadora.

Abs.

Não, não é esse barulho que estou falando. O barulho é quando passa em buracos mais fundos, tipo cortados em asfalto quando passa alguma manilha ou cano, ou quando pego uma lombada bem elevada e curta, parece que ta dando porrada na parte traseira do carro, é um barulho de tipo batendo ferro com ferro mesmo.

nesta situação o que mais trabalha são amortecedores e molas onde a traseira sob e desce por igual ...

o batida seca pode ser devido a se atingir o fim de curso/batente ...

diferente de situações de torção onde a barra estabilizadora e bieletas são mais solicitadas ...

outra coisa que pode acontecer e o escape batendo ...

:47:

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 28 Abr 2014, 17:38

R$ 800,00 reais para recuperar uma caixa de direção? Salgado esse valor heim... :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Piter
Member
Member
Nome Completo: Piter Adolfo Toricelli
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por Piter » 03 Mai 2014, 22:52

nao aquento mais esse maldito barulho levei no mecanico ele falou que a caixa de direçao
nao tem folga mandou colocar coxinho superior original e trocar o terminal da direçao
vamos ver se vai dar certo.

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.

por Janderson » 04 Mai 2014, 18:39

Arquiteto escreveu:outra coisa que pode acontecer e o escape batendo ...

:47:

Nunca tive problema com nenhum Vectra relativo a suspensão que considero bem robusta e adequada ao porte do carro, mas com essa resalva do amigo Arquiteto me lembrei que certa vez no meu ex Vectra CD 99 havia começado um barulho chato em ondulações que pareciam vir da suspensão, e sabem o que era ?, justamente escape batendo, principalmente meu caso onde o que estava ruim era o intermediário central, ele e muito grande e pesado, sendo sustentado por apenas 4 coxins, e por incrivel que pareça, quem levantava o carro e olhava o escape e coxins estavam perfeitos, era o miolo interno do intermediário solto que fazia aquele mistério todo.

Outro detalhe para complementar a caça aos barulhos que podem ser da suspensão, mas muitas vezes já ví gente culpando suspensão com barulhos metálicos etc...e na real era protetor de carter faltando um ou dois parafusos ou mesmo frouxo, passa numa ondulação e tá ele lá batendo e fazendo aquele barulhão, vejam isso.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Gustavorinaldi
Member
Member
Nome Completo: Gustavo Rinaldi Maitschuk
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

por Gustavorinaldi » 01 Out 2015, 08:10

Olá pessoal, sou novo aqui e não encontrei algo relacionado ao problema que tenho. Se já tiverem comentado sobre, agradeço.
Tenho um vectra gt 2008 e estou com um barulho parecido com um bater de panela na parte traseira esquerda. O meu carro possui suspensão regulável com rosca, ja verifiquei a mola, amortecedor, as roscas, a bucha do eixo, e desmontei toda a parte interna de forração do porta malas, na porta traseira não parece ser.
Se alguém já teve experiência com algo parecido, agradeço em me ajudar.
Gustavo Rinaldi Maitschuk
Engenheiro Mecânico
Cascavel - Pr
Vectra GT 08

Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 01 Out 2015, 08:39

Gustavo minha sugestão ...

com o carro no chão deve-se simular o movimento da suspensão ou seja

balançar a carroceria pra cima e pra baixo ao mesmo tempo que

um mecânico deve ir com o devido cuidado tateando a suspensão a procura da fonte

do barrulho ...

fora isto experimente andar com o banco traseiro rebatido e observe com fica o barulho

:88:

Gustavorinaldi
Member
Member

por Gustavorinaldi » 01 Out 2015, 09:00

Arquiteto escreveu:Gustavo minha sugestão ...

um mecânico deve ir com o devido cuidado tateando a suspensão a procura da fonte

do barrulho ...

fora isto experimente andar com o banco traseiro rebatido e observe com fica o barulho

Obrigado pela sugestão Arquiteto,

mas o carro só apresenta o barulho quando é um solavanco um pouco mais forte, apenas pelo trabalhar da suspensão não apresenta o barulho. Já estou sem todas as forrações internas do porta malas, sem o acento do banco traseiro e o encosto rebatido.
Engenheiro Mecânico
Cascavel - Pr
Vectra GT 08

Imagem

EMERSON BARRETO
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Emerson Barreto da Mota
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por EMERSON BARRETO » 01 Out 2015, 09:04

Gustavorinaldi escreveu:

do barrulho ...

Bom dia.
Parabéns amigo, isso sim que é perseverança!!!!!!

mas o carro só apresenta o barulho quando é um solavanco um pouco mais forte, apenas pelo trabalhar da suspensão não apresenta o barulho. Já estou sem todas as forrações internas do porta malas, sem o acento do banco traseiro e o encosto rebatido.
ImagemImagem

Emerson - Vectra CD 2.0 16V 1997 Mec. Completo
Minha garagem - viewtopic.php?f=70&t=10926

EMERSON BARRETO
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Emerson Barreto da Mota
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por EMERSON BARRETO » 01 Out 2015, 09:05

EMERSON BARRETO escreveu:
Gustavorinaldi escreveu:

do barrulho ...

Bom dia.
Parabéns amigo, isso sim que é perseverança!!!!!!
ImagemImagem

Emerson - Vectra CD 2.0 16V 1997 Mec. Completo
Minha garagem - viewtopic.php?f=70&t=10926

Leo_Tinoco
Member
Member
Nome Completo: Leonardo Tinoco de Assis

por Leo_Tinoco » 01 Out 2015, 10:43

Gustavorinaldi escreveu:Olá pessoal, sou novo aqui e não encontrei algo relacionado ao problema que tenho. Se já tiverem comentado sobre, agradeço.
Tenho um vectra gt 2008 e estou com um barulho parecido com um bater de panela na parte traseira esquerda. O meu carro possui suspensão regulável com rosca, ja verifiquei a mola, amortecedor, as roscas, a bucha do eixo, e desmontei toda a parte interna de forração do porta malas, na porta traseira não parece ser.

Encontrei alguém com o mesmo problema que eu!! haha.. e até então não tinha encontrado nada relacionado a isso aqui no fórum.. Gustavo, o meu é um GT 2010 suspensão original, quero dizer, não está rebaixado, e estou com esse mesmo problema, escuto um bater de panela na parte traseira, mas do lado direito do carro, lado oposto do motorista, já troquei amortecedor, verifiquei as molas, rebati os bancos, verifiquei se não era o step em conjunto com o macaco, já verifiquei a forração do porta malas e nada.. não acho esse bendito barulho!! Não sei se pode ser o escapamento.. alguma coisa embaixo do carro, mas a suspensão não é!! Ajuda aí galera!! esse panelinha enche o saco!!

Gustavorinaldi
Member
Member

por Gustavorinaldi » 01 Out 2015, 11:10

Leo_Tinoco escreveu:
Gustavorinaldi escreveu:Olá pessoal, sou novo aqui e não encontrei algo relacionado ao problema que tenho. Se já tiverem comentado sobre, agradeço.

Encontrei alguém com o mesmo problema que eu!! haha.. e até então não tinha encontrado nada relacionado a isso aqui no fórum.. Gustavo, o meu é um GT 2010 suspensão original, quero dizer, não está rebaixado, e estou com esse mesmo problema, escuto um bater de panela na parte traseira, mas do lado direito do carro, lado oposto do motorista, já troquei amortecedor, verifiquei as molas, rebati os bancos, verifiquei se não era o step em conjunto com o macaco, já verifiquei a forração do porta malas e nada.. não acho esse bendito barulho!! Não sei se pode ser o escapamento.. alguma coisa embaixo do carro, mas a suspensão não é!! Ajuda aí galera!! esse panelinha enche o saco!!

Haha! não está fácil, bem lembrado, no meu, eu não olhei a parte do step. E no escapamento, pelo que vi por baixo não tem nada.
Em algum lugar vi alguem falando de uma bucha que fica na parte de fixação da corroceria do carro, está eu não olhei. Alguém já trocou essa bucha?
Engenheiro Mecânico
Cascavel - Pr
Vectra GT 08

Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 01 Out 2015, 11:52

balança o carro com força para simular o solavanco e sua unica chance de

pelo menos indentificar a direção do barulho ...

o vectra C não tem as famigeradas buchas hidráulicas (VB) para assumirem a culpa ...

:76:

Gustavorinaldi
Member
Member

por Gustavorinaldi » 01 Out 2015, 13:34

Arquiteto escreveu:balança o carro com força para simular o solavanco e sua unica chance de

o vectra C não tem as famigeradas buchas hidráulicas (VB) para assumirem a culpa ...

Já tentamos em dois, mas assim, nem sinal do barulho. Somente com o carro em movimento, quando passa em alguma irregularidade do piso.

Mas obrigado.
Engenheiro Mecânico
Cascavel - Pr
Vectra GT 08

Imagem

Leo_Tinoco
Member
Member
Nome Completo: Leonardo Tinoco de Assis

por Leo_Tinoco » 01 Out 2015, 14:00

Gustavorinaldi escreveu:
Arquiteto escreveu:balança o carro com força para simular o solavanco e sua unica chance de

Já tentamos em dois, mas assim, nem sinal do barulho. Somente com o carro em movimento, quando passa em alguma irregularidade do piso.

Mas obrigado.

É exatamente isso!! rsrs somente em movimento.. o q será hein?

larussosan
GLS member
GLS member
Nome Completo: Daniel Larusso
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por larussosan » 01 Out 2015, 15:04

Amigos no Vectra C deve ter a barra estabilizadora traseira dentro do eixo.
Dêem uma olhada se tiver tem duas buchas que fazem uma pressão na barra para não ficarem soltas...
Com uma chave de fenda parruda force a barra próximo de alguma bucha com força e veja se faz o mesmo barulho...

Poste aqui o resultado...

Abs!!!

[emoji106] [emoji106] [emoji106]

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Estado: Santa Catarina

por Jeferson.eng » 01 Out 2015, 18:35

Não sabia da existência dessa barra junto ao eixo. No CEPChev não tem nada ali pelo menos.
O meu Vectra, em dias frios, faz um barulhão nos dois lados da traseira, tipo um "róc róc" misturado com "nhéc nhéc" bem alto, é possível ouvir até de fora, mas não é um barulho metálico. Com o passar de alguns minutos andando, o barulho some uns 90%. Se molhar por baixo, na parte das molas e da bucha do eixo traseiro, some totalmente por uns dois dias. Em dias quentes também para. Ja passei WD nos mesmos lugares da água e não parou. Se balançar o carro parado, não faz absolutamente nada, nem dentro nem fora. To suspeitando das buchas do eixo, pois visualmente nenhuma peça está muito desgastada ou quebrada. Alguém indica algum lugar que possa ocasionar ruídos na suspensão traseira? O sistema de suspensão do Vectra C tem poucas peças, mas não queria sair trocando coisa no chute.
Imagem

larussosan
GLS member
GLS member
Nome Completo: Daniel Larusso

por larussosan » 01 Out 2015, 18:48

Jeferson.eng escreveu:Não sabia da existência dessa barra junto ao eixo. No CEPChev não tem nada ali pelo menos.
O meu Vectra, em dias frios, faz um barulhão nos dois lados da traseira, tipo um "róc róc" misturado com "nhéc nhéc" bem alto, é possível ouvir até de fora, mas não é um barulho metálico. Com o passar de alguns minutos andando, o barulho some uns 90%. Se molhar por baixo, na parte das molas e da bucha do eixo traseiro, some totalmente por uns dois dias. Em dias quentes também para. Ja passei WD nos mesmos lugares da água e não parou. Se balançar o carro parado, não faz absolutamente nada, nem dentro nem fora. To suspeitando das buchas do eixo, pois visualmente nenhuma peça está muito desgastada ou quebrada. Alguém indica algum lugar que possa ocasionar ruídos na suspensão traseira? O sistema de suspensão do Vectra C tem poucas peças, mas não queria sair trocando coisa no chute.

Então amigo no Vectra C não tinha certeza que havia a barra estabilizadora traseira dentro do eixo, outros GM possuem como o Corsa C...
De qualquer forma procure alguma bucha na suspensão traseira e force com uma chave de fenda pra ver se faz barulho...

Abs!!![emoji106]

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

63 mensagens