Dando continuidade...
Bom, como sabem este
VCD 2.0 16V é 97/98, porém remodelei para 2003 externamente e com algumas modificações, como as Rodas Originais GM ET 39 Aro 17 do Vectra Elite, entre outras modificações.
Bom, para tanto faltou duas modificações:
A- Tampa do Porta-Malas (permanece do 98)
B- Frisos Laterais com Repetidores do Pisca
A tampa do Porta-Malas ainda não achei em bom estado e com a fechadura (a fechadura da Tampa do 98 não é a mesma da Tampa dos 01), portanto, ainda estou na busca de uma (de preferência da cor do meu
VCD 2.0 16V, Prata Escuna).
Já os frisos, esbarrava na única opção encontrada, que era com os repetidores na cor âmbar (amarelos) e era justamente o que não queria, mas quem procura, ACHA!
Neste exato momento ele se encontra 90% 2003 e agora vou pular para 98%, pois acabo de adquirir o
JOGO DE FRISOS NOVOS Com Repetidores Cristal (e não Ambar)!
FOTOS DOS FRISOS:

Frisos novos, fixação totalmente por dupla Face 3M (Originalmente os frisos são fixos por conectores plásticos presos a lataria) e com o Repetidor Cristal.
Bom, a alguns meses atrás, entreguei as peças ao pintor que faz os serviços automotivos em meus veículos para realizar a preparação da peça (uma vez que ela não é lisa e possui a face áspera) e pintura.
A Tinta já havia comprado, sendo que no caso do meu
VCD 2.0 16V trata-se da (Etiqueta no Porta-Malas):

Marca:
RennerNome:
Prata EscunaCódigo da Tinta:
47 - GMBReferência do Fabricante POLIDURA:
3411 - CENTAURO 200Tudo deu certo na pintura e na preparação da peça.
Porém, tem a parte da instalação elétrica.
Bom, pensei e fiz uma modificação. Não instalei os Frisos como Repetidor de Pisca e sim como
Repetidor de Luz de Posição! Ou seja, não vão piscar e sim, quando ligar a luz de posição (Lanterna) eles ficarão acessos, como em vários veículos da Linha Opel (Europeu).
Para tanto, eu primeiramente necessitava do Acrílico do Friso Cristal (e não âmbar). Já feito.
Segundo passo foi comprar um par de Led´s que iluminassem amarelo (alaranjado como no original e seguindo o CTB - Código de Trânsito Brasileiro), porém que não fossem Led´s de foco fixo, ou seja, que espalhassem a luminosidade e por último, que não fossem fracos nem fortes demais (fraco fica feio e perde o tom amarelo e forte fica feio pq iluminaria muito se tratando de uma luz de posição lateral).
Após vários testes em bancada na loja (é possível testar todos os Led´s e lâmpadas que desejar), comprei o produto abaixo,
Lâmpada de Led:

Outra questão é que li vários relatos que somente os VCD´s de 00 a 05 possuíam o pára-lama dianteiro com um Furo para passar o soquete da lâmpada, conforme abaixo (visto que o friso dos anteriores NÃO possuíam o repetidor de seta).
A Princípio, rezava a lenda que os 96/97 a 99/99 não possuem o furo. Se não possuírem o esquema está feito para não furar. Se possuir o Furo, utilizo o mesmo originalmente.
Porém, eu comprei o led,
JUSTAMENTE PARA NÃO FURAR O MEU PÁRA-LAMA.Vou realizar a instalação com led, sem necessidade de soquete, o que vai me permitir instalar o friso sem furar o pára-lama, sendo assim, irei instalar o friso, se cortes, sem furos, com Led e com instalação elétrica como Luz de Posição (Europeu), visto que até então, ainda não tinha absoluta certeza se existia o tal furo originalmente na lataria.
Bom, conforme dito eu levei os Frisos Novos para a Pintura.
Enquanto aguardava o retorno, veio a hora da retirada dos Frisos pretos Antigos e a Limpeza do local (Frisos ainda eram os originais GM) e a Lateral ficou desta forma (retirei tudo, inclusive os suportes):

Para Minha Sorte o Pára-Lama Dianteiro, mesmo sendo do 98, já possui o Furo para a passagem da Fiação da Luz Repetidora, conforme abaixo:

Usei Fio de 0,75mm duplo para a ligação dos Led´s e na parte de trás, fixei e vedei o led na Luz de Posição com Cola Quente e Silicone Incolor (evitando infiltração de água), conforme abaixo:

A Partir daí ficou simples a Instalação. Porém, conforme mencionei a Luz Lateral é Repetidora do Pisca, ou seja, acionou o Pisca, a Luz Lateral acompanha o Pisca.
Já no meu caso eu fiz ela funcionar como Luz de Posição, ou seja, fica acessa sempre que a Luz de Posição (Lanterna) do veículo for Ligada.
Para tanto e repetindo, usei os Led´s de Alto Brilho Amarelos para tal Função.
Vamos ao resultado com os
Frisos Laterais 2001 Luz de Posição Cristal (Detalhe, nestas fotos, o VCD estava sem muitos UP´s hj já realizados. Atentem-se somente a questão abordada, ou seja, os Frisos Latertais Pintados e ao projeto de Iluminação):

Frisos Laterais 2003 Luz de Posição Cristal Acesa (de Noite e de Dia):

Serviço pronto e Feito. Mais um Up no Carrinho!
Valeu!