por Last_Warrior »
09 Nov 2015, 22:12
Basta pegar uma parede com uma certa distância, pelo menos uns 5 metros, e observar o comportamento do facho ao acionar o botão de regulagem. A idéia inicial é que no 0 esteja regulado para o carro relativamente vazio, e a medida que for carregando o carro e abaixando a traseira, as posições 1,2,3 vão abaixando o facho pra ele não ficar excessivamente alto com o carro bem carregado.
Você pode ir mais longe, ver se os faróis estão corretamente regulados.
Com o carro vazio e abastecido, uma parede 100% plana em relação ao chão, chão plano, encosta o carro bem na parede e marca a posição do facho mais forte.
Afasta o carro 5 ou 10 metros, observa qual é a queda padrão do facho (tem escrito no farol, geralmente 1 a 1,2% nos carros leves), e calcula baseado na distância que vc afastou da parede.
Aquela porcentagem representa qual vai ser a queda do facho (na posição 0, mais alta), em relação ao quanto vc se afastou da parede.
Vamos citar um exemplo...
Facho marcado 1% na lente, ou seja, regular com queda de 1%...
Ao afastar 5 metros, o facho tem que ficar 5cm abaixo da marca original que vc fez com o carro encostado na parede (1% de 5 metros = 5cm). Quanto maior a distância, maior a precisão, por exemplo 10 metros vai ser 10cm abaixo da marca original, mas nem sempre dispomos de um lugar com tanto espaço...
Já o desvio horizontal (para os lados) deve coincidir na mesma marca, não muda. Só muda a altura de acordo com o que falei.
Com os faróis regulados, você enxerga melhor, não ofusca os outros, além de melhorar muito a qualidade do trânsito, trazendo segurança não só para os outros, mas para você mesmo!
Boa sorte.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
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