Como há algum tempo estava com vontade de trocar esse sensor, pois tinha algo errado com ele. Nesse fds finalmente deu problema novamente, fiz o teste lampejante e tava lá erro 19, o carro falhando bastante em marcha lenta bem inconstante com a luz de anomalia acesa...
Meu Vectra é um 2.2 16V - 1999
Paguei R$ 126,00 no Mercadocar aqui em São Paulo, SP. Nas autorizadas da GM passa de R$ 200,00 fácil, uma que consultei era R$ 220,00
É mais fácil do que parece
Primeiro arrume uma chave dessa de 8mm

upload
Segundo, retire a mangueira de ar, respiro do óleo e desencaixe a conexão elétrica dos bicos e tbm o isolador térmico do coletor do escapamento

image hosting no account
Aí está o conector do sensor de rotação, restire a trava e desencaixe-o

upload image free
Depois, siga o cabo e saberá onde está o conector, debaixo da bom da direção hidráulica
Retire a vareta de óleo e todo seu conjunto soltando os parafusos que a prendem e depois cubra o buraco com um pano pra não correr o risco de deixar cair alguma coisa dentro do cárter...

forum image hosting
Aí está o menino, retira o parafuso e puxe com cuidado...

screen shot windows 7
DICA MUITO IMPORTANTE:
Passe o cabo do sensor pelo local correto, que é a canaleta que acompanha o a correia dentada...
Caso contrário acontecerá o mesmo que o meu, derreteu pois estava muito próximo do coletor do escape.
Um mecânico infeliz que fez isso...

free picture upload
Vi essa dica com o Doutor carro no youtube, aliás o sensor acaba tendo interferência no funcionamento.
Depois monte tudo de novo, desconecte os cabos da bateria para dar uma zerada e seja feliz...
O meu demorou alguns minutos pro o funcionamento do carro voltar ao normal e depois foi só sucesso
.png)
Esse clube já me ajudou muito
.png)
Abraços e espero ter ajudado.
Leve o brinquedo pra passear
.png)

upload pics